II Simpósio Internacional: Repensando Mitos Contemporâneos

Estão abertas as inscrições para o II Simpósio Internacional

REPENSANDO MITOS CONTEMPORÂNEOS – Babel: tradições, traduções e traições

que acontecerá de 09 a 12 de outubro de 2017, no Instituto de Artes da UNICAMP

O Simpósio Internacional REPENSANDO MITOS CONTEMPORÂNEOS do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena UNICAMP é um evento bienal que tem como propósito indagar e refletir sobre os grandes mitos contemporâneos na área das artes da cena – pessoas, ideias ou conceitos que, ao longo da história, se difundiram, transformaram ou desdobraram em modos de fazer-pensar a cena e, por isso mesmo, merecem ser reconsiderados, problematizados, atualizados.

Para este 2° evento, recorremos à imagem mítica de Babel e suas reedições no século XXI a fim de refletir sobre a problemática da interculturalidade e sua incidência nas artes da cena contemporânea (dança, teatro, performance).

A ideia de Babel: tradições, traduções e traições nasceu do desejo de discutir e experimentar de que forma as recentes manifestações da cena plasmam modos de comunicação espaço-temporal e colocam em contato não só diferentes culturas, mas modos de fazer-pensar-sentir-organizar provenientes de fontes referenciais e intertextualidades diversas. Dando conta de uma multiplicidade de formas espetaculares, essa cena contemporânea modela um território transcultural no qual dialogam o regional e o universal, as culturas consagradas e suas periferias.

A temática do evento foi organizada em três eixos:

EIXO 1: Práticas e dramaturgias interculturais nas artes da cena

EIXO 2: Artes da cena como prática política

EIXO 3: Abordagens somáticas e modos de fazer cênicos: perspectivas transculturais

O II Simpósio Internacional foi planejado com o propósito de propiciar uma dinâmica de encontros e compartilhamento entre artistas e pesquisadores brasileiros e estrangeiros por meio de atividades práticas/teóricas programadas em formatos diversos (mesas, workshops, residência artística, performances, encontros), que busquem articular constantemente os três eixos de discussão propostos.

Para maiores informações acesse: https://www.repensandomitosppgadc.com/

Inscrições abertas até 08 de outubro pelo site do evento.

outubro 9 @ 8:00
outubro 12 @ 17:00