Exibição de Curtas-Metragens, Projeto de Cinema I e II – 2018

Curtas-metragens do curso de Midialogia da Unicamp serão exibidos no MIS Campinas

O curso de Comunicação Social – Midialogia, da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, realizará um evento para exibir curtas-metragens produzidos durante o ano. É uma oportunidade de levar as produções audiovisuais universitárias realizadas nas disciplinas da graduação para a comunidade de Campinas prestigiar gratuitamente. A mostra terá como elo de ligação entre a universidade e a comunidade o Museu da Imagem e do Som de Campinas – MIS, que receberá os filmes no dia 06 de dezembro (quinta-feira), às 19h.

Os curtas-metragens foram realizados em dois semestres, nas disciplinas Projeto de Cinema I e II, onde se permite uma experiência prática de criação, desde o processo de pré-produção, com a elaboração de roteiro e planejamento, até a produção efetiva nas filmagens, e a pós-produção na ilha de edição. Também possibilita exercitar o conhecimento técnico, de planejamentos administrativo, econômico e executivo. São processos importantes com o qual os futuros profissionais irão se deparar no mercado de trabalho. O coordenador do curso, Noel dos Santos Carvalho, que ministrou as disciplinas de Projeto de Cinema, considera que essa proposta contribui para “qualificar os alunos, do ponto de vista cultural, estético, crítico e técnico, para atuar como lideranças no mercado e na sociedade, no seu campo de trabalho.”

Serão exibidos seis curtas-metragens de variados gêneros e temáticas dentro da ficção e documentário, como suspense e até mesmo um episódio piloto de uma série de TV. “Eu nunca tinha desempenhado a função de produtora antes, assim como o restante dos integrantes do grupo nunca tinham desempenhado a função que escolheram. É importante colocar em prática o que aprendemos em sala de aula, não aprendemos como fazer um filme sem nunca ter feito um.” Considera Tainá Monteiro, acadêmica do 8º semestre e produtora do documentário Noroeste 105.9, sobre a relação das pessoas que participam da construção dessa rádio comunitária, localizada na Vila Boa Vista.

Além dos estudantes matriculados em Projeto de Cinema, as produções também contaram com a participação de alunos de outros semestres e até mesmo outros cursos do Instituto de Artes, como na composição de trilha sonora por estudantes de Música. Os filmes também têm a possibilidade de circular para além do meio acadêmico, podendo participar de festivais, mostras, exibições em TVs, comunidades, entre outros espaços.

Tendo o MIS Campinas como parceiro para receber a exibição dos curtas, evidencia-se a sua importância na preservação da cultura audiovisual local. Sua localização privilegiada, o Palácio dos Azulejos no centro da cidade, permite ultrapassar os muros da universidade pública e colocar a produção cultural e acadêmica mais próxima da população de Campinas.

Eduarda Wilhelm