Duo Sucunza na Península Ibérica

outubro 19 @ 19:30 - 21:30

O Duo Sucunza é formado pelo saxofonista espanhol Miguel Clemente e o pianista brasileiro Norberto Égon Osis, e nasceu com a ideia de apresentar um repertorio erudito, europeu e brasileiro, de música de câmara para saxofone e piano.  O duo iniciou suas atividades no ano de 2016, tendo se apresentado em cenários como a UNICAMP e o Conservatório  Carlos Gomes em Campinas.

SUCUNZA NA IBÉRIA:

A proposta do duo neste concerto é apresentar peças do repertório de grandes ícones da música moderna espanhola, destacando compositores como Manuel de Falla, Albéniz, Granados, bem como  interpretar peças de outros compositores que se inspiraram na Espanha para realizar sua proposta musical como Agustín Lara ou Debussy. O duo também apresenta outras peças como pasodobles, com sons característicos populares de diferentes regiões da geografia da Península Ibérica, com detalhes do flamenco e da cultura cigana, também destaca estreia da peça do compositor brasileiro Jailton de Oliveira ” El jardin de los Adarves” inspirada na Alhambra (Granada, Espanha). O presente projeto pretende dar a conhecer e apreciar essa música, fazendo o ouvinte mergulhar num mundo de emoções singulares e conhecer uma expressão genuína da alma espanhola.

Os músicos

MIGUEL CLEMENTE RUBIO (Saxofone)

Começou seus estudos musicais com a idade de 11 anos na filarmônica Agrupación musical “Maestro Ibañez” da sua cidade natal, Valdepeñas (Ciudad Real, Espanha) da mão do seu diretor dom Antonio Ibañez Braña. Posteriormente estudou no conservatório elementar de música Ignacio Morales Nieva, estudando com o professor de saxofone Juan Florencio Casas Rodriguez. Posteriormente passou ao conservatório profissional de Jaén estudando com o renomeado professor de saxofone Sergio Albacete. Tem tocado em diferentes bandas, quartetos de saxofone assim como participado em diferentes musicais dentro da geografia espanhola e francesa. Cursou diferentes cursos com prestigiosos professores e solistas internacionais destacando Claude Delangle (professor do Conservatório superior de Paris), Arno Bornkamp (Professor conservatório superior de Amsterdã), Nobuya Sugawa (Japão), Guilles Tressos (França) assim como professores nacionais espanhóis, destacando Javier Sanchez Carrascosa, Antonio Felipe Belijar e Tomás Jerez. Possui graduação em Maestro educação musical (Pedagogia musical) na Universidade de Jaén (2011) e mestrado em Psicopedagogia na Universidade Jaén e Universidade de Lisboa (2014). Posteriormente chegou no Brasil, com intuito de ampliar seus conhecimentos realizando estudos dentro da Unicamp, relacionando a pedagogia musical com as novas tecnologias aplicadas à educação (IA, UNICAMP). Atualmente é estudante/pesquisador baixo a orientação da Profa. Dra. Adriana Mendes na Universidade Estadual de Campinas. Na atualidade exerce a profissão de docente como professor de saxofone promovendo o ensino e didática musical dentro da cultura brasileira. Desde maio de 2017 é resposável pela orquestra de saxofones da Escola livre de múisca da UNICAMP.

NORBERTO ÉGON OSIS (Piano)

Bacharel em Cravo pela Universidade Estadual de Campinas. Obteve o Organ Grade 5 da Yamaha Music Foundation of Japan. Formado em piano, órgão e acordeão pelo Instituto Musical e Cultural Dr. Gomes Cardim. Atua nas áreas de ensino de didática musical e música de câmara.

outubro 19

Casa do Lago