Coisa-Malu vai ao Festival de Cannes!

[UPDATE] Assista à entrevista para a TV Unicamp: http://www.unicamp.br/unicamp/videos/2016/05/03/tv-unicamp-registro-geral-coisa-malu-em-cannes

O Festival de Cannes 2016 terá um sabor especial para os alunos-artistas do “Coisa-Malu”, projeto participante da 4ª edição e da edição especial do Programa Aluno-Artista, promovido pelo SAE – Serviço de Apoio ao Estudante. Os alunos estão em festa, porque o curta-metragem foi selecionado para participar da 69ª edição do conceituado festival, um dos maiores e mais prestigiados festivais de cinema do mundo, que acontece no período de 11 a 22 de maio, na cidade de Cannes, na França.

O curta-metragem “Coisa-Malu” será exibido dentro da mostra Short Film Corner, um espaço profissional dedicado a encontros, intercâmbios e à promoção de filmes na categoria “curta”. Além de divulgar a obra em um espaço de reconhecido prestígio internacional, a equipe do filme recebeu o convite com direito a duas credenciais de acesso aos espaços do festival, possibilitando a interação com grandes profissionais, instituições, financiadores e os mais importantes representantes internacionais do meio cinematográfico. A participação de um projeto contemplado pelo Programa Aluno-Artista em um festival deste porte leva o nome da Unicamp a um espaço de arte de reconhecimento internacional.

Ana Luísa Teixeira, Camila Santana, Levi Munhoz, Paula Cintra Ferreira, Renan Vieira e Tobias Rezende assinam o roteiro e a direção coletiva do curta-metragem. Para ser realizado, o filme contou com a participação de alunos de todos os cursos do Instituto de Artes da Unicamp. A personagem Malu é interpretada pela atriz Lyvia Maschio, hoje com 13 anos. Ela atua na série “Buuu – Um chamado para a aventura”, do canal de tv a cabo Gloob.

Esse é o segundo projeto do Programa Aluno-Artista a ser selecionado para o renomado Festival. Em 2015, o curta “À Meia-Vista” foi selecionado para a mostra Short Film Corner e obteve reconhecimento do público.

Produção envolve alunos das diversas modalidades da arte

Coisa-Malu é um curta-metragem de 24 minutos, idealizado por alunos de graduação do curso de  Midialogia  como uma obra audiovisual voltada para o público infantil, com elementos da cultura popular brasileira imersos no imaginário da protagonista Malu. Tem ainda uma forte presença de diversidade das áreas artísticas, como dança, música, circo, artes visuais e artes cênicas. Realizado com recursos obtidos pela aprovação no edital do Programa Aluno-Artista da Unicamp, o filme narra a história de Malu, uma criança tímida que passa seus dias fantasiando. Certo dia, conduzida por uma melodia, atravessa um portal que a transporta para uma terra mágica. Nela, Malu encontrará seres fantásticos e diversos desafios enquanto procura a música que a levou até lá.

malucannes

ENTREVISTA

ComunicaSAE- Como vocês compuseram essa narrativa, a relação dos personagens, e as esquetes das personagens? Como vocês pensaram em conduzir a relação da Malu com as personagens?

Alunos-artistas: O Coisa-Malu foi nosso primeiro filme e seu roteiro saiu de forma coletiva. Éramos seis pessoas, reunindo-se quase diariamente. A história surgiu como uma colcha de retalhos, a partir de nossas próprias maluquices, inquietações e experiências cotidianas. Quisemos contar a história de uma menina visitando um mundo mágico cheio de pessoas malucas. Ao longo do processo, fomos sentindo a necessidade de justificar as cenas e costurar sentido nelas. Foi um trabalho de pensar como seria a vida da Malu fora do portal para entender quais seriam os dilemas que ela deveria enfrentar no mundo mágico. Assim, cada encontro que ela tem com os personagens do filme representa um conflito que ela carrega no mundo real. Além disso, devemos muito aos nossos atores, que realmente deram vida aos personagens. Muita coisa surgia durante os ensaios, em improvisações. Tivemos a sorte de trabalhar com atores incríveis do curso de Artes Cênicas da Unicamp.

ComunicaSAE: Qual é a grande “questão” do filme?

Alunos-artistas: A grande questão do filme está centrada na construção da identidade. O que é normal, o que é estranho? Pensamos muito nisso. Os seres do filme colocam a Malu diante de situações que a fazem questionar e entender melhor aspectos de sua própria identidade. E a soma das escolhas feitas por ela durante o filme levam a protagonista a se aceitar como ela é, compreendendo seu jeito de ser “moleca”.

ComunicaSAE: E como vocês encontraram uma atriz mirim?

Alunos-artistas: Olha, a gente postou em alguns grupos de atores do Facebook e a acabamos achando a Lyvia. Ela já tinha feito o teste para o primeiro filme e aí ela fez novamente para o segundo, e gostamos muito, ela é realmente talentosa. Do processo de ensaios, a levamos para conhecer a Vila São João, que é a casa da Malu. Entre refeições, brincadeiras e atividades criamos uma rotina de ensaios em que apresentamos pra ela o mundo da personagem e a deixamos construir esse mundo também, foi muito legal.

ComunicaSAE: Sobre as oficinas e conversas com as crianças, como foi a experiência?

Alunos-artistas: Os CEUs – Centros Educacionais Unificados de São Paulo nos acolheram e foi uma experiência enriquecedora para o nosso trabalho coletivo. Continuaremos nos esforçando para circular o Coisa-Malu nos espaços em que possamos conversar com as crianças, podendo pensar junto com elas sobre o filme, sobre as questões da identidade e sobre outros mundos. São momentos de troca como esses que nos motivam a continuar produzindo e refletindo conteúdo para e com crianças.

ComunicaSAE: Falem um pouco sobre os recursos utilizados para a produção do curta e os locais em que foram gravadas as cenas?

Alunos-artistas: Os recursos utilizados foram do Programa Aluno-Artista, dos 3 mil de execução que cada projeto tem direito, duas bolsas aluno-artista que foram pagas por oito meses e completamos com nossos recursos, de festas, vendas de alguns objetos, etc. Gravamos tudo em Campinas mesmo. Uma parte foi rodada em Joaquim Egídio, no Pico das Cabras e a outras cenas em Barão Geraldo, no Nano Circo. Eles nos ajudaram com o espaço e o pessoal, como malabaristas e saltadores. Nós conseguimos também um bom desconto no aluguel de equipamentos de iluminação e movimento de câmeras, das empresas Quanta e da Duplique.

ComunicaSAE: Como se deu essa interação de outros alunos-artistas, de outros projetos, com o atores do Coisa-Malu?

Alunos-artistas: O Iago Tojal que faz o personagem do pifeiro tem participado de vários projetos. A Clara Heider que faz o papel dos personagens flores, também foi proponente do Brilha Mundo. Nós dedicamos o filme à filhinha deles, a Maria Sereia.

ComunicaSAE: Vocês querem mandar alguma mensagem para os leitores, fazer agradecimentos, alguma coisa que queiram complementar?

Alunos-artistas: Nós queremos agradecer a todos que nos apoiaram, especialmente o SAE, à equipe organizadora do Programa Aluno-Artista, queremos agradecer aos professores do IA Paulo Martins e Bruno Fantini, à Mimi Torturella, atriz e aluna do doutorado das Artes Cênicas, além da atriz graduanda das artes cênicas Helena Agalenéa, pois ela preparou a lyvia para as cenas, com brincadeiras e jogos. Também ao Nano Circo e às empresas Quanta e Duplique.

ComunicaSAE: Soubemos que vocês criaram um canal de captação de recursos. Querem divulgar?

Sim, estamos pedindo a colaboração de todos para arrecadar 60% do valor da nossa viagem, que inclui os gastos com transporte, alimentação, hospedagem, passagem aérea, aluguel de sala de exibição e material de divulgação do filme. Os 40% restantes do valor da viagem serão divididos entre o pedido de verba feito à Unicamp e nosso próprio bolso.

Quem puder nos ajudar, com qualquer quantia, segue o link da plataforma de financiamento coletivo que estamos utilizando:

?https://www.vakinha.com.br/vaquinha/coisa-malu-em-cannes ?

FICHA TÉCNICA

Camila Santana Mota – Produção, roteiro e direção de áudio

Levi Munhoz – Produção, direção de áudio, roteiro

Ana Luísa Teixeira – Direção de arte e roteiro

Paula Silva Cintra Ferreira – Roteiro, direção geral, direção de arte, roteiro

Renan Vieira – Direção de arte e roteiro

Tobias Rezende – Direção geral, direção de fotografia e roteiro

(via Portal SAE)