Docentes

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DOCENTE LINHA DE PESQUISA PROJETOS
Ana Cristina Colla Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Mímese corpórea e dança pessoal: construção de um repertório pessoal de criação

Resumo: Refletir e analisar, em um plano prático-conceitual, a trajetória de formação do ator, focando na construção de um repertório pessoal de representação, partindo da metodologia da Mímese Corpórea e da Dança Pessoal, ambas desenvolvidas pelo Lume Teatro – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp. A pesquisa engloba a investigação sobre a criação de repertórios de matrizes corporais, vocais e sensoriais e, em seguida, o trabalho de improvisação e criação para a cena.

Ana Maria Rodriguez Costas (Ana Terra) Arte e Contexto Processos de criação e pedagogia da dança

Resumo: Partindo da hipótese de que, no conjunto dos procedimentos técnicos e métodos de criação, nas performances e espetáculos, nas proposições e nos dispositivos estendidos a um público participante das ações culturais propostas por coletivos, grupos e companhias contemporâneas, revela-se um ideário poético-estético relacional, norteador e, concomitantemente, fomentador de (novas) pedagogias da dança, procura-se observar fundamentos e princípios norteadores para a formulação de práticas artístico-pedagógicas em dança contemporânea relevantes para seu ensino em diferentes contextos, formais e não formais.

Ariane Porto Costa Rimoli Arte e Contexto Processos interculturais orgânicos

Resumo: O projeto Processos Interculturais Orgânicos (PIO) se propõe a refletir sobre o processo da arte, seus significados e relações na organização social contemporânea. Os procedimentos metodológicos adotados têm suas bases na educomunicação e na interculturalidade, propondo a criação de diálogos baseados na “escuta” e construção coletiva de narrativas. As noções de sistema e auto-organização compõem o quadro nocional. Como a experiência estética pode afetar nossa conduta? Teria a arte, pensada à luz da filosofia, um sentido pragmático? Este projeto abrange as relações das artes entre si e dos artistas, seus processos e obras com a sociedade, substituindo a noção de produção pela de processo.

Cássia Navas Alves de Castro Arte e Contexto Teoria geral (do estado) da dança

Resumo: Discussão e mapeamento das “teorias” em dança, inserindo-se as questões dentro do debate pós-moderno, a denominação apontando menos para uma generalização das reflexões que o vocábulo “geral” já carrega e mais para o estabelecimento de um “estado da arte” (état de l´art). Para tanto, parte-se de textos da cultura letrada e textos da cultura coreográfica, ou seja da cultura não verbal (textos coreográficos e das artes da cena). A pesquisa se organiza a partir de dois focos principais: dança e seus contextos e dança tout court. A partir do primeiro universo temático são investigados os enfoques teóricos que se debruçam sobre o campo da dança em suas relações com outras artes, campos do conhecimento e da cultura. Dentro do segundo universo temático, são investigados os enfoques teóricos que estudam a dança a partir de suas estruturas basais, que compõem seus mapas de origem.

Cassiano Sydow Quilici Arte e Contexto Teatro contemporâneo: pedagogias de fronteira (o treinamento do ator-performer)

Resumo: A pesquisa propõe-se a examinar as transformações das noções de treinamento e de formação do ator e do performer, de modo ao mesmo tempo crítico e propositivo. Interessam especialmente as propostas que entendem a formação não como mera aquisição de habilidades, mas como processo que coloca em jogo a própria noção de “sujeito” e da “subjetividade” do artista. Muitas vezes os próprios processos de formação desdobram-se em experiências compartilhadas junto ao público. A partir daí, desdobram-se também problematizações das artes da cena vistas como mero entretenimento espetacular, exigindo outros conceitos para lidar com o acontecimento artístico.

Daniela Gatti Poéticas e Linguagens da Cena Processos criativos por redes de saberes

Resumo: O objetivo geral da presente proposta de pesquisa se delimita a estudar processos criativos que se estabelecem pelo acontecimento na construção da singularidade entre o artista e a expressão poética da obra em dança. Consideramos, portanto, o texto no seu sentido mais amplo, como ponto de difusão do trabalho e de localização das dobras implícitas do texto por uma abordagem dialógica com outros saberes.

Elisabeth Bauch Zimmermann Arte e Contexto A Relação dos processos de criação em arte com a psicologia profunda

Resumo: A observação de imagens simbólicas do inconsciente durante o processo de criação artística oferece fontes inesgotáveis para este trabalho. O indivíduo, ao relacionar a vivência da criação artística com a psicologia profunda, pode estudar seu processo de formação pessoal e adquirir conhecimento psicológico e experimental. Isso é importante para quando a mudança e o desenvolvimento de sua obra exigirem ações de criatividade e transformação. Serão pesquisados textos sobre psicologia profunda, simbologia, consciência do espaço e métodos de improvisação. Haverá a pratica de vivências corporais, de relaxamento e concentração. O desenho e a modelagem serão usados para objetivar conteúdos interiores. A apresentação de vídeos complementará os instrumentos de trabalho da pesquisa.

Rolf Gelewski e suas constribuições para a formação e criação em dança

Resumo: Sendo ex-aluna do educador, interprete e coreógrafo Rolf Gelewski, minha proposta é o estudo e a aplicação de seus métodos didáticos, empregados como forma de arte-educação. Rolf, que lecionou na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia no período de 1960 a 1972, elaborou seus métodos de composição coreográfica a partir de tres diferentes abordagens : improvisação estruturada, criativa e espontânea, além de se dedicar aos estudo das formas e do espaço. Criou também um método de percepção musical elementar, a partir da audição e do desenho de gráficos, a ser aplicado de modo geral na educação.Será realizado um levantamento das obras deste autor e suas propostas serão praticadas em um grupo de estudos.Existe também a possibilidade de ser realizado um catálogo sobre sua vida e obra.

Grácia Maria Navarro Poéticas e Linguagens da Cena Do sagrado e do jogo cênico

Resumo: Este projeto tem por objetivo investigar as relações entre o Sagrado e o Jogo Cênico. O fará a partir da análise de dois espetáculos teatrais: “Exus” e “Ô de casa! Ô de fora? Ou a história do Homem que pediu uma Folia à Pomba Gira Cigana”. São experiências que têm em comum a exploração de práticas cênicas que emergem de uma maneira particular de abordar aspectos da corporeidade e da teatralidade nas tradições orais brasileiras e no Teatro Contemporâneo. A pesquisa será qualitativa e sua forma de análise estará estruturada na observação de registros videográficos e fotográficos dos espetáculos e na pesquisa bibliografica sobre a performance cênica, a performance ritual e a cultura brasileira. Serão tomados como interlocutores para o diálogo bibliográfico, os autores Richard Schechner e Muniz Sodré.

Graziela Estela Fonseca Rodrigues Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Dos terreiros do Brasil à emanação de personagens através do Método BPI

Resumo: Os principais objetivos deste projeto são: 1) analisar o percurso de personagens vividas pelas intérpretes através do método BPI (mulheres sínteses de pesquisas e de criações coreográficas anteriormente realizadas), com o intuito de explicitar os seus significados, as suas linguagens corporais e as dos espaços de onde emergiram; 2) aprofundar os procedimentos das fases que congregam a Estruturação da Personagem do método BPI; 3) investigar condições de espaços e tempos diferenciados favoráveis ao desenvolvimento do Processo.

Holly Elizabeth Cavrell Poéticas e Linguagens da Cena Revisitando o ato de coreografar: reflexões sobre metodologias coreográficas, passado e presente

Resumo: Estudar e levantar questões sobre como a coreografia mudou; variações de metodologia, estéticas e razões para coreografar, assim como o papel histórico do coreógrafo; estudar os papéis e funções de criadores e intérpretes, assim como onde, quando e por que eles começam a se fundir; questionar o significado de dançar na arte contemporânea – discurso crítico e performatividade; estudar a dança em sua compreensão como sequência de movimentos ou estratégias.

Isa Etel Kopelman Poéticas e Linguagens da Cena Dramaturgias clássicas/estratégias da performação

Resumo: Trata de mapear as formas matriciais da dramaturgia clássica, seus temas e as intensas imagens poéticas que desafiam as leituras contemporâneas com novas perspectivas de encenação e recepção. Nessa direção, examinamos os desdobramentos metafóricos – textuais e cênicos – da performação da poética clássica e as celebrações das múltiplas vozes do coro no diálogo com seus protagonistas.

Jorge Luiz Schroeder Arte e Contexto Música, educação e artes da cena: processos de estabelecimento, circulação e apropriação de sentidos musicais

Resumo: O foco principal desta proposta é investigar como se dão as relações de sentido (significação e valor) que envolvem as realizações musicais. Visto que as músicas transpassam vários campos de atividades socioculturais, interessa principalmente observar, do ponto de vista dialógico, a diversidade de modos de compreender, perceber e produzir músicas originados nesses vários espaços. Para que essa investigação aconteça é fundamental tomar a música como um sistema simbólico, cultural e historicamente constituído. A partir desta premissa básica, que se elabora com a ajuda dos estudos sobre a economia das trocas simbólicas propostos por Pierre Bourdieu, da filosofia enunciativo/discursiva do Circulo de Bakhtin e pelas reflexões críticas sobre a cultura dos autores dos chamados Estudos Culturais, pretende-se reduzir o imenso quadro de áreas interpeladas pelas músicas a apenas duas: a educação e as artes da cena (dança e teatro). Uma e outra área se apropriam das músicas de modo muito particular, dinâmico e heterogêneo, e é sobre essas formas de apropriação que a proposta se debruça. Pretende-se, através do ferramental metodológico das pesquisas qualitativas (observação participante, entrevistas e análise de documentos – que neste caso se restringe às fontes audiovisuais), explicitar as contradições e tensões que se estabelecem tendo como escopo as músicas e os vários eixos semântico-axiológicos que se colocam em funcionamento quando elas se fazem presentes.

Diálogos difíceis: um estudo sobre a produção coletiva de enunciados artísticos com música e dança

Resumo: Este projeto investiga três aspectos das interações entre música e dança e entre musicistas e bailarinas: 1) no campo educativo; 2) no campo artístico, e; 3) no campo do trabalho. Cada uma dessas áreas de investigação, por sua vez, se dividem em pelo menos dois focos de interesse. No campo educativo: a) as várias formas através das quais a música se insere na formação de bailarinas e bailarinos, e; b) a apropriação do conhecimento musical por parte de bailarinas e bailarinos. No campo artístico: a) as várias dificuldades (de procedimentos, de linguagem, de concepções) que surgem na associação entre musicistas e bailarinas nas produções colaborativas, e; b) busca-se uma proposta analítica para as colaborações entre música e dança como enunciados para, assim, abordá-las a partir de uma única unidade significativa artística. No campo do trabalho: a) as condições de trabalho e de sociabilidade surgidas do trabalho do músico em ambientes de dança: o músico de aulas, e; b) as condições de trabalho e de sociabilidade surgidas no trabalho do músico em ambientes de dança: o músico de espetáculos coreográficos. Tenta-se, com esta proposta, traçar um cenário amplo das diversas situações interativas entre o campo da música e o da dança, levando em conta não apenas seus produtos finais (as obras coreográficas ou musicais) mas também seus protagonistas e coadjuvantes. Para isto são utilizadas as seguintes fontes teóricas: a sociologia das trocas simbólicas de Pierre Bourdieu; a filosofia da linguagem do Círculo de Mikhail Bakhtin; os Estudos Culturais; a sociologia do trabalho proposta por Ricardo Antunes e seus colaboradores.

Júlia Ziviani Vitiello Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Interfaces entre interpretação e criação em dança a partir de um corpo eclético

Resumo: O caráter efêmero da dança, sua natureza de ser uma das artes do momento presente, lhe confere diferentes nuances a cada apresentação cênica. O registro dos processos de criação e de seu produto final (as apresentações cênicas) é importante para artistas, pesquisadores, acadêmicos, pois ele poderá trazer importantes subsídios à crítica e a pesquisa em dança, já que se torna possível preservar o trabalho, as questões e soluções envolvidas em sua criação para sua posterior análise crítica. Não menos importante é oferecer à sociedade a oportunidade de conhecer um espetáculo não visto, ou então de ser tocada em suas memórias subjetivas a respeito dele. Assim, entre os objetivos deste projeto está analisar, documentar e registrar em audiovisual os aspectos envolvidos na dança como uma disciplina de pesquisa. Neste projeto pretende-se explorar uma articulação de conteúdos, ao qual vincula-se o ato de criar, descrever e realizar as ideias propostas, até a apresentação cênica de seus resultados. Tendo realizado esse recorte, do que o envolve e o delimita, serão articulados os conteúdos de uma tríade: a técnica (habilidades do interprete), a poética (literatura e artes visuais) e a criação (procedimentos e apresentação cênica), com a finalidade de investigar e aprofundar como a integração das práticas somáticas na preparação dos intérpretes e criadores pode contribuir para a criação em dança.

Larissa de Oliveira Neves Catalão Arte e Contexto O Teatro Brasileiro e a Cultura Popular: séculos XIX, XX e XXI

Resumo:

O projeto visa a investigar a apropriação de elementos da cultura popular pelo teatro brasileiro. Trata-se de um exame de como o diálogo com a cultura popular propiciou não somente o surgimento de um teatro especificamente nacional, no século XIX, como também configurou-se em uma importante tradição que, desde então, manteve-se sempre presente em nossos palcos. Por meio da utilização da cultura popular, de diversas instâncias, tais como linguagens, músicas, danças, perfomances, festas, teatralidades, o teatro brasileiro ganhou originalidade, em muitos momentos inovando e recriando, afastando-se de modelos eruditos estrangeiros ou dialogando com eles. O projeto pretende abarcar principalmente a dramaturgia, mas não deixará de lado as encenações.

Larissa Sato Turtelli Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena A dança em ato: investigação dos fluxos e contextos das relações espectadores-obra artística a partir das apresentações do espetáculo de dança Fina Flor Divino Amor

Resumo: Esse projeto propõe uma pesquisa sistemática das relações entre espectadores e obra artística de dança tendo como foco as apresentações do espetáculo de dança Fina Flor Divino Amor. Esse espetáculo foi desenvolvido a partir de pesquisa de campo em terreiros de Umbanda, enfocando as entidades Pombas Giras. A obra mantém-se nas fronteiras entre dança e teatro, valendo-se tanto da linguagem corporal, quanto de textos falados e do trabalho de personagem. As relações entre obra e espectador nesse espetáculo trazem um diferencial por este tratar da Umbanda, religião marginal e estigmatizada, fator a ser considerado na pesquisa proposta.

Dos terreiros do Brasil à emanação de personagens através do Método BPI 

Resumo: Os principais objetivos deste projeto são: 1) analisar o percurso de personagens vividas pelas intérpretes através do método BPI (mulheres sínteses de pesquisas e de criações coreográficas anteriormente realizadas), com o intuito de explicitar os seus significados, as suas linguagens corporais e as dos espaços de onde emergiram; 2) aprofundar os procedimentos das fases que congregam a Estruturação da Personagem do método BPI; 3) investigar condições de espaços e tempos diferenciados favoráveis ao desenvolvimento do Processo.

Marcelo Ramos Lazzaratto Poéticas e Linguagens da Cena O campo de visão: exercícios e linguagem cênica

Resumo: A pesquisa pretende ampliar a investigação do “campo de visão”, exercício de improvisação teatral coral criado pelo docente no qual os participantes só podem movimentar-se quando algum movimento gerado por qualquer ator estiver ou entrar em seu campo de visão. Os atores não podem olhar olho no olho. Devem ampliar sua percepção visual periférica e, através dos movimentos, de suas intenções e pulsações, conquistar naturalmente uma sintonia coletiva para dar corpo a impulsos sensoriais estimulados pelos próprios movimentos, por algum som ou música, por algum texto ou situação dramática. Os achados desta pesquisa serão elaborados tanto em criações de espetáculos quanto em discussões teóricas sobre esses processos de criação.

Mariana Baruco Machado Andraus Poéticas e Linguagens da Cena Artes da cena e teorias de conhecimento: poética como lugar de pesquisa e formação do artista da cena

Resumo: Neste projeto pretende-se refletir sobre o lugar da criação e do exercício poético na formação do artista da cena e na construção epistêmica em artes da cena. Enuncia-se como problema a questão da produção de conhecimento em artes da cena, bem como sua difusão. Busca-se um compromisso com o estudo de saberes práticos já produzidos no campo das artes da cena e o envolvimento com a produção de conhecimento a partir da prática artística, que demanda tempo em laboratórios de criação e treinamento extensivo. Parte-se do pressuposto de que a obra artística é, em si, conhecimento, e que livros e artigos publicados por artistas-pesquisadores problematizam sempre, de alguma forma, a questão do conhecimento que se produz e que é legado de forma transgeracional, à luz do que propõe Thomas Kuhn em seu olhar pela perspectiva social das ciências e do conhecimento.

Marília Vieira Soares Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Dashavatar: releitura e construção de espetáculo de dança-teatro baseado na mitologia indiana

Resumo: Investigação de formas de transpor a pesquisa de gestualidade e o embasamento mitológico presentes na coreografia Dashavatar, constante de repertórios de dança clássica indiana, para uma releitura brasileira e contemporânea à luz de mitos afro-brasileiros.

Mario Alberto de Santana Poéticas e Linguagens da Cena Dramaturgias e teatralidades em prática

Resumo: Pesquisa teórico-prática que visa analisar e experimentar diversas estratégias de organização dos discursos cênicos de caráter teatral, envolvendo docentes e alunos de graduação e pós-graduação, através da criação de espetáculos em que se entrelaçam os aspectos teatrais e dramatúrgicos das composições de cena, concernentes ao trabalho do diretor e dramaturgo, com os aspectos poéticos relativos à criação e interação de presenças, próprias do trabalho do ator. A pesquisa empreende e reflete sobre experimentos cênicos, tanto em palco fechado quanto em espaços públicos e alternativos.

Marisa Martins Lambert Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Expressividade cênica na dança: a plasticidade corporal do artista contemporâneo

Resumo: Pesquisa artística que enfoca o aprofundamento nos componentes do discurso corporal que alicerçam a expressividade cênica, em conjunto com a aplicação do Sistema Laban/Bartenieff para criação e formação de profissionais em dança.

Matteo Bonfitto Júnior Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Os processos criativos como campo ampliado nas artes da cena

Resumo: Trata-se de uma pesquisa recém-iniciada, que tem como objetivo investigar diferentes processos criativos relacionados com as artes da cena a fim de percebê-los como componentes de um campo ampliado, que funciona como um catalisador de saberes, práticas e competências.

Neyde de Castro Veneziano Monteiro Poéticas e Linguagens da Cena Rigor e improviso no popular teatro musical brasileiro

Resumo: Pesquisa dos processos criativos e dos fatores que caracterizam o estilo teatral considerado popular, levando-se em conta tradição, técnica e contemporaneidade, através dos procedimentos utilizados no teatro musical brasileiro, especialmente, no teatro de revista brasileiro. Nossa proposta é a de verificar quais procedimentos técnicos colhidos na tradição do teatro popular musical brasileiro podem ser reaproveitados na cena moderna, incluindo as áreas da dramaturgia, interpretação e encenação, considerando a inter-relação destes três estágios como essencial na construção do espetáculo contemporâneo. Da mesma forma, como fizemos anteriormente com relação ao Teatro de Revista, e com a investigação da cena de Dario Fo, produziremos um trabalho reflexivo a partir da pesquisa documental, de campo e experimental. A tarefa à qual estamos nos propondo abrigará pesquisa, observação e experimentação não apenas dos processos criativos de artistas preparados para a linguagem do teatro ligeiro e musical, mas também no levantamento do instrumental e de acervos técnicos que abastecem dramaturgos, elencos e diretores na composição de personagens-tipo e em ação, ao criarem seus espetáculos concebidos, pensados e direcionados a públicos contemporâneos seus. Trata-se um trabalho de constatações que, ao conciliar teoria e prática, deverá fornecer amplo material, o qual ficará disponível para a cena brasileira.

Neyde de Castro Veneziano Monteiro Poéticas e Linguagens da Cena Rigor e improviso no popular teatro musical brasileiro

Resumo: Pesquisa dos processos criativos e dos fatores que caracterizam o estilo teatral considerado popular, levando-se em conta tradição, técnica e contemporaneidade, através dos procedimentos utilizados no teatro musical brasileiro, especialmente, no teatro de revista brasileiro. Nossa proposta é a de verificar quais procedimentos técnicos colhidos na tradição do teatro popular musical brasileiro podem ser reaproveitados na cena moderna, incluindo as áreas da dramaturgia, interpretação e encenação, considerando a inter-relação destes três estágios como essencial na construção do espetáculo contemporâneo. Da mesma forma, como fizemos anteriormente com relação ao Teatro de Revista, e com a investigação da cena de Dario Fo, produziremos um trabalho reflexivo a partir da pesquisa documental, de campo e experimental. A tarefa à qual estamos nos propondo abrigará pesquisa, observação e experimentação não apenas dos processos criativos de artistas preparados para a linguagem do teatro ligeiro e musical, mas também no levantamento do instrumental e de acervos técnicos que abastecem dramaturgos, elencos e diretores na composição de personagens-tipo e em ação, ao criarem seus espetáculos concebidos, pensados e direcionados a públicos contemporâneos seus. Trata-se um trabalho de constatações que, ao conciliar teoria e prática, deverá fornecer amplo material, o qual ficará disponível para a cena brasileira.

Odilon José Roble Arte e Contexto Corpo, cinestesia e experiências estéticas

Resumo: Abordagem multifacetada com o propósito de abrigar temas relativos à experiência estética do movimento nas diversas possibilidades das práticas corporais.

Raquel Scotti Hirson Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Mímesis Corpórea – Mímesis da Palavra: construção de presença a partir da observação

Resumo: A pesquisa sobre a mímesis da palavra – um braço da mímesis corpórea – foi iniciada nos últimos anos em decorrência da suspeita de que a dança pessoal possa dar suporte vibracional para que o ator sustente um estado de presença enquanto dança uma recriação de ações advindas da observação de algo externo a ele.

Renato Ferracini Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Memória(s) e pequenas percepções

Resumo: Projeto de Produtividade de Pesquisa CNPq. Esse projeto propõe refletir e analisar, em um plano prático-conceitual, a seguinte hipótese: a utilização da memória singular ou coletiva de grupo- enquanto potencializadora de criação de ações-matrizes físico-vocais no contexto poético de criação ficcional e espetacular passa pela possível ativação conjunta de microações, microafetos e micropercepções acionada por essas mesmas memórias, lançando o ator em uma zona de turbulência não mimética da ação-lembrança, mas em fluxo intensivo e em fabulação. Por outro lado, os paradoxos corporais que jogam o atuante no que podemos chamar de Zona de Experiência podem levar à ativação de memórias singulares que também potencializam a zona de turbulência das micropercepções. O estudo pretende justamente relacionar de maneira prático/teórica a relação entre memória e micropercepção.

Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Presença e vida: sobrevoos prático-conceituais

Resumo: Por meio da metodologia cartográfica e da tensão gerada entre a filosofia e o teatro, mais especificamente entre a filosofia da diferença e a arte presencial tendo como foco o corpo do atuador (ator, dançarino, performador), esse projeto temático visa à problematização, investigação e conceituação da construção de efeitos de presença a partir de quatro territórios de ações: 1) Ações de Processos Criativos: cenários de investigação que terão como resultante o processo criativo de experimentos cênicos e demonstrações de práticas-processos de trabalho com foco nos efeitos de presença enquanto matéria prima de criação espetacular a partir dos procedimentos de Mímesis Corpórea criado pelo LUME e do hibridismo de linguagens entre teatro/dança e teatro/performance; 2) Ações de Processos Formativos: cenários formativos que acontecerão no formato de oficinas de curta duração de práticas de intensificação de efeitos de presença ministradas pelos atores-pesquisadores do LUME na sede acadêmica do núcleo e também vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, com  sistematização desses processos formativos experimentais; 3) Ações de Investigação Conceitual: cenário de investigação que se coaduna e é co-criado junto às duas primeiras ações; 4) Ações de Experimentação de Narrativas de Pesquisa: provocar e explorar a problemática proposta pelo método cartográfico que demanda uma mudança nas práticas habituais de narrativa de uma pesquisa, num esforço para uma análise expressiva do discurso, em busca de uma “política da narratividade” – ou seja, modos de dizer que expressem maneiras possíveis e outras de relação discursiva com os processos criativos e formativos desse projeto. Entendemos, de acordo com os procedimentos da cartografia, que as práticas de uma pesquisa artística podem ser exploradas a partir de uma escrita performativa que se coadune diretamente com a pesquisa prática/conceitual tal como apresentada nas ações anteriores.

Sílvia Maria Geraldi Poéticas e Linguagens da Cena Experiências de teatralidade e performatividade na dança: a cena coreográfica contemporânea

Resumo: O projeto investiga a cena híbrida da dança ocidental pós-geração de 1970 a partir das perspectivas teóricas da teatralidade e da performatividade. Explora os vínculos existentes entre as noções no que se refere ao funcionamento dos processos de produção, comunicação e percepção da dança cênica contemporânea.

Suzi Frankl Sperber Arte e Contexto Jogo, mito, rito e representação

Resumo: O olhar que abrangerá o projeto ‘Jogo, mito, rito e representação’ ajudará a esclarecer jogos criativos, isto é, estratégias de renovação da estruturação de obras literárias, a permeação de mitos e ritos na contemporaneidade e as suas relações com a representação entendida tanto como mimesis, quanto como cena – e ambas como jogo. Envolverá a noção de sagrado e como os mitos, e mesmo os ritos, tiveram também papel estigmatizador. A abordagem se preocupará com uma dimensão social e antropológica. O corpus será o das brincadeiras do Cavalo Marinho, pesquisa já realizada e registrada com muito mais que 200 páginas de transcrição das cantorias, relação de personagens etc., feita por Alício Amaral e Juliana Pardo (financiada, então, pela Fundação Vitae). O levantamento se concentrou na região da Zona da Mata Norte de Pernambuco, localizada entre Recife-PE e João Pessoa-PB, regiões que vivem da extração de cana e da produção açucareira.

Veronica Fabrini Machado de Almeida Poéticas e Linguagens da Cena Encenação: dinâmicas possíveis entre estrutura e acontecimento

Resumo: Este Projeto tem como característica fundamental a transdisciplinaridade, operando nas interfaces entre o teatro (partindo dos hibridismos colocados pelas vanguardas até suas derivações no teatro contemporâneo), a filosofia ( a partir da dinâmica apolíneo-dionisíaco em Nietzsche, a técnica como “cuidado de si”, em Foucault, e devir em Deleuze) e as ciências do imaginário (Bachelard e G.Durand), buscando conjugar práxis, campo conceitual e instrumental de análise. O Objeto de estudo é a encenação teatral, esta entendida enquanto resultado material e dialético das relações possíveis entre “texto” (estrutura) e “cena”(acontecimento). Partindo do pressuposto de que o tipo de relação entre esses dois termos, determina uma tipologia de teatro, nosso objetivo principal será a análise dessa relação, em especial nos hibridismos da cena contemporânea.

 

DOCENTE LINHA DE PESQUISA PROJETOS
Anna Paula Gouveia Poéticas Visuais e Processos de Criação ARTE-JOALHERIA – Investigação de processos de criação em um território de fronteira
Poéticas Visuais e Processos de Criação Sintaxe visual e processo criativo – relações cognitivas no âmbito da aprendizagem em design, arquitetura e artes visuais [Projeto Integrado]
Fundamentos Teóricos (em Artes Visuais) Paisagens tipográficas – A organização de um acervo das epígrafes arquitetônicas paulistanas
Cláudia Valladão de Mattos Fundamentos Teóricos (em Artes Visuais) ‘Plus Ultra’ A recepção e a transferência da tradição artísitca clássica entre a Europa Mediterrânea e a América Latina
Edson do Prado Poéticas Visuais e Processos de Criação Sintaxe visual e processo criativo – relações cognitivas no âmbito da aprendizagem em design, arquitetura e artes visuais [Projeto Integrado]
Sémiotique des arts et du design
Ernesto Giovanni Boccara Multimeios e Arte ANÁLISE E DECODIFICAÇÃO DOS PROCESSOS CRIATIVOS A PARTIR DAS DIMENSÕES SIGNIFICANTES E DE SIGNIFICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM NAS ARTES VISUAIS CONTEMPORÂNEAS: Uma abordagem Psicoanalítica e Semiótica
Fernando Cury de Tacca Multimeios e Arte Fotografia: hibridismos e intertextualidades [Bolsa Produtividade CNPq]
Gilberto Alexandre Sobrinho Multimeios e Arte Sob os signos da transição: a Caravana Farkas e o moderno documentário brasileiro
Haroldo Galo Fundamentos Teóricos (em Artes Visuais) Patrimônio & Projeto referências, intervenções e resgate
Hermes Renato Hildebrand Multimeios e Arte Sistemas e Métodos de Apropriação das Tecnologias da Inteligência: Interfaces e Mediações
Iara Lis Franco Schiavinatto Multimeios e Arte No rastro do rastro – Uma experiência (ensaística) para analisar No Rastro do Eldorado, de Silvino Santos
Ivanir Cozeniosque Silva Poéticas Visuais e Processos de Criação Luzes em Arremesso: recortes e olhares na escultura e fotografia
Jens Michael Baumgarten Fundamentos Teóricos (em Artes Visuais) ‘Plus Ultra’ A recepção e a transferência da tradição artísitca clássica entre a Europa Mediterrânea e a América Latina
José Armando Valente Multimeios e Arte O Laptop Educacional e a Educação Baseada na Investigação: do estudar fatos científicos para o fazer ciência
José Eduardo Ribeiro de Paiva Multimeios e Arte Multimeios e Arte
Lúcia Eustáchio Fonseca Ribeiro Poéticas Visuais e Processos de Criação MODOS DE HABITAR
Lúcia Helena Reily Fundamentos Teóricos (em Artes Visuais) Arte e deficiência
Fundamentos Teóricos (em Artes Visuais) Almir Mavignier e o Ateliê de Pintura do Hospital Psiquiátrico do Engenho de Dentro
Luise Weiss Poéticas Visuais e Processos de Criação Entre rastros, Marcas e impressões: questões da memória e do apagamento na produção gráfica contemporâneas
Lygia Arcuri Eluf Poéticas Visuais e Processos de Criação Grupo Mala
Representação do espaço: a construção da paisagem
Márcio Donato Périgo Multimeios e Arte Sinais Gráficos
Marco Antonio Alves do Valle Poéticas Visuais e Processos de Criação Estudo inicial e geral sobre processos de apagamento e ocultamento da forma na escultura contemporânea e pós-moderna estabelecendo relações com procedimentos semelhantes na arquitetura e no urbanismo pós-moderno.
Maria de Fátima Morethy Couto Fundamentos Teóricos (em Artes Visuais) Vanguarda e modernidade nas artes no Brasil e no exterior
O trauma do moderno : arte e crítica de arte na América do sul (1950-1970)
In London again…Trânsitos entre arte e crítica de arte entre América do sul e Europa (1950-70)
Maria José de Azevedo Marcondes Fundamentos Teóricos (em Artes Visuais) Preservação do Patrimônio Cultural na América Latina : análise da fase fundacional
Mapeamento do Patrimônio Artístico no Brasil: Barroco, Modernismo e Século XIX
Projeto Arte e Cidade
Marta Luiza Strambi Poéticas Visuais e Processos de Criação Estudo e experiências artísticas contemporâneas.
Mauricius Martins Farina Multimeios e Arte A imagem encarnada. Processos poéticos em Artes Visuais.
A imagem como lugar do exprimível
Sylvia Helena Furegati Poéticas Visuais e Processos de Criação Propostas Artísticas Contemporâneas
Arte Extramuros. Estudo sobre os tensionamentos conceituais e espaciais presentes na produção artística contemporânea.
Aspectos escultóricos presentes nos núcleos formadores da Arte Urbana no Brasil
Relatos e Experiencias
Wilson Florio Poéticas Visuais e Processos de Criação Modelagem Paramétrica e Fabricação Digital de componentes não padronizados em Arquitetura
Análise de projetos não construídos de Vilanova Artigas em São Paulo
O Papel da Experimentação no Processo de Projeto em Arquitetura Parte II
Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Construção de Habitações de Interesse Social
DOCENTE LINHA DE PESQUISA PROJETOS
Antonio Fernando da Conceicao Passos História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia A Visão Sincrética No Cinema
Antonio Fernando da Conceicao Passos História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia Processo de Criação em Cinema e Vídeo
Ernesto Giovanni Boccara História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia
Claudiney Rodrigues Carrasco História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia Os Modos de Insercao e as Relacoes Dramatico-Narrativas da Cancao No Cinema e na Televisao Brasileira no Exemplo de Daniel Filho
Etienne Ghislain Samain História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia O Quê (Como) Pensam as Imagens? De Gregory Bateson A Aby Warburg E De Hans Belting A Georges Didi-Huberman
Fabio Nauras Akhras História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia O Cinema de Aprendizado Como Meio Para a Conscientização e Inclusão Social
Fernao Vitor Pessoa Almeida Ramos História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia Fundamentos do Documentário: Ética, Fronteiras, Narratividade, Presença
Francisco Elinaldo Teixeira História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia Documentário Brasileiro Contemporâneo: Entre Descoberta e Invenção
História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia O Experimental no Cinema Brasileiro
Gilberto Alexandre Sobrinho História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia Sob Os Signos da Transição: A Caravana Farkas e o Moderno Documentário Brasileiro
História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia Vídeo e Televisão Independentes no Brasil (1984-1992): Idéias, Formas e Representações Populares nos Domínios do Documentário
Miriam Viviana Garate História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia Cinema Latino-Americano dos Anos Noventa: Tendências, Linhas ee Força e Principais Representantes
Marcius Cesar Soares Freire História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia Documentação e Experimentação em Sistemas Audiovisuais
Roberto Berton De Angelo História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia A Fotografia e as Novas Correntes da Arte Contemporânea
DOCENTE LINHA DE PESQUISA PROJETOS
Adolfo Maia Junior Música, Linguagem e Sonologia Sonorização Dinâmica: Geração e Controle de Texturas Sonoras Granulares através de Microsequenciamento de Imagens de Vídeo
Bolsa Produtividade em Pesquisa (Pq2- CNPq)
Adriana Mendes Música, Cultura e Sociedade Educação Musical: Teoria e Prática
Projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
Adriana Giarola Kayama Estudos Instrumentais e Performance CANTO: ASPECTOS INTERPRETATIVOS
A Música vocal luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX
Angelo José Fernandes Música, cultura e sociedade Estilo e Intepretação na obra vocal de inspiração afro-brasileira de Carlos Alberto Pinto Fonseca
Antônio Rafael Carvalho dos Santos Música, Cultura e Sociedade Música popular: história produção e linguagens
Beatriz Senoi Ilari Música, Cultura e Sociedade Identidades Musicais de Crianças e Adolescentes Brasileiros
Carlos Fernando Fiorini Estudos Instrumentais e Performance Aberturas, concertos e sinfonias de Ludwig van Beethoven: preparação e execução completa das obras.
Regência – Arte e Técnica
Claudiney Rodrigues Carrasco Música, Cultura e Sociedade Música Aplicada à Dramaturgia e ao Audiovisual
MÚSICA EXPERIMENTAL E SOUND DESIGN NO CINEMA: A EMERGÊNCIA DE UM NOVO CONCEITO DE TRILHA SONORA
Denise Hortência Lopes Garcia Música, Linguagem e Sonologia Faces da Musica Eletroacustica Brasileira: compositores do Rio de Janeiro nos anos 80 e 90
Grupo de pesquisa em criação musical: Música contemporânea: criação e análise
Eduardo Augusto Ostergren Estudos Instrumentais e Performance Regência – Arte e Técnica
Emerson Luiz de Biaggi Estudos Instrumentais e Performance Instrumentos de cordas: aspectos técnicos, estilísticos e pedagógicos
Érica Giesbrecht Música, Cultura e Sociedade Música e músicos do Brasil
Esdras Rodrigues Silva Estudos Instrumentais e Performance Instrumentos de Arco no Brasil: da rabeca ao violino, a trajetória dos instrumetos de arco na música erudita e popular brasileira.
Fábio Scarduelli Estudos Instrumentais e Performance Meios e técnicas para a construção da performance ao violão e seu diálogo com o ensino do instrumento
Fernando Augusto de Almeida Hashimoto Estudos Instrumentais e Performance Percussão Brasileira: Histórico, estudo interpretativo e seu repertório
Helena Jank Estudos Instrumentais e Performance Pesquisa e performance na interpretação historicamente orientada
Retórica Musical do Período Barroco – SUB-PROJETO
Hermilson Garcia do Nascimento Música, Cultura e Sociedade Música popular: história produção e linguagem
Jonatas Manzolli Música, Linguagem e Sonologia Estudo de Modelos Computacionais do Gesto Musical Aplicados à Composição e Interpretação Mediada
Interfaces e sistemas computacionais para análise,síntese, composição e interpretação musical
Jorge Luiz Schroeder Música, Cultura e Sociedade Música, Educação e Artes da Cena: processos de estabelecimento, circulação e apropriação de sentidos musicais
José Augusto Mannis ENVIADO E-MAIL Grupo de pesquisa em criação musical: Música contemporânea: criação e análise
José Eduardo Fornari Novo Junior Música, Linguagem e Sonologia Música, mente e tecnologia
José Eduardo Ribeiro de Paiva Música, Linguagem e Sonologia Tecnologia, Mídia e Criação Sonora
José Roberto Zan Música, Cultura e Sociedade Música popular: história produção e linguagem
Lenita Waldige Mendes Nogueira Música, Cultura e Sociedade Música e músicos do Brasil
Marcelo Gimenes Música, Linguagem e Sonologia Auto-organização e cognição nos processos musicais
Marcelo Wanderley Música, Linguagem e Sonologia Métodos formais aplicados à composição musical
Maria José Dias Carrasqueira de Moraes Estudos Instrumentais e Performance O PIANO BRASILEIRO
Mauricy Matos Martin Estudos Instrumentais e Performance Piano: pedagogia e performance
Paulo Adriano Ronqui Estudos Instrumentais e Performance PANORAMA MUSICAL PAULISTA PARA TROMPETE: OBRAS SOLO, MÚSICA DE CÂMARA E TRECHOS ORQUESTRAIS
PANORAMA PAULISTA DE OBRAS PARA GRUPOS DE INSTRUMENTOS DE METAL E PERCUSSÃO: LEVANTAMENTO, SUGESTÕES INTERPRETATIVAS E REGISTRO AUDIO-VISUAL
Paulo José de Siqueira Tiné Música, Cultura e Sociedade Produção Popular Instrumental
Paulo Mugayar Kühl Música, Cultura e Sociedade Poética da ópera
Regina Machado Música, Cultura e Sociedade CANTO e CANÇÃO POPULAR: Investigações sobre o sentido
Ricardo Goldemberg Música, Linguagem e Sonologia Tópicos Especiais em Acústica Musical
Tópicos Especiais em Percepção Musical
Silvio Ferraz de Mello Filho Música, Linguagem e Sonologia Reescritas: a composição como campo de diálogo
Grupo de pesquisa em criação musical: Música contemporânea: criação e análise
Vilson Zattera Música, Cultura e Sociedade Acessibilidade em Música para Deficientes Visuais