o Curso
Matrícula de Aluno Especial

Programa – Manual do candidato 2006

Artes Cênicas

As Provas de Aptidão em Artes Cênicas serão realizadas no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes e no Auditório do Instituto de Artes da Unicamp, obedecendo a seguinte divisão:

1.     Teórica

Para esta prova é necessária a leitura de texto-base, que será enviado aos candidatos via correio, juntamente com a Ficha de Inscrição. Os candidatos deverão trazer lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta. Será permitida a consulta do texto-base durante a prova.

2.      De Aula

Os candidatos farão seis aulas práticas, ministradas por três duplas de professores.

3.      De Palco

Apresentação de uma cena previamente preparada, à escolha do candidato, conforme relação de textos em anexo. Duração da cena: entre 3 a 5 minutos por candidato.

4.      Entrevista

Os candidatos serão entrevistados individualmente por dois professores do DAC/IA.

OBS: Para as Provas de Aptidão, o candidato deverá trazer roupa de trabalho: malha, calção ou calça, agasalho, camiseta etc., ou seja, uma vestimenta que o deixe à vontade para os exercícios físicos.

OBJETIVO E CONCEPÇÃO DA PROVA

O objetivo da Prova de Aptidão para o Curso de Artes Cênicas da Unicamp é detectar no candidato as potencialidades criativas e reflexivas necessárias ao aprendizado específico do curso. Nesse sentido, a prova visa conhecer cada candidato sob quatro aspectos fundamentais:

·       Como o candidato se relaciona com o aprendizado em si (Provas de Sala de Aula)

·       Como o candidato elabora sua reflexão teórica sobre as Artes Cênica (Prova Teórica)

·       Quais as expectativas do candidato em relação ao curso e à profissão (Entrevista)

·       Como o candidato age na cena teatral propriamente dita (Prova de Palco)

A Prova de Aptidão, em seu conjunto, procura conhecer, portanto, como cada candidato aprende, pensa, cria e age quanto às questões relativas às Artes Cênicas: como ele articula informação e contexto, criação e reflexão, e como seu corpo/voz reflete estas operações. Noutro sentido, a Prova de Aptidão pode ser vista como um mini-curso, no qual o candidato, além de entrar em contato com parte do corpo docente e com o pensamento pedagógico e artístico do curso, tem a possibilidade de aprender noções básicas sobre Artes Cênicas e de refletir sobre sua opção profissional.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Prova Teórica: compreensão e analise de texto, habilidade em expor as próprias opiniões em diálogo com as do autor do texto, clareza na redação.

Prova Prática / Sala de Aula: disponibilidade para o trabalho, atenção, prontidão, relacionamento com o conjunto, habilidade no lidar com as questões concretas da cena.

Prova Prática/Palco: adequação na escolha do texto, compreensão do texto encenado e como essa compreensão se materializa em cena, utilização do espaço/tempo cênico  e de eventuais elementos cênicos(objetos, música, etc...), clareza gestual e vocal, presença cênica.

1. Os Cursos da Unicamp são gratuitos.
  2. Transferência - Vagas Remanescentes (caso houver), deverá ser verificada junto à Diretoria Acadêmica da Unicamp, ou através do telefone (0xx19) 3521-6418.
  3. Os Candidatos ao Curso de Artes Cênicas deverão antes da Prova de Aptidão, prestar a primeira e segunda fases do Vestibular comum a todos os Cursos. As questões não são de mútipla escolha
  4. Informações sobre compra de Manual do Candidato e sobre as duas primeiras fases do Vestibular, entrar em contato com a COMVEST ( Comissão de Vestibulares), ou dos telefones (0xx19) 3521-7665 e 3289-3130.
  5. A Unicamp não possui local para acomodação dos Candidatos de outras cidades/estados que estarão fazendo as Provas de Aptidão.
  6. Alunos ingressantes interessados na Moradia Estudantil deverão fazer a solicitação na época da Matrícula.
  7. O Curso de Artes Cênicas é integral: das 8 às 18 horas.

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR UNICAMP 2009 : clique aqui