• Este event já passou.

Seminário Internacional de Música Popular e Política: Presente & Passado

maio 4 @ 9:00 - maio 5 @ 17:00

Apresentação

O compositor popular é uma espécie de cronista. Com uma linguagem muitas vezes simples e direta, ele é capaz de apreender aspectos surpreendentes da vida cotidiana e traduzi-los com habilidade e beleza sob a forma de canção ou música puramente instrumental. Estudos recentes sugerem que a música popular, em função de suas características estéticas, pode, em determinadas situações, traduzir, expressar e moldar de diversas maneiras a prática política. Ela tem grande potencial de agenciar movimentos sociais e produzir subjetividades, sentimentos comunitários, valores e movimentos de vários tipo
associados ao campo da política. Ao definir determinadas formas de expressar, narrar, entoar conteúdos diversos e de promover padrões de escuta participativa, a música popular é capaz de construir e estimular modos de atuação ou participação em movimentos coletivos. É um tema complexo que exige abordagens ancoradas na interdisciplinaridade. Por essa razão, convidamos pesquisadores que transitam por diversas áreas, especialmente pela Musicologia, pela Etnomusicologia e pelas Ciências Humanas.

Objetivo

O objetivo deste seminário é aprofundar a reflexão sobre a produção musical que ocorre contemporaneamente em contextos sócio-políticos diversos e, ao mesmo tempo, a partir de questões que emergem dessas experiências, lançar um olhar crítico sobre momentos históricos passados nos quais a relação entre música popular e política se estabeleceu de maneira marcante. Pretende-se reunir pesquisadores que se dedicam à investigação desse tema, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, para que exponham e debatam seus trabalhos. Por fim, será solicitada a cada um dos convidados a elaboração de um artigo para compor uma coletânea a ser publicada futuramente.

Expectativa

Espera-se, com este evento, contribuir para intensificar o debate entre pesquisadores que trabalham com esse tema, promover o intercâmbio entre instituições acadêmicas nacionais e estrangeiras e intensificar a produção e divulgação de conhecimento acerca desse assunto especialmente entre docentes e estudantes vinculados a programas de pós- graduação das áreas de Ciências Humanas e Artes.

Mesa de Abertura:
Prof. Dr. Fernando Hashimoto – Diretor do IA/UNICAMP
Prof. Dr. Paulo José Siqueira Tiné – Coordenador do Curso de Música
Prof. Dr. Alexandre Zamith Almeida

Conferência de Abertura:
SOM MUSICAL, SENTIDO E AÇÃO
Oscar Andres Hernandez Salgar
(Pontifíca Universidade Javeriana – Bogotá – Colômbia)
04/05/2017 – 9H

MESA 1: Políticas culturais e culturas políticas
Cacá Machado (IA/UNICAMP) – Doces bárbaros da cultura
Rúrion Melo (FFLH/USP) – Qual o projeto de sociedade? Cultura política e música no Brasil hoje
José Adriano Fenerick (Departamento de História – UNESP/Franca) – A dimensão política da Vanguarda Paulista através do humor
04/05/2017 – 14H

MESA 2: Paradigmas e sentidos das culturas populares
Marcelo Ridenti (IFCH/UNICAMP) – Os anos 1960 e a MPB
Walter Garcia (IEB/USP) – A potência crítica do lírico e o “ódio como política”
Adalberto Paranhos (INCIS/UFU) – Caminhando e cantando e seguindo os sentidos de uma canção
05/05/2017 – 9H

MESA 3: Processos estéticos e subjetivos na canção popular
Fabio Akcelrud Durão (IEL/UNICAMP)  – Canção como produto e intersubjetividade
Tânia Costa Garcia (UNESP/Franca) – Estética da carnavalização
Kjetil Klette Bohler (University of Oslo – NOVA) – “Musical Politics” dentro de Fora Temer
05/05/2017 – 14H

———————————————————-

ATIVIDADES CULTURAIS

Lançamento de livros:

04/05 às 17h – Café e Lançamento de livros

Local: Corredor do Instituto de Artes/UNICAMP, próximo ao auditório.

Apresentação musical:

04/05 às 19h

Local: Auditório da ADUNICAMP

MULHERES À MOSTRA

SINOPSE:

O elenco formado exclusivamente por mulheres, cantoras, compositoras e instrumentistas, traz para o centro da discussão o papel e o espaço conquistado pelas mulheres no meio musical, ainda marcado pela forte presença de uma cultura machista e misógina. Através de um repertório predominantemente autoral, essas artistas convocam o público para inserção na discussão, tendo o espetáculo musical como mediador desse discurso.

Coletivo de Mulheres:

Bruna Duarte (contrabaixo)
Bruna Prado (cantora e compositora)
Elisa Basile (guitarra)
Gra Soares (cantora)
Janice Pezoa (piano)
Luisa Meirelles (cantora e compositora)
Maria Cecilia Colaço (bateria)
Martina Marana (cantora e compositora)
Regina Machado (direção)

Criação e concepção – Coletivo de Mulheres

Sugestões de Hospedagem – Mapa de locais.

Sugestões de Alimentação – Mapa de locais.

maio 4 @ 9:00
maio 5 @ 17:00