Aqui você vai encontrar todas as dicas que foram enviadas por e-mail desde 16 de Abril de 2004

Para quem quiser receber as dicas é só se inscrever aqui



Cuidados com as lâmpadas

Lâmpadas de refletores de iluminação são geralmente muito caras, por essa razão devemos nos preocupar com os cuidados de manuseio.
Já em uma dica anterior falei sobre a necessidade de esquentarmos as lãmpadas antes de ensaios e espetáculos. Hoje quero falar sobre a manutenção desses ítens.
Se você reparar, vai notar que a maioria das lâmpadas de pcs, fresneis, set lights, são halógenas, isso é, são construídas a partir de bulbos de cristal de quartzo com filamentos de tungstênio. São chamadas halógenas porque possuem gases halógenos no interior do bulbo, que são geralmente menores que as lâmpadas convencionais. Menores por que
esse gás, ou gases, permitem que os eletrons desprendidos durante o aquecimento retornem ao filamento, almentando a vida útil da lãmpada.
No manuseio dessas lãmpadas devemos tomar o cuidado de não deixar nenhum resíduo. Nossas mãos estão geralmente impregnadas com gordura da pele ou outras impurezas do ambiente.
Após o manuseio, devemos limpar muito bem apenas com um pano limpo, macio e seco.
Se por acaso houver algum ponto de acúmulo de sujeira, provavelmente o bulbo de cristal irá se destemperar pela diferença de temperatura. Isso fará com que no local da sujeira o cristal tenha um maior aquecimento provocando um "inchaço" do bulbo e posteriormente a diminuição da vida útil e consequente a queima mais rápida da lãmpada.