CelsoPalermo_IA2014-4

Inicialmente previsto nos Estatutos baixados pelo Decreto 52.255/69, o Instituto de Artes teve início em 1970 como Escola de Música. Durante um primeiro momento, aconteceram atividades de divulgação musical, como por exemplo o início das atividades do Coral Unicamp, em 29.04.1971 e um Curso de Extensão Universitária de Música, oferecido de 24.06 a 01.07.1971.

Nos anos subsequentes, foram oferecidos cursos de extensão nas áreas de música e artes plásticas e realizadas atividades artístico-culturais como concertos, apresentações do coral Unicamp, exposições de artes plásticas e apresentações teatrais tanto no campus da Unicamp como em espaços culturais de Campinas.

Em 1979 iniciou-se o curso de Música com as modalidades Composição e Regência e, a partir de 1983, foi oferecido a modalidade Instrumento. Dessa forma, com o oferecimento do curso de Música no ano de 1979, o IA foi finalmente oficializado como unidade de ensino e pesquisa (Processo 361/83, fls.354-355, volume II).

Em 13.02.1984 foi baixada a Portaria GR 35/84, que instituiu uma Comissão Especializada para examinar propostas de estrutura administrativa advindas das unidades universitárias e demais órgãos da Unicamp. Esta Comissão examinou a proposta de Estrutura Administrativa do IA e a aprovou, numa reunião realizada em 06.12.1985. Dessa maneira, pela Portaria GR 46/86, de 04.03.1986, foi definida a Estrutura Administrativa do IA, órgão diretamente subordinado à Reitoria, tendo por finalidade desenvolver o ensino, a pesquisa e a prestação de serviços à comunidade, conforme disposto no Regimento Geral da Universidade(Processo 01 P 5882/84).

Hoje, mais que promover o estudo e a interpretação das artes, o Instituto tem como meta formar profissionais e promover o diálogo entre artistas e cientistas. Além dos cursos regulares, o Instituto ministra cursos livres de extensão nas especialidades de seus departamentos e, paralelamente às atividades de ensino, pesquisa e extensão, grupos de teatro, dança e música são formados durante a permanência do aluno na instituição.

Leia sobre a criação dos departamentos do Instituto de Artes no site comemorativo dos 30 anos de história (feito em 2001):

Departamento de Música

Departamento de Multimeios

Departamento de Artes Corporais

Departamento de Artes Cênicas

Departamento de Artes Plásticas

Leia aqui  matérias de jornais da época da criação dos departamentos

Documentos oficiais designando diretores e coordenadores do IA até 1999 (site feito em 2001)