Seminário Palavra+Imagem 2018

MANHÃ | Local: Anfiteatro do Instituto de Estudos da Linguagem – IEL/UNICAMP

9h – Abertura Solene:
Profs. Drs. Marcos Lopes (IEL) e Sylvia Furegatti (IA), organizadores do evento
Prof. Dr Flávio Ribeiro de Oliveira (Diretor do Instituto de Estudos da Linguagem) e Profa. Dra. Gracia Maria Navarro (Diretora do Instituto de Artes)

9h30 – Mesa 1 – Alguns aspectos da intrigante poética do livro de artista ou sobre o amor do artista visual pelos livros

9h30 às 9h50 – Palestra: “O livro de artista e a instauração da arte contemporânea”.
Palestrante: Prof. Dr. Paulo Silveira (UFRGS)

9h50 às 10h10 – Palestra: Itinerância e Discussões trazidas pelo projeto Expositivo PALAVRA+IMAGEM.
Palestrantes: Profa. Dra. Sylvia Furegatti e Profa. Dra. Lucia Fonseca Ribeiro (DAP IA/UNICAMP)

10h10 às 10h30 – Debate com mediação do Prof. Pr. Edson Pfutzenreuter (DAP/IA/UNICAMP)

10h30 – Pausa

10h50 – Mesa 2 – A ilustração contemporânea e seus múltiplos lugares. Práticas, projetos e reflexões

10h50 às 11h10 – Palestra: Quando o Desenho é Literatura.
Palestrante: Odilon Moraes (escritor e ilustrador)

11h10 às 11h30 – Palestra: Diálogos entre a palavra e a imagem na ilustração contemporânea.
Palestrante: Luisa Amoroso Guardado (ilustradora)

11h30 às 12h – Debate com mediação da profa. Dra. Luise Weiss (IA/UNICAMP)

12h00 – 14h00 – Almoço

TARDE | Local: Auditório do Instituto de Artes – IA/UNICAMP

14h00 – Mesa 3 – A poesia como pintura? Narrar e descrever nas artes visuais e na literatura

14h às 14h20 – Palestra: As ilustrações de Albrecht Dürer (1471–1528), segundo Agustina Bessa–Luís e José Saramago.
Palestrante: Prof. Dr. Marcos Lopes (DTL IEL Unicamp)

14h20 às 14h40 – Palestra: Grafia e antigrafia nos desenhos das Idades do Mundo, por Francisco de Holanda, pintor e tratadista português do XVI.
Palestrante: Profa. Dra. Cristiane Nascimento (UNIFESP)

14h40 às 15h – Palestra: “Figuras e Figurações” de Octavio Paz e Marie José Paz.
Palestrante: Ms. Mariana Ianelli (Poeta e ensaísta. Mestre em Literatura e Crítica Literária PUC–SP)

15h às 15h20 – Debate com mediação do Prof. Dr. Jefferson Cano (DTL IEL/UNICAMP)

15h20 – Pausa

15h40 – Mesa 4 – Arte e Sociedade em Crise: a ética nas imagens

15h40 às 16h – Palestra: “Tecnopolítica, monitoramento e controle da imagem e da percepção”.
Palestrante: Prof. Dr. Emerson Freire (CEETEPS e FATEC Jundiaí)

16h às 16h20 – Palestra: “Memória e representação na Sociedade do Espetáculo”.
Palestrante: Prof. Dr. Fabio Akcelrud Durão (DTL IEL)

16h20 às 16h40 – Debate com mediação do Prof. Dr. Noel dos Santos Carvalho (DMM/IA/UNICAMP)

16h40 – Encerramento do Seminário

Monitores do Seminário