Sobre o site

Com o rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação nos últimos anos, portais e websites incorporaram novas ferramentas que facilitaram o gerenciamento de conteúdo, mudaram a apresentação visual dos sites e possibilitaram maior interação com o usuário.

O site do Instituto de Artes, um dos pioneiros da UNICAMP (foi lançado em dezembro de 1995), apesar de rico em conteúdo, apresentava um formato antigo, com páginas estáticas construídas em linguagem html e automação apenas de alguns procedimentos da pós-graduação. Fazia-se urgente uma mudança que trouxesse maior visibilidade à produção, pesquisa e extensão do IA e representasse sua especificidade através de um site fartamente documentado por imagens. O Instituto de Artes apresenta especificidades que o distinguem dos demais institutos da universidade, quais sejam, intensa produção de registros visuais documentando eventos, mostras, exposições e espetáculos.

O item 06 dos objetivos estratégicos do PLANES/IA estabelece : “Dar visibilidade à produção do IA” e como plano de ação recomenda: “Disponibilizar a produção do IA à sociedade”. Nessa linha de ação, propusemos um redesenho geral do site, com aprimoramento da navegação, facilitando o acesso às informações apresentadas através da migração para um gerenciador de conteúdo (WordPress), tornando-o uma ferramenta de comunicação com a comunidade não só do IA, mas também da UNICAMP, da cidade de Campinas e outras cidades do Brasil.

Dessa forma, acreditamos contribuir também para o PLANES/UNICAMP oferecendo um rico e dinâmico quadro do Instituto de Artes através de sua produção acadêmica, artística e cultural.

Por ser um projeto cujo perfil é a permanente construção, neste primeiro momento atendeu com êxito expectativas imediatas: modernização da ferramenta tanto para facilitar ao usuário o acesso às informações como proporcionar à equipe técnica mais rapidez e fluidez na alimentação do site. Por estar em constante intercâmbio de ideias com a comunidade do IA, os ajustes e melhorias se dão continuamente.

O projeto de reforma do site do IA foi discutido, desde o início com a diretoria e a equipe de TI e, na medida em que avançava e amadurecia, foi coletando sugestões da maioria das seções do instituto. A arquitetura de informação e a construção dos menus específicos foram discutidas com os principais setores envolvidos (pós-graduação, graduação, administração e departamentos).

O site Internet Archive guarda parte da história da web. Nele é possível navegar por versões do site do Instituto de Artes desde 1998, através deste link.