volta para a Lista de Docentes do IA  

 


 

Área de Interesse 
Pesquisas
Publicações
Atividades Docentes
Informações Pessoais 
Links

Prof. Dr.  José Augusto Mannis

Doutorado em Música
UNICAMP, 2008

Mestrado em Música
PARIS VIII, 1987

Graduação em Composição
UNESP, 1983
Engenharia (incompleto)
FEI/CNSMDP

Endereço :
Instituto de Artes
Departamento de Música
Rua Elis Regina, 50
Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo, Campinas, SP
13083-970 - Caixa Postal 6159

Telefone : (55 )  (19)  3521-6551 / 3521-7813
Fax :  (55)  (19)  3521-7827

Currículo Lattes

 

Áreas de Interesse

Composição Musical, Improvisação, Música Eletroacústica, Criação Radiofônica, Performance Eletrônica, Gravação Sonora, Produção Musical, Acústica Musical, Acústica de Salas, Biblioteconomia e Música, Tratamento de Documentação e Informação Musical: Catalogação, Disponibilização, Recuperação de Informação.


Projetos  de Pesquisa

Meu plano de pesquisa no Instituto de Artes da Unicamp compreende ações nos campos de Fundamentos Téoricos, Processos Criativos e Práticas Interpretativas coerentes com projetos e atividades realizados até o presente em Composição musical, Música em suporte tecnológico, Performance eletroacústica, Improvisação musical, Gesto, movimento e energia na música, Criação musical a partir de material com recorte geo-cultural, Heurística musical, Conforto ambiental: acústica, Acústica de salas, Acústica musical, Irradiação de fontes sonoras, Produção musical, Captação do som, Relevo sonoro, Percepção do som no espaço, Difusão sonora (projeção do som no espaço), Mixagem e Masterização, Sonorização em contexto de música erudita, Ciência da informação aplicada à música (Biblioteconomia e música). Continua aqui

Relatórios de Pesquisa:

Claude Ledoux: Análise musical de obras de concerto do séc. XX e XXI com influências de tradições populares

Ricardo Mandolini: Heurística musical

Alexandros Markeas : Improvisação generativa

Tecnologia patenteada pela UNICAMP é aplicada no novo MIS SP


Publicações

MANNIS, José A. Análise modal bidimensional de salas com superfícies seriais difusoras. In: CONGRESSO DE ENGENHARIA DE ÁUDIO, 6., 2008, São Paulo; CONVENÇÃO NACIONAL AES BRASIL, 12, 2008, São Paulo. Anais... p. 30-37.

NANNI, Sara. Melhor acústica para salas de música, cinema, teatro e estúdio de gravação. Conecta : da ciência ao mercado, n. 1, p. 40-41, Jun., 2008.

SUGIMOTO, Luiz. Pesquisador concebe superfícies para salas acústicas que não absorvem som. Jornal da Unicamp, n. 386, p. 4, 25 fev a 2 mar. 2008. http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/fevereiro2008/ju386pag04.html

MANNIS, J. A.; MANZOLLI, J. Introdução aos difusores de Schroeder e análise comparativa com a organização serial na técnica de composição com 12 notas de Schoenberg. Acústica e vibrações, n. 37, p. 15-27, Dez., 2006

MANNIS, José A.; CASTRO, M. Lucia N. D.; PASCOAL, Maria Lucia; VOSGRAU, Sonia R. C.; ROSA; Lilia de O.; BOTTAS, Paulo V. Catalogação e disponibilização de documentação musical pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. SIMPOSIUM IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN, CIBERNÉTICA E INFORMÁTICA, 3., Orlando, Flórida, EUA. Anais... Orlando, SIECI: 2006.

MANNIS, José A.; VICENTINI, Luiz A.; MARTINS, Valéria S. G.; VICENTE, Gilmar; CASTRO, M. Lucia. N. D. Relato de projeto de catalogação de documentação musical integrado a biblioteca digital. Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais, 3, 2005, São Paulo. Anais... São Paulo: Bibliotecas do CRUESP, 2005.

MANNIS, José A. O futuro do passado. Jornal da Unicamp, Campinas, n.294, p.2, 11 a 24 jul. 2005. http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/julho2005/ju294pag02.html

MANNIS, José A. Analise comparativa dos difusores de Schroeder com a organização serial na técnica de composição com 12 notas de Schoenberg : proposta de métodos para design de difusores acústicos. In: SEMINARIO DE MUSICA, CIENCIA E TECNOLOGIA, 1., 2004, São Paulo. Anais... São Paulo, USP, 1994, p. 52-69

MANNIS, José A. Adequação de estrutura de thesaurus para representar formação instrumental/vocal em método de catalogação de documentação musical em formato Marc. In: Congresso da ANPPOM, 14, 2003, Porto Alegre. Anais...

MANNIS, José A. Elementos de acústica de salas, tomada e projeção do som na performance eletroacústica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO MUSICAL : MÚSICA E COMPORTAMENTO EMERGENTE, 9, 2003, Campinas. Anais...

MANNIS, José A. Intérprete do som : Bases interdisciplinares da performance eletroacústica: Tomada e projeção do som. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE ÁUDIO, 1, 2002, Belo Horizonte. Anais... p.10 ISBN:85-89029-01-8 (acompanha CD-ROM com texto completo)

MANNIS, José A. Resenhas de partituras. Hodie, Goiânia, v.1, n.1, p.56-61, 2001.

"MUSICON Guia da Música Contemporânea Brasileira 1a ed. (1985) 2a ed. (1989) CDMC/UNICAMP"

"Proposta de catalogação de documentação musical em formato MARC para um padrão nacional compatível com fontes do exterior" ANPPOM 1998.

"Reflexos" CD Duo Dialogos GHA 126.033 (1993)

"Arapongas" CD Grupo PIAP 199.004.470 (1997)

"Relógio" (poesia de O. Andrade),
"A inalterável presença" (poesia de A. Zuccolotto),

"Noigandres" (poesia de D. Pignatari),

"Nua" (poseia de A. Antunes),

CD Poesia paulista 12 canções 199.004.118 (1997)

"Cyclone" para Fita magnética CD RioArte RD003MEB 1995
"Cyclone" para Fita magnética CD Leonardo MIT Press ISAST 4 1995

"Cyclone" para Fita magnética CD Música Eletroacústica: História e estéticas EDUSP 1996


Atividades Docentes

Composição VII, Composiçao VIII, Contraponto e Fuga I, Contraponto e Fuga II, Contraponto I, Contraponto II disponiveis no portal de Ensino Aberto da Unicamp


Informações Pessoais

Jose Augusto Mannis (1958, Brazil) His repertoire covers a variety of musical genres and styles: electroacoustic, instrumental, music for video, theatre, radio art, and multi-media installations. His music is characterized by one over-riding factor: sound and musical gesture are essential concerns. As a performer of electroacoustic music, he has worked with Ensemble L’Itineraire (France), Ensemble Antidogma (Turin), Grupo Círculo (Madrid), Duo-Diálogos (Brazil) and INA-GRM. He is the founder and former-director (1989-2005) of the Center for Documentation of Contemporary Music (CDMC) at the University of Campinas (UNICAMP) in Brazil, where he is a professor of composition, counterpoint and fugue. His research includes music digital library, music cataloging and the development of ideal acoustical spaces for musical research and performance.
  • Links
  • Centro de Documentação de Música Contemporânea

  • Esta página não é uma publicação oficial da UNICAMP, seu conteúdo não foi examinado e/ou editado por esta instituição. 
    A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor. 

    A Resolução GR Nº 5 de 17/01/2005, artigo 74 orienta sobre disponibilização de páginas pessoais na Unicamp. 


    Instituto de Artes  Unicamp