Biblioteca

A Biblioteca

A Biblioteca do Instituto de Artes foi fundada em 1972, e teve suas instalações ampliadas e modernizadas com o apoio do Programa de Infra-estrutura Fapesp em 1997.

A Biblioteca integra o Sistema de Bibliotecas da Unicamp – SBU que atualmente é composto de 29 bibliotecas, sendo uma central, uma de área e as demais alocadas nas Unidades de Ensino e Pesquisa, Centros e Núcleos.

A missão da Biblioteca é oferecer suporte informacional aos programas de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvidos pelos seis departamentos do Instituto de Artes, sendo: Artes Cênicas, Artes Corporais, Artes Plásticas, Cinema, Multimeios, Mídia e Comunicação e Música.

No ano de 2000, foi criado um espaço na Biblioteca, denominado Fonoteca, a partir de um acervo de discos de vinil do Departamento de Música e mais duas grandes coleções recebidas por doação do Prof. Dr. Rogério Cerqueira Leite e Sr. Nelson Maleski. Esta coleção compreende tudo o que foi produzido de melhor na música desde a Idade Média até o Século XX.

No mesmo ano também foi criado um outro espaço, denominado Videoteca, composto por fitas de vídeo, DVD’s e Blu-Ray’s da área de artes. Para visualização desses materiais, a Biblioteca disponibiliza cabines com todos os equipamentos necessários a seus usuários.

O acervo da Biblioteca é dividido em 2 andares, no Térreo localizam-se os Livros, Obras de Referência, Periódicos, Teses e Dissertações. No 1º andar encontram-se as partituras e a Fonoteca. No 2º andar estão disponíveis os CD’s, DVD’s e Blu-Ray’s, assim como as cabines para utilização dos mesmos.