Workshop – Conflito e a Construção da Paz: perspectivas transculturais

agosto 19 @ 10:00 - 17:00

Workshop com Profa. Dra. Fiona Magowan (Queen’s University Belfast)

“Musicar Local, Conflito e a Construção da Paz: perspectivas transculturais”

Sábado, 19/08/2017, 10:00 – 17:00
Local: sala MU35 – Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP.

Organização: Profa. Dra. Suzel Reily
Professora Titular de Etnomusicologia no Instituto de Artes – UNICAMP
Coordenadora do Projeto Temático FAFESP 2016/05318-7 – ‘O Musicar Local – novas trilhas para a etnomusicologia’.
Presidente da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET)

Fiona Magowan
é coordenadora do projeto ‘Sounding Conflict: from Resistance to Reconciliation’, financiada pela Conselho de Artes e Humanidades (AHRC) do Reino Unido. O projeto visa investigar os efeitos da música, sons e narrativas em comunidades em conflito e pós-conflito por meio de estudos comparativos, englobando o Oriente Médio, Brasil, e Irlanda do Norte. Busca avaliar como sons são usados para articular a experiência da violência e dar suporte a narrativas de resistência que possam contribuir para a construção da paz. Este projeto dá continuidade a uma longa trajetória de pesquisa com comunidades subalternas, particularmente entre aborígenes australianos. Entre suas inúmeras publicações estão: Melodies of Mourning: music and emotion in Northern Australia (James Currey/School of Advanced Research Press/University of Western Australia Press, 2007), organizadora/co-organizadora de Christianity, Conflict, and Renewal in Australia and the Pacific (Brill, 2016), Performing Gender, Place and Emotion (University of Rochester Press, 2013), The Anthropology of Sex (Berg, 2010) entre outros.

agosto 19

Instituto de Artes – UNICAMP