Câmara Temática de Cultura aposta em parceria com Instituto de Artes

A Câmara Temática de Cultura da RMC se reuniu nesta quarta-feira pela primeira vez depois da eleição de sua nova coordenadoria. A reunião aconteceu no Instituto de Artes da Unicamp e reuniu técnicos de 12 municípios, além da presença da Diretora da Agemcamp – Ester Viana e do coordenador da assessoria de assuntos parlamentares da Secretaria de Estado da Cultura – Walter Peralta. Os membros da Câmara Temática foram recepcionados pelo coordenador – José Alexandre Carvalho e pelo Diretor do Instituto de Artes – Prof. Dr. Fernando Hashimoto.

Foram apresentadas as ações promovidas, a estrutura existente para a realizações de projetos e o detalhamento dos programas em desenvolvimento. O Diretor do Instituto – Prof. Dr. Fernando Hashimoto – ressaltou o interesse e a disposição da diretoria do Instituto de Artes em estabelecer a parceria com a Agemcamp e aproximar a Universidade dos Municípios da RMC, integrando suas ações. A Diretora da Agemcamp – Ester Viana explica que a intenção é fortalecer a parceria entre a Câmara Temática e o Instituto para juntos formularem novos projetos metropolitanos. Para tanto, a Câmara Temática criou um Grupo de Trabalho entre seus membros para definir quais programas do Instituto de Artes podem ser transformados em projetos regionais. “Temos a proposta de trazer algo novo para a RMC, aproveitando esta integração que já existe entre as secretarias municipais de Cultura”, ressalta o Diretor Prof. Dr. Fernando Hashimoto. Instituto de Artes da Unicamp      O Instituto de Artes possui uma trajetória consolidada de mais de quatro décadas ao estudo e interpretação das artes, à capacitação profissional e à promoção do diálogo entre arte e ciência. Fundado em 1970 como escola musical, concentra hoje atividade de ensino, pesquisa e extensão em artes cênicas, corporais, visuais, cinema, comunicação social – midialogia e música.

Ações da Câmara Temática da RMC

A Câmara Temática da RMC já realiza o “Re-Virada Cultural Regional”, que movimenta o circuito cultural dos municípios e atualmente vem trabalhando para estabelecer os projetos “Sinfonia Metropolitana”, para levar a apresentação da Orquestra Sinfônica de Campinas aos 20 municípios da RMC e também o projeto “Biblioteca Viva”, cujo objetivo é integrar o conteúdo de todas a bibliotecas dos 20 municípios em um único software para empréstimo regional de livros e também disponibilizar exemplares digitais.

Nova Coordenação

A Câmara Temática de Cultura da RMC definiu em março sua nova coordenação em reunião realizada no município de Valinhos. Por eleição foram escolhidos como coordenadora a Secretária de Cultura de Cosmópolis – Carina Bentlin – e como vice-coordenador o Diretor de Cultura de Hortolândia – Claudnei Barros.

(via AGEMCAMP)