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DOCENTE LINHA DE PESQUISA PROJETOS
Ana Cristina Colla Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Mímese corpórea e dança pessoal: construção de um repertório pessoal de criação

Resumo: Refletir e analisar, em um plano prático-conceitual, a trajetória de formação do ator, focando na construção de um repertório pessoal de representação, partindo da metodologia da Mímese Corpórea e da Dança Pessoal, ambas desenvolvidas pelo Lume Teatro – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp. A pesquisa engloba a investigação sobre a criação de repertórios de matrizes corporais, vocais e sensoriais e, em seguida, o trabalho de improvisação e criação para a cena.

Ana Maria Rodriguez Costas (Ana Terra) Arte e Contexto Processos de criação e pedagogia da dança

Resumo: Partindo da hipótese de que, no conjunto dos procedimentos técnicos e métodos de criação, nas performances e espetáculos, nas proposições e nos dispositivos estendidos a um público participante das ações culturais propostas por coletivos, grupos e companhias contemporâneas, revela-se um ideário poético-estético relacional, norteador e, concomitantemente, fomentador de (novas) pedagogias da dança, procura-se observar fundamentos e princípios norteadores para a formulação de práticas artístico-pedagógicas em dança contemporânea relevantes para seu ensino em diferentes contextos, formais e não formais.

Ariane Porto Costa Rimoli Arte e Contexto Processos interculturais orgânicos

Resumo: O projeto Processos Interculturais Orgânicos (PIO) se propõe a refletir sobre o processo da arte, seus significados e relações na organização social contemporânea. Os procedimentos metodológicos adotados têm suas bases na educomunicação e na interculturalidade, propondo a criação de diálogos baseados na “escuta” e construção coletiva de narrativas. As noções de sistema e auto-organização compõem o quadro nocional. Como a experiência estética pode afetar nossa conduta? Teria a arte, pensada à luz da filosofia, um sentido pragmático? Este projeto abrange as relações das artes entre si e dos artistas, seus processos e obras com a sociedade, substituindo a noção de produção pela de processo.

Cássia Navas Alves de Castro Arte e Contexto Teoria geral (do estado) da dança

Resumo: Discussão e mapeamento das “teorias” em dança, inserindo-se as questões dentro do debate pós-moderno, a denominação apontando menos para uma generalização das reflexões que o vocábulo “geral” já carrega e mais para o estabelecimento de um “estado da arte” (état de l´art). Para tanto, parte-se de textos da cultura letrada e textos da cultura coreográfica, ou seja da cultura não verbal (textos coreográficos e das artes da cena). A pesquisa se organiza a partir de dois focos principais: dança e seus contextos e dança tout court. A partir do primeiro universo temático são investigados os enfoques teóricos que se debruçam sobre o campo da dança em suas relações com outras artes, campos do conhecimento e da cultura. Dentro do segundo universo temático, são investigados os enfoques teóricos que estudam a dança a partir de suas estruturas basais, que compõem seus mapas de origem.

Cassiano Sydow Quilici Arte e Contexto Teatro contemporâneo: pedagogias de fronteira (o treinamento do ator-performer)

Resumo: A pesquisa propõe-se a examinar as transformações das noções de treinamento e de formação do ator e do performer, de modo ao mesmo tempo crítico e propositivo. Interessam especialmente as propostas que entendem a formação não como mera aquisição de habilidades, mas como processo que coloca em jogo a própria noção de “sujeito” e da “subjetividade” do artista. Muitas vezes os próprios processos de formação desdobram-se em experiências compartilhadas junto ao público. A partir daí, desdobram-se também problematizações das artes da cena vistas como mero entretenimento espetacular, exigindo outros conceitos para lidar com o acontecimento artístico.

Daniela Gatti Poéticas e Linguagens da Cena Processos criativos por redes de saberes

Resumo: O objetivo geral da presente proposta de pesquisa se delimita a estudar processos criativos que se estabelecem pelo acontecimento na construção da singularidade entre o artista e a expressão poética da obra em dança. Consideramos, portanto, o texto no seu sentido mais amplo, como ponto de difusão do trabalho e de localização das dobras implícitas do texto por uma abordagem dialógica com outros saberes.

Eduardo Okamoto Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Atuação Cênica no Atrito de Culturas

Resumo: O conceito de interculturalidade é um dos marcos do teatro contemporâneo. A partir do confronto de culturas diversas, artistas e teóricos esforçam-se no sentido de não redundar no apontamento das suas diferenças, mas na busca por seus elementos comuns. Estes trabalhos procuram, ultrapassando especificidades, uma dimensão universal/invariável da produção cultural. Este projeto, diferentemente desta abordagem, investiga a atuação cênica a partir de atritos entre culturas, propondo uma pesquisa intracultural, em perspectiva e contextual. Por um lado, toma- se o conceito de intraculturalidade – um mergulho na própria cultura em que se vive -, proposto pelo indiano Rustom Bharucha, como alternativa às propostas modelares de artistas norte-europeus. Por outro, revê-se este mesmo conceito, aproveitando-se outras contribuições culturais que ajudam a formar a cultura brasileira, como a ameríndia e a japonesa: o conceito de perspectivismo, desenvolvido por Eduardo Viveiro de Castro no estudo de culturas indígenas, afirmando a apreensão da realidade como um ponto de vista ou perspectiva; a compreensão do sujeito na cultura japonesa, sempre referenciada pelo contexto histórico-social, cultural e até espiritual, tal qual se vê nos escritos do antropólogo Claude Lévi-Strauss sobre   Japão e na obra do escritor nipônico Kenzaburo Oe. Como procedimento são propostos: a criação de um grupo de estudos sobre  tema, reunindo alunos da graduação em Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP em pesquisas de Iniciação Científica sobre a relação interculturalismo/teatro; a criação e apresentação de um exercício cênico solo com atuação do pesquisador principal; estudos filmográfico e bibliográfico.

Elisabeth Bauch Zimmermann Arte e Contexto A Relação dos processos de criação em arte com a psicologia profunda

Resumo: A observação de imagens simbólicas do inconsciente durante o processo de criação artística oferece fontes inesgotáveis para este trabalho. O indivíduo, ao relacionar a vivência da criação artística com a psicologia profunda, pode estudar seu processo de formação pessoal e adquirir conhecimento psicológico e experimental. Isso é importante para quando a mudança e o desenvolvimento de sua obra exigirem ações de criatividade e transformação. Serão pesquisados textos sobre psicologia profunda, simbologia, consciência do espaço e métodos de improvisação. Haverá a pratica de vivências corporais, de relaxamento e concentração. O desenho e a modelagem serão usados para objetivar conteúdos interiores. A apresentação de vídeos complementará os instrumentos de trabalho da pesquisa.

Rolf Gelewski e suas constribuições para a formação e criação em dança

Resumo: Sendo ex-aluna do educador, interprete e coreógrafo Rolf Gelewski, minha proposta é o estudo e a aplicação de seus métodos didáticos, empregados como forma de arte-educação. Rolf, que lecionou na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia no período de 1960 a 1972, elaborou seus métodos de composição coreográfica a partir de tres diferentes abordagens : improvisação estruturada, criativa e espontânea, além de se dedicar aos estudo das formas e do espaço. Criou também um método de percepção musical elementar, a partir da audição e do desenho de gráficos, a ser aplicado de modo geral na educação.Será realizado um levantamento das obras deste autor e suas propostas serão praticadas em um grupo de estudos.Existe também a possibilidade de ser realizado um catálogo sobre sua vida e obra.

Grácia Maria Navarro Poéticas e Linguagens da Cena Do sagrado e do jogo cênico

Resumo: Este projeto tem por objetivo investigar as relações entre o Sagrado e o Jogo Cênico. O fará a partir da análise de dois espetáculos teatrais: “Exus” e “Ô de casa! Ô de fora? Ou a história do Homem que pediu uma Folia à Pomba Gira Cigana”. São experiências que têm em comum a exploração de práticas cênicas que emergem de uma maneira particular de abordar aspectos da corporeidade e da teatralidade nas tradições orais brasileiras e no Teatro Contemporâneo. A pesquisa será qualitativa e sua forma de análise estará estruturada na observação de registros videográficos e fotográficos dos espetáculos e na pesquisa bibliografica sobre a performance cênica, a performance ritual e a cultura brasileira. Serão tomados como interlocutores para o diálogo bibliográfico, os autores Richard Schechner e Muniz Sodré.

Graziela Estela Fonseca Rodrigues Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Dos terreiros do Brasil à emanação de personagens através do Método BPI

Resumo: Os principais objetivos deste projeto são: 1) analisar o percurso de personagens vividas pelas intérpretes através do método BPI (mulheres sínteses de pesquisas e de criações coreográficas anteriormente realizadas), com o intuito de explicitar os seus significados, as suas linguagens corporais e as dos espaços de onde emergiram; 2) aprofundar os procedimentos das fases que congregam a Estruturação da Personagem do método BPI; 3) investigar condições de espaços e tempos diferenciados favoráveis ao desenvolvimento do Processo.

Gina Maria Monge Aguilar Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Trans-formação do ator: Voz como disparador criativo

Resumo: Como docente e pesquisadora na área das Artes Cênicas e como diretora teatral interesso-me especialmente pela voz e a sonoridade do ator como disparador criativo. Acredito na trans-formação do ator, mais do que na mera formação, e vejo no trabalho vocal um dos caminhos possíveis a ser percorridos na viagem trans-formativa. Caminho que leva não só a si mesmo mas à criação cênica. Tenho como intuito desenvolver e aprofundar princípios e procedimentos relacionados ao trabalho vocal e sonoro do ator que possam levá-lo ao campo da criação e do campo da criação novamente ao campo da preparação. É a busca pela união entre preparação vocal e criação cênica. Entre o emissivo e o expressivo. Estando intimamente ligado ao trabalho desenvolvido pelo Centro Artístico Internacional Roy Hart na França e às experiências desenvolvidas no teatro de grupo e por outros/as mestres/as em Latino-américa.

Holly Elizabeth Cavrell Poéticas e Linguagens da Cena Revisitando o ato de coreografar: reflexões sobre metodologias coreográficas, passado e presente

Resumo: Estudar e levantar questões sobre como a coreografia mudou; variações de metodologia, estéticas e razões para coreografar, assim como o papel histórico do coreógrafo; estudar os papéis e funções de criadores e intérpretes, assim como onde, quando e por que eles começam a se fundir; questionar o significado de dançar na arte contemporânea – discurso crítico e performatividade; estudar a dança em sua compreensão como sequência de movimentos ou estratégias.

Isa Etel Kopelman Poéticas e Linguagens da Cena Dramaturgias clássicas/estratégias da performação

Resumo: Trata de mapear as formas matriciais da dramaturgia clássica, seus temas e as intensas imagens poéticas que desafiam as leituras contemporâneas com novas perspectivas de encenação e recepção. Nessa direção, examinamos os desdobramentos metafóricos – textuais e cênicos – da performação da poética clássica e as celebrações das múltiplas vozes do coro no diálogo com seus protagonistas.

Jorge Luiz Schroeder Arte e Contexto Música, educação e artes da cena: processos de estabelecimento, circulação e apropriação de sentidos musicais

Resumo: O foco principal desta proposta é investigar como se dão as relações de sentido (significação e valor) que envolvem as realizações musicais. Visto que as músicas transpassam vários campos de atividades socioculturais, interessa principalmente observar, do ponto de vista dialógico, a diversidade de modos de compreender, perceber e produzir músicas originados nesses vários espaços. Para que essa investigação aconteça é fundamental tomar a música como um sistema simbólico, cultural e historicamente constituído. A partir desta premissa básica, que se elabora com a ajuda dos estudos sobre a economia das trocas simbólicas propostos por Pierre Bourdieu, da filosofia enunciativo/discursiva do Circulo de Bakhtin e pelas reflexões críticas sobre a cultura dos autores dos chamados Estudos Culturais, pretende-se reduzir o imenso quadro de áreas interpeladas pelas músicas a apenas duas: a educação e as artes da cena (dança e teatro). Uma e outra área se apropriam das músicas de modo muito particular, dinâmico e heterogêneo, e é sobre essas formas de apropriação que a proposta se debruça. Pretende-se, através do ferramental metodológico das pesquisas qualitativas (observação participante, entrevistas e análise de documentos – que neste caso se restringe às fontes audiovisuais), explicitar as contradições e tensões que se estabelecem tendo como escopo as músicas e os vários eixos semântico-axiológicos que se colocam em funcionamento quando elas se fazem presentes.

Diálogos difíceis: um estudo sobre a produção coletiva de enunciados artísticos com música e dança

Resumo: Este projeto investiga três aspectos das interações entre música e dança e entre musicistas e bailarinas: 1) no campo educativo; 2) no campo artístico, e; 3) no campo do trabalho. Cada uma dessas áreas de investigação, por sua vez, se dividem em pelo menos dois focos de interesse. No campo educativo: a) as várias formas através das quais a música se insere na formação de bailarinas e bailarinos, e; b) a apropriação do conhecimento musical por parte de bailarinas e bailarinos. No campo artístico: a) as várias dificuldades (de procedimentos, de linguagem, de concepções) que surgem na associação entre musicistas e bailarinas nas produções colaborativas, e; b) busca-se uma proposta analítica para as colaborações entre música e dança como enunciados para, assim, abordá-las a partir de uma única unidade significativa artística. No campo do trabalho: a) as condições de trabalho e de sociabilidade surgidas do trabalho do músico em ambientes de dança: o músico de aulas, e; b) as condições de trabalho e de sociabilidade surgidas no trabalho do músico em ambientes de dança: o músico de espetáculos coreográficos. Tenta-se, com esta proposta, traçar um cenário amplo das diversas situações interativas entre o campo da música e o da dança, levando em conta não apenas seus produtos finais (as obras coreográficas ou musicais) mas também seus protagonistas e coadjuvantes. Para isto são utilizadas as seguintes fontes teóricas: a sociologia das trocas simbólicas de Pierre Bourdieu; a filosofia da linguagem do Círculo de Mikhail Bakhtin; os Estudos Culturais; a sociologia do trabalho proposta por Ricardo Antunes e seus colaboradores.

Júlia Ziviani Vitiello Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Interfaces entre interpretação e criação em dança a partir de um corpo eclético

Resumo: O caráter efêmero da dança, sua natureza de ser uma das artes do momento presente, lhe confere diferentes nuances a cada apresentação cênica. O registro dos processos de criação e de seu produto final (as apresentações cênicas) é importante para artistas, pesquisadores, acadêmicos, pois ele poderá trazer importantes subsídios à crítica e a pesquisa em dança, já que se torna possível preservar o trabalho, as questões e soluções envolvidas em sua criação para sua posterior análise crítica. Não menos importante é oferecer à sociedade a oportunidade de conhecer um espetáculo não visto, ou então de ser tocada em suas memórias subjetivas a respeito dele. Assim, entre os objetivos deste projeto está analisar, documentar e registrar em audiovisual os aspectos envolvidos na dança como uma disciplina de pesquisa. Neste projeto pretende-se explorar uma articulação de conteúdos, ao qual vincula-se o ato de criar, descrever e realizar as ideias propostas, até a apresentação cênica de seus resultados. Tendo realizado esse recorte, do que o envolve e o delimita, serão articulados os conteúdos de uma tríade: a técnica (habilidades do interprete), a poética (literatura e artes visuais) e a criação (procedimentos e apresentação cênica), com a finalidade de investigar e aprofundar como a integração das práticas somáticas na preparação dos intérpretes e criadores pode contribuir para a criação em dança.

Larissa de Oliveira Neves Catalão Arte e Contexto O Teatro Brasileiro e a Cultura Popular: séculos XIX, XX e XXI

Resumo:

O projeto visa a investigar a apropriação de elementos da cultura popular pelo teatro brasileiro. Trata-se de um exame de como o diálogo com a cultura popular propiciou não somente o surgimento de um teatro especificamente nacional, no século XIX, como também configurou-se em uma importante tradição que, desde então, manteve-se sempre presente em nossos palcos. Por meio da utilização da cultura popular, de diversas instâncias, tais como linguagens, músicas, danças, perfomances, festas, teatralidades, o teatro brasileiro ganhou originalidade, em muitos momentos inovando e recriando, afastando-se de modelos eruditos estrangeiros ou dialogando com eles. O projeto pretende abarcar principalmente a dramaturgia, mas não deixará de lado as encenações.

Larissa Sato Turtelli Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena A dança em ato: investigação dos fluxos e contextos das relações espectadores-obra artística a partir das apresentações do espetáculo de dança Fina Flor Divino Amor

Resumo: Esse projeto propõe uma pesquisa sistemática das relações entre espectadores e obra artística de dança tendo como foco as apresentações do espetáculo de dança Fina Flor Divino Amor. Esse espetáculo foi desenvolvido a partir de pesquisa de campo em terreiros de Umbanda, enfocando as entidades Pombas Giras. A obra mantém-se nas fronteiras entre dança e teatro, valendo-se tanto da linguagem corporal, quanto de textos falados e do trabalho de personagem. As relações entre obra e espectador nesse espetáculo trazem um diferencial por este tratar da Umbanda, religião marginal e estigmatizada, fator a ser considerado na pesquisa proposta.

Dos terreiros do Brasil à emanação de personagens através do Método BPI 

Resumo: Os principais objetivos deste projeto são: 1) analisar o percurso de personagens vividas pelas intérpretes através do método BPI (mulheres sínteses de pesquisas e de criações coreográficas anteriormente realizadas), com o intuito de explicitar os seus significados, as suas linguagens corporais e as dos espaços de onde emergiram; 2) aprofundar os procedimentos das fases que congregam a Estruturação da Personagem do método BPI; 3) investigar condições de espaços e tempos diferenciados favoráveis ao desenvolvimento do Processo.

Marcelo Ramos Lazzaratto Poéticas e Linguagens da Cena O campo de visão: exercícios e linguagem cênica

Resumo: A pesquisa pretende ampliar a investigação do “campo de visão”, exercício de improvisação teatral coral criado pelo docente no qual os participantes só podem movimentar-se quando algum movimento gerado por qualquer ator estiver ou entrar em seu campo de visão. Os atores não podem olhar olho no olho. Devem ampliar sua percepção visual periférica e, através dos movimentos, de suas intenções e pulsações, conquistar naturalmente uma sintonia coletiva para dar corpo a impulsos sensoriais estimulados pelos próprios movimentos, por algum som ou música, por algum texto ou situação dramática. Os achados desta pesquisa serão elaborados tanto em criações de espetáculos quanto em discussões teóricas sobre esses processos de criação.

Mariana Baruco Machado Andraus Poéticas e Linguagens da Cena Artes da cena e teorias de conhecimento: poética como lugar de pesquisa e formação do artista da cena

Resumo: Neste projeto pretende-se refletir sobre o lugar da criação e do exercício poético na formação do artista da cena e na construção epistêmica em artes da cena. Enuncia-se como problema a questão da produção de conhecimento em artes da cena, bem como sua difusão. Busca-se um compromisso com o estudo de saberes práticos já produzidos no campo das artes da cena e o envolvimento com a produção de conhecimento a partir da prática artística, que demanda tempo em laboratórios de criação e treinamento extensivo. Parte-se do pressuposto de que a obra artística é, em si, conhecimento, e que livros e artigos publicados por artistas-pesquisadores problematizam sempre, de alguma forma, a questão do conhecimento que se produz e que é legado de forma transgeracional, à luz do que propõe Thomas Kuhn em seu olhar pela perspectiva social das ciências e do conhecimento.

Marília Vieira Soares Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Dashavatar: releitura e construção de espetáculo de dança-teatro baseado na mitologia indiana

Resumo: Investigação de formas de transpor a pesquisa de gestualidade e o embasamento mitológico presentes na coreografia Dashavatar, constante de repertórios de dança clássica indiana, para uma releitura brasileira e contemporânea à luz de mitos afro-brasileiros.

Mario Alberto de Santana Poéticas e Linguagens da Cena Dramaturgias e teatralidades em prática

Resumo: Pesquisa teórico-prática que visa analisar e experimentar diversas estratégias de organização dos discursos cênicos de caráter teatral, envolvendo docentes e alunos de graduação e pós-graduação, através da criação de espetáculos em que se entrelaçam os aspectos teatrais e dramatúrgicos das composições de cena, concernentes ao trabalho do diretor e dramaturgo, com os aspectos poéticos relativos à criação e interação de presenças, próprias do trabalho do ator. A pesquisa empreende e reflete sobre experimentos cênicos, tanto em palco fechado quanto em espaços públicos e alternativos.

Marisa Martins Lambert Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Expressividade cênica na dança: a plasticidade corporal do artista contemporâneo

Resumo: Pesquisa artística que enfoca o aprofundamento nos componentes do discurso corporal que alicerçam a expressividade cênica, em conjunto com a aplicação do Sistema Laban/Bartenieff para criação e formação de profissionais em dança.

Matteo Bonfitto Júnior Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Os processos criativos como campo ampliado nas artes da cena

Resumo: Trata-se de uma pesquisa recém-iniciada, que tem como objetivo investigar diferentes processos criativos relacionados com as artes da cena a fim de percebê-los como componentes de um campo ampliado, que funciona como um catalisador de saberes, práticas e competências.

Paula Caruso Teixeira Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Pesquisando Nanã no terreiro de Mãe Mirian

Resumo: Esse projeto tem como objetivo inicial investigar os processos corporais do candomblé, sobretudo, as danças dos orixás e, em especial, a dança de Nanã através da realização de uma pesquisa de campo no terreiro de Mãe Mirian, em Maceió-AL. Pretende-se a partir dela desenvolver uma criação artística, uma edição das imagens fotográficas e de vídeo mais expressivas do campo e um artigo científico sobre todo o seu processo. Além disso, todo o material coletado e depois decodificado será trabalhado nas aulas das disciplinas em Dança do Brasil no curso de graduação em Dança da UNICAMP, bem como numa disciplina da pós—graduação em Artes da Cena desta universidade. Pretende-se também oferecer oficinas de Dança do Brasil em Maceió-AL, no Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), aos alunos do curso de licenciatura em Dança, bem como aos do curso técnico em Dança da Escola Técnica de Artes (ETA) desta universidade. Portanto, esse projeto integrará atividades de pesquisa, criação, ensino e extensão no qual a referência metodológica é do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI).

Raquel Scotti Hirson Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Mímesis Corpórea – Mímesis da Palavra: construção de presença a partir da observação

Resumo: A pesquisa sobre a mímesis da palavra – um braço da mímesis corpórea – foi iniciada nos últimos anos em decorrência da suspeita de que a dança pessoal possa dar suporte vibracional para que o ator sustente um estado de presença enquanto dança uma recriação de ações advindas da observação de algo externo a ele.

Renato Ferracini Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Memória(s) e pequenas percepções

Resumo: Projeto de Produtividade de Pesquisa CNPq. Esse projeto propõe refletir e analisar, em um plano prático-conceitual, a seguinte hipótese: a utilização da memória singular ou coletiva de grupo- enquanto potencializadora de criação de ações-matrizes físico-vocais no contexto poético de criação ficcional e espetacular passa pela possível ativação conjunta de microações, microafetos e micropercepções acionada por essas mesmas memórias, lançando o ator em uma zona de turbulência não mimética da ação-lembrança, mas em fluxo intensivo e em fabulação. Por outro lado, os paradoxos corporais que jogam o atuante no que podemos chamar de Zona de Experiência podem levar à ativação de memórias singulares que também potencializam a zona de turbulência das micropercepções. O estudo pretende justamente relacionar de maneira prático/teórica a relação entre memória e micropercepção.

Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Presença e vida: sobrevoos prático-conceituais

Resumo: Por meio da metodologia cartográfica e da tensão gerada entre a filosofia e o teatro, mais especificamente entre a filosofia da diferença e a arte presencial tendo como foco o corpo do atuador (ator, dançarino, performador), esse projeto temático visa à problematização, investigação e conceituação da construção de efeitos de presença a partir de quatro territórios de ações: 1) Ações de Processos Criativos: cenários de investigação que terão como resultante o processo criativo de experimentos cênicos e demonstrações de práticas-processos de trabalho com foco nos efeitos de presença enquanto matéria prima de criação espetacular a partir dos procedimentos de Mímesis Corpórea criado pelo LUME e do hibridismo de linguagens entre teatro/dança e teatro/performance; 2) Ações de Processos Formativos: cenários formativos que acontecerão no formato de oficinas de curta duração de práticas de intensificação de efeitos de presença ministradas pelos atores-pesquisadores do LUME na sede acadêmica do núcleo e também vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, com  sistematização desses processos formativos experimentais; 3) Ações de Investigação Conceitual: cenário de investigação que se coaduna e é co-criado junto às duas primeiras ações; 4) Ações de Experimentação de Narrativas de Pesquisa: provocar e explorar a problemática proposta pelo método cartográfico que demanda uma mudança nas práticas habituais de narrativa de uma pesquisa, num esforço para uma análise expressiva do discurso, em busca de uma “política da narratividade” – ou seja, modos de dizer que expressem maneiras possíveis e outras de relação discursiva com os processos criativos e formativos desse projeto. Entendemos, de acordo com os procedimentos da cartografia, que as práticas de uma pesquisa artística podem ser exploradas a partir de uma escrita performativa que se coadune diretamente com a pesquisa prática/conceitual tal como apresentada nas ações anteriores.

Sílvia Maria Geraldi Poéticas e Linguagens da Cena Experiências de teatralidade e performatividade na dança: a cena coreográfica contemporânea

Resumo: O projeto investiga a cena híbrida da dança ocidental pós-geração de 1970 a partir das perspectivas teóricas da teatralidade e da performatividade. Explora os vínculos existentes entre as noções no que se refere ao funcionamento dos processos de produção, comunicação e percepção da dança cênica contemporânea.


Poéticas e Políticas da Corporeidade: gesto e produção de discurso em dança

Resumo: O projeto de pesquisa trata de investigar os fenômenos da corporeidade e do gesto dançante e(m) suas formas de manifestação na cena coreográfica contemporânea. Partindo do pressuposto de que é no comportamento cinético do dançarino/performer – em sua corporeidade, gestos e ações – que a produção de discursos e sentidos se organiza, busca compreender como os atos intensivos do corpo, em suas tensões com a linguagem coreográfica, podem se converter em expressão cênica. Indaga sobre as condições de emergência poética subjacentes à corporeidade e à gestualidade do dançarino contemporâneo na invenção de seu projeto coreográfico. Para tanto, um dos vetores do projeto abrange os estudos somáticos e suas formas de conhecimento prático-conceitual na relação com o campo cênico/coreográfico. Nesse viés, o corpo e a experiência corporal se tornam lugares privilegiados para se investigar processos de elaboração, composição e escrita coreográfica – os treinamentos, os procedimentos e filosofias de invenção, as formas de organização, os recursos poéticos de escrita, o fenômeno da percepção em dança, tanto do ponto de vista do artista quanto do espectador (recepção). Outra dimensão enfoca a “consciência somática” numa perspectiva crítica, investigando de que maneira o corpo que dança pode pensar-se como projeto político e ético, mobilizando dinâmicas renovadas tanto de produção cênica, como de hábitos, afetos, comportamentos e modos de vida.

Suzi Frankl Sperber Arte e Contexto Jogo, mito, rito e representação

Resumo: O olhar que abrangerá o projeto ‘Jogo, mito, rito e representação’ ajudará a esclarecer jogos criativos, isto é, estratégias de renovação da estruturação de obras literárias, a permeação de mitos e ritos na contemporaneidade e as suas relações com a representação entendida tanto como mimesis, quanto como cena – e ambas como jogo. Envolverá a noção de sagrado e como os mitos, e mesmo os ritos, tiveram também papel estigmatizador. A abordagem se preocupará com uma dimensão social e antropológica. O corpus será o das brincadeiras do Cavalo Marinho, pesquisa já realizada e registrada com muito mais que 200 páginas de transcrição das cantorias, relação de personagens etc., feita por Alício Amaral e Juliana Pardo (financiada, então, pela Fundação Vitae). O levantamento se concentrou na região da Zona da Mata Norte de Pernambuco, localizada entre Recife-PE e João Pessoa-PB, regiões que vivem da extração de cana e da produção açucareira.

Veronica Fabrini Machado de Almeida Poéticas e Linguagens da Cena Encenação: dinâmicas possíveis entre estrutura e acontecimento

Resumo: Este Projeto tem como característica fundamental a transdisciplinaridade, operando nas interfaces entre o teatro (partindo dos hibridismos colocados pelas vanguardas até suas derivações no teatro contemporâneo), a filosofia ( a partir da dinâmica apolíneo-dionisíaco em Nietzsche, a técnica como “cuidado de si”, em Foucault, e devir em Deleuze) e as ciências do imaginário (Bachelard e G.Durand), buscando conjugar práxis, campo conceitual e instrumental de análise. O Objeto de estudo é a encenação teatral, esta entendida enquanto resultado material e dialético das relações possíveis entre “texto” (estrutura) e “cena”(acontecimento). Partindo do pressuposto de que o tipo de relação entre esses dois termos, determina uma tipologia de teatro, nosso objetivo principal será a análise dessa relação, em especial nos hibridismos da cena contemporânea.

 

DOCENTE LINHA DE PESQUISA PROJETOS
Anna Paula Silva Gouveia Poéticas Visuais e Processos de Criação Ensino-aprendizagem da cor em artes visuais, arquitetura e design

Resumo: Esta pesquisa, decorrente da prática docente nos últimos 18 anos, trata da problemática do ensino-aprendizagem da cor em artes visuais, arquitetura e design, baseando-se na interdisciplinaridade da Teoria da Cor com a Física, Biologia, Antropologia visual e Cultura. Compreende como objeto de estudo a experiência pedagógica de disciplinas oferecidas em várias universidades e cursos diversos, e em especial nos últimos anos, na graduação e pós-graduação em Artes Visuais e na graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. Esta pesquisa pretende contribuir para direcionamentos didáticos propedêuticos no ensino da cor visando principalmente a formação de professores e pesquisadores. É parte das pesquisas realizadas pelo Grupo Mantis – Cor, Cariz e Sintaxe Visual – dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6758085787767645. O grupo é formado por pesquisadores – arquitetos, designers, artistas visuais, profissionais da área de comunicação – professores universitários, alunos de graduação e pós-graduação que tem a cor como foco principal de suas pesquisas.

Cláudia de Mattos Avolese História, Teoria e Crítica Representando o ‘selvagem’ com arte e ciência: Ilustração etnográfica no Brasil do século XIX

O presente projeto visa fazer um estudo da produção de ilustração etnográfica relativa ao indígena, criada ao longo do século XIX no país. Partindo das principais expedições que ocorreram na primeira metade do século e produziram material etnográfico sobre as populações indígenas brasileiras, procuraremos entender, por um lado, sua gênese em tradições e teorias desenvolvidas na Europa e, por outro, como elas se transformaram localmente e ajudaram a compor as narrativas e o imaginário sobre as populações autóctones do país que se tornaram a base para políticas indígenas e projetos de estado a partir de meados do século. Para analisarmos o impacto das posições elaboradas pela primeira geração de exploradores do século XIX sobre os discursos visuais subsequentes, tomaremos como referência a expedição científica patrocinada pelo IHGB entre 1859 e 1861, cuja sessão etnográfica foi presidida por Gonçalves Dias. Ao que tudo indica, os documentos e narrativas coletados pelas primeiras expedições aos territórios brasileiros no começo do século XIX serviram de modelo, tanto para a preparação da expedição do IHGB, quanto para a elaboração dos relatórios, coleções e exposições que dela derivaram. Esse material inclui um número significativo de ilustrações etnográficas. Ainda hoje, a maior parte da literatura sobre artistas viajantes privilegia os registros da paisagem. Apesar de o volume de material disponível sobre ilustração etnográfica ser significativo e compor uma parte importante da produção dos viajantes que circularam no Brasil neste período, pouca atenção tem sido dada a essas obras a partir de uma perspectiva da história da arte.

Edson do Prado Poéticas Visuais e Processos de Criação Processos criativos: Imagem, Arte, design

Resumo: Tem por objetivo investigar a arte, entendida como linguagem que se coloca em relações complexas com outras formas de linguagem, destacando as interações entre as linguagens da arte e do design e o questionamento acerca da definição de seus limites. Além da produção de reflexões teórico-críticas, os trabalhos do grupo podem envolver produções artísticas articuladas com aquelas reflexões. Em ambos casos a maneira de lidar com estes temas utiliza a abordagem dos estudos de processos criativos e a especificidade da metodologia de pesquisa em arte e design, incorporando uma fundamentação ampla que perpassa por diversos teóricos, havendo tendência para estudos que trabalhem a semiótica peirceana.

Ernesto Giovanni Boccara ANÁLISE E DECODIFICAÇÃO DOS PROCESSOS CRIATIVOS A PARTIR DAS DIMENSÕES SIGNIFICANTES E DE SIGNIFICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM NAS ARTES VISUAIS CONTEMPORÂNEAS: Uma abordagem Psicoanalítica e Semiótica

Resumo: Pesquisa de caráter teórico, correlacionando linguagens expressivas e processos criativos em Artes, explorando a natureza da materialidade dos significantes e a dinâmica da significação da IMAGEM nas Artes Visuais mediadas por tecnologias da comunicação focando os seus novos desdobramentos percepto-cognitivos na contemporaneidade. Metodologicamente tem um caráter operacional multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar correlacionando prioritariamente as teorias da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung com a Teoria dos Signos de Charles Sanders Peirce aplicadas à complexidade de sua natureza na redefinição do conceito de IMAGEM na relação de fruição da obra de arte.

Fernando Cury de Tacca  

Fotografia: hibridismos e intertextualidades

Resumo: O projeto investiga as intertextualidades da fotografia com o cinema, a literatura, artes plásticas e internet. Busca-se organizar o pensamento fotográfico a partir de suas relações e hibridismos com outras artes e meios de comunicação. Analisaremos os aspectos intertextuais da fotografia em vários momentos de sua história, focando principalmente a produção contemporânea, o que implica em percebermos sua intercessão da fotografia com as ciências, as artes e os meios de comunicação.

Fotografia e Literatura. Intertextualidades nas coleções espanholas: “Palabra e imagen” e “lo mínimo”. [Bolsa Produtividade CNPq]

 Resumo: O projeto de investigação centra-se em duas coleções espanholas publicadas respectivamente no início dos anos sessenta, e depois, a segunda, na última década do século passado. A primeira coleção, Palabra e imagen, tornou-se uma referência na construção de um campo chamado de fotolivro, com obras conceituais envolvendo escritores já reconhecidos e jovens artistas/fotógrafos. A segunda coleção, “lo mínimo”, aporta uma proposta diferenciada de pequenos livros, como livros de bolso, com economia de palavras e imagens, ou seja, uma proposta de síntese, com presença de alguns artistas reconhecidos e outros em início de carreira.
Filipe Mattos de Salles  Poéticas Visuais e Processos de Criação  Fotografia como Expressão Artística : Estudo sobre as potencialidades estéticas da Fotografia e suas diversas ramificações na produção visual contemporânea

Resumo: A pesquisa tem por objetivo entender como as imagens são criadas do ponto de vista psíquico, ou antes, ontológico, uma vez que a fotografia tem sido discutida enquanto forma, após sua realização, e, portanto, apenas no que diz respeito à sua significação como referente. Uma instância anterior, ou seja, a do pensamento como gênese criativa, que, longe de ser uma abordagem comum, constitui ao mesmo tempo a origem e o fim da razão psíquica da criação visual estética, com o objetivo de realizar uma experiência comunicativa visual, artística ou não. Esta pesquisa será embasada na filosofia platônica, que considera as imagens como decorrentes de uma ideia prévia, e da psicologia de C.G.Jung, por tratar nitidamente das instâncias psíquicas imagéticas que governam nossas escolhas, inclusive estéticas.

Gilberto Alexandre Sobrinho Imagem em movimento político e social: vídeo, documentário e as construções identitárias no Brasil

Resumo:  Essa pesquisa busca refletir sobre a produção documentária realizada nos domínios do vídeo, em que imperam, de forma plural, as construções identitárias de gênero e sexualidade, dos afro-brasileiros, dos habitantes de comunidades e/ou regiões periféricas e marginalizadas, das populações indígenas e outras culturas e histórias que foram subjugadas pelas crenças dominantes e que não tiveram grande visibilidade na história do audiovisual brasileiro, principalmente, na mídia televisiva.

Haroldo Galo Restauro, projeto & criação: diálogos de permanência e inovação

Resumo: Esta pesquisa investigará procedimentos e fundamentos do restauro e de seu projeto das diversas modalidades de artefatos, destacando no processo sua dimensão artística. Considerará a crescente expansão e reconhecimento das atividades de preservação e restauro no mundo e no Brasil para a formação de memória e identidade, bem como a inserção dessa área e atividade no âmbito das artes visuais e da arquitetura e em suas relações.  Investigará tanto essas relações quanto os diálogos entre a permanência e a inovação nas intervenções na pré-existência dos artefatos artísticos e arquitetônicos. Será desenvolvida por duas linhas distintas – 1. Criação e restauro: permanência e inovação; 2. Restauro e projeto: procedimentos e fundamentos.

Hermes Renato Hildebrand Instalações e sistemas interativos com desenvolvimento de interfaces e aplicativos computacionais para processos de mediação em redes.

Resumo: O objetivo da pesquisa é tratar de questões estéticas, sociais e políticas a partir de ambientes colaborativos e móveis de desenvolvimento em rede e de conteúdo aberto. Utilizaremos ferramentas computacionais para a construção de mapas conceituais, gráficos de visualização, jogos eletrônicos, artísticos e educacionais para construção de ações e narrativas através dos sistemas digitais.

O potencial educativo da cognição lúdica em mídias locativas e games 

Resumo: Este projeto visa enfrentar as transformações tecnológicas que incidem sobre a educação e os novos modos de aprender. Aliás, este é um dos problemas brasileiros mais nevrálgicos, problema que agora ganha contornos inusitados reclamando por estratégias corajosas e originais. O uso eficaz das TIC na educação envolve bem mais do que meramente fornecer dispositivos computacionais e conexões à rede. Muitas questões e recursos adicionais estão implicados, especialmente questões de conteúdo, de transmissão, de treinamento que envolvem também estruturas comunitárias e institucionais.Tirando proveito do papel que o lúdico desempenha na cognição e na aquisição de conhecimento, este projeto pretende criar conteúdos educativos em mídias locativas e games, integrando-os devidamente nas atividades regulares de ensino em escolas da rede pública estadual.

Iara Lis Franco Schiavinatto História, Teoria e Crítica Entre a imagem e a escrita. Entre o arquivo e a exposição. Sobre Hercule Florence.

Resumo: Trata-se de projeto PQ que estudo: a constituição de Hercule Florence como objeto de estudo; sua experiência da escrita de si e sua condição de homem de ofício; sua produção imagética em debate com a cultura visual da época; a noção de arquivo e coleção na constituição de Hercule Florence como objeto de estudo; a história intelectual da emergência do fotográfico.

Ivanir Cozeniosque Silva Poéticas Visuais e Processos de Criação Memórias Gráficas

Resumo: Como o olhar da experiência da xilogravura e as pesquisas de mestrado sobre a obra de Oswaldo Goeldi interagem com o meu momento presente na formulação da construção da imagem fotográfica e na seleção da captura da imagem no momento do registro em campo. Observação da natureza e a memória de um aprendizado gráfico.

Projetos e Pesquisas entre livros de artistas, gravura, fotografia e memória

Resumo: Organização e participação em exposições relacionadas ao campo da gravura e produção de livros de artista e livros-objetos aberto ao público.
José Eduardo Ribeiro de Paiva Multimeios e Arte

Resumo: Tem como campo o estudo e a realização de pesquisas relacionadas com as poéticas das mídias analógicas e digitais, considerando seus processos de ocorrência e desenvolvimento. Trata da relação entre a arte e as tecnologias, propondo -se a refletir sobre as interfaces entre os ambientes visuais e sonoros presentes nos sistemas constituídos por indicialidade ou por simulação, tratando também das narrativas fotográficas, fílmicas, videográficas, dos suportes imersivos e das experiências em rede. Objetiva-se, ainda, elaborar reflexões sobre as conseqüências oferecidas por essas novas tecnologias no âmbito da cultura audiovisual, considerando a ampliação e a hibridação dos campos expressivos, tratando dos processos de articulação e construção de sentido numa convergência aplicada aos modos do fazer contemporâneo.

Lúcia Eustáchio Fonseca Ribeiro Poéticas Visuais e Processos de Criação MODOS DE HABITAR: A PRÁXIS DO DESENHO NA CONTEMPORANEIDADE

Resumo: Este projeto tem como objetivo investigar espaço/narrativa/memória/processo de criação por meio de ações da ordem do desenho/pintura/instalação/matéria desenvolvidas nos planos bi e tridimensionais. Prioriza o estudo do desenho na história da arte e na contemporaneidade, voltado, principalmente, aos processos de criação dos artistas, conceitos e poéticas. Os resultados esperados incluem produção de desenhos, desenhos/objetos, instalações e organização de exposições, acompanhados de reflexão teórica (textos ensaios e artigos).

Lúcia Helena Reily História, Teoria e Crítica Arte e deficiência

Resumo: Os objetivos deste projeto guarda-chuva envolvem o estudo da arte considerando a representação da deficiência na arte, produções em artes visuais para e por pessoas com deficiência, a identificação de ações museológicas para grupos especiais. O projeto visa à produção de conhecimento neste campo temático.

Luise Weiss Poéticas Visuais e Processos de Criação Entre rastros, Marcas e impressões: questões da memória e do apagamento na produção gráfica contemporâneas

Resumo: Ao se observar o panorama da gravura contemporânea, percebe-se a coexistência entre as novas tecnologias e as técnicas ditas tradicionais, como a xilogravura, calcogravura, litografia e serigrafia. Na realidade, esses novos meios de gravação e impressão mesclam-se a essas técnicas históricas, tal característica também se pode observar na hibridação que ocorre entre as impressões gráficas e outros suportes e/ou linguagens expressivas, como, por exemplo, a relação da gravura com a fotografia, a escultura, a pintura e os livros de artista. Observa-se, sem distinção, a utilização de técnicas híbridas, como a monotipia, o extensil, carimbos, transferências de imagens fotográficas e outros. Na realidade, o projeto poético induz à pesquisa de linguagens expressivas, buscando nas experimentações dos materiais e dos suportes, como igualmente a utilização de impressões simples e diretas o melhor resultado.

Projetos Gráficos: pesquisas em Gravura

Resumo: Aprofundar questões relativas ao universo da produção gráfica em diálogo com a criação de livros de artista; Leituras e discussões sobre bibliografias da linguagem gráfica e sobre livro de artista; Pesquisas em ateliê; Retomar no Instituto de Artes a publicação de ensaios de textos e imagens, buscando o diálogo entre a criação de livros de artista, ilustração e gravura; Estudar questões relativas às narrativas visuais, imagens sequenciais e o conceito de memória; Discussões sobre os limites da ilustração e sua relação com o texto literário.

Márcio Donato Périgo Sinais Gráficos

Resumo: A arte pela obliquidade da técnica. Este projeto tem como objetivo investigar uma passagem do fazer no objeto artístico, o sinal gráfico. Em todos os períodos da história o homem mostrou conhecimento e tirou proveito dos elementos fogo, água, e ar para mover máquinas e criar possibilidades de dissolver substâncias sólidas, fundir metais e secar líquidos. Não existe praticamente nenhum produto artístico que em determinado momento não tenha sofrido a ação de uma ferramenta. Fender, talhar, gravar, polir, dividir a matéria para recompor, são finalidades que absorvem o melhor da inteligência técnica. Em todas estas finalidades um único meio está disponível: a percussão. Esse gesto, de percutir, deixa uma marca, uma identidade como a digital que aproxima quem a fez e que será o objeto de análise desta pesquisa seguindo critérios objetivos, enquanto poética visual, com relação ao ponto, à linha e à mancha gráfica. Acerca-se o desenho e a matriz da gravura como continentes desta ação.

Maria de Fátima Morethy Couto História, Teoria e Crítica O trauma do moderno : arte e crítica de arte na América do sul (1950-1970). Texto, obras e exposições [Bolsa Produtividade CNPq]

Resumo: O projeto tem como objetivo maior investigar as conexões existentes, no continente sul-americano, entre o campo da história da arte e da crítica de arte aqui produzidas, evidenciando as tensões e contradições que marcaram o debate artístico-cultural do período. Visa ainda refletir sobre as formas específicas de reação e de integração aos discursos hegemônicos de autoridade e de legitimação simbólica que ocorrem em nosso contexto. Além disso, procura estabelecer novas relações entre obras, textos e eventos aqui produzidos e/ou realizados e que marcaram nosso debate crítico e historiográfico, sem contudo ambicionar constituir uma ideia homogênea da arte produzida na região nem tampouco preocupar-se em mapear os diferentes estilos que aqui se sucederam.

Vanguarda e modernidade nas artes no Brasil e no exterior

Resumo: Trata-se de projeto abrangente, que tem por objetivo refletir sobre as noções de vanguarda e modernidade empregadas no campo das artes visuais, bem como sobre suas adequações a contextos locais. Visa ainda estudar o debate instaurado ou provocado pelas ações e práticas das vanguardas artísticas, tanto no Brasil como no exterior, e seus desdobramentos e resultados imediatos. Abarca também estudos pontuais, desenvolvidos no âmbito da linha de pesquisa História, Teoria e Crítica (anteriormente denominada Fundamentos Teóricos), do PPGAV/Unicamp, sobre produções artísticas contemporâneas.

Migrações, encontros e desencontros: artistas sul-americanos na Europa (1950-1970)

Resumo: Trata-se de desdobramento de pesquisa empreendida em estágio de pós-doutorado no exterior (2014/2015). Tem por objetivo analisar a repercussão do trabalho de artistas sul-americanos na Europa a partir do levantamento das exposições individuais e coletivas das quais participaram, bem como de artigos, textos de catálogo e comentários da imprensa da época. Visa ainda evidenciar as interseções entre artistas, marchands e críticos sul-americanos e europeus.

Maria José de Azevedo Marcondes História, Teoria e Crítica Modernismo na América Latina : entre os dois lados dao Atlântico : Brasil, México, Argentina

Resumo: O projeto trata das transferências culturais entre Europa e América Latina nas obras de arquitetos, paisagistas e artistas no Brasil (São Paulo), México (cidade do México) e Argentina (Buenos Aires) nas décadas de 20 e 30 do século XX.

Projeto Arte e Cidade

Resumo:  Discutir o tema Arte e Cidade focando a questão das artes visuais e questões urbanas nas metrópoles contemporâneas a partir de intervenções artísticas que buscam a interferência no espaço urbano , com a criação de esferas ou de espaços públicos , criando uma nova cartografia simbólica nas artes. E, em outra vertente, analisar grandes projetos urbanos que incorporam equipamentos culturas e museus engendrando novas formas de poder e gestão das cidades.

Marta Luiza Strambi Poéticas Visuais e Processos de Criação Arte como experiência intermodal em poéticas contemporâneas.

Resumo: Esse projeto constitui-se de experimentações e proposições em modalidades como o desenho, a instalação, o vídeo, a fotografia, a performance, a infografia e as animações digitais, acompanhadas de seus referenciais teóricos, partilhados entre a história da arte e suas poéticas hermenêuticas. Para isso consideramos pesquisar sobre certos eixos imanentes da contemporaneidade, a partir dos quadros distópicos relacionados aos diversos ambientes, onde as imersões subjetivas dos sujeitos, em seu cotidiano, permitem conexões com um imaginário específico, num território historicamente atribuído à arte.

Mauricius Martins Farina História, Teoria e Crítica Processos de intersecção da fotografia com a pintura e o cinema na arte contemporânea [Bolsa Produtividade CNPq]

Resumo: Pretende-se demonstrar nesta pesquisa, partindo de inventários iconográficos e de estudos de caso que os relacionamentos da fotografia com a pintura e o cinema estão permeados por um hibridismo recíproco na cena contemporânea, e que este relacionamento se demonstra também numa relação de anacronismo em relação ao ser contemporâneo que, na sua origem, se apresenta a partir de um sentido de ser eminentemente pictórico no âmbito da imagem planar.

Paulo César da Silva Teles “HI-TECH +LOW TECH”: RESSIGNIFICAÇÕES ESTÉTICAS E SENSIBILIZAÇÕES INTERCULTURAIS EM TENDÊNCIAS PÓS‐DIGITAIS

Resumo: Este projeto tem como meta identificar, mapear, discutir e comparar aspectos contemporâneos da arte tecnológica interativa recente, procedentes de integrações inter e tansculturais como ações de embates hi-tech x low-tech; agenciamentos; co-autorias; colaborativismos; coletivos multiplataformas por meio de análise de obras selecionadas, resultantes destas intersecções a ocorrer durante o período desta pesquisa em diferentes países, culturas e eventos. Tais eventos deverão circunscrever: a) ambientes eletrônicos multimídia (raves artísticas) conectados com “tribalismos” que ocorrem em ambientes abertos e ermos; b) movimentos, encontros e eventos artísticos coletivos e/ou comunitários que integram diferentes nichos e procedências étnicas e socioculturais; e c) atividades de formação e inclusão em diferentes ambientes arte-educativos transdisciplinares.
Dada a natureza interativa e/ou participativa de tais peças e eventos, sua trajetória conceitual deverá ancorar-se se nortear à luz de um olhar “endo-estético” multi-matricial que considera, no âmbito artístico, autores; objetos e informações materializadas e/ou realizadas; ambientes e estruturas de suporte e audiência, como parte de uma obra artística como um todo (GIANETTI, 2016), efetivamente “cartografados” (DELEUZE, 1986) no campo das relações “humano-máquina-informação-afeto”.

Sérgio Niculitcheff Linguagem pictórica na contemporaneidade

Resumo: A investigação deste projeto de pesquisa tem como objetivo refletir sobre o papel da linguagem pictórica e seu lugar de representatividade no fazer artístico da atualidade, tendo como foco a Arte Contemporânea Brasileira. Almeja identificar de maneira esquemática e organizada as tendências, vertentes, artistas significativos, procedimentos técnicos e materiais utilizados. Pretende ainda realizar um levantamento pontual de propostas plásticas fazendo um mapeamento iconográfico a partir de núcleos comuns e afinidades por agrupamentos distintos, bem como analisar e discutir a fragmentação do olhar contemporâneo e em como isto repercute no processo artístico da atualidade.

Sylvia Helena Furegati Poéticas Visuais e Processos de Criação Propostas Artísticas Contemporâneas

Resumo: Como Grupo de Pesquisa dedica-se à concepção e organização de projetos de arte dentre intervenções e exposições artísticas que possibilitem o trânsito de experiências dentre os artistas docentes do Instituto de Artes da Unicamp, alunos do curso de Artes Visuais, particularmente os formandos, e artistas atuantes no circuito local, nacional e internacional. A proposta de trabalho do grupo foca seu espectro em reuniões de estudo e produção prática das questões que cercam o agente da arte contemporânea e seu circuito atual. Dedica-se, portanto, à construção e discussão aprofundada sobre os elementos de tensão da arte produzida na escola, por meio da escola e para o espaço cultural museal. Nesse sentido, valoriza a atuação do artista frente às renovações da instituição que perde a referencia mais fixa para demandar de seus representantes que revisem suas práticas e estratégias de atuação.

Arte Extramuros. Estudo sobre os tensionamentos conceituais e espaciais presentes na produção artística contemporânea.

Resumo: Estudo sobre os tensionamentos conceituais e espaciais presentes na produção artística contemporânea.

 

DOCENTE LINHA DE PESQUISA PROJETOS
Antonio Fernando da Conceicao Passos História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia A Visão Sincrética No Cinema
Antonio Fernando da Conceicao Passos História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia Processo de Criação em Cinema e Vídeo
Ernesto Giovanni Boccara História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia
Claudiney Rodrigues Carrasco História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia Os Modos de Insercao e as Relacoes Dramatico-Narrativas da Cancao No Cinema e na Televisao Brasileira no Exemplo de Daniel Filho
Etienne Ghislain Samain História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia O Quê (Como) Pensam as Imagens? De Gregory Bateson A Aby Warburg E De Hans Belting A Georges Didi-Huberman
Fabio Nauras Akhras História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia O Cinema de Aprendizado Como Meio Para a Conscientização e Inclusão Social
Fernao Vitor Pessoa Almeida Ramos História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia Fundamentos do Documentário: Ética, Fronteiras, Narratividade, Presença
Francisco Elinaldo Teixeira História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia Documentário Brasileiro Contemporâneo: Entre Descoberta e Invenção
História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia O Experimental no Cinema Brasileiro
Gilberto Alexandre Sobrinho História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia Sob Os Signos da Transição: A Caravana Farkas e o Moderno Documentário Brasileiro
História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia Vídeo e Televisão Independentes no Brasil (1984-1992): Idéias, Formas e Representações Populares nos Domínios do Documentário
Miriam Viviana Garate História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia Cinema Latino-Americano dos Anos Noventa: Tendências, Linhas ee Força e Principais Representantes
Marcius Cesar Soares Freire História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia Documentação e Experimentação em Sistemas Audiovisuais
Roberto Berton De Angelo História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia A Fotografia e as Novas Correntes da Arte Contemporânea
DOCENTE LINHA DE PESQUISA PROJETOS
Adolfo Maia Junior Música, Linguagem e Sonologia Sonorização Dinâmica: Geração e Controle de Texturas Sonoras Granulares através de Microsequenciamento de Imagens de Vídeo
Bolsa Produtividade em Pesquisa (Pq2- CNPq)
Adriana Mendes Música, Cultura e Sociedade Educação Musical: Teoria e Prática
Projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
Adriana Giarola Kayama Estudos Instrumentais e Performance CANTO: ASPECTOS INTERPRETATIVOS
A Música vocal luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX
Angelo José Fernandes Música, cultura e sociedade Estilo e Intepretação na obra vocal de inspiração afro-brasileira de Carlos Alberto Pinto Fonseca
Antônio Rafael Carvalho dos Santos Música, Cultura e Sociedade Música popular: história produção e linguagens
Beatriz Senoi Ilari Música, Cultura e Sociedade Identidades Musicais de Crianças e Adolescentes Brasileiros
Carlos Fernando Fiorini Estudos Instrumentais e Performance Aberturas, concertos e sinfonias de Ludwig van Beethoven: preparação e execução completa das obras.
Regência – Arte e Técnica
Claudiney Rodrigues Carrasco Música, Cultura e Sociedade Música Aplicada à Dramaturgia e ao Audiovisual
MÚSICA EXPERIMENTAL E SOUND DESIGN NO CINEMA: A EMERGÊNCIA DE UM NOVO CONCEITO DE TRILHA SONORA
Denise Hortência Lopes Garcia Música, Linguagem e Sonologia Faces da Musica Eletroacustica Brasileira: compositores do Rio de Janeiro nos anos 80 e 90
Grupo de pesquisa em criação musical: Música contemporânea: criação e análise
Eduardo Augusto Ostergren Estudos Instrumentais e Performance Regência – Arte e Técnica
Emerson Luiz de Biaggi Estudos Instrumentais e Performance Instrumentos de cordas: aspectos técnicos, estilísticos e pedagógicos
Érica Giesbrecht Música, Cultura e Sociedade Música e músicos do Brasil
Esdras Rodrigues Silva Estudos Instrumentais e Performance Instrumentos de Arco no Brasil: da rabeca ao violino, a trajetória dos instrumetos de arco na música erudita e popular brasileira.
Fábio Scarduelli Estudos Instrumentais e Performance Meios e técnicas para a construção da performance ao violão e seu diálogo com o ensino do instrumento
Fernando Augusto de Almeida Hashimoto Estudos Instrumentais e Performance Percussão Brasileira: Histórico, estudo interpretativo e seu repertório
Helena Jank Estudos Instrumentais e Performance Pesquisa e performance na interpretação historicamente orientada
Retórica Musical do Período Barroco – SUB-PROJETO
Hermilson Garcia do Nascimento Música, Cultura e Sociedade Música popular: história produção e linguagem
Jonatas Manzolli Música, Linguagem e Sonologia Estudo de Modelos Computacionais do Gesto Musical Aplicados à Composição e Interpretação Mediada
Interfaces e sistemas computacionais para análise,síntese, composição e interpretação musical
Jorge Luiz Schroeder Música, Cultura e Sociedade Música, Educação e Artes da Cena: processos de estabelecimento, circulação e apropriação de sentidos musicais
José Augusto Mannis ENVIADO E-MAIL Grupo de pesquisa em criação musical: Música contemporânea: criação e análise
José Eduardo Fornari Novo Junior Música, Linguagem e Sonologia Música, mente e tecnologia
José Eduardo Ribeiro de Paiva Música, Linguagem e Sonologia Tecnologia, Mídia e Criação Sonora
José Roberto Zan Música, Cultura e Sociedade Música popular: história produção e linguagem
Lenita Waldige Mendes Nogueira Música, Cultura e Sociedade Música e músicos do Brasil
Marcelo Gimenes Música, Linguagem e Sonologia Auto-organização e cognição nos processos musicais
Marcelo Wanderley Música, Linguagem e Sonologia Métodos formais aplicados à composição musical
Maria José Dias Carrasqueira de Moraes Estudos Instrumentais e Performance O PIANO BRASILEIRO
Mauricy Matos Martin Estudos Instrumentais e Performance Piano: pedagogia e performance
Paulo Adriano Ronqui Estudos Instrumentais e Performance PANORAMA MUSICAL PAULISTA PARA TROMPETE: OBRAS SOLO, MÚSICA DE CÂMARA E TRECHOS ORQUESTRAIS
PANORAMA PAULISTA DE OBRAS PARA GRUPOS DE INSTRUMENTOS DE METAL E PERCUSSÃO: LEVANTAMENTO, SUGESTÕES INTERPRETATIVAS E REGISTRO AUDIO-VISUAL
Paulo José de Siqueira Tiné Música, Cultura e Sociedade Produção Popular Instrumental
Paulo Mugayar Kühl Música, Cultura e Sociedade Poética da ópera
Regina Machado Música, Cultura e Sociedade CANTO e CANÇÃO POPULAR: Investigações sobre o sentido
Ricardo Goldemberg Música, Linguagem e Sonologia Tópicos Especiais em Acústica Musical
Tópicos Especiais em Percepção Musical
Silvio Ferraz de Mello Filho Música, Linguagem e Sonologia Reescritas: a composição como campo de diálogo
Grupo de pesquisa em criação musical: Música contemporânea: criação e análise
Vilson Zattera Música, Cultura e Sociedade Acessibilidade em Música para Deficientes Visuais