Palestra – Marc Lenot

setembro 12 @ 14:00 - 16:30

Como definir a fotografia experimental? Quem são esses fotógrafos que jogam contra as câmeras, que não respeitam as regras básicas da fotografia?

A fotografia experimental é, antes de mais nada, um questionamento sobre a própria fotografia, a partir do qual se joga com e contra a câmera ao mesmo tempo em que ela pode ser  eliminada ou desconstruída.Fotografando sem aparelho ou desviando seus parâmetros, não respeitando suas prescrições: luz, tempo, química, impressão, implicando seu próprio corpo ou apagando a si mesmos, esses fotógrafos contemporâneos questionam a própria essência da fotografia, enfrentando elegantemente a modernidade digital.

Marc Lenot irá apresentar seu novo livro: Jouer contre les Appareils – De la Photographie expérimentale (Editions Photosynthèses, Arles, 2017). A pesquisa tem um site vinculado com documentação para pesquisadores e estudantes, com uma bibliografia abrangente, notas de entrevistas com artistas e várias outras informações (www.photographie-experimentale.com)

O pesquisador fará uma visita às exposições em curso na GAIA às 11h – Galeria de Artes do Instituto de Artes.

Imagens Divulgação

1. Paolo Gioli, Pugno stenopeico (Poing sténopé), 1989, © Paolo Gioli, courtesy de l’artiste et de Paolo Vampa
  2. Morgane Adawi, Surfaces sensibles, 2013, empreinte par contact sur surface photosensible, © Morgane Adawi, courtesy de l’artiste
  3. Ignaz Cassar, Face à Lacan (Autoportrait avec Jacques Lacan), 2007, tableau photographique composé de 54 photos à un seul exemplaire, créé avec une camera obscura installée en face du cabinet de Lacan, n°5 de la rue de Lille, Paris, 184 x 217 cm, © Ignaz Cassar, courtesy de l’artiste
  4. Estefanía Peñafiel Loaiza, un air d’accueil, 2013-2015, série photographique couleur, dimensions variables, © Estefanía Peñafiel Loaiza, courtesy de l’artiste et de la galerie Alain Guthart
  5. Miroslav Tichý, sans titre, sans date, 23.7 x 15.6 cm, © Succession Miroslav Tichý (Jana Hebnarova), Collection Museum für moderne Kunst, Francfort (inv. n°.2006/166), courtesy Jana Hebnarova
  6. Retrato de Marc Lenot

1. Morgane Adawi, Surfaces sensibles, 2013, empreinte par contact sur surface photosensible, © Morgane Adawi, courtesy de l’artiste.

1. Ignaz Cassar, Face à Lacan (Autoportrait avec Jacques Lacan), 2007, tableau photographique composé de 54 photos à un seul exemplaire, créé avec une camera obscura installée en face du cabinet de Lacan, n°5 de la rue de Lille, Paris, 184 x 217 cm, © Ignaz Cassar, courtesy de l’artiste.

1. Miroslav Tichý, sans titre, sans date, 23.7 x 15.6 cm, © Succession Miroslav Tichý (Jana Hebnarova), Collection Museum für moderne Kunst, Francfort (inv. n°.2006/166), courtesy Jana Hebnarova

setembro 12

Anfiteatro do IEL/UNICAMP