Fórum da Cultura Digital Brasileira – Arte e tecnologia

O Fórum da Cultura Digital Brasileira ( www.culturadigital.br ) é uma rede social e um espaço público e aberto voltado para a formulação e a construção democrática de uma política pública de cultura digital, com a intenção de integrar cidadãos e instituições governamentais, estatais, da sociedade civil e do mercado. O Fórum está distribuído em cinco eixos temáticos que organizam as linhas de ação e os grupos de discussão na plataforma on-line, no sentido de consolidar propostas de políticas públicas de cultura digital.

Com o lançamento do Fórum no último dia 31 de julho, espera-se que mais cidadãos e ativistas se envolvam na elaboração de propostas que ajudem a concretizar a democracia na rede. Cada um dos cinco eixos – Memória Digital, Economia da Cultura Digital, Infovia Digital, Arte e Tecnologia Digital e Comunicação Digital – conta com curadores específicos, responsáveis por estimular os debates e facilitar a sistematização das propostas surgidas nos grupos.

Este seminário, dedicado ao eixo Arte e Tecnologia Digital, tem como objetivo central tratar de três problemas e tentar pensar como resolvê-los de forma participativa e colaborativa.
As questões a serem respondidas no seminário são:

• delimitação do campo: o que é arte e tecnologia digital?

• diagnósticos: quais são os problemas? quais as perguntas que precisamos fazer?

• formulações e propostas: quais políticas públicas devem existir? que ações este grupo deveria tomar? quais pressões deveríamos fazer?

A intenção final desse encontro e do Fórum como um todo é formular um documento listando e propondo ao MinC uma política cultural para a área de Arte e Tecnologia Digital.

DATA: 03/09/2009

LOCAL: UNICAMP, Pavilhão do Básico, sala PB 01. Rua Sérgio Buarque de Holanda, 251, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP.

HORÁRIO: 14h00 às 18h00

Programa

14h00 Abertura com José Murilo Jr. (Gerente de Cultura Digital do Ministério da Cultura)

14h30 Mesa-redonda aberta sobre Arte & Tecnologia Digital no Fórum da Cultura Digital Brasileira e na Universidade com Cicero Inacio da Silva (Curador de Arte e Tecnologia no Fórum/Mackenzie), Edson Pfutzenreuter (Coordenador do curso de Artes Visuais da UNICAMP), Rodrigo Savazoni (Coordenador do Fórum de Cultura Digital Brasileira/Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).

17h00 Lançamento do livro Culturadigital.br (Org. de Rodrigo Savazoni e Sérgio Cohn, Azougue Editorial, 2009), com palestra do organizador Rodrigo Savazoni.

3 thoughts on “Fórum da Cultura Digital Brasileira – Arte e tecnologia

1. Pingback: Seminário na UNICAMP sobre Arte e Tecnologia Digital no Fórum da Cultura Digital « Arte e Tecnologia Digital

2. Pingback: Cultura Digital.br (o livro) « BaixaCultura