wifiartes

logodti

Rede sem fio eduroam

 

O Instituto de Artes da Unicamp aderiu ao serviço de conexão à internet sem fio Eduroam (education roaming). A Diretoria Técnica de Informática (DTI-IA), em parceria com o Centro de Computação da Unicamp, iniciou o processo de testes e configuração da rede no IA, que, gradativamente, substituirá a rede Wifiartes em todo a unidade. Serão implementadas as redes Eduroam, Unicamp-Configuração e Unicamp-Visitante.

A Eduroam é um serviço disponibilizado pela RNP para a comunidade internacional de educação e pesquisa que oferece acesso sem fio (wi-fi) à internet sem a necessidade de múltiplos usuários e senhas, de forma simples, rápida e segura. O serviço permite que todos que os possuam usuário e senha no SISE (as mesmas credenciais utilizadas para acessar a DAC, Sipex, Siga, Sistema de compras, etc) obtenham conectividade à Internet em toda a Unicamp e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço, que hoje se encontra em mais de 60 países ao redor do mundo.

Além da conectividade em termos mundiais, a rede Eduroam representa, ainda, um avanço tecnológico significativo para o Instituto de Artes, pois, de acordo com as especificações técnicas dos Pontos de Acesso recém-adquiridos, o serviço é mais veloz, moderno e seguro quando comparado com os equipamento que disponibilizam atualmente o SSID Wifiartes.

Os Pontos de Acesso da Wifiartes estão sendo gradualmente substituídos pelos equipamentos que disponibilizarão as redes Eduroam, Unicamp-Configuração e Unicamp-Visitante. Assim sendo, Esta DTI recomenda a todos os usuários que configurem seus dispositivos para acessarem a Eduroam. Estima-se que num prazo de dois meses, toda a migração já tenha ocorrido.

Para configurar a nova rede basta seguir as instruções que constam neste folder.

Outras informações podem ser acessadas neste link.

Rede sem fio wifiartes

 

O Instituto de Artes possui uma rede sem fio identificada como wifiartes, cujo acesso é destinado a estudantes, docentes e funcionários da unidade, bem como usuários externos que necessitem desse acesso por participar de alguma atividade do Instituto. Atualmente os pontos de acesso encontra-se nos seguintes locais:

  • DAP
  • DM – Sala Chefia Departamento
  • DM – Corredor – Piso do meio
  • DM – Licenciatura
  • DMMC – Sala Aula ao lado do Noya
  • DMMC – Prédio novo – Mezanino
  • DMMC – Prédio novo – secretaria
  • Paviartes – DACO
  • Paviartes – DAC – Sala Figurinos
  • Paviartes – DAC – Técnica

Método de acesso

O acesso à rede sem fio é feito mediante credenciais de usuário/senha. Cada usuário deve obrigatoriamente possuir sua conta de acesso, assim estabelecida:

  • Docentes e Funcionários: mesmo par de credenciais para acesso à intranet e email
  • Estudantes: mesmo par de credenciais para acesso ao Laboratório de Informática, Laboratório Virgílio Noya, sistema de eletivas, reserva de salas e equipamentos (o usuário é composto da primeira letra do nome seguido do RA (a123456) e respectiva senha. Alunos regulares de graduação podem (re)ativar seu login de acesso neste link, utilizando suas credenciais da DAC

O processo de autenticação é feito através de um esquema chamado EAp-TTLS, que consiste em criptografar todos os dados enquanto a conexão estiver ativa.

Requisitos necessários para configuração da rede wifiartes em computadores de usuários

Antes de iniciar a conexão, você deve preparar seu computador, configurando-o com os parâmetros que permitem se enquadrar dentro das exigências de segurança de TIC estabelecidas pela UNICAMP, sendo que a inobservância de quaisquer um dos ítens abaixo poderá acarretar na não instalação da rede wifiartes ou no bloqueio da conta do usuário:

  • Sistema operacional atualizado
  • Existência de aplicativo anti-vírus
  • Instalação e configuração dos protocolos de comunicação

Disponibilizamos nos links abaixo tutoriais para a instalação e configuração dos protocolos de comunicação em alguns dos sistemas operacionais clientes mais utilizados em nosso ambiente:

android ipad_iphone macosx

win7 win8 win10

Normatização

Resolução GR052/2012 – Estabelece as Normas e Procedimentos para o Uso dos Recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação na Universidade Estadual de Campinas.

Orientações para implantação e uso de redes sem fio – Consiste em um conjunto de orientações para a operação de redes sem fio nos diversos órgãos da Unicamp. (em PDF)

Instrução Normativa ConTIC-IN-01/2007 – Dispõe sobre o registro de equipamentos de rede sem fio utilizados na Universidade Estadual de Campinas. (em PDF)

Instrução Normativa ConTIC-IN-02/2007 – Define conceitos e estabelece normas sobre a instalação e uso de equipamentos que utilizam comunicação de dados sem fio na Universidade Estadual de Campinas. (em PDF)

Rede sem fio Unicamp-Visitante – Termo de uso

 

Caso tenha algum problema ou não consiga acessar a rede sem fio através destes procedimentos, entre em contato com a Diretoria Técnica de Informática do IA.