Exposição: Boccara, Pinturas e Desenhos, Retrospectiva 30 Anos

agosto 4 @ 14:00 - agosto 29 @ 20:00

ERNESTO G.BOCCARA

Boccara, nascido no Cairo Egito 1948. Imigrou para o Brasil, com seus pais, aos 9 anos, durante a guerra do canal de Suez, em 1957.Desenha compulsivamente desde os 3 anos de idade.Teve formação acadêmica em Artes Plásticas desde os 11 anos na Associação Paulista de Belas Artes ,em São Paulo.Artista plástico, arquiteto, designer, professor, escritor, ator e Doutor Livre Docente em Artes.Leciona há 43 anos em várias universidades .Desde 1996 é docente do Instituto de Artes, no Departamento de Artes Visuais, na Unicamp.Desde 2013 com dedicação exclusiva .Leciona na Graduação e na Pós Graduação em Artes Visuais e Multimeios.É autor do Livro “Os Ciclonautas”.Editora nVersos-Sp,2013.Tem se dedicado,desde 1970 à sua obra em Desenho , Pintura e Escultura, desenvolvendo uma linguagem própria no Realismo Mágico,Arte Visionária, Psicodélica e Fantástica .Expõe desde 1975:Coletivas e Individuais.Premiado em vários salões de Arte . Tem obras com colecionadores em Los Angeles , New York, Veneza, Paris e Brasil ,no Acervo da Pinacoteca de São Bernardo dos Campos ,SP.

SOBRE A EXPOSIÇÃO PINTURAS E DESENHOS, RETROSPECTIVA 30 anos

Esta exposição inédita e comemorativa dos 70 anos de Boccara, reunirá 25 telas , em técnica a óleo sobre telas de dimensões em média de 100 x 100 cm, desenhos em técnica esferográfica, lápis e colagens sobre papel de dimensões 40 x 50 cm, realizadas entre as décadas de 70,80,90 e 2000, incluindo obra recente de pintura de 2017.Sua obra é considerada relevante neste momento da nossa época de mudanças perceptivas e de comportamentos e de buscas espirituais renovadoras, pelo forte vínculo com movimentos estéticos como o Realismo Mágico,Arte Visionária e Arte Psicodélica.Seus desenhos, seja na pintura e na expressão gráfica, revelam um profundo conhecimento da figura humana exercida em suas aulas de Pintura com sessões de modelo vivo no Instituto de Artes da Unicamp há 22 anos.Suas figuras humanas são destituídas de um tempo histórico ou geográfico, manifestando uma dramaturgia cósmica de uma narrativa imersa nas dimensões profundas de uma natureza primordial que emerge de uma origem, além do humano, a ser evocada e recordada do nosso exílio da terra Incógnita de nossas Mentes. Estas obras, através de cores e formas provocativas, estimulam nossa memória ancestral como em um ritual litúrgico e arquetípico.

Local: RABECA CULTURAL
Abertura e vernissage: 04 de Agosto, Sábado, das 14h às 20h.
“ARTE VISIONÁRIA NA PINTURA E NA LITERATURA”, às 18h.
Visitação: De segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h. Sábado das 9h às 12h.

agosto 4 @ 14:00
agosto 29 @ 20:00