Caminho com Mestres

março 15 @ 19:00 - março 16 @ 21:30

“Caminho com Mestres” é um evento mensal e itinerante promovido por membros da Turma 014. Idealizado a partir de uma necessidade do grupo, o objetivo é viabilizar o encontro entre docentes do curso de Artes Cênicas da Unicamp (e outros grandes nomes do fazer teatral fora da Universidade) e estudantes/artistas em formação, a fim de promover um diálogo sobre a construção de trajetórias profissionais por meio das artes cênicas.

Com um artista convidado a cada mês, o evento pretende trazer olhares distintos para esta temática. Para além do que é visto nos livros e nas salas de aula, quais foram as escolhas de vida que permearam a formação destes artistas? Quais caminhos foram trilhados? Como construir um projeto de vida neste campo? Em vias de se formar na universidade, a Turma 014 busca inspiração para estas questões e convida a todos os interessados para, conosco, participarem destes encontros reflexivos.

A idealização deste evento é dedicada ao professor Mario Alberto de Santana (in memoriam), que partilhando sua trajetória de vida com alguns de nós, inspirou a iniciativa e este primeiro caminhar.

Nesta primeira edição, para além da conversa com o artista convidado, Roberto Mallet, haverá também a apresentação de seu espetáculo solo Lições de Abismo, dirigido por Mario Santana, e a versão comentada do espetáculo, a ser realizada no dia seguinte*.

SOBRE O ARTISTA CONVIDADO
Roberto Mallet é diretor e pesquisador na área de formação de atores. Em 1992 fundou o Grupo Tempo onde dirigiu os espetáculos Judite (1993), Abismo de Rosas (1994), Teresinha (1998), Canto de Outono (1999) e Drakul – paixão e morte (2002). Estudou Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde conheceu Maria Helena Lopes (Grupo Tear), com quem trabalhou de 1980 a 1986, tendo atuado em Crônica da Cidade Pequena (1984). Desde 1987 vem se dedicando também ao ensino, particularmente nas áreas de interpretação e treinamento corporal.

SOBRE O ESPETÁCULO
Em Lições de Abismo, romance de Gustavo Corção, José Maria, um professor, ao descobrir que está gravemente enfermo, recolhe-se a sua casa para refletir. Ali, mergulhando nos abismos do misterioso criptograma da memória, avalia o sentido da própria vida. E esse mergulho é feito por escrito, em um diário que, à medida que o tempo passa, vai-se tornando cada vez mais fragmentado e lúcido.

Nessa adaptação, o professor José Maria transforma-se em homem de teatro. Ao contrário do intelectual que encontra em casa a cela monástica para a derradeira meditação, o artista volta-se para o palco. Porque é ali onde o artista de teatro interroga a vida. A sua e a de todos.

O palco é o altar onde o estertor próprio da transcendência deve tornar-se visível, desvelando o homem através da exposição poetizada da sua presença. Por isso é aí, colocando-se em risco ao expor a própria fragilidade existencial perante os espectadores, que o personagem desta peça procura o sentido de sua existência: “Como os supliciados que são incendiados e fazem sinais de dentro das suas fogueiras.” (Artaud, O Teatro e a Cultura)

SOBRE O ESPETÁCULO COMENTADO: UMA LIÇÃO SOBRE O LIÇÕES
Depois de uma exposição sobre os princípios poéticos da arte do ator e de seu próprio trabalho criativo, e sobre o processo de criação do espetáculo Lições de Abismo, desde sua idéia inicial até sua composição final, Mallet fará vários momentos da peça mostrando a aplicação daqueles princípios na seqüência de ações que compõem o espetáculo, explicitando assim não só a sua dramaturgia como também as ações físicas (externa e internas) e as intenções poéticas da composição.

———————————————————————

► DIA: 15 de março (quinta-feira)
O QUE: Apresentação do espetáculo + Conversa com o ator
HORÁRIO: 19h
DURAÇÃO: 50 minutos de espetáculo + 60 minutos aproximados de diálogo, com intervalo de 15 minutos pós espetáculo
LOCAL: Departamento de Artes Cênicas da Unicamp (Rua Pitágoras, 500)
Ingressos no chapéu com retirada de senhas 1h antes do inicio do espetáculo.

► DIA: 16 de março (sexta-feira)
O QUE: “Uma lição sobre o lições”: espetáculo comentado.
HORÁRIO: 19h
DURAÇÃO: 120 minutos, aproximadamente
LOCAL: Departamento de Artes Cênicas da Unicamp (Rua Pitágoras, 500)
* IMPORTANTE: É necessário que os interessados em assistir à versão comentada do espetáculo assistam também ao espetáculo no dia anterior.

Mais informações na página do evento no Facebook pelo link: https://www.facebook.com/events/421013575008764/

março 15 @ 19:00
março 16 @ 21:30