Departamento de Artes Cênicas

A busca de abordagens inovadoras para a linguagem teatral

O departamento de Artes Cênicas foi fundado em 1986 pelo diretor teatral Celso Nunes em colaboração com o grupo teatral Pessoal do Victor, a partir de um curso de extensão realizado em anos anteriores, primeiramente com o foco de formação livre de atores e atrizes.

A característica do trabalho coletivo imprimiu no curso uma pedagogia na qual o/a estudante experienciasse a totalidade das práticas e procedimentos envolvidos na criação teatral, desta forma, o curso tomou e ainda toma a perspectiva de dentro da cena, na qual o/a estudante aprende fazendo desde práticas corporais, vocais, criação de personagem, estudos sobre dramaturgia e teoria até as questões das materialidades entre cenário e figurino, por exemplo.

Fiel a esta origem, a relação com a extensão é mantida com empenho por meio de duas mostras anuais com 9 trabalhos que além das apresentações no campus, circula por Campinas e região levando além dos espetáculos, oficinas e debates sobre os temas abordados nas montagens.

No campo de investigação cênica, a maior parte dos professores do curso compõem o programa de pós-graduação em Artes da Cena e apoiam projetos de iniciação científica, ações e pesquisas da pós-graduação, além de seminários e simpósios.

Desde 2020, o departamento passou a ser estruturado por 4 grandes laboratórios (Laboratório de Produção e Ação Cultural, Laboratório de Linguagens Materiais e Oficinas da Cena, Laboratório de Dramaturgia e Escritas Performativas, Laboratório de Atuação e Saberes da Prática) aos quais vinculam-se tanto disciplinas do bacharelado, quanto projetos de pesquisa e extensão.

O departamento recebe com regularidade artistas, profissionais e professores convidados por meio de projetos artísticos, oficinas, cursos e participação em disciplinas diversas, dinamizando uma troca criativa e aberta com o que vem sendo processado com a vida cultural nacional e internacional. Além disso, o departamento também apoia eventos regulares do Instituto de Artes, entre eles: FEIA (Festival de Artes do Instituto de Artes) e Unicena.