Voltar para a página inicial Trajetória Biografia CD "Okan Awa - Cânticos da Tradição Yorubá" Livro "Corpo e Ancestralidade" Galeria de Imagens Notícias Fale com Inaicyra
 

 

this page in english

CD Okan Awa - Cânticos da Tradição Yorubá - 2002

Você encontra o CD nos endereços abaixo:

Atração Fonográfica - www.atracao.com.br, Tel. (11) 3311.0567

Lojas Americanas - www.americanas.com.br

Ouça trechos em MP3:

Para reproduzir os trechos abaixo, você precisará de um software que os interprete.
Caso ainda não tenha, recomendamos o Windows Media Player, clique aqui para fazer o download.

ALABE (231KB) - AYABA OSOGBO (588KB) - SESE KURUDU (362KB)

Assista vídeos no YouTube:

1. ENTRELAÇAR
2. Museu Afro-Brasil

3. Museu Afro-Brasil - Negros Pintores


CANTOS PARA HOMENAGEAR O CENTENÁRIO DE MÃE SENHORA
Interpretações de Inaicyra Falcão dos Santos

Nesta série de cânticos apresentados por Inaicyra ela recria esteticamente os poemas e músicas sagradas, dando-lhe uma nova formatação, advinda de sua postura de estudiosa, e de intérprete original, estabelecendo a dinâmica entre a tradição e as instituições envolventes, como se referiu Mãe Senhora: "da porteira pra dentro, da porteira pra fora".

A escolha do repertório baseou-se no testemunho de importantes egbomi, senhoras da alta hierarquia comunitária, que conviveram com Mãe Senhora e conheciam suas preferências dos cânticos sagrados.

Neste caminhar, Inaicyra encontrou também com Beto Pellegrino, arranjador e estudioso das músicas da tradição africano-brasileira, e que então participou decisivamente para o ineditismo e o êxito deste trabalho original, entregando-se com talento e conhecimento.

Não se pode esquecer também da participação de Reginaldo Flores, membro da comunidade e professor universitário, que transmitiu inicialmente o repertório dos cânticos tradicionais, bem como de Nestor Madrid, que colaborou intensamente na produção geral, integrando-se nesta singular equipe de trabalho.

Os cânticos possuem letras em yorubá, isto é, a língua da tradição religiosa, preservada pela comunalidade afro-brasileira, legado cultural do povo nagô.

Beto e Inaicyra escolheram quinze cânticos para homenagear a memória de Mãe Senhora, Iyalorixá Oxum Muiwá, Iya Nassô no centenário de seu nascimento. Realizam uma recriação que permite a acomodação desde dentro para desde fora, ou seja, para o âmbito do CD, ou enfim das técnicas da indústria cultural.

Com todas as condições para a realização desse trabalho com grande sucesso e originalidade, empresto a ele minha solidariedade.

Marco Aurélio Luz
Oju Oba Ati Elebogi

 



pathware tecnologia
website desenvolvido por
pathware tecnologia