volta para a Lista de Docentes do IA 

 

Profa. Dra. Antonieta Marília de Oswald de Andrade

Pós Doutorado em Dança
Laban Centre - Londres, 1991/1992

Especialização em Dança
New York University - Nova York, 1984

Doutorado em Psicologia Social
Columbia University - Nova York, 1971/1974

Mestrado em Psicologia
Pontifícia Universidade Católica - RJ, 1970/1971

Graduação em Psicologia
USP - SP e PUC - RJ, 1964/1968

Endereço :
Departamento de Artes Corporais
Instituto de Artes
Rua Elis Regina, 50
Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo, Campinas, SP
13083-970 - Caixa Postal 6159

Fone: (55) (19) 3521-2437
Fax: (55) (19) 3521-7827

Currículo Lattes

Áreas de Interesse

DANÇA: Formação de Intérpretes em Dança; Educação Somática; Criatividade; Improvisação; Composição Coreográfica; Técnica de Isadora Duncan.
PSICOLOGIA: Identidade Identificação; Papéis Sexuais; Psicoterapia: Cura de Traumas (Somatic Experiencing).


Projetos  de Pesquisa

- Improvisação e composição coreográfica
- Fundamentos técnicos e poéticos do intérprete
- Descrição, análise, classificação e arquivamento da documentação relativa à implantação do Departamento de Artes Corporais (1984-1990)


Publicações

Principais publicações editadas:
1) ANDRADE, Marília (publicado como GRACIANO, Marília). A study on the consequences of positive and negative perceptual identification. Columbia University, Nova York, l974. pp.179 (tese doutorado)
2) ANDRADE, Marília (publicado como GRACIANO, Marília). Influência do conteúdo das palavras e da personalidade dos sujeitos na transmissão oral de informação. Interamerican Journal of Psychology; vol. 5; l3-25. l97l.
3) ANDRADE, Marília (publicado como GRACIANO, Marília). Contribuições da psicologia contemporânea para compreensão do papel da mulher. Cadernos de Pesquisa; # l5, l45-l50. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, l975.
4) ANDRADE, Marília (publicado como GRACIANO, Marília). The consequences of positive and negative perceptual identification. The Journal of Psychology; 93, l3-25. l976.
5) ANDRADE, Marília (publicado como GRACIANO, Marília). Dante Moreira Leite face a preconceitos e ideologias sobre caráter nacional. Cadernos de Pesquisa; #l7, 9-l2. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, l976.
6) ANDRADE, Marília (publicado como GRACIANO, Marília); SILVA, Tereza Roserley N. da e GUARIDO, Elza L. Percepção social na criança, desenvolvimento de metodologia de pesquisa. - Cadernos de Pesquisa; #l8, 2l-29. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, l977.
7) ANDRADE, Marília (publicado como GRACIANO, Marília); SILVA, Tereza Roserley N. da e GUARIDO, Elza L. Estudo sobre estereótipos sexuais nas percepções dos pais em relação a comportamentos e atitudes de seus filhos. - Cadernos de Pesquisa; #l8, l5-l9. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, l977.
8) ANDRADE, Marília (publicado como GRACIANO, Marília); SILVA, Tereza Roserley N. da e GUARIDO, Elza L. Percepção social na criança: estereótipos sexuais na percepção da família. - Cadernos de Pesquisa; #2l, l5-39. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, l977.
9) ANDRADE, Marília (publicado como GRACIANO, Marília). Aquisição de papéis sexuais na infância. - Cadernos de Pesquisa; #25, 29-44. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, l978.
10) ANDRADE, Marília (publicado como GRACIANO, Marília). Homem-mulher: por que polarizarmos os sexos? - Cadernos de Pesquisa; #26, 93-98. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, l978.
11) ANDRADE, Marília (publicado como GRACIANO, Marília). A Morte do corpo na dança moderna. - Psicologia Atual; #7, 34-37. São Paulo: Grupo Editorial Spagat, l979.
12) ANDRADE, Marília e ARANTES, Antonio. A demanda da igreja velha: análise de conflitos entre artistas populares e órgãos de estado. - Revista de Antropologia, #24, 97-107. São Paulo: USP, 1981.
13) ANDRADE, Marília. Isadora Duncan, o que ainda temos a aprender. - Trilhas; #l, 5l-64. Campinas: Instituto de Artes da Unicamp, l987.
14) ANDRADE, Marília. Oswald e Maria Antonieta: fragmentos de memórias e fantasias. - Remate de Males; #6, 67-75. Campinas: Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, l987.
15) ANDRADE, Marília. Prefácio; in Ossona, Paulina - A educação pela dança. São Paulo: Summus, 1988
16) ANDRADE, Marília e CANTON, Katia. Overview of dance research and publication in Brazil. Dance Research Journal; # 28/2, 114-122. Pa: Franklin & Marshall College - Congress of Research on Dance, ISSN 0149 - 7677, Fall 1996.
17)ANDRADE, Marília e CANTON, Katia . Dance Research and Publication in Brazil (verbete em enciclopédia). In International Encyclopedia of Dance. In: Selma J Cohen. (Org.). International Encyclopedia of Dance. : Oxford University Press, 1997.
18) ANDRADE, Marília. Classical dance in Brazil (verbete em enciclopédia). In Cohen, Selma J. (ed.). International Encyclopedia of Dance, 1997.
19) ANDRADE, Marília. Trilhas da pesquisa em dança. - Trilhas. Revista do Instituto de Artes da Unicamp - Campinas; Nr. 7; 1998; pp 104 - 117.
20) ANDRADE, Marília. Reflexões acerca da pesquisa artística em dança. - Anais do II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênica - ABRACE. - Salvador, BA, 2002, no prelo.
21) ANDRADE, Marília e Ribeiro, Ésio M. (Org.). Maria Antonieta D'Alkimin e Oswald de Andrade: Marco Zero. Edusp/Imprensa Oficial. São Paulo, 2003. pp. 204
22) ANDRADE, Marília (Org.) ; ARANTES, Antonio Augusto (Org.) . SP450: Entre Lembranças e Utopias. São Paulo: Fundação Álvares Penteado, 2004. 215 p
23) ANDRADE, Marília. Danças do samba no Rio de Janeiro: análise coreológica; In: Dossiê das Matrizes do Samba no Rio de Janeiro. Centro Cultural Cartola (Ed.). Rio de Janeiro: 2007; pp 132-140, no prelo.

Principais Espetáculos de Dança:
Produção, roteiro, direção geral e coreográfica:
1)
Espetáculo do Grupo Artenativa - 1980/1981. Duração: 55'
2) Reflexões Acerca de... - 1982. Duração: 1 hora
3) A História do Soldado - 1982. Duração: 1 hora
4) Pedro e o Lobo - 1983. Duração: 1 hora.
5) Vamos Construir uma Cidade? - 1984. Duração: 30'
6) Ode Triunfal - 1985. Duração: 40'.
7) Impressões Brasileiras - 1987. Duração: 1 hora 20'
8) Sarará - 1989. Duração: 30
9) Danças de Isadora - I - 1989. Duração: 1 hora 30'
10) Dances of Isadora - II - 1991/93. Duração: 1 hora
11) RG: Alices - 1993. Duração: 1 hora
12) Sobre a Água - 1998. Duração: 30'
13) Pavão Misterioso - 1998. Duração: 30'
14) Villa em Movimento - 2005. Duração: 35'
15) Espetáculo Danças de Isadora - 2005. Duração: 45'

Direção de Filmes e Videos:
1) É Menino ou Menina? (Co-autoria com Eliane Bandeira) Documentário, l6mm. - l978. Duração: 38'.
2) Balzaquianas. (Co-autoria com Eliane Bandeira) Ficção, l6mm. - l98l. Duração: l9'.
3) A Terceira idade. (Co-autoria com Eliane Bandeira) Ficção, l6mm. - l982. Duração: l6'.
4) Sapiens - Produção independente. - 1994. Duração: 8'.
5) Raiz Viva - 3 vídeos documentários de apresentação do projeto para o Programa de Capacitação e Geração de Renda do Conselho da Comunidade Solidária. - 1999. Duração: 7'/15'/30'
6) Programa Artesanato Solidário - 24 vídeos documentários sobre o Programa Artesanato Solidário do Conselho da Comunidade Solidária. Agosto e Dezembro de 2001.
7) Chegadas e Partidas - Exposição SP-450 Entre Lembranças e Utopias. Museu de Arte Brasileira (MAB) - Abril , 2004 - Duração: 12'.

Projeto e Curadoria de Exposição:
1) SP-450 Entre Lembranças e Utopias - Projeto e Curadoria em parceria com Antonio Augusto Arantes. Museu de Arte Brasileira (MAB) - Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). São Paulo. Abril, 2004.


Atividades Docentes

Pesquisas e Orientações de Alunos de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Linha de Pesquisa: Fundamentos técnicos e poéticos do intérprete.


Informações Pessoais

Graduação e Mestrado em Psicologia, Doutorado em Psicologia Social, Especialização e Pós-Doutorado em Dança.
Formação artística em Dança (clássica, moderna, contemporânea e técnica de Isadora Duncan), com mestres como: Maria Olenewa, Marika Gidali, Décio Otero, Alexis Dolinoff, Tatiana Leskowa, Ismael Guiser, Renée Gumiel, Nina Vershinina, Klauss Vianna, Simone Forti., Jeanne Bresciani e Barbara Kane. Estágios com Eugenio Barba e Pina Bausch.

Pesquisadora e professora universitária nas áreas de Psicologia e Dança. Idealizou e implantou o Departamento de Artes Corporais e o Curso de Graduação em Dança da UNICAMP. Intérprete e Coreógrafa, com apresentações artísticas no Brasil e no exterior.


Links


Esta página não é uma publicação oficial da UNICAMP, seu conteúdo não foi examinado e/ou editado por esta instituição. 
A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor. 

A A Resolução GR Nº 5 de 17/01/2005, artigo 74 orienta sobre disponibilização de páginas pessoais na Unicamp.
 


Instituto de Artes  Unicamp