o Curso
Objetivos
Currículo
Vestibular
Matrícula de Alunos da UNICAMP
Matrícula de Aluno Especial
Corpo Docente
   
VESTIBULAR
 
PROVA DE APTIDÃO DO CURSO DE DANÇA

O Curso de Graduação em Dança da Unicamp tem como objetivo formar o Intérprete em Dança: profissional capaz de contribuir como agente transformador da realidade, ser responsável pelo próprio corpo, expressar-se e comunicar-se artisticamente.

O Intérprete em Dança formado pela Unicamp deverá articular o desenvolvimento de habilidades técnicas com sua capacidade criativa.

O campo de atuação deste profissional abrange amplo espectro de atividades: atuação cênica, ensino, pesquisa e ação social.

Portanto, o Curso mantém seu foco direcionado ao profissional Intérprete, que vive a Dança em seu corpo, capaz de dimensioná-la no corpo do outro, com a habilidade de refletir a Dança como área de conhecimento. 

A Prova de Aptidão em Dança tem como objetivo avaliar os Candidatos, selecionando aqueles que apresentam condições de freqüentar o Curso. Essas condições referem-se tanto ao físico quanto ao potencial performático da pessoa. Trata-se de uma seleção de Candidatos que estejam aptos a realizar, com o seu corpo, as disciplinas do curso.

A Prova

Cada Candidato recebe um questionário, anterior às Provas de Aptidão, onde constam perguntas sobre a vida artística e demais dados que possam informar sobre a experiência corporal do candidato. Esse material fornece dados à Banca sobre a história corporal do Candidato.

Distribuídas em dois momentos, 1- Prova de Técnica e 2- Prova de Criatividade, ambas as Provas são realizadas com música ao vivo. Durante todo o tempo o Candidato recebe instruções e esclarecimentos por parte do professor que está aplicando à Prova. 

 
PROVA DE TÉCNICA

A Prova de Técnica dá oportunidade ao Candidato aquecer o seu corpo gradativamente, através da consciência das suas articulações, de seu peso e demais fatores envolvidos no movimento.

Ao longo dessa Prova são demonstrados vários movimentos sem cristalização de estilos. São usados, como referencia, movimentos básicos de uma aula de Dança, possíveis de serem realizados por pessoas que tenham outras histórias corporais que não especificamente de Dança.

Conteúdo da Prova de Técnica:

Na evolução desses movimentos, em diagonais e no centro do espaço, do Candidato espera-se uma orientação espacial adequada, observação quanto às mudanças de níveis (alto, baixo e alto) e que ele se movimente na dinâmica proposta a partir dos ritmos estabelecidos pelo professor que esteja conduzindo a prova. Mais do que repetir formas o importante é a qualidade do movimento.

 
PROVA DE CRIATIVIDADE

A Prova de Criatividade tem como estrutura básica a busca de uma resposta criativa no corpo através de uma improvisação. São apresentados estímulos ao Candidato no sentido de evocar uma resposta corporal sensível relacionada ao tema proposto. Por exemplo, nos dois últimos Vestibulares foram oferecidos uma gravura e um poema, o Candidato escolhia um desses materiais ou os dois como motivo para a sua improvisação.

O Candidato deve ter como ponto referencial a sua própria percepção em relação ao material proposto a partir do qual deverá expressar-se livremente com o seu corpo. Ao contrário da primeira parte da Prova, quando o movimento é dado e o Candidato deve realizá-lo segundo o modelo proposto, na Prova de Criatividade não há formas de movimentos preestabelecidas.

A prova como um todo, Técnica e Criatividade, é conduzida de maneira a oferecer condições ao Candidato para realizá-la, mesmo que ele não tenha familiaridade com alguns dos conhecimentos de Dança presentes neste tipo de exame.

Quando o Candidato, mesmo tendo pouca experiência em Dança apresenta flexibilidade e adequação em sua resposta corporal a partir do que lhe é solicitado, podemos dizer que esse Candidato teve um bom desempenho e que será aprovado.

Ao contrário, quando apresenta uma rigidez corporal, ficando preso às formas, o Candidato impede uma aprovação. Como exemplo podemos citar aquele tipo de resposta, em que o Candidato só consegue realizar padrões de movimentos codificados de maneira automatizada. Independente do que seja a proposta dada, ele responde com clichês da Dança Clássica ou da Dança do Ventre ou de outros padrões de movimentos sem que tenham sido solicitados. O Candidato nessa situação está preso a um condicionamento de formas e não apresenta sensibilidade na resposta do corpo.

Não resta dúvida de que um tônus muscular adequado, alinhamento postural e uma familiaridade com o movimento irão resultar num desempenho de qualidade. Questões como estas estão associadas à sensibilidade do sujeito, na maneira com que ele constrói seu ato de Dançar.

Sugerimos aos Candidatos que procurem estudar Dança, quanto à Técnica e à Improvisação, de maneira consciente evitando tipos de treinamentos que levem a um automatismo ou a um mero exibicionismo. 

 
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: PROVA DE TÉCNICA
 
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: PROVA DE CRIATIVIDADE

Esteja no local para a Prova de Aptidão com 30 minutos de antecedência, pois não será permitida a entrada daqueles que chegarem atrasados. Compareça vestido com roupas que permitam movimentos livres e a observação de seus movimentos. Durante o teste, você deverá se apresentar descalço, sem sapatilhas.

As Provas de Aptidão serão numa escala de 06 a 60 pontos, sendo 30 pontos o mínimo para aprovação.

As Provas de Técnica e Criatividade terão o mesmo peso.

Recomendamos refeições leves durante as duas horas que antecedem o exame.

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR UNICAMP 2008: clique aqui

IMPORTANTE
  1. O Curso de Dança não oferece Vagas Remanescentes, para cursá-lo o interessado deverá prestar o Vestibular da Unicamp e a Prova de Aptidão.
  2. Os candidatos ao Curso de Dança deverão, antes da Prova de Aptidão, prestarem a primeira e segunda fases do Vestibular, comum a todos os Cursos. As questões não são de múltipla escolha.
  3. Informações sobre compra de Manual do Candidato e 1° e 2 fases do Vestibular, entrar em contato com a COMVEST (Comissão de Vestibulares), no endereço: http://www.convest.unicamp.br ou através dos telefones (0xx19) 3788-7665 ou 3289-3130.
  4. A Unicamp não possui local para acomodação dos Candidatos de outras cidades/estados que estarão fazendo as Provas de Aptidão.
  5. Alunos ingressantes interessados na Moradia Estudantil deverão fazer a solicitação na época da Matrícula.
  6. O Curso de Dança é integral: das 8 às 18 horas.
  7. Os Cursos regulares da Unicamp são gratuitos.  
    ^ topo   
     
    Coordenadora de Curso: 
    Profª Drª Ângela de Azevedo Nolf 
    Secretaria: E-mail: cgdanca@iar.unicamp.br
    Tel: 19 — 3521-2438 - Fax: 19 — 3521-3140
    Endereço para Correspondência
    Coordenação do Curso de Dança/IA - UNICAMP
    Caixa Postal 6159
    CEP: 13083-970 - Campinas - São Paulo - Brasil