Biblioteca

Serviços

A consulta ao acervo é aberta ao público em geral, tenha ou não vínculo com a Unicamp. Permite-se:

  • ler no local livros, revistas, jornais e outros documentos impressos;
  • acessar revistas eletrônicas, e-books, bases de dados e outros recursos assinados pela Universidade;
  • ouvir discos e CDs do acervo, nos equipamentos da Biblioteca;
  • visualizar filmes do acervo, nos equipamentos da Biblioteca;
  • acessar recursos da internet;
  • fazer cópias de partes de documentos, respeitando a legislação de direitos autorais.

Observar a Resolução GR-29, de 25-6-2010, que regula a extração de cópias reprográficas de livros, revistas científicas e periódicos no âmbito da Universidade Estadual de Campinas.

Para livros, dirigir-se ao Setor de Atendimento, localizado na entrada da Biblioteca, que atende de segunda a sexta-feira das 9h às 22:30h.

Solicitaremos ao Doador o preenchimento de um Termo de Doação.

Doações de livros comprados com recursos de agências de fomentos (como CAPES, CNPq, FAPESP, etc.) devem ser entregues na biblioteca das 9:00 às 17:30h, juntamente de 2 (duas) CÓPIAS do Termo de Transferência ou Termo de Doação (além do original) com o respectivo número de processo e as cópias das notas fiscais dos materiais.

No termo devem constar:

  • as informações dos livros;
  • a quantidade;
  • os valores (tanto unitários quanto o valor total) em reais;
  • assinaturas do orientador e do bolsista.

Após a conferência dos livros com as 2 CÓPIAS do termo e das notas fiscais, a Biblioteca fica com uma via para controle interno e registra em outra o recebimento do material. Essa via registrada, juntamente com a ORIGINAL do Termo de Transferência, deverão ser entregues pelo aluno à Diretoria de Apoio à Produção – DAPRO para recolhimento da assinatura do diretor do Instituto.

Informações biarte@iar.unicamp.br ou pelo telefone 3521-1462.

O serviço de empréstimo domiciliar de materiais bibliográficos é facultado à comunidade universitária que mantém vínculo institucional ativo com a Unicamp, de acordo com o Regulamento de Circulação.

A quantidade de materiais e os prazos de empréstimos variam de acordo com a categoria do usuário (caso não localize alguma categoria, consulte o Regulamento de Circulação):

Categoria Itens por usuário Prazo (dias) de empréstimo
Aluno Especial de Graduação 5 7
Aluno Especial de Pós-Graduação 5 28
Docente Unicamp 10 28
Doutorado 10 28
Ensino Técnico/Médio-Cotil 5 14
Ensino Técnico/Médio-Cotuca 5 14
Ensino Técnico/Médio-FOP 5 14
Especialização 5 14
Estagiário 5 7
Extensão 5 14
Funcionário Funcamp 10 28
Funcionário Unicamp 10 28
Graduação 10 7
Mestrado 10 28
Mestrado Profissional 10 28
Patrulheiro 5 7
Pesquisador Colaborador Voluntário 10 28
Pós-Doutorado 10 28
Prestador de serviço voluntário 5 7
Professor Colaborador Voluntário 10 28
Tecnologia 10 7

IMPORTANTE!

  • Cada dia de atraso na devolução de um material implicará em 03 (três) dias de suspensão por livro, em todo o Sistema de Bibliotecas da Unicamp;
  • Livros com reservas terão 10 (dez) dias de suspensão a cada dia de atraso.

O serviço de empréstimo entre bibliotecas possibilita o empréstimo de materiais bibliográficos existentes em outras Instituições de ensino ou pesquisa, com as quais o Sistema de Bibliotecas possui convênio (Ex: USP, Unicamp, Unesp).

Este serviço está disponível para qualquer aluno do Instituto de Artes, para solicitá-lo clique aqui e preencha o formulário. Assim que o material estiver disponível para retirada lhe será enviado um e-mail.

Contato:
Marisa Cristina Pereira Loboschi
eeb@iar.unicamp.br
Tel: (19) 3521-6563

A solicitação para a elaboração da “ficha catalográfica” de sua Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado deve ser feita através do preenchimento de um formulário on-line.

O arquivo com a ficha é enviado em formato PDF via e-mail, no prazo de 2 (dois) dias úteis.

Contato:
Silvia Regina Shiroma
fichaia@iar.unicamp.br
Tel: (19) 3521-1462

As renovações podem ser realizadas de duas maneiras, presencialmente ou on-line.

Para renovações presenciais, basta o usuário dirigir-se até a Biblioteca com o livro que deseja renovar e seu Registro Acadêmico/Funcional. Caso o material não possua reserva, ele é automaticamente renovado de acordo com os prazos de cada categoria.

Acesse o vídeo com o tutorial e veja o passo a passo de como proceder para renovar seus empréstimos na Base Acervus.

IMPORTANTE!

  • É possível realizar até 5 (cinco) renovações via WEB ou dispositivo móvel, desde que não existam reservas para os itens a serem renovados. Se houver necessidade de novas renovações é necessário dirigir-se à biblioteca depositária com o exemplar em mãos para fazer nova renovação, habilitando, a partir daí, mais cinco renovações on-line, se assim desejar.
  • O sistema também enviará automaticamente um e-mail, 48 horas antes do vencimento do empréstimo, para lembrar da necessidade de renovação e/ou devolução do item. No entanto, é responsabilidade do usuário gerenciar as renovações de itens retirados em seu nome.

Acesse o vídeo com o tutorial e veja o passo a passo de como proceder para reservar materiais na Base Acervus.

IMPORTANTE!

  • Será solicitado indicar a Biblioteca depositária do material a ser reservado, seu volume, ano e/ou edição, se existentes;
  • A reserva de um material só é possível quando o mesmo estiver indisponível na Biblioteca em que foi solicitado o empréstimo e que não esteja emprestado ao solicitante;
  • É de responsabilidade do usuário a solicitação, a exclusão e o acompanhamento da reserva somente via web;
  • O aviso de liberação da reserva ao usuário é realizado via e-mail;
  • Após envio do e-mail pelo sistema, o material ficará disponível para retirada pelo período de 24 horas. Passado este prazo a reserva será anulada;
  • O empréstimo do material reservado é realizado normalmente junto à Biblioteca depositária, com apresentação do cartão universitário e utilização da biometria.