SOUVENIRS – Fernando de Tacca

A Galeria de Arte do Instituto de Artes – GAIA Unicamp convida para o lançamento do Livro da Editora da Unicamp:
SOUVENIRS
Fernando de Tacca

“Ocultando as vibrações sentimentais revividas de suas madeleines, Tacca faz vibrarem esses objetos souvenirs para além de sua própria lembrança, na intensidade intrínseca que cada um possui. Ao mesmo tempo, indica que são portadores de memória ignorada, pois permitem intuir algumas frestas produzidas por falhas em descompasso. As fotos se constituem como um elo entre o espectador e o visível, entre eu e um outro que não se dá inteiramente, que adere e que se distancia de mim. A imagem é determinada no espaço (da composição) e no tempo, ou, antes, nos tempos – o da incorporação sentimental desses souvenirs, o do clique fotográfico, o da exposição ao olhar.”
(Jorge Coli)

Fernando de Tacca é mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor livre-docente no Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação no Instituto de Artes da Unicamp. Ganhou o prêmio Pierre Verger de Fotografia (2006), concedido pela Associação Brasileira de Antropologia, e, por três vezes, o Concurso Nacional de Fotografia Marc Ferrez/Funarte (1984, 2010 e 2014).
Revista Studium (editor): www.studium.iar.unicamp.br
Em 07/08/2018

Evento gratuito.
Fotos: GAIA UNICAMP no Facebook.