Oficina "Papiloscopia poética da imagem: Rastros da performance de si"

Entrar no espaço do participante
CPF or passport (foreigners only)
Senha
Esqueceu sua senha?

arrow_back Oficina "Papiloscopia poética da imagem: Rastros da performance de si"

Departamento de Artes Corporais - DACO

Oficina "Papiloscopia poética da imagem: Rastros da performance de si" com Dayane Ribeiro. 

Dia 15/5 (quarta-feira) das 17h às 19h e dia 16/5 (Quinta-feira) das 16h às 18h na sala AD01 (Paviartes-IA)

A oficina é uma prática poética pedagógica que aprofunda as imagens que habitam o corpo. Esse método autorial está sendo elaborado durante os estudos de mestrado em artes da cena na Unicamp pela pesquisadora. Ao unir a abordagem da imagem corporal e da memória corporal numa perspectiva afro-orientada, exploramos conexões entre as imagens geradas pelo corpo em sua performance e a liberação das representações subjetivas dos participantes, afastando-nos da mera reprodução mimética. As imagens, como mecanismo potencializador do indivíduo, levando em conta suas perspectivas sociais, culturais, éticas e históricas, permitem a construção de mundos possíveis e facilitam a criação de ações potentes na cena, a partir de uma perspectiva emancipadora e horizontal. Neste lugar de inquirição, a oficina propõe também as estratégias de elaboração conceitual dos processos criativos como escrita performativa, cartografias e outras formas de documentação sensível.

A oficina traz elementos de teatro físico, estudos da performance, yoga, pulsões estéticas das culturas afrodiaspóricas entre outras andanças em que a pesquisadora vivenciou e tem vivenciado.

Dayane Ribeiro - Mestranda do PPGAC/IA-Unicamp

Omo orixá de Oxum. Baiana. Artista interdisciplinar e pesquisadora feminista negra de cultura visual e arte contemporânea permeando entre o corpo na cena, imagens e imaginários das afrodiáspora e suas encruzilhadas. Humanista interdisciplinar pela UNILAB-Malês. Mestranda em Artes da Cena pelo PPGADC na UNICAMP na orientação do Professor Doutor Renato Ferracini.

Indicação para participação: Trazer imagens impressas que gostem ou que façam parte do seu repertório pessoal/familiar.

Atividade Gratuita.

Classificação indicativa: 16 anos