Alunos

MLFagundesvidroazulestreito730

Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
DANIELE KUSUNOKI SHIROZONO EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER Livro Pop-Up: uma experiência tridimensional CNPq
DIEGO ALEXANDRE DE SOUZA LYGIA ARCURI ELUF Marcello Grassmann Desenho CNPq
ÉRICA BOCCARDO BURINI PAULO MUGAYAR KUHL Vidas paralelas: Artemisia Gentileschi (1593-1656) e Lucrécia (c. 508 a.C.) CNPq
GUSTAVO SOUTO DE ABREU EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER A importância da cor no design CNPq
LILIAN CIARÂNTOLA WALKER PAULO MUGAYAR KUHL Autorretrato, espelho da identidade: Rembrandt e Munch CNPq
MARIA PAULA RIBEIRO BUENO SYLVIA HELENA FUREGATTI O corpo como elemento simbólico nos trabalhos dos artistas contemporâneos: Marcelo Cidade, Nino Cais e Amilcar Packer. CNPq
MATHEUS SCHMIDT DE CAMARGO CESAR EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER A Teoria da Linguagem Visual no Design Gráfico CNPq
MONIQUE CERCHIARI MATTOS EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER A UNIVERSIDADE E SUAS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS CULTURAIS: UMA ANÁLISE A RESPEITO DOS INCENTIVOS VOLTADOS PARA A PRODUÇÃO CULTURAL ACADÊMICA CNPq
PAULA MONTERREY SOBRAL SYLVIA HELENA FUREGATTI Espaço Criado: aprofundamento dos estudos teóricos e criação de uma instalação artistica CNPq
PEDRO HENRIQUE TORRANO SEMEGHINI PAULO MUGAYAR KUHL ESTÚDIOS DE RAP: REGISTRO DE UMA CRIAÇÃO DE POÉTICA E ESPAÇO CNPq
RODRIGO HENRIQUES DE FARIA LYGIA ARCURI ELUF Estudos sobre o processo criativo de Marcelo Grassmann CNPq
VERLEY HENRY CÔCO JÚNIOR MARCO ANTONIO ALVES DO VALLE Aspectos do Partido de Paulo Mendes da Rocha no restauro da Pinacoteca do Estado CNPq
VICTOR DORATIOTTO CHURCHILL MARCO ANTONIO ALVES DO VALLE A arte carranqueira do São Francisco: estudo e construção de figuras de proa CNPq
ALINE BARBOSA DA CRUZ PRUDENTE ERNESTO GIOVANNI BOCCARA Uma Nova Representação de Drácula no Cinema: Os Figurinos de Eiko Ishioka SAE
BIANCA MOSCHETTI RIVOLTA CIDRO PAULO MUGAYAR KUHL ESCLARECIMENTO DO TRABALHO ART͍STICO PESSOAL A PARTIR DO ESTUDO DE FOTOGRAFIAS ANALÓGICAS QUE ABORDAM O NU SAE
ISABELA MOURA PASCHOALICK SYLVIA HELENA FUREGATTI A grandmother da performance: um estudo do tempo no trabalho de Marina Abramovic SAE
ISABELLE CEDOTTI LUISE WEISS Retrato – um ponto de encontro com o outro e com a forma SAE
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
LARISSA DE GODOI FERNAO VITOR PESSOA DE ALMEIDA RAMOS A utilização de filmes de arquivo na obra de Péter Forgács CNPq
HELOISA DIAS FAHL JOSE EDUARDO RIBEIRO DE PAIVA A utilização da mídia para a formação de um cantor pop no período dos anos 80 até hoje: uma análise do caso Lady Gaga CNPq
LUÍSA ANDRADE RODRIGUES HERMES RENATO HILDEBRAND Narrativas transmídias e as instalações publicitárias: novos formatos de veiculação de campanhas de comunicação de marketing SAE
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
DANIELA ASSIS DE MORAES ANGELA DE AZEVEDO NOLF Técnica de William Forsythe na criação e improvisação CNPq
FERNANDA TOITO GOMES FERREIRA ANGELA DE AZEVEDO NOLF CORPOS EM SITUAÇÃO CRIATIVA: UMA ABORDAGEM “PLURILATERAL” CNPq
IOLANDA MARIA FIGUEIRA SINATRA JORGE LUIZ SCHROEDER Arte-educação: O saber da experiência no processo de ensino aprendizagem da dança. CNPq
GABRIELA SALGADO COELHO DA SILVA JORGE LUIZ SCHROEDER Métodos de ensino de banda musical: um estudo de caso com a Banda Musical de Bom Jesus dos Perdões. SAE
ALINE PINOTTI CAETANO FERREIRA GRAZIELA ESTELA FONSECA RODRIGUES Terreinos: num recorte de terreiro incorpora-se uma personagem. CNPq
ALINE SILVA BRASIL DANIELA GATTI O Corpo-Lugar CNPq
EMILIANA WENCESLAU ALMEIDA JULIA ZIVIANI VITIELLO O diálogo entre as Linhas de Movimento e as Unidades de Coordenação Motora para a criação cênica. CNPq
FLAVIA PINHEIRO PEREIRA MARISA MARTINS LAMBERT Corpo Criativo: a vivência do enlace somático-expressivo CNPq
GABRIELA APOLLO DOS SANTOS BRANCO JULIA ZIVIANI VITIELLO Criação em Dança e a Educação Somática: uma parceria fundamental para a dança contemporânea CNPq
THAIANNY ESTEFANATO GOUVÊA HOLLY ELIZABETH CAVRELL Análise de composição coreográfica do espetáculo “MayBe” de Maguy Marin e a influência do movimento da Nouvelle Danse Française – Parte 2: Inserção no corpo” SAE
ANA CAROLINA CONSTANTINO MAZOLINI LARISSA SATO TURTELLI CO-HABITAR COM A FONTE: UMA PESQUISA COM OS PESCADORES DA VILA DE PICINGUABA A PARTIR DO METODO BPI (BAILARINO-PESQUISADOR-INTERPRETE) FAPESP
FLAVIA PAGLIUSI LARISSA SATO TURTELLI CO-HABITANDO COM O CATIMBOZEIRO/JUREMEIRO: UMA EXPERIENCIA A PARTIR DO METODO BAILARINO-PESQUISADOR-INTERPRETE FAPESP
MARIA JULIA MARANZATO ALVES LARISSA SATO TURTELLI LAGRIMAS DE MARIAS: UM ESTUDO NO EIXO DA ESTRUTURACAO DA PERSONAGEM DO METODO BPI FAPESP
NATHAN RANHEL CARVALHO DANIELA GATTI O DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGENS MITOLOGICOS EM DANCA ATRAVES DA MASCARA NEUTRA FAPESP
YASMIN BERZIN CAPOZZOLI LARISSA SATO TURTELLI A DANCA DO ORIXA IANSA – UM ESTUDO A PARTIR DO EIXO CO-HABITAR COM A FONTE NO METODO BPI FAPESP
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
AMANDA GONSALES DE ARAUJO REGINA MACHADO Voz e Corporalidade: práticas investigativas sobre a influência corporal na prática do canto. SAE
CLARYSSA DE PÁDUA MORAIS FABIO SCARDUELLI APLICAÇÃO PEDAGÓGICA DOS NUEVOS ESTUDIOS SENCILLOS, DE LEO BROUWER, NA OBRA LA CIUDAD DE LAS COLUMNAS SAE
BRUNO DEMÉTRIOS RIBEIRO GEREMIAS EMERSON LUIZ DE BIAGGI Repertórios de Viola de Braço do século XVII CNPq
BRUNO GAZONI RICARDO GOLDEMBERG A Impropriedade do Modelo Clássico de Timbre CNPq
DANIEL ALVES DUARTE PEDROSO JUNIOR ANGELO JOSE FERNANDES ESTILO E INTERPRETAÇÃO NA OBRA VOCAL DE INSPIRAÇÃO AFRO-BRASILEIRA DE CARLOS ALBERTO PINTO FONSECA: ANÁLISE DAS OBRAS CORAIS A CAPPELLA COMPOSTAS DE 1979 A 2006 CNPq
FELIPE LIMA GARCIA MACEDO JOSE ROBERTO ZAN O ensino do violão popular em duas instituições universitárias brasileiras CNPq
GUSTAVO MONTELEONE DA SILVA HERMILSON GARCIA DO NASCIMENTO A guitarra tropicalista de Lanny Gordin CNPq
HELDER TOMAS PINHEIRO PAULO JOSE DE SIQUEIRA TINE CICLOS NORDESTINOS I, II E III: A RECRIAÇÃO DE MARLOS NOBRE PARA DUO DE VIOLÕES CNPq
LEANDRO AUGUSTO CAVINI ANGELO JOSE FERNANDES ESTILO E INTERPRETAÇÃO NA OBRA VOCAL DE INSPIRAÇÃO AFRO-BRASILEIRA DE CARLOS ALBERTO PINTO FONSECA: ANÁLISE DAS OBRAS CORAIS A CAPPELLA COMPOSTAS ATÉ 1978 CNPq
LÍVIA HELENA DE MORAES PAULO ADRIANO RONQUI PATÁPIO SILVA: EDITORAÇÃO, SUGESTÕES INTERPRETATIVAS E GRAVAÇÃO INÉDITA DAS OBRAS BEIJA-FLOR E LORINHA CNPq
MÁRCIA REGINA NEPOMUCENO DOS S. OLIVEIRA ADRIANA DO NASCIMENTO ARAUJO MENDES Educação musical para crianças surdas como meio de inclusão social: instrumento na construção do conhecimento e desenvolvimento humano CNPq
MARIA FERNANDA ZUCCHI POMBALINO FERNANDO AUGUSTO DE ALMEIDA HASHIMOTO Catalogação de obras brasileiras para marimba CNPq
MARIA RÚBIA DE MORAES ANDRETA CARLOS FERNANDO FIORINI A primeira publicação de madrigais de Maddalena Casulana: fatores sociais, artísticos e musicais. CNPq
MARIO ADIMIR PATREZE JUNIOR JOSE ROBERTO ZAN Estudo etnomusicológico do Cururu em Piracicaba CNPq
PRISCILA FRANCO SARAIVA ADRIANA DO NASCIMENTO ARAUJO MENDES Catalogação de músicas judaicas para aplicação em musicalização infantil CNPq
SAMUEL CAMPOS DE PONTES LENITA WALDIGE MENDES NOGUEIRA A FORMAÇÃO INICIAL DOS MÚSICOS PROFISSIONAIS E SUA RELAÇÃO COM AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE ESTUDARAM CNPq
VICTOR ROCHA POLO PAULO JOSE DE SIQUEIRA TINE Toninho Horta: um estudo sobre o uso de blocos de acordes nos seus solos improvisados CNPq
NELSON DIAS CORRÊA CLAUDINEY RODRIGUES CARRASCO Breve investigação acerca da construção de significado em trilhas sonoras CNPq/AF
CARLA MARTINS DIEZ PAULO JOSE DE SIQUEIRA TINE A música “Jobim-Villalobiana”: um estudo sobre a presença da obra “Bachianas Brasileiras” de Heitor Villa-Lobos nas composições “Matita Perê” e “Crônica da Casa Assassinada” de Antônio Carlos Jobim SAE
LUCAS RODRIGUES FERREIRA JOSE AUGUSTO MANNIS Composição Musical para Rádio-Teatro: oralidade e contingência em busca de ferramentas musicais-composicionais para suporte radialístico. SAE
RICHARD CHIBIM NAUMANN PAULO ADRIANO RONQUI OS MÉTODOS “ALMEIDA DIAS” E “DA CAPO” NO ENSINO DE INSTRUMENTOS DA FAMÍLIA DOS METAIS: uma abordagem do desenvolvimento técnico e musical. SAE
ISAAC WILLIAM KERR EDUARDO AUGUSTO OSTERGREN A INSTRUMENTACAO E A ORQUESTRACAO SOB A OTICA DE RIMSKY-KORSAKOV FAPESP
LUDMILA MARIA DE OLIVEIRA COSTA CLAUDINEY RODRIGUES CARRASCO A TRILHA DA MINISSERIE BRASILEIRA NO EXEMPLO DE SOM E FURIA FAPESP
ROBERTO CARLOS MOCHETTI JUNIOR EMERSON LUIZ DE BIAGGI TECNICA ESTENDIDA PARA VIOLA: LEVANTAMENTO E SUGESTOES PARA ESTUDO DO REPERTORIO CONTIDO NO ACERVO DO CDMC/UNICAMP FAPESP
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
ANDRÉ FIGUEIRA LOPES VERONICA FABRINI MACHADO DE ALMEIDA “A Ópera de Três Vinténs”: Um Brecht exemplar – Gestus, Canções e Narração. CNPq
JOÃO GUILHERME MELLO DE SOUZA ISA ETEL KOPELMAN As Novas Mídias na Dramaturgia Espetacular da Cena e sua Relação com o Trabalho Criativo do Ator. CNPq
MARILIA MAGALHÃES FONSECA DE OLIVEIRA VERONICA FABRINI MACHADO DE ALMEIDA Expressão Vocal: a relação voz-emoção CNPq
ANA VITORIA LUIZ E SILVA PRUDENTE ISA ETEL KOPELMAN Dramaturgia: Texto e Encenação – Tecendo a composição de um drama. SAE
CASSANDRA BATISTA PEIXOTO ORMACHEA LARISSA DE OLIVEIRA NEVES CATALAO O SANTO E A PORCA, DE ARIANO SUASSUNA, E A ENCENACAO NO TEATRO CACILDA BECKER (1958). FAPESP
PAULA SAUERBRONN DE ANDRADE MARCELO RAMOS LAZZARATTO DOS ARQUETIPOS A CRIACAO CENICA FAPESP
VANESSA CRISTINA PETRONGARI EDUARDO OKAMOTO TROCAS CULTURAIS E CRIACAO CENICA NAS OBRAS DE ARIANE MNOUCHKINE E PETER BROOK FAPESP
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
Aline de Almeida Olmos Cassiano Sydow Quilici O Théâtre du Soleil e as tradições teatrais orientais: um estudo sobre a relação entre o espetáculo Tambours sur la digue e o Kabuki CAPES ; FAPESP
Aline Nunes de Oliveira Mário Alberto de Santana A Palavra-corpo – As vozes dos discursos dos Intérpretes de “Primus” e “Prometheus” FAPESP
Ana Cristina Ribeiro Silva Júlia Ziviani Vitiello Dança de Rua: do ser competitivo ao artista da cena CAPES
Ana Paula Ibanez Marilia Vieira Soares Kalarippayatt: uma via para a expressividade
Beatriz Maria Vianna Rosa Renato Ferracini A MÁSCARA TEATRAL NA COMMEDIA DEL ARTE: o estudo pedagógico de uma tradição a serviço da criação na contemporaneidade
Bianca de Cássia Almeida Larissa de Oliveira Neves O teatro moderno no começo do século XX no Brasil: Roberto Gomes, texto e cena
Camila Damasceno Silva Matteo Bonfitto Júnior A dramaturgia performativa de Rodrigo García e a produção de corporeidades
Carolina Nicolino Minozzi Matteo Bonfitto Júnior ESTADOS CORPORAIS: ENTRE EXPERIÊNCIA E REPRESENTAÇÃO FAPESP
Claudia Regina Garcia Millás Ana Cristina Colla Utilização dos espaços vertical e aéreo na composição cênica: um estudo de caso FAPESP
Daniel Santos Costa Grácia Maria Navarro Tessituras de um processo criativo em dança: o suporte autobiográfico na criação da cena coreográfica contemporânea CAPES
Daniel Silva Leuback Lopes Verônica Fabrini Machado de Almeida O Preparador Corporal e o trânsito da concepção para o corpo em cena CAPES
Daniela Alves Pereira Cassiano Sydow Quilici “A CRISE DA NOÇÃO DE AÇÃO NO TEATRO CONTEMPORÂNEO E AS “”AKTIONES”” DE JOSEPH BEUYS.” FAPESP
Daniela Rolim Machado Moreno Zuliani Daniela Gatti A Dramaturgia do Corpo em Processos Híbridos de Criação
Eduardo Bordinhon de Moraes Marcelo Ramos Lazzaratto Eu vou estar Marlonbrando CAPES
Eduardo Carlos Brasil Pereira Mário Alberto de Santana Estado e Jogo na sala de aula de atuação – Teatralidades em um curso livre de teatro
Emerson de Paula Silva Larissa de Oliveira Neves Catalão O Texto do Negro ou O Negro no Texto:O Teatro Negro como fonte de memória e identidade afro-descendente
Esteban Javier Alvarez Campos Verônica Fabrini Machado de Almeida O trabalho com as emoções na preparação física do ator
Felipe Aidar da Silva Isa Etel Kopelman Criação de uma dramaturgia narrativa a partir de um processo colaborativo
Fernanda Jannuzzelli Duarte Mário Alberto de Santana CIRCO-TEATRO: CENA E ATUAÇÃO – UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O PAVILHÃO ARETHUZZA E O CIRCO DE TEATRO TUBINHO FAPESP
Flora Gussonato Marcelo Ramos Lazzaratto Atuação: Íntima Arte, um encontro do ator e suas singularidades.O ator como sujeito e a concepção de corpo na psicanálise Freudiana.
Gabriel Coelho Mendonça Daniela Gatti Quando o Chão não Basta – Uma Pesquisa Teórico-Prática sobre a Criação Artística em Rede de Saberes em cima de Aparelhos Aéreos Circenses
Gabriela Machado Freire Tournillon Alcofra Júlia Ziviani Vitiello O ROSTO NA DANCA: UM ESTUDO SOBRE A RELACAO ENTRE EXPRESSAO, FORMA/CONTEUDO E DRAMATURGIA NA CRIACAO EM DANÇA FAPESP
Irani da Cruz Cippiciani Marilia Vieira Soares Abhinaya: a construção de um corpo narrativo CAPES
Iranilson de Sousa Carneiro Jorge Luiz Schroeder Grupo Ponta de Lança: corpos musi-dançantes em formação CAPES
Isis Andreatta Barros Ana Cristina Colla DANCA E MIMESIS CORPOREA: ESTUDO E PRATICAS SOBRE O CORPO EM ESTADO DE CRIACAO FAPESP
João Armando Fabbro Matteo Bonfitto Júnior Por uma vocalidade esquecida
José Guilherme Pereira Bergamasco Verônica Fabrini Machado de Almeida Preparação Corporal para Atores e Circenses: suas relações no Plano da Atuação
Josilaine Cátia Gonçalves Suzi Frankl Sperber Ampliando as perspectivas de análise do teatro de Hilda Hist: uma interpretação hermenêutica
Julia Corrêa Giannetti Grácia Maria Navarro A imaginação simbólica no corpo: a dança marginal de Maria Esther Stockler
Kalinde Braga Augusto Vicente Larissa de Oliveira Neves Catalão O teatro para o contador de histórias: uma possibilidade de parceria
Karen Adrie de Lima Odilon José Roble A aura do espetáculo de dança: o aprendizado do bailarino no hic et nunc.
Lidieth Yorleni Alpizar Barquero Mário Alberto de Santana OEA – Organização dos Estados Americanos
Luis Carlos Ferrão Renato Ferracini Artes performáticas: o corpo como território híbrido
LuÍs Carlos Negri Suzi Frankl Sperber Quem tem medo de contar histórias? -Da performance dos contadores de causos e histórias à transcriação cênica.
Maria Emília Tortorella Nogueira Pinto Larissa de Oliveira Neves Catalão O popular no moderno teatro brasileiro: das projeções de Alcântara Machado às realizações de Carlos Alberto Soffredini FAPESP
Mariana Conde Rhormens Lopes Matteo Bonfitto Júnior UM OLHAR SOBRE AS MASCARAS DE MAPIKO: APROPRIACAO TECNICA, SIMBOLICA E CRIATIVA DA MASCARA. FAPESP
Mariana Floriano Graziela Estela Fonseca Rodrigues Dança para crianças: aspectos do Método BPI para crianças de 7-8 anos FAPESP
Michelle Costa Gonçalves Marcelo Ramos Lazzaratto Campo de Visão: Inventário de Procedimentos
Moira Torres de Mello Junqueira Larissa de Oliveira Neves Catalão A PERSONAGEM COMICA DAS PECAS MELODRAMATICAS ENCENADAS PELO CIRCO NERINO FAPESP
Oriana del Mar Salcedo Jiménez Verônica Fabrini Machado de Almeida MULHER EM LUTA, MULHER EM GUERRA: UM ESTUDO DE CASO DA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM POÉTICA NA PERFORMANCE
Pamella de Caprio Villanova Verônica Fabrini Machado de Almeida FEMINILIDADE E MASCULINIDADE NA EXPLORACAO DA PERSONAGEM HELENA DE TROIA. FAPESP
Paula Mathenhauer Guerreiro Isa Etel Kopelman Entre a pena de Shakespeare e a cena contemporânea, o novo lugar da dramaturgia clássica
Ricardo Ikier da Silva Grácia Maria Navarro As Máscaras da Folia de Reis e a preparação do ator para o teatro de rua
Rodrigo de Oliveira e Silva Matteo Bonfitto Júnior Em Busca de Um Ator Popular: a biomecânica de V. Meierhold e o circo-teatro brasileiro como pistas práticas para a construção de um modelo de composição para o ator contemporâneo FAPESP
Sara Dias Valardão Larissa Sato Turtelli; Graziela Estela Fonseca Rodrigues “Dançando e Criando:um processo criativo com adolescentes em situação de risco a partir do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete)”
Vivian Cristina Cardozo Razera Marcelo Ramos Lazzaratto Os incompreendidos: uma investigação cine-teatral
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
Adriana Lúcia Silva Domingues Haroldo Gallo Acessibilidade e fruição estética e artística no debate contemporâneo da preservação de artefatos culturais edificados: estudo de casos.
Adriana Rodrigues Dias Lúcia Eustáchio Fonseca Ribeiro FOLHEAR: O DESENHO E A NARRATIVA NO CADERNO/LIVRO DE ARTISTA
Adriel Martins Visoto Fernando Cury de Tacca POÉTICAS INVASIVAS: O Voyeurismo na Fotografia Contemporânea
Andrea Thomazella Ribeiro Lygia Arcuri Eluf “PAISAGEM – PERCURSO INTERIOR”
Beatriz Mogadouro Calil Marco Antonio Alves do Valle Poéticas autobiográficas de Bispo do Rosário e Lima Barreto: Similaridades e complementaridades em suas obras relacionadas à história da psiquiatria CAPES
Bruno Henrique de Paula José Armando Valente Jogos digitais como artefatos pedagógicos FAPESP
Bruno Leal Bastos José Armando Valente Usando Scratch e Arduino para diminuir a dificuldade no aprendizado e aumentar a fluência digital em alunos do 5 ano do ensino fundamental
Camila Peixoto de Almeida Maria José de Azevedo Marcondes ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES DE ARQUITETOS MODERNOS NO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO: UMA VISÃO COMPARATIVA
Claudio Hideki Matsuno Marta Luiza Strambi Desenho Intruso: uma investigação em poéticas visuais. CAPES
Daniela Cavalin Avelar Lúcia Eustáchio Fonseca Ribeiro Palavra e imagem: desdobramentos da linguagem escrita nas artes visuais
Danilo Francisco Soares de Lucena Wilson Florio O rastreamento de onde reside a criatividade no Designer Norberto Chamma e seu processo criativo
Dayan Oliveira Garcia de Castro Luise Weiss Sibila: experiência e vivência na contemporaneidade.
Denise Valarini Lucia Helena Reily PROPOSTAS EXPERIMENTAIS EM ARTE CONTEMPORÂNEA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Felipe Orsini Martinelli José Armando Valente Estética e Interface em Jogos Eletrônicos Pedagógicos
Fernanda Grigolin Moraes Fernando Cury de Tacca Livro de fotografia: entre os espaços de circulação e as experiências de artistas CAPES
Flávia de Andrade Tonelli José Armando Valente O Ensino de desenho on-line – Proposta, Aplicação e Análise
Giuliano Amadeu Baroni Maria de Fátima Morethy Couto O Museu a Céu Aberto de Felícia Leirner
Iris Di Ciommo Haroldo Gallo Livro de artista: permanências e rupturas de um suporte Estudo de casos
José Carlos Suci Júnior Lygia Arcuri Eluf Gestos em close-up: por um desenho aproximativo
Leonardo Lessa Guimarães Lucia Helena Reily A disciplina de arte como ambiente de livre expressão nas escolas municipais publicas do ensino fundamental do Municipio de Indaiatuba.
Lia Fernanda Ramos de Oliveira Marta Luiza Strambi Parábolas Nonsenses: Uma Investigação em Arte
Lívia Diniz Ayres de Freitas Luise Weiss Apropriações do Eu e do Outro
Luiza Arantes Nasser Luise Weiss Camadas CAPES
Maria Heloisa Angeli Lúcia Eustáchio Fonseca Ribeiro A escrita como elemento poético nas artes visuais
Mariangela Guelta Lygia Arcuri Eluf À procura do grotesco – uma investigação interior
Marília Lourenço Guimarães Zaitz Luise Weiss Imagens e palavras: aspectos das narrativas visuais
Natalia Godinho Coutinho Sylvia Helena Furegatti Doutrina e confronto: corpo e paisagem nos trabalhos de Absalon e seus encontros com a produção artística de Natália Coutinho
Pablo da Cunha Gilberto Alexandre Sobrinho Leon Hirszman e o registro da memória da criação: análise do processo de gênese à recepção crítica em “Pedreira de São Diogo” (1962)”
Paulo Leonel Gomes Vergolino Marcio Donato Périgo O OLHAR ESTRANGEIRO: A OBRA GRAVADA DE HANS STEINER COMO RECORTE-MODELO PARA O RESGATE DA HISTÓRIA DA GRAVURA NO BRASIL
Rafael Scheibe Coutinho Marta Luiza Strambi Poética da Homocephalopoda: uma investigação em arte
Regiane Akemi Ishii Gilberto Alexandre Sobrinho Tóquio no Cinema Contemporâneo – Os Deslocamentos na Cidade e o Trabalho da Imaginação CAPES emergencial PRPG
Renan Marcondes Cevales Marta Luiza Strambi Do projeto ao ato: confluências entre a performance e o desenho
Rodrigo Soares Guimarães Marcio Donato Périgo Desenho: no caminho de uma inteligência da visão
Sávio Luis Stoco Iara Lis Franco Schiavinatto No rastro do rastro – Uma experiência (ensaística) para analisar No Rastro do Eldorado, de Silvino Santos
Taisa Hayashi Isayama Anna Paula Silva Gouveia As epígrafes arquitetônicas como objetos comunicacionais
Tatiane Colevati dos Santos Hermes Renato Hildebrand DO GROTESCO E DO CÔMICO: UM ESTUDO DE CASO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE QUADRINHOS HUMORÍSTICOS HELLPETS E SUA DIVULGAÇÃO PELAS REDES SOCIAIS NA INTERNET
Thales Caetano Lira Marco Antonio Alves do Valle A questão gráfica nos catálogos e na obra de Wesley Duke Lee
Toky Popytek Coelho Mauricius Martins Farina O SALÃO ARTE PARÁ (2002-2012): A FORMA EM CONTRAPOSIÇÃO AO CONTEÚDO EM UMA EXPOSIÇÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA EM BELÉM A PARTIR DO PROCESSO CURATORIAL
Vanessa Lúcia de Assis Rebesco Maria de Fátima Morethy Couto Mulheres artistas no Brasil: um estudo sobre Marina Caram e Odilla Mestriner nos acervos públicos de São Paulo FAPESP
Vera Ferreira Lima Wilson Florio Poética dos espaços expositivos contemporâneos
Verônica Güdde Beutner Sylvia Helena Furegatti A Performance no campo das Artes Plásticas no Brasil: Estudo e pesquisa dos novos artistas performáticos e minha formação na Performance Art.
Vinicius André da Silva Appolari Ernesto Giovanni Boccara A ESTÉTICA DOS GAMES,SEU PROCESSO DE CRIAÇÃO E SUAS REFERÊNCIAS. Uma abordagem Semiótica e Psicoanalítica
Vitor Carvalho Silva Mauricius Martins Farina
Wladimir Vaz Pedroso Júnior Lygia Arcuri Eluf Superfície: notas sobre uma busca poética na editoração
Yeda Endrigo Rabelo de Carvalho Anna Paula Silva Gouveia; Ana Paula de Campos Joalheria de arte: O pioneirismo de Caio Mourão e Bobby Stepanenko no Brasil
Yuly Alejandra Marty Locatto de Carvalho Lúcia Eustáchio Fonseca Ribeiro “Ninhos/Nidos”
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
Adriane Bagdonas Henrique Fábio Nauras Akhras Imagens da favela: representações no cinema brasileiro recente FAPESP
Alexandre Rafael Garcia Gilberto Alexandre Sobrinho O Cinema de Éric Rohmer e o seu período de formação: os modos de produção, as narrativas e o seu estilo CAPES
Bianca Salles Dantas Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos O Cinema Animalista: a imagem em/no movimento pelos animais CAPES
Caroline Maria Manabe Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos Trajetória dos irmãos Walter Salles e João Moreira Salles no documentário televisivo CAPES
Cássia Takahashi Hosni Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos Autoria e acaso na obra de Cao Guimarães CAPES
Didiane Vally Figueiredo Chinalli Fábio Nauras Akhras A estética fílmica e a espectatorialidade no contexto da educação midiática do séc. XXI: um estudo de caso do filme “Mar Adentro”
Felipe Corrêa Bomfim Gilberto Alexandre Sobrinho O processo criativo de Geraldo Sarno e as transformações do documentário brasileiro CAPES
Gabriel Henrique De Paula Carneiro Nuno Cesar Pereira de Abreu O Novo Cinema Paulista dos Anos 1980 CAPES
Ingrid Hannah Salame Da Silva Miriam Viviana Garate Articulações no âmbito cinematográfico brasileiro nos anos 1920 por E. C. Kerrigan, o “conde Eugênio de Maria Piglione Rossiglione de Farnet”
Isabel Pitta Ribeiro Machado Nuno Cesar Pereira de Abreu A parte Invisível do Olhar (Cinema audiodescrito – a constituição das imagens por meio das palavras)
Janaína Welle Március César Soares Freire Documentário Ambiental no Brasil. Uma análise da produção nacional a partir do Festival Internacional de Cinema Ambiental – FICA. CAPES
João Paulo Putini Március César Soares Freire Desconstruindo Hitler:representações do ditador nazista no cinema cômico
Leonardo Bortolin Bruno Francisco Elinaldo Teixeira Assistir com o ouvido – A importância do som na narrativa cinematográfica através do processo criativo do sound designer.
Lívia Maria Pinto Da Rocha Amaral Cruz Nuno Cesar Pereira de Abreu Crise no cinema erótico da Boca do Lixo paulistana: Das pornochanchadas ao sexo explícito
Lívia Perez De Paula Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos Iracema, uma transa amazônica: filme como interação com a realidade
Luana Frasson de Almeida Fábio Nauras Akhras De Apichatpong Weerasethakul à Pedro Costa: minimalismo e hiperrealismo no cinema contemporâneo CAPES
Lucas Da Silva Bettim Francisco Elinaldo Teixeira A TRILOGIA FLESH, TRASH E HEAT, DE PAUL MORRISSEY
Ludmila Bastos Kaehler Diniz Fábio Nauras Akhras Caminhos pela Fotografia
Maíra Freitas de Souza Francisco Elinaldo Teixeira Cinema Português Contemporâneo: A Fabulação do Real em Pedro Costa CAPES
Marcella Grecco de Araujo Március César Soares Freire Representações do feminino no cinema brasileiro (1977-2007): Mar de Rosas (Ana Carolina), Um Céu de Estrelas (Tata Amaral) e Um Ramo (Juliana Rojas). CAPES
Milena Leite Paiva Gilberto Alexandre Sobrinho A DIRECAO DE ARTE NA MINISSERIE SUBURBIA: CONCEITOS E PRATICAS DA CONSTRUCAO DE VISUALIDADES TELEVISIVAS CAPES; FAPESP
Pamela de Bortoli Machado Fábio Nauras Akhras A Inclusão Social e Digital pela Música na Representação de Documentários Brasileiros CAPES
Paulo de Tarso Coutinho Viana de Souza Ernesto Giovanni Boccara INFERNO: EM BUSCA DE UMA TOPOGRAFIA CONTEMPORÂNEA.A REPRESENTAÇÃO EM BUSCA DE UM HERDEIRO. CAPES
Priscyla Bettim Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos O cinema de Jonas Mekas CAPES
Renan Paiva Chaves Claudiney Rodrigues Carrasco O SOM NO DOCUMENTARIO: A BANDA SONORA E SUAS TRANSFORMACOES NOS PRINCIPAIS MOVIMENTOS E MOMENTOS DA TRADICAO DOCUMENTARIA ENTRE OS ANOS DE 1927 E 1968 FAPESP
Rodrigo Nogueira Infante Nuno Cesar Pereira de Abreu “Etnoficção Caipira” – Entre a fabulação da tradição e a representação da realidade com uma câmera na mão e a cabocla oralidade.
Thaís Vanessa Lara Fábio Nauras Akhras Cinemateca Brasileira: cinema, educação e inclusão social – as ações educativas do Departamento de Cinema Infanto-juvenil(1954-1970) FAPESP
Viviana Echávez Molina Nuno Cesar Pereira de Abreu UMA EQUIPE DE UM, A EXPERIÊNCIA DE FILMAR EM SOLITÁRIO CAPES
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
Abdenaldo Aurelio Alves de Lima Muniz Santiago Eduardo Augusto Ostergren Camargo Guarnieri (1907-1993) e as aberturas Concertante e Festiva: Análise sob a perspectiva do regente de orquestra
Adriana Xavier de Almeida Helena Jank; Adriana Giarola Kayama A influência dos castrati na ornamentação de Modinhas Brasileiras dos séculos XVIII e XIX CAPES
Albert Savino Khattar Emerson Luiz de Biaggi REPERTÓRIO BRASILEIRO PARA TUBA COMO INSTRUMENTO SOLISTA
Alexandre Augusto Correa Pimentel Damasceno Paulo José de Siqueira Tiné A Batucada Fantástica de Luciano Perrone: Sua performance musical no contexto dos arranjos de Radamés Gnattali para orquestra.
Alexandre Henrique dos Santos Adriana do Nascimento Araújo Mendes A Formação Tecnológica de Docentes em Música nos Cursos de Licenciatura – “Um Estudo de Caso”
Ana Carolina Robusti Sacco Emerson Luiz de Biaggi Trio das Águas de Ricardo Tacuchian – um ideia interpretativa da obra
Ana Paula Lima De Albuquerque Regina Machado Analises do contexto do ensino da técnica vocal para o canto popular: uma possível metodologia.
Angélica Andrade Silva Menezes Angelo José Fernandes Laban para cantores-atores
Angélica María Contreras Peña Adriana do Nascimento Araújo Mendes ANÁLISE DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO FUNDAMENTAL DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE LA UNIÓN, CHILE
Arcripo Francisco Gomes Neves Edmundo Pacheco Hora Motetos Inéditos de Luiz Álvares Pinto no Acervo Colonial Pernambucano de Diniz
Aton Damasio José Eduardo Ribeiro de Paiva A inserção de tecnologias digitais nos cursos de Licenciatura em Música da IES públicas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro
Bruno Yukio Meireles Ishisaki Denise Hortência Lopes Garcia Morphing: Transmutação na Música de Escritura CAPES
Camilla Dos Santos Silva Fabio Scarduelli; Adriana do Nascimento Araújo Mendes Ensino de Instrumento – violão – nos cursos de Licenciatura em Música: investigação de novas abordagens através da Autorregulação da Aprendizagem.
Claudia Coutinho Liedke Jônatas Manzolli Educação Musical e Texturas – Uma abordagem Multissensorial
Claudia Roberta Bortoletto Helena Jank Johann Joachim Quantz e a arte de ornamentar: o Arioso Mesto do concerto para flauta e orquestra em Sol maior, ornamentado com base no Versuch einer Anweisung die Flöte traversiere zu spielen CAPES
Clenio De Moura Abreu Regina Machado Da Valsa à Música Sertaneja: análise semiótica do canto passional na música popular brasileira do século XX.
Daniel Ribeiro Campos Marcelo Gimenes; Antonio Rafael Carvalho dos Santos O contrabaixo brasileiro nos trios da década de 1960: Aspectos da condução do contrabaixo CAPES
Danilo Vieira Granato de Araujo José Eduardo Fornari Novo Junior Representando o desconhecido: o timbre orquestral na trilha musical de Jerry Goldsmith. CAPES
Douglas Regis Berti da Silva José Eduardo Ribeiro de Paiva; Claudiney Rodrigues Carrasco A ORQUESTRAÇÃO MODERNA COMO EFEITO SONORO NA TRILHA MUSICAL HOLLYWOODIANA
Eduardo Aparecido Lopes Meneses José Eduardo Fornari Novo Junior; Marcelo Mortensen Wanderley DO IT YOURSELF: A CRIAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE INTERFACES DE COMUNICAÇÃO ENTRE O COMPUTADOR E O INTÉRPRETE PARA LIVE ELECTRONICS
Endre Solti Ricardo Goldemberg NSINO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS EM CURSOS DE MÚSICA MODALIDADE EAD
Erik Heimann Pais Esdras Rodrigues Silva; Paulo Adriano Ronqui Repertório Clássico Brasileiro para Saxofone e Piano: uma abordagem interpretativa em cinco obras a partir de suas análises e apreciação do legado fonográfico de saxofonistas brasileiros
Fabio Bergamini Fernando Augusto de Almeida Hashimoto Márcio Bahia e a “Escola do Jabour”
Fernando Seiji Sagawa Regina Machado NEM LA, NEM CA!: VICTOR ASSIS BRASIL E SEU DISCURSO DE IMPROVISACAO ENTRE A MUSICA BRASILEIRA E O JAZZ FAPESP
Francine Alves dos Reis Loureiro Maria José Dias Carrasqueira de Moraes TÍTULO: GUIA PRÁTICO DE HEITOR VILLA-LOBOS – UMA REVISÃO CRÍTICA DA EDIÇÃO DE 2009 ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE EDIÇÕES E MANUSCRITOS
Gilber Cesar Souto Maior José Eduardo Fornari Novo Junior Análise Musical e Computacional da Sonoridade Armorial
Gildo Legure Neto Edmundo Pacheco Hora Introduction to the Art of playing on the Piano Forte de Muzio Clementi: a reestruturação técnico-interpretativa enquanto processo de dicotomia estilística
Guilherme Araújo Freire Jose Roberto Zan VOCACAO VANGUARDISTA EM MEIOS RACIONALIZADOS DA INDUSTRIA FONOGRAFICA: A CARREIRA ARTISTICA DE TOM ZE A PARTIR DE 1968 CAPES; FAPESP
Gustavo De Medeiros Santos Hermilson Garcia do Nascimento O Violão de Baden Powell e seu estilo À Vontade
Gustavo Nunes Boni Paulo José de Siqueira Tiné O Contrabaixo na Trajetória do “Grupo Um”: Zeca Assumpção e Rodolfo Stroeter
Helio Alexandrino Pacheco Cunha Fernando Augusto de Almeida Hashimoto ESTUDOS DE CAIXA RUDIMENTAR SOBRE O RITMO DE SAMBA: uma proposta de interpretação e aplicação musical da técnica de caixa rudimentar norte-americana na música brasileira. CAPES
Helvio Monteiro Mendes Fernando Augusto de Almeida Hashimoto O Xilofone no Brasil: O obra Suíte para xilofone e Piano de Osvaldo Lacerda
Henrique Cesar Aoki Heredia Paulo Adriano Ronqui Música de Câmara Paulista para Instrumentos de Metal e Percussão: Catalogação, Edição Crítica e Sugestões Interpretativas
Igor Brasil Rocha Hermilson Garcia do Nascimento Improvisação na Música Popular Brasileira a Partir de Heraldo do Monte CAPES
Isaac William Kerr Lenita Waldige Mendes Nogueira A Noite do Castelo: Uma Análise da Primeira Ópera de Antônio Carlos Gomes
Ismael de Oliveira Gerolamo Jose Roberto Zan Arte engajada e música popular instrumental nos anos 60: o caso do Quarteto Novo CAPES
Ivan Corilow José Augusto Mannis Arcos Sonoros da Catedral Anton Bruckner de Almeida Prado: Investigando os Processos Composicionais
Ivan Lopes Bueno Eduardo Augusto Ostergren Formação de Orquestra (sugestões técnicas e de repertório para a formação progressiva de orquestras educacionais)
Jair Teixeira Filho Paulo José de Siqueira Tiné “Nada será como antes”: a música de Victor Assis Brasil no álbum Pedrinho
João Carlos Rocha De Oliveira Eduardo Augusto Ostergren CHOROS 6 DE VILLA LOBOS:um estudo de preparação e execução através de uma edição crítica e revisada
José Tadeu Dutra Zafani Jorge Luiz Schroeder “A emancipação de aspectos técnicos da guitarra em relação a aspectos técnicos do violão: uma análise comparativa”
Juliana Delborgo Abra Olivato Lenita Waldige Mendes Nogueira Catálogo comentado da obra completa de Maria Helena Rosas Fernandes CAPES
Juliano Buosi dos Santos Esdras Rodrigues Silva “Consort de violinos” Música alemã a mais de quatro vozes na segunda metade do séc XVII CAPES
Marcelo Matias Elme Angelo José Fernandes O repertório como ferramenta para o desenvolvimento técnico no canto popular brasileiro CAPES
Marcelo Rocha Dos Passos Paulo Adriano Ronqui O estilo de improvisação de Márcio Montarroyos no disco Stone Alliance
Marcos Rontani Eduardo Augusto Ostergren Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle – EMPEM : percurso histórico e princípios pedagógicos.
Maria Lucila Guimarães Junqueira José Eduardo Fornari Novo Junior Leitura Musical e as Inteligências Múltiplas
Mariana De Oliveira Candido Lenita Waldige Mendes Nogueira “A vida musical em Campinas e a epidemia da febre amarela: rupturas, permanências e reconstruções (1889-1920).”
Marina Maugeri Luiz Britto Passos Amato A aplicação do Método Suzuki no Estado de São Paulo
Mateus Fantelli Stelini Érica Giesbrecht A Música Indígena em São Gabriel da Cachoeira: Entre o Católico e o Nativo.
Melissa Sofner Domingues Adriana Giarola Kayama GRETCHEN AM SPINNRADE: UM ESTUDO ANALÍTICO-INTERPRETATIVO DE QUATRO LIEDER COMPOSTOS SOBRE O MESMO POEMA DE J. W. GOETHE CAPES
Natali Calandrin Martins Fernando Augusto de Almeida Hashimoto Música Cênica no repertório contemporâneo para instrumentos de percussão
Paola Cecilia Albano Regina Machado Análises da interpretação vocal de BN dos alunos da “Lic.en Música Popular, Canto”. Fortalezas e debilidades na adquisição do linguagem de gênero PLANES – UNICAMP
Rafael Hirochi Fuchigami Eduardo Augusto Ostergren Aspectos culturais e musicológicos do shakuhachi no Brasil FAPESP
Rafael Keidi Kashima Adriana do Nascimento Araújo Mendes A FUNÇÃO E APLICAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO NOS ENSAIOS DE COROS INFANTIS.
Rafael Moreira Vanazzi de Souza Vilson Zattera; Claudiney Rodrigues Carrasco O Ensino da Musicografia Braille: Desafios e possibilidades
Rafaela Haddad Costa Ribas Adriana Giarola Kayama Os “Poemas da Negra” para canto e piano de Camargo Guarnieri: uma análise interpretativa com vistas a performance
Raphael Ota Vilson Zattera Os cursos de formação de profissionais aptos ao trabalho de educação musical para alunos com deficiência visual
Renan Moretti Bertho Lenita Waldige Mendes Nogueira; Vilson Zattera IDENTIDADE E PERFORMANCE NAS RODAS DE CHORO DE SAO CARLOS FAPESP
Rodolfo Vilaggio Arilho Fernando Augusto de Almeida Hashimoto Estudo Interpretativo da Obra “Ensaio-90” para trio de percussão de Mário Ficarelli
Sara Cecília Cesca Jorge Luiz Schroeder Teoria della formatività:uma abordagem filosófica destinada ao ensino de música
Sérgio Gomes Villafranca Stéphan Oliver Schaub; Denise Hortência Lopes Garcia O interprete como co-autor na obra Acronon de Hans-Joaquim Koellreutter
Sergio Lyra David Marcelo Gimenes; Antonio Rafael Carvalho dos Santos O estilo de David Sanchez: o saxofone no latin jazz. CAPES
Tarcisio Lucas Hernandes Pereira Adriana do Nascimento Araújo Mendes A Representação social do educador musical em Campinas e região
Tilsa Isadora Julia Sanchez Hermoza Adriana do Nascimento Araújo Mendes Aquisição de habilidades auditivas para aprimoramento do estudo de flauta transversal CAPES
Tulio Padilha Pires Emerson Luiz de Biaggi O JOVEM BEETHOVEN – AS SONATAS PARA CELLO E PIANO OPUS 5: ESTRATÉGIAS E INFLUÊNCIAS NA CÔRTE EM BERLIM EM 1796
Valter Eiji Kakizaki Emerson Luiz de Biaggi Aspectos gerais e técnicos do violino/viola sob a perspectiva de Carl Flesch e Ivan Galamian – suas influências na era digital. FAPESP
Vinícius Bastos Gomes Paulo José de Siqueira Tiné; Maria José Dias Carrasqueira de Moraes ALMA: O ESTILO PIANISTICO DE EGBERTO GISMONTI CAPES; FAPESP
Vinicius De Camargo Barros Fernando Augusto de Almeida Hashimoto O legado do Mestre Marçal na evolução discursiva da percussão brasileira.
Vinícius Moreira Corilow Hermilson Garcia do Nascimento De Native Dancer à Ângelus: as intersecções das trajetórias de Milton Nascimento e Wayne Shorter CAPES
Walmir de Almeida Gil Antonio Rafael Carvalho dos Santos; Paulo Adriano Ronqui A IMPROVISAÇÃO BRASILEIRA DE ODÉSIO JERICÓ:PARADIGMA CRIATIVO NO TROMPETE POPULAR
William Teixeira da Silva Silvio Ferraz Mello Filho UMA NOVA RETORICA PARA A MUSICA CONTEMPORANEA FAPESP
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
Adriana dos Santos Teixeira Barcellos Elisabeth Bauch Zimmermann; Adilson do Nascimento de Jesus L’aprés midi d’un Faune: rastros do processo como processo de criação
Adriane Maciel Gomes Isa Etel Kopelman; As Tempestades, de Giorgio Strehler: A permanência da tradição em processos criativos contemporâneos
Ana Beatriz Sampaio Soares de Azevedo Renato Ferracini “Funâmbulo e Xamã: o artista antropófago” CAPES
Ana Elvira Wuo Suzi Frankl Sperber Comicidade corporal:Investigação de diretrizes à sistematização de uma proposta metodológica em iniciação clownesca para atores
Andrea Paula Justino dos Santos Matteo Bonfitto Júnior UM ESTUDO SOBRE O TEATRO-LABORATÓRIO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS ARTES DA CENA A PARTIR DO SÉCULO XX
Arnaldo José de Siqueira Júnior Cassia Navas Alves de Castro A DANÇA CÊNICA E OS FESTIVAIS: ESTRATÉGIAS DE EXISTÊNCIA
BRISA DE OLIVEIRA VIEIRA SUZI FRANKL SPERBER ISABELITA, MEMORIA E HUMOR FAPESP
Carolina Martins Delduque Larissa de Oliveira Neves Catalão Tchekhov no Brasil: de 1960 à atualidade
Cristina Santaella Braga Cassia Navas Alves de Castro Barreiras e inibições ao gesto criador do intérprete flamenco FAPESP
Daniel Alberti Perez Suzi Frankl Sperber Do Treinamento à Cena: procedimentos criativos para um ator entre a teatralidade e a performatividade
DOUGLAS RODRIGUES NOVAIS MARIO ALBERTO DE SANTANA A POESIA DA REPRESENTACAO – UMA LEITURA DA POETICA DE ARISTOTELES SOB A PERSPECTIVA DO ATOR FAPESP
ELISA MASSARIOLLI DA COSTA GRAZIELA ESTELA FONSECA RODRIGUES A DINAMICA DO PARTO NO PROCESSO CRIATIVO DO METODO BAILARINO-PESQUISADOR-INTERPRETE: UM APROFUNDAMENTO SOBRE A RELACAO DIRETOR-INTERPRETE E SUA IMPORTANCIA NO NASCIMENTO DA DANÇA FAPESP
ERIKA CAROLINA CUNHA RIZZA DE OLIVEIRA VERONICA FABRINI MACHADO DE ALMEIDA FRONT(EIRAS) DRAMATURGIAS ENTRE O REAL E O IMAGINARIO FAPESP
FLAVIO DE CAMPOS BRAGA GRAZIELA ESTELA FONSECA RODRIGUES O METODO BPI E A SUA ESTETICA: NOCOES E DEFINICOES ADVINDAS DA ANALISE DE EXPERIENCIAS PROCESSUAIS EM ARTES DA CENA FAPESP
Frederick Magalhães Hunzicker Neyde de Castro Veneziano Monteiro; Renato Ferracini O uso da máscara teatral como recurso didático no âmbito universitário na região dos Inconfidente
Fredyson Hilton Figueiredo Cunha Marilia Vieira Soares Trânsito do Corpo entre Mortes: aproximações entre o Ritual Funerário Bororo e o Corpo Morto do Butô
Gabriela Di Donato Salvador Santinho Marilia Vieira Soares A mitologia na dança: quando o mito atravessa o corpo
Gabriela Pereira Fregoneis Suzi Frankl Sperber DO TEATRO PERFORMATIVO AO PÓS-ANTROPOCÊNICO: POÉTICAS RELACIONAIS DO CORPO, MÍDIA E CENA
Gisela Dória Sirimarco Cassia Navas Alves de Castro (de) Composição e produção de Sentido: Dramaturgias na Dança Contemporânea CAPES
Henrique Rochelle Meneghini Cassia Navas Alves de Castro Recepção da Dança Como Linguagem: Metodologia e Análise
Joana Pinto Wildhagen Marilia Vieira Soares A DINÂMICA DAS FORMAS NA ARTE HINDU: Dança, Escultura e Espaços Sagrados CAPES
JULIANA CUNHA PASSOS ELISABETH BAUCH ZIMMERMANN O PROCESSO DE CRIACAO EM DANCA E SUA RELACAO COM ELEMENTOS DA ARTE VISUAL E MUSICAL: UMA PROPOSTA DE UTILIZACAO DE METODO DE IMPROVISACAO DE ROLF GELEWSKI FAPESP
Juliana Reis Monteiro dos Santos Cassiano Sydow Quilici A poética do invisível
Kamilla Mesquita Oliveira Marilia Vieira Soares DANÇA DAS SENSAÇÕES: INTERFACES ENTRE O IMPRESSIONISMO E O UNIVERSO DA DANÇA ATRAVÉS DA OBRA ESCULTÓRICA DE CAMILLE CLAUDEL
KARINA CAMPOS DE ALMEIDA MATTEO BONFITTO JUNIOR ENTRE – TERRITORIOS: A DANCA COMO CATALISADORA DE DIFERENTES NOCOES DE COMPOSICAO FAPESP
Lidia Olinto do Valle Silva Matteo Bonfitto Júnior A Precisão em Nível Psicofísico: reflexões sobre os modos de reprodução/re-presentificação do desempenho do artista da cena CAPES
Luciane da Silva Inaicyra Falcão dos Santos SABER DANÇAR, SABER VIVER – Técnicas e poéticas de dança do Oeste africano e a (re)invenção das Áfricas no Brasil
Luciane de Campos Olendzki Verônica Fabrini Machado de Almeida; Renato Ferracini Metamorfoses entre máscaras: a crueldade-trágica e o grotesco para uma poética do palhaço
Ludmila de Almeida Castanheira Verônica Fabrini Machado de Almeida Sobre os limites do Real na Performance
Maria Alice Possani Renato Ferracini Corpo cênico e corpo cotidiano: fronteiras, dobras e intersecções
Mathilda Yakhni Júlia Ziviani Vitiello O soma em cena O Método Feldenkrais de Educação Somática no ensino e no treino da dança CAPES
NARA DE MORAES CALIPO GRAZIELA ESTELA FONSECA RODRIGUES A RECEPCAO DO PRODUTO ARTISTICO PELA FONTE COABITADA: UMA EXPERIENCIA COM AS MULHERES QUEBRADEIRAS DE COCO-BABACU E SEU TERECO FAPESP
Rafael de Souza Villares Larissa de Oliveira Neves Catalão O Realismo Crítico brasileiro pós-1968: a televisão sob a ótica dramatúrgica de Oduvaldo Vianna Filho na peça Longa Noite de Cristal
RAFAEL LUIZ MARQUES ARY MARIO ALBERTO DE SANTANA DRAMATURGIA COLABORATIVA: PROCEDIMENTOS DE CRIACAO E FORMACAO FAPESP
Robson Lourenço Júlia Ziviani Vitiello As técnicas de dança como rede de significados na construção do corpo-memória do intérprete do movimento
Robson Rosseto Marcelo Ramos Lazzaratto A RECEPÇÃO DA CENA TEATRAL:
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE TEATRO
CAPES
Rodrigo Spina de Oliveira Castro Marcelo Ramos Lazzaratto O ENCONTRO VOCAL NA CENA CONTEMPORÂNEA: O sentido da escuta enquanto alargador das expressividades vocais
Thaise Luciane Nardim Verônica Fabrini Machado de Almeida Como não mostrar nada / como não ter uma ideia – performances mediadoras para a emergência de poéticas do encontro
Vanja Poty Sandes Gomes Menezes Elisabeth Bauch Zimmermann A PRÁTICA CÊNICA COMO CUIDADO DE SI A PARTIR DA OBRA DE JERZY GROTOWSKI E LYGIA CLARK
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
Adeline Gabriela Silva Gil Hermes Renato Hildebrand Processo Criativo em um Contexto Colaborativo na Contemporaneidade: Cartografias das Atuais Condições de Criação em Arte Digital Interativa
Aldo Luís Pedrosa da Silva José Eduardo Ribeiro de Paiva ESCOPOFILIA E PANOPTISMO: poética imersiva acerca de um olhar voyeurista e vigilante nas artes visuais
Alessandro dos Santos Faria Haroldo Gallo DESIGN DO ESPONTÂNEO – Um estudo sobre o desenvolvimento de objetos de forma empírica a partir da análise dos carrinhos de catadores de recicláveis
André Guilles Troysi de Campos Andriani Marco Antonio Alves do Valle A FUNARTE e o Desenvolvimento da Arte Brasileira Contemporânea: Realizações de políticas culturais públicas desde o INAP até o atual CEAV
Carina da Rocha Naufel Edson do Prado Pfutzenreuter O CARTAZ ATIVISTA : O DESIGN GRÁFICO MILITANTE
Caroliny Pereira Edson do Prado Pfutzenreuter Inframince e a possibilidade de uma teoria do processo de criação em artes a partir do conceito de virtual CAPES
Cyra Maria de Araujo Souza Vieira Mauricius Martins Farina Estudos sobre a iconografia do Suicídio e o acervo fotográfico do Instituto de Criminalística em São Paulo
Daniel Paz de Araújo Hermes Renato Hildebrand Paraty.io: cibridismo artístico e sociocultural propagados em camadas de realidade aumentada na cidade de Paraty/RJ
Eliane Cristina Gallo Aquino Marco Antonio Alves do Valle NICOLAS VLAVIANOS: UMA POÉTICA DE TRADIÇÃO HIERÁTICA E MODERNA NA ESCULTURA
Emerson Cesar Nascimento Maria de Fátima Morethy Couto O que vejo não sou eu: identidade e gênero na arte contemporânea CAPES
Érico Monteiro Elias Fernando Cury de Tacca Fotofilmes de apropriação: do arquivo fotográfico à tela do cinema FAPESP
Fábio Lima Freire Luise Weiss GENEALOGIA IMAGINÁRIA
Flávia Manuela Ferreira Vieira Edson do Prado Pfutzenreuter
Gabriela Domingues Coppola Fernando Cury de Tacca Personagens fotógrafos
Glayson Arcanjo de Sampaio Lúcia Eustáchio Fonseca Ribeiro LUGARES HABITADOS LUGARES ESQUECIDOS: A CASA COMO ESPAÇO DE OCUPAÇÃO E DESLOCAMENTO NA PRODUÇÃO EM DESENHO
Gustavo Henrique Torrezan Marco Antonio Alves do Valle Diagrama e voz: procedimentos e práticas singulares nas artes visuais
Hanna Talita Gonçalves Pereira de Araújo Lucia Helena Reily PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE NARRATIVAS VISUAIS: INTERLOCUÇÕES ENTRE ARTISTAS E CRIANÇAS CAPES
Jade Samara Piaia Edson do Prado Pfutzenreuter A perspectiva do design gráfico frente aos museus de arte: um estudo envolvendo museus paulistas
Jadilson Pimentel dos Santos Mauricius Martins Farina A ARTE E A ARQUITETURA RELIGIOSA POPULAR DO ANTÔNIO VICENTE MENDES MACIEL, O BEATO ANTÔNIO CONSELHEIRO
João Carlos Baptista Campos Ernesto Giovanni Boccara Arte Sagrada – As Formas na Arte e Arquitetura: Uma Abordagem Quadrimensional Espaço/Tempo e Espírito/Matéria
José Dias Paschoal Neto José Armando Valente TV Digital interativa e o protagonismo mediático. Uma experiência colaborativa na formação de usuários geradores de conteúdo
José Marcelo Tonini Ximenez Haroldo Gallo
Julia Stateri Edson do Prado Pfutzenreuter META ARTE: O PROCESSO CRIATIVO NA ARTE PROCEDIMENTAL
Laura Ancona Lopez Freire Ernesto Giovanni Boccara Obra-Texto/Obra-Texto
LIENE NUNES SADDI JOSE EDUARDO RIBEIRO DE PAIVA DA ANESTESIA A PERCEPCAO: UMA METODOLOGIA DE ANALISE DE VIDEOCLIPES MUSICAIS ATRAVES DE SUA APROXIMACAO COM PROCEDIMENTOS ARTISTICOS CONTEMPORANEOS FAPESP
Marcela Matos Nhedo Maria José de Azevedo Marcondes ARTE PÚBLICA: A LINGUAGEM GRÁFICA DE MARIA BONOMI TRANSPOSTA PARA O CONCRETO E O METAL (1976-2008)
MARCIA HELENA GIRARDI PIVA MARIA JOSE DE AZEVEDO MARCONDES ANSELM KIEFER: A PAISAGEM E O SUBLIME NA ARTE CONTEMPORANEA FAPESP
Marcia Sousa da Rosa Luise Weiss Espaços Poéticos para estar
Marcos Antônio de Oliveira Mauricius Martins Farina Paisagens Biográficas como “Retratos” da Cultura Local de Mato Grosso do Sul CAPES
Maria Carolina Duprat Ruggeri Lygia Arcuri Eluf Pintura de paisagem: Uma correspondência entre a natureza e a natureza do artista
Maria Del Pilar Trincas Assad Sallum Marco Antonio Alves do Valle Desenvolvimento de Poéticas Identitárias do corpo: das imagens especulares do cotidiano às imagens virtuais
Maria Yolanda de Oliveira Costa José Eduardo Ribeiro de Paiva O Cinema Digital Como Montagem Vertical
Nancy de Palma Moretti Ernesto Giovanni Boccara Corpo Antípoda – a representação do corpo humano no desenho de moda: Uma abordagem semiótica CNPq; CAPES
Natália Fernandes Brescancíni Lygia Arcuri Eluf O espelho na produção feminina autorreferente CAPES
Patricia Kiss Spineli Edson do Prado Pfutzenreuter Além do corte: o processo criativo na fotografia de Otto Stupakoff, da seleção à publicação
Rafael Tadashi Miyashiro Anna Paula Silva Gouveia Gestos da Escrita: Materializando a palavra no design gráfico
Rafaela de Moura Jemene Maria José de Azevedo Marcondes; Luise Weiss Mataoduro – Matadero CAPES
Raquel Carneiro Amin Guimarães Lucia Helena Reily; Ana Paula de Campos Surrealismo e Psicanálise: Encontros com a Arte Joalheria CAPES
Renata Almeida Fonseca José Armando Valente A APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA E USO DO ENSINO ABERTO (EA) NA ÁREA DE ARTES DA UNICAMP
Roberta Steganha Mauricius Martins Farina Avatar: um novo tipo de auto-retrato imersivo e interativo
Rose Mary Louzada Gomes Hermes Renato Hildebrand; Artemis Maria Francelin Sanchez Moroni Abraham Palatnik: o coreógrafo das formas e das cores
Simone de Arruda Peixoto Luise Weiss O artista e outro artista: Processos criativos colaborativos em artes visuais
Solange de Souza Vergnano Mauricius Martins Farina Hibridismo na Xilogravura Brasileira, estreitas fronteiras entre o popular e o erudito
Sônia Aparecida Fardin Iara Lis Franco Schiavinatto Paisagem e cultura visual: interlocuções a partir da obra de Thomaz Perina
Tatiana Dantas de Oliveira Hermes Renato Hildebrand Livro-game João e o Pé de Feijão: de leitor a jogador
VERENA CARLA PEREIRA JOSE EDUARDO RIBEIRO DE PAIVA A GESTAO CULTURAL DAS ARTES VISUAIS ATRAVES DA BIENAL: PODE ENTRAR SEM MEDO QUE E SO ARTE FAPESP
Vicente Paolillo Filho Haroldo Gallo O diálogo entre o espaço arquitetônico educacional, aprendizagem e criatividade: a poética de Loris Malaguzzi em Reggio Emilia e San Miniato
VITOR HUGO GORINO MARIA DE FATIMA MORETHY COUTO LITOGRAFIA ARTISTICA BRASILEIRA: DAREL E LOTUS LOBO FAPESP
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
Álvaro André Zeini Cruz Gilberto Alexandre Sobrinho O papel da mise-en-scène na criação do espaço e tempo em Renascer e O rei do gado
Ana Maria Giannasi Nuno Cesar Pereira de Abreu A produção de filmes de longa metragem no Brasil: centenária, cíclica, inconstante e resistente. O que faz o cinema brasileiro existir?
Anali Cristina Furquim Ribeiro Antonio Fernando da Conceição Passos
André Bonotto Francisco Elinaldo Teixeira Asserção e processos imagético-narrativos no cinema documentário CAPES
ANDRE CHECCHIA ANTONIETTI CLAUDINEY RODRIGUES CARRASCO OS MODOS DE INSERCAO E AS RELACOES DRAMATICO-NARRATIVAS DA CANCAO NO CINEMA E NA TELEVISAO BRASILEIRA NO EXEMPLO DE DANIEL FILHO FAPESP
Carla Conceição da Silva Paiva Március César Soares Freire Protagonismo das mulheres nordestinas no cinema brasileiro da década de oitenta
Carlos Antonio dos Santos Segundo Nuno Cesar Pereira de Abreu Da presença à transparência: O sujeito dissolvido (en)cena CAPES
Cassimiro Carvalho Chaves Júnior Ernesto Giovanni Boccara Sexualidade e Erotismo na animação tridimensional Cinematográfica CAPES
Cynthia Leticia Schneider Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos A asserção no cinema documentário: categorização do subgênero musical brasileiro a partir do argumento fílmico
Diogo Cavalcanti Velasco Francisco Elinaldo Teixeira Sertões-Prosa e Sertões-Poesia: Espacializações dos Sertões Nordestinos no Cinema Contemporâneo CNPq; CAPES
ERICO MONTEIRO ELIAS FERNANDO CURY DE TACCA FOTOFILMES DE APROPRIACAO: DO ARQUIVO FOTOGRAFICO A TELA DO CINEMA FAPESP
Fabiana Quintana Dias Claudiney Rodrigues Carrasco Do rádio para as telas: um estudo sobre o desenvolvimento das técnicas de sonorização no início do cinema sonoro.
Fabianna Maria Whonrath Miranda Nuno Cesar Pereira de Abreu CINEMA E PRODUÇÃO DE VÍDEO NA ESCOLA: DA PRÁTICA À ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E PROCEDIMENTAIS SOBRE O ENSINO DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL NA SALA DE AULA
GABRIEL DE BARCELOS SOTOMAIOR MARCIUS CESAR SOARES FREIRE DOCUMENTARIO E MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL EM SEU DESENVOLVIMENTO RECENTE (2008 A 2012). FAPESP
Gabriel Kitofi Tonelo Március César Soares Freire Entre a autobiografia e o filme-ensaio: os documentários de Ross McElwee FAPESP
Gabriela Lopes Saldanha Francisco Elinaldo Teixeira O USO DA MONTAGEM NO CINEMA DOCUMENTÁRIO PERNAMBUCANO CONTEMPORÂNEO
Gustavo Soranz Gonçalves Március César Soares Freire Estética, experiência, experimentação: A contribuição de Trin T. Minh Ha à prática e à teoria do documentário
Igor Alexandre Capelatto Ernesto Giovanni Boccara Abismo-cinema: um diálogo entre filme-autor-espectador
Isabel Anderson Ferreira Da Silva Március César Soares Freire Filmes documentários de compilação antinazistas: Conceitos, estilos e procedimentos CAPES
Isaura da Cunha Seppi Ernesto Giovanni Boccara Machinima: Poéticas audiovisuais geradas pelo sentimento de presença
JENNIFER JANE SERRA MARCIUS CESAR SOARES FREIRE A VIDA ANIMADA: (RE)CONSTRUCOES DO MUNDO HISTORICO ATRAVES DO DOCUMENTARIO ANIMADO FAPESP
Juliano José de Araújo Március César Soares Freire Cineastas indígenas, documentário e interculturalidade: um estudo do projeto Vídeo nas Aldeias CAPES
Kira Santos Pereira Claudiney Rodrigues Carrasco O som da montagem: o papel da montagem no processo de criação do som no cinema – metodologias no cinema brasileiro contemporâneo CAPES
Layo Fernando Barros de Carvalho Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos
Letizia Osorio Nicoli Március César Soares Freire O documentário de divulgação científica na área de estudos ambientais: teoria e prática CAPES
Lillian Bento de Souza Valler Gilberto Alexandre Sobrinho O pós-humano na obra de David Cronenberg: o cinema de ficção científica e a constituição de uma sociedade híbrida entre o orgânico e o inorgânico CAPES
Luana Marchiori Veiga Francisco Elinaldo Teixeira Vídeo e Performance: os dispositivos audiovisuais na produção de devires criativos CAPES
Luciano Vaz Ferreira Ramos Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos Oswaldo Massaini – um produtor na história do cinema brasileiro CAPES
Luiz Carlos Andreghetto Francisco Elinaldo Teixeira Filmando poesia, pintando palavras: As experimentações audiovisuais de Derek Jarman
Natacha Muriel López Gallucci Francisco Elinaldo Teixeira Performance e Cinema. Tango dança no Cinema Argentino CAPES
Natalia Christofoletti Barrenha Miriam Viviana Garate Histórias mínimas e extraordinárias: A poética do cotidiano em Martín Rejtman CAPES
Nelson Pinton Filho Claudiney Rodrigues Carrasco Trilogia da Morte de Gus van Sant: sons, conceitos e paisagens CAPES
Régis Orlando Rasia Francisco Elinaldo Teixeira Rogério Sganzerla um documentarista? Análise do estilo e processos de criação do diretor no solo documental
Renato Coelho Pannacci Gilberto Alexandre Sobrinho Transfiguração Poética: A obra de Luiz Rosemberg Filho
Ricardo Magoga Gallarza Ernesto Giovanni Boccara As manifestações simbólicas e significativas da Fé através da imagem fotográfica em Santuários de Beira de Estrada
Simone Alcantara Freitas Ernesto Giovanni Boccara Arqueologia da Fotografia: Buscando outros significados na fotografia analógica e digital no séc. XXI
Tainá Mascarenhas de Luccas Ernesto Giovanni Boccara Será que vai chover? Cinema e clima: aproximações, reflexões e experimentações pela linguagem audiovisual
Teresa Noll Trindade Március César Soares Freire Cinema e mercado em perspectiva comparada: estudo sobre a indústria audiovisual contemporânea da França e do Brasil (2004/2014)
Wagner Roberto Lopes Cantori Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos O Webdocumentário e uma nova proposição ética: Análise da produção canadense do National Film Board
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
Adelcio Camilo Machado Jose Roberto Zan O lado b da “linha evolutiva”: um estudo sobre a formação da “má” música popular brasileira FAPESP
Adriano Claro Monteiro Jônatas Manzolli Escritura do Som CAPES
André Leme Pédico Maria José Dias Carrasqueira de Moraes Domenico Scarlatti ao piano: análise interpretativa e implicações sobre autenticidade
André Nobre Mendes Emerson Luiz de Biaggi Francisco Mignone desconhecido. Sonata para viola e piano (1962). Fase atonal
Augusto Alves de Morais Fernando Augusto de Almeida Hashimoto A influência das relações intérprete-compositor na formação do repertório percussivo brasileiro
Beatriz Carneiro Pavan Edmundo Pacheco Hora ASPECTOS DA PROSODIA DA LINGUA FRANCESA E SUA INFLUÊNCIA NOS QUATRO LIVROS PARA CRAVO DE FRANCOIS COUPERIN CAPES
Bruno Madeira Carlos Fernando Fiorini O Gesto em Música
Carlo Vinícius Rosa Arruda Edmundo Pacheco Hora Mutationen I de Cláudio Santoro: A identidade composicional da obra em diálogo com instrumentos de cópias históricas PLANES UNICAMP
Caroline Caregnato Ricardo Goldemberg; Adriana do Nascimento Araújo Mendes UMA METODOLOGIA DE ENSINO DE LEITURA E PERCEPÇÃO DE RITMO A ADULTOS CAPES
Clayton Júnior Dias Adriana Giarola Kayama; Paulo Mugayar Kühl MÚSICA SACRA EM CAMPINAS:dos primórdios aos dias atuais CAPES
Clayton Rosa Mamedes Denise Hortência Lopes Garcia; Jônatas Manzolli Design sonoro aplicado a instalações multimídia FAPESP
Daniel Tápia Claudiney Rodrigues Carrasco “A sinfonia dos filmes: a orquestração como linguagem integrante do cinema sonoro norte americano do século XX”
DANILO AUGUSTO DE ALBUQUERQUE ROSSETTI SILVIO FERRAZ MELLO FILHO Tradições em movimento: O Festival do Folclore de Olímpia como novo espaço para a performance musical de grupos folclóricos FAPESP
Davi Rissi Caverni Emerson Luiz de Biaggi Os Quartetos de Cordas de Camargo Guarnieri: dos manuscritos à publicação e execução
Eduardo Fernando De Almeida Lobo Hermilson Garcia do Nascimento Três obras para violão e piano de Radamés Gnattali da década de 1950: Análise musical e contextualização histórica visando a interpretação
ELIANA ASANO RAMOS MARIA JOSE DIAS CARRASQUEIRA DE MORAES A ESCRITA IDIOMATICA PARA PIANO NAS CANCOES DE ERNST MAHLE FAPESP
Elizabeth Carrascosa Martinez Beatriz Senoi Ilari; Claudiney Rodrigues Carrasco O ensino coletivo de instrumentos musicais em projetos socioculturais: estudo da percepção harmônica de alunos de 8 anos do Projeto Guri
Ellen de Albuquerque Boger Stencel Maria José Dias Carrasqueira de Moraes “As Bonecas” de Lorenzo Fernandez e Lina Pires de Campos: análise dos aspectos didático-interpretativos para o ensino do piano”
Estevão Amaro dos Reis Lenita Waldige Mendes Nogueira Tradições em movimento: O Festival do Folclore de Olímpia como novo espaço para a performance musical de grupos folclóricos CAPES
Felipe Merker Castellani Silvio Ferraz Mello Filho A criação musical em relação com outras práticas artísticas FAPESP
Fernando Augusto Rodrigues Fabio Scarduelli COLEÇÃO TURÍBIO SANTOS: UMA EDIÇÃO CRÍTICA Intervenções do intérprete-editor nas obras dos compositores
Fernando Emboaba De Camargo Adolfo Maia Junior A dialética da teoria narrativa sonora entre o cinema e os jogos eletrônicos
FERNANDO FALCI DE SOUZA ADOLFO MAIA JUNIOR ESTUDO DA GERACAO E CONTROLE DE PAISAGENS AUDIOVISUAIS EM TEMPO REAL COM SINTESE GRANULAR E CONTROLADORES GESTUAIS FAPESP
Francisco De Assis Santana Mestrinel Jose Roberto Zan Do batuque à batucada – o fazer musical coletivo na música rítmica percussiva
Gabriel Rimoldi de Lima Jônatas Manzolli ECO-IMPROVISAÇÃO: uma abordagem sobre mediação tecnológica no contexto de interfaces digitais
Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende Jose Roberto Zan O problema da tradição na trajetória de Jacob do Bandolim: comentários à história oficial do choro FAPESP; CAPES
Geraldo Majela Brandão Ribas Mauricy Matos Martin Sonatinas para Piano de Camargo Guarnieri: uma re-leitura à luz de análise de estilo de Jan La Rue
GUILHERME DE CESARO COPINI SILVIO FERRAZ MELLO FILHO O TEMPO COMO ESPACO DO SOM: A COMPOSICAO DA CARNE DO TEMPO EM GERARD GRISEY FAPESP
Guilhermina Maria Lopes De Carvalho Lenita Waldige Mendes Nogueira A obra musical de temática brasileira de Fernando Lopes-Graça: Contextualização e análise CAPES
Gustavo Angelo Dias Helena Jank O DESENVOLVIMENTO DA REGRA DE OITAVA NOS TRATADOS ITALIANOS SOBRE
BAIXO CONTÍNUO
CAPES
Gustavo Rocha Chritaro Claudiney Rodrigues Carrasco O Jazz no Cinema da Década de 1950
Gustavo Rodrigues Penha Silvio Ferraz Mello Filho Sobre o conceito de reescrita e suas implicações na música FAPESP
Iara Luzia Fadel Rodriguez Paulo Mugayar Kühl Convenções Musicais na Zarzuela Madrilena do início do Século XVIII
Ivan Eiji Yamauchi Simurra Jônatas Manzolli Composição Musical com suporte de descritores de áudio FAPESP
Jamil Mamedio Bark Mauricy Matos Martin Alceo Bocchino: Variações para Fagote e Orquestra. Estudo analítico e interpretativo
Jaqueline De Paula Theoro Eduardo Augusto Ostergren; Helena Jank A nova linguagem na música contemporânea para a trompa natural como solista e em conjuntos de câmara
João Victor Bota Denise Hortência Lopes Garcia Três pontos de vista para o estudo da transcrição musical CAPES
Jorge Armando Nogueira Nunes Emerson Luiz de Biaggi Concerto em Lá Maior para violoncelo de Antonin Dvorak- Primórdios de uma obra mestra.
Jorge Augusto Mendes Geraldo Carlos Fernando Fiorini A profissão do regente sob o olhar fisiológico: descrição cinesiológica, testes físicos e produção de uma bibliografia que auxilie o seu entendimento
José Antônio Branco Bernardes Eduardo Augusto Ostergren Le Devin du Village: uma proposta de orquestração historicamente informada CAPES
Juliano Alves Dos Santos Maria José Dias Carrasqueira de Moraes OS ESTUDOS PARA PIANO DE HENRIQUE OSWALD E SUA OBRA PIANÍSITICA: QUESTÕES SOBRE PERFORMANCE PLANES UNICAMP
Juliano Buosi Dos Santos Esdras Rodrigues Silva A Figura do Regente na Música Instrumental Barroca e Clássica
Laiana Lopes De Oliveira Denise Hortência Lopes Garcia Azione musicale e Anti-ópera: A concepção de teatro musical por Luciano Berio e György Ligeti
Leandro Barsalini Fernando Augusto de Almeida Hashimoto ESTILOS DE SAMBA NA BATERIA
Lucas Baptista Casacio Fernando Augusto de Almeida Hashimoto CAPES
Lucas Zangirolami Bonetti Claudiney Rodrigues Carrasco Moacir Santos ghostwriter: a composição de trilhas musicais no período norte-americano
Lucca Zambonini Soares Carlos Fernando Fiorini; Paulo Adriano Ronqui “Da carta de Pero Vaz de Caminha”: estudo interpretativo do trio para trompa, violino e piano de Almeida Prado.
LUCIANO DA COSTA NAZARIO JOSE AUGUSTO MANNIS DESENVOLVIMENTO DE PRATICAS DE INVENCAO MUSICAL ATRAVES DE PROCESSOS HEURISTICOS: O ESTIMULO DA CRIATIVIDADE EM AMBIENTES DE ENSINO COLETIVO COM BANDAS DE MUSICA FAPESP
Luiz Néri Pfützenreuter Pacheco Dos Reis Mauricy Matos Martin Concerto n 2 para Piano e Orquestra de Heitor Villa-Lobos: a construção de uma performance a dois CAPES
MARCO ANTONIO CRISPIM MACHADO JOSE AUGUSTO MANNIS REFLEXAO E PROPOSTA DE COMPOSICAO POR MEIO DE COLAGENS E CITACOES FAPESP
Marcus Vinicius Scanavez Ramasotti Medeiros de Almeida Ricardo Goldemberg; Jose Roberto Zan O Estudo da Performance CAPES
MARIA BEATRIZ CYRINO MOREIRA ANTONIO RAFAEL CARVALHO DOS SANTOS AGUA E VINHO: CANCAO E MUSICA INSTRUMENTAL EM EGBERTO GISMONTI FAPESP
Maria Eduarda Leitão Canabarro Emerson Luiz de Biaggi SAMUEL ADLER, SONATA FOR VIOLA AND PIANO: Um estudo sobre a linguagem idiomática do compositor
Marina Machado Gonçalves Adriana Giarola Kayama; Maria José Dias Carrasqueira de Moraes AS CANÇÕES DE ESTÉRCIO MARQUEZ CUNHA SOB O PONTO DE VISTA DO PIANISTA COLABORADOR CAPES
Mateus Berger Kuschick Jose Roberto Zan; Vilson Zattera A MÚSICA PRODUZIDA EM MOÇAMBIQUE E SUAS RELAÇÕES COM GÊNEROS DA MÚSICA DE HERANÇA AFRICANA DESENVOLVIDA NAS AMÉRICAS CAPES
Miriam Emerick de Souza Carpinetti Denise Hortência Lopes Garcia A LINGUAGEM ORGANÍSTICA DE OLIVIER MESSIAEN: procedimentos composicionais e seus reflexos na música para órgão atual
Nataniel Marcos Bádue Filho Edmundo Pacheco Hora As Damas Trocadas: um estudo sobre a prática da ópera em língua portuguesa no Século XVIII CAPES
Paulo Egidio Luckman Esdras Rodrigues Silva O método violinístico de cordas duplas de Luis Soler Realp: Análise, comparação com outras publicações e aplicação prática.
Paulo Ricardo Gazzaneo Mauricy Matos Martin ALEXANDRE LEVY: TRIO OP. 10 EM SI BEMOL MAIOR – ESTUDO ANALÍTICO E SUBSÍDIOS PARA PERFORMANCE
Pedro Arthur Moita Tinoco Santos Fernando Augusto de Almeida Hashimoto O PANDEIRO BRASILEIRO E OUTROS ADUFES: um estudo aplicado de suas técnicas CAPES
Poliana de Jesus Alves Adriana Giarola Kayama Possibilidades interpertativas das canções para canto e piano de José Amat
Rafael Hirochi Fuchigami Eduardo Augusto Ostergren Estudo da notação para shakuhachi aplicado à interpretação de obras tradicionais, modernas e contemporâneas
RAFAEL LUIS GARBUIO CARLOS FERNANDO FIORINI A OBRA VOCAL DE CARLO GESUALDO: UM ESTUDO DE PREPARACAO E EXECUCAO FAPESP
Rafael Thomaz Fabio Scarduelli O ensino do violão popular na universidade pública brasileira: uma análise e uma proposta CAPES
Rafael Tomazoni Gomes Antonio Rafael Carvalho dos Santos; O samba para piano solo de Cesar Camargo Mariano. CAPES
Raphael Ferreira da Silva Antonio Rafael Carvalho dos Santos; Marcelo Gimenes Re-ação: improvisação, interação e sinergia na “Escola Jabour”
Raquel da Silva Aranha Paulo Mugayar Kühl Poética da dança teatral: a imitação, a verossimilhança e a expressão na dança do espetáculo operístico do século XVIII CAPES
Renato de Vasconcellos Ricardo Goldemberg; Hermilson Garcia do Nascimento O que está por trás de uma partitura cifrada?
Roberto Marcos Gomes de Onofrio José Eduardo Ribeiro de Paiva EDUCAÇÃO MUSICAL À DISTÂNCIA: reflexões e desafios CAPES
Roberto Sion Antonio Rafael Carvalho dos Santos
Rodolfo Vilaggio Arilho Fernando Augusto de Almeida Hashimoto Estudo Interpretativo da Obra Variações Rítmicas Opus 15 para Piano e Percussão Típica Brasileira de Marlos Nobre
Rodrigo Alexandre Soares Santos Helena Jank; Lenita Waldige Mendes Nogueira A Prática do Trombone no Brasil do Século XIX CAPES
Rodrigo Aparecido Vicente Jose Roberto Zan Música Popular Brasileira em Hi-Fi: um estudo sobre o Trio Surdina CAPES
Rodrigo Calvo Morte Antonio Rafael Carvalho dos Santos O Processo composicional de Ron Miller. Do Modal Jazz a um sistema particular de organização não funcional do cromatismo: uma reflexão e propostas de aplicação CNPq
Rodrigo Gudin Paiva Fernando Augusto de Almeida Hashimoto GRUPO DE PERCUSSÃO: análise e avaliação do desenvolvimento musical do percussionista em termos de performance e criação musical
Ronaldo da Silva Ricardo Goldemberg A audiação notacional e a capacidade de retenção da memória de trabalho visual em músicos profissionais
Rucker Bezerra de Queiroz Esdras Rodrigues Silva O MOVIMENTO ARMORIAL EM TRÊS TEMPOS: ASPECTOS DA MÚSICA NORDESTINA NA CONTEXTUALIZAÇÃO DOS QUINTETOS ARMORIAL, DA PARAÍBA E UIRAPURU
Rui Manuel Sénico Carvalho Jose Roberto Zan O boi-bumbá de Parintins: Cultura e identidade regional no Amazonas contemporâneo CAPES
Sandra Cristina Novais Ciocci Ferreira Claudiney Rodrigues Carrasco A CANÇÃO NA TRILHA MUSICAL DOS FILMES PRODUZIDOS PELA COMPANHIA ATLÂNTIDA CINEMATOGRÁFICA – 1942/1962
Sarah Brooke Hornsby Silvio Ferraz Mello Filho The Exploded Flute: An interpretative analysis of Happy Days para flauta e sons eletroacústicos by Arthur Kampela
Sergio Gaia Bahia José Eduardo Ribeiro de Paiva PROCESSOS CRIATIVOS DE MOACIR SANTOS: A CRIAÇÃO DO BRASIL
Thais dos Guimaraes Alvim Nunes Antonio Rafael Carvalho dos Santos Milton Nascimento e o Clube da Esquina: o que revelam os seus arranjos
THAIS LIMA NICODEMO ANTONIO RAFAEL CARVALHO DOS SANTOS IVAN LINS: LINGUAGEM MUSICAL, MIDIA, INDUSTRIA FONOGRAFICA E PROJECAO INTERNACIONAL, DE 1970 A 1990 FAPESP
Ulisses Rocha Loureiro da Silva Claudiney Rodrigues Carrasco; Paulo José de Siqueira Tiné Análise comparativa das propostas técnicas de Francisco Tárrega e Abel Carlevaro, e sua aplicação no âmbito do violão popular
VANIA EGER PONTES JONATAS MANZOLLI A LITTLE SUITE FOR CHRISTMAS, A.D.1979 PARA PIANO SOLO DE GEORGE CRUMB: CONSTRUCAO DA EXECUCAO INSTRUMENTAL COM BASE NO SISTEMA LABAN FAPESP
Wander Vieira Rodrigues Jônatas Manzolli Espaços Multidimensionais e Composição Assistida como suporte à Escritura Textural CAPES
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
ANDRE CARRICO NEYDE DE CASTRO VENEZIANO MONTEIRO MAMULENGOS NA CONTEMPORANEIDADE: TRADICAO X REINVENCAO FAPESP
GIULIANA MARTINS SIMOES CASSIANO SYDOW QUILICI A POETICA DO ESPECTADOR: ESTUDOS DE RECEPCAO TEATRAL FAPESP
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
MARCIEL APARECIDO CONSANI JOSE ARMANDO VALENTE PROJETO UCA: ESTRATEGIAS E MATERIAIS PARA FORMACAO E ACOMPANHAMENTO NO USO DAS MIDIAS NA EDUCACAO FAPESP
ROSANGELA DE JESUS SILVA CLAUDIA VALLADAO DE MATTOS A (DES)CONSTRUCAO DA AMERICA LATINA: IMPRENSA ILUSTRADA NA SEGUNDA METADE DO SECULO XIX (ARGENTINA E BRASIL) FAPESP
ROSELI DE FATIMA DIAS ALMEIDA BARBOSA MARIA DE FATIMA MORETHY COUTO LITERATURA COMO PINTURA EM PONGE E SEUS CONTEMPORANEOS FAPESP
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
RODRIGO RIBEIRO BARRETO MARCIUS CESAR SOARES FREIRE O MASCULINO NA VITRINE DO VIDEOCLIPE: REPRESENTACAO IDENTITARIA, EXIBICIONISMO DO CORPO E OBJETIFICACAO SEXUAL FAPESP
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
LENINE ALVES DOS SANTOS ADRIANA GIAROLA KAYAMA A CANCAO DE BENJAMIN DA SILVA ARAUJO – RESGATE DA OBRA VOCAL, CATALOGACAO, ANALISE INTERPRETATIVA E PREPARACAO PARA PUBLICACAO DE SUAS CANCOES FAPESP
SAULO SANDRO ALVES DIAS JOSE ROBERTO ZAN ESTUDANDO O PAGODE – DE VIOLA! FAPESP
UASSYR DE SIQUEIRA JOSE ROBERTO ZAN MUSICA SERTANEJA, TRABALHO E POLITICA (PIRACICABA, 1940-1950) FAPESP
Modalidade: Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
Modalidade: Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
Modalidade: Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
MESTRADO BRUNO HENRIQUE DE PAULA JOSE ARMANDO VALENTE A CRIACAO DE JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA PEDAGOGICA FAPESP
MESTRADO THAIS VANESSA LARA FABIO NAURAS AKHRAS A IMPORTANCIA DOS ARQUIVOS DE FILMES NA EDUCACAO: O CASO DA CINEMATECA FRANCESA E DA CINEMATECA ROBERT LYNEN DE PARIS FAPESP
Modalidade: Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
DOUTORADO CLAYTON ROSA MAMEDES DENISE HORTENCIA LOPES GARCIA DESENVOLVIMENTO DE FRAMEWORK DE MAPEAMENTO E SONIFICACAO PARA INSTALACOES INTERATIVAS FAPESP
DOUTORADO FELIPE MERKER CASTELLANI SILVIO FERRAZ MELLO FILHO O DINAMISMO PROCESSUAL NA COMPOSICAO CONTEMPORANEA FAPESP
DOUTORADO FERNANDO FALCI DE SOUZA ADOLFO MAIA JUNIOR PROCESSOS CRIATIVOS EM MUSICA VISUAL GRANULAR FAPESP
DOUTORADO GUSTAVO RODRIGUES PENHA SILVIO FERRAZ MELLO FILHO A REESCRITURA MUSICAL EM DIFERENTES PERIODOS HISTORICOS: PROPOSTA DE ESTAGIO DE PESQUISA NO EXTERIOR FAPESP
MESTRADO RAFAEL HIROCHI FUCHIGAMI EDUARDO AUGUSTO OSTERGREN ASPECTOS MUSICOLOGICOS DO REPERTORIO DIFUNDIDO POR KATSUYA YOKOYAMA (1934 – 2010) FAPESP
POS-DOUTORADO ALMIR CORTES BARRETO ANTONIO RAFAEL CARVALHO DOS SANTOS POR UMA PRATICA MUSICAL REFLEXIVA: APROFUNDANDO O DIALOGO ENTRE A METODOLOGIA JAZZISTICA E O ENSINO DA IMPROVISACAO EM MUSICA POPULAR NO BRASIL FAPESP