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DOCENTE LINHA DE PESQUISA PROJETOS
Ana Cristina Colla Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena

Mímese corpórea e dança pessoal: construção de um repertório pessoal de criação

Resumo: Refletir e analisar, em um plano prático-conceitual, a trajetória de formação do ator, focando na construção de um repertório pessoal de representação, partindo da metodologia da Mímese Corpórea e da Dança Pessoal, ambas desenvolvidas pelo Lume Teatro – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp. A pesquisa engloba a investigação sobre a criação de repertórios de matrizes corporais, vocais e sensoriais e, em seguida, o trabalho de improvisação e criação para a cena.

Ana Maria Rodriguez Costas (Ana Terra) Arte e Contexto Processos de criação e pedagogia da dança

Resumo: Partindo da hipótese de que, no conjunto dos procedimentos técnicos e métodos de criação, nas performances e espetáculos, nas proposições e nos dispositivos estendidos a um público participante das ações culturais propostas por coletivos, grupos e companhias contemporâneas, revela-se um ideário poético-estético relacional, norteador e, concomitantemente, fomentador de (novas) pedagogias da dança, procura-se observar fundamentos e princípios norteadores para a formulação de práticas artístico-pedagógicas em dança contemporânea relevantes para seu ensino em diferentes contextos, formais e não formais.

Cássia Navas Alves de Castro Arte e Contexto Teoria geral (do estado) da dança

Resumo: Discussão e mapeamento das “teorias” em dança, inserindo-se as questões dentro do debate pós-moderno, a denominação apontando menos para uma generalização das reflexões que o vocábulo “geral” já carrega e mais para o estabelecimento de um “estado da arte” (état de l´art). Para tanto, parte-se de textos da cultura letrada e textos da cultura coreográfica, ou seja da cultura não verbal (textos coreográficos e das artes da cena). A pesquisa se organiza a partir de dois focos principais: dança e seus contextos e dança tout court. A partir do primeiro universo temático são investigados os enfoques teóricos que se debruçam sobre o campo da dança em suas relações com outras artes, campos do conhecimento e da cultura. Dentro do segundo universo temático, são investigados os enfoques teóricos que estudam a dança a partir de suas estruturas basais, que compõem seus mapas de origem.

Cassiano Sydow Quilici Arte e Contexto A cena expandida e os diálogos interculturais: estudos teórico-práticos e dispositivos de criação

Resumo: O projeto propõe repensar as noções de “arte em campo ampliado” e “cena expandida” considerando o papel das investigações interculturais para a recriação dos processos e ações artísticas, especialmente no contexto brasileiro. Propõe-se, especialmente, uma releitura do diálogo que alguns movimentos e artistas estabeleceram com referências orientais, considerando-se suas possíveis contribuições para investigações atuais nas artes performativas. A pesquisa se estrutura como uma série de estudos teórico-práticos que desenvolvem uma reflexão crítica sobre aspectos do tema geral, propondo, ao mesmo tempo, ações e dispositivos de criação a serem testados em grupos de pesquisa, ambientes pedagógicos e artísticos. Ressalta-se o seu caráter teórico-prático e o intuito de produzir um pensamento crítico e uma reflexão ancorada tanto no estudo conceitual como experimentações realizadas em diferentes contextos. O projeto envolve tanto a proposta pessoal de investigação do autor como o compartilhamento e interação deste com pesquisadores da própria UNICAMP, e intercâmbios com outras universidades nacionais e internacionais, através de parcerias.

 

Daniela Gatti Poéticas e Linguagens da Cena Realidades e virtualidades na dança: experimentações criativas com dança, vídeo e tecnologia

Resumo: A proposta de pesquisa em dança visa a integração entre a linguagem corporal da dança e a tecnologia a partir de interfaces que possibilitam a investigação sobre corpo, tempo e espaço, refletindo sobre aspectos relacionados à realidade e virtualidade. A investigação pretende adentrar o campo do processo de criação em dança, propondo conhecimentos em rede sobre dança, criação, corpo e tecnologia. A pesquisa explora materialidades de dança que permitam a elaboração de dois tipos de resultados criativos: uma instalação videográfica e uma performance realizada ao vivo pelos dançarinos. O projeto prevê duas etapas. A primeira mais experimental, que prevê como resultado o desenvolvimento de uma instalação videográfica interativa e uma composição coreográfica. A segunda visa resultados artísticos e poéticos. O projeto de pesquisa prevê ainda artistas convidados, videomakers e engenheiros da computação para auxiliar no processo da videoinstalação.

Eduardo Okamoto Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Atuação Cênica no Atrito de Culturas

Resumo: O conceito de interculturalidade é um dos marcos do teatro contemporâneo. A partir do confronto de culturas diversas, artistas e teóricos esforçam-se no sentido de não redundar no apontamento das suas diferenças, mas na busca por seus elementos comuns. Estes trabalhos procuram, ultrapassando especificidades, uma dimensão universal/invariável da produção cultural. Este projeto, diferentemente desta abordagem, investiga a atuação cênica a partir de atritos entre culturas, propondo uma pesquisa intracultural, em perspectiva e contextual. Por um lado, toma-se o conceito de intraculturalidade – um mergulho na própria cultura em que se vive -, proposto pelo indiano Rustom Bharucha, como alternativa às propostas modelares de artistas norte-europeus. Por outro, revê-se este mesmo conceito, aproveitando-se outras contribuições culturais que ajudam a formar a cultura brasileira, como a ameríndia e a japonesa: o conceito de perspectivismo, desenvolvido por Eduardo Viveiro de Castro no estudo de culturas indígenas, afirmando a apreensão da realidade como um ponto de vista ou perspectiva; a compreensão do sujeito na cultura japonesa, sempre referenciada pelo contexto histórico-social, cultural e até espiritual, tal qual se vê nos escritos do antropólogo Claude Lévi-Strauss sobre o Japão e na obra do escritor nipônico Kenzaburo Oe. Como procedimento são propostos: a criação de um grupo de estudos sobre tema, reunindo alunos da graduação em Artes Cênicas, em pesquisas de Iniciação Científica, e da Pós-Graduação em Artes da Cena, em pesquisas de Mestrado e Doutorado, que abordem a relação interculturalismo/teatro; a criação e apresentação de um exercício cênico solo com atuação do pesquisador principal; além de estudos filmográfico e bibliográfico.

Elisabeth Bauch Zimmermann Arte e Contexto O papel da Arte na formação do docente-artista

Resumo: A pesquisa propõe-se a estudar a relação psique-corpo, compreendendo o corpo como imagem e presença, deixando de ser um objeto que apenas realiza ações diárias. Ele se torna o sujeito de ações simbólicas que, uma vez integradas, ampliam a extensão da consciência, contribuindo com o processo de desenvolvimento continuado chamado de individuação na psicologia junguiana. Compreende-se aí a relação entre a atuação do artista e do pedagogo na formação do indivíduo: o primeiro, representando o campo das vivências expressivas; o segundo, a transmissão de conhecimentos teóricos e práticos relativos à arte e à educação. Partindo do estudo de textos referentes à estrutura da psique, à relação do eu com o inconsciente, às regularidades do processo de desenvolvimento e à dimensão simbólica de espaço-tempo, este projeto visa analisar a relação da experiência interior com a expressão simbólica da arte e suas inter-relações com a formação do indivíduo humano. Visa ainda pesquisar a utilização de recursos expressivos de movimentação associados a exercícios imaginativos, como contribuição ao processo formativo do dançarino e do professor de dança. Propõe também encontros em grupo com profissionais da área de saúde e artistas da cena para leitura de textos de ambas as áreas, além de oficinas de improvisação livre de movimento e exercícios de concentração, com música e movimento.

Gina Maria Monge Aguilar Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Trans-formação do ator: Voz como disparador criativo

Resumo: Como docente e pesquisadora na área das Artes Cênicas e como diretora teatral interesso-me especialmente pela voz e a sonoridade do ator como disparador criativo. Acredito na trans-formação do ator, mais do que na mera formação, e vejo no trabalho vocal um dos caminhos possíveis a ser percorridos na viagem trans-formativa. Caminho que leva não só a si mesmo mas à criação cênica. Tenho como intuito desenvolver e aprofundar princípios e procedimentos relacionados ao trabalho vocal e sonoro do ator que possam levá-lo ao campo da criação e do campo da criação novamente ao campo da preparação. É a busca pela união entre preparação vocal e criação cênica. Entre o emissivo e o expressivo. Estando intimamente ligado ao trabalho desenvolvido pelo Centro Artístico Internacional Roy Hart na França e às experiências desenvolvidas no teatro de grupo e por outros/as mestres/as em Latino-américa.

Grácia Maria Navarro Poéticas e Linguagens da Cena De poéticas de corpos, de culturas e de lugares sistematicamente combatidos – das travestis, da cultura negra e indígena, e da rua

Resumo: Este projeto tem como objetivo geral produzir materiais poéticos teatrais a partir da relação com populações, culturas e locais combatidos na sociedade brasileira e cujos legados e conhecimentos não compõem o conjunto de conhecimentos validados pela Ciência e pela Arte. Populações que vivem à margem, invisibilizadas por um processo civilizatório eurocêntrico que desconsidera patrimônios de conhecimentos que não derivam de seus paradigmas de relacionamento com o mundo: 1. Da territorialidade como demarcação social dos quilombos negros rurais e urbanos, das aldeias indígenas do passado e do presente, da rua, da pista, das ocupações; 2. Da invisibilidade como condição na cultura brasileira: dos orixás, dos nkisis, dos voduns, dos encantados, das entidades e de seus sujeitos intermediários; 3. Da multiplicidade de gêneros. Dos feminismos, dos travestismos e transformismos; 4. Da cultura carnavalesca: da rua e do sambódromo: qual o lugar do carnaval? A metodologia de pesquisa alia pesquisa bibliográfica, pesquisa iconográfica, pesquisa de campo, processo criativo e apresentação de materiais poéticos criados. Os materiais poéticos e as reflexões se darão nos projetos de pesquisadores e pós-graduandos. A produção desses materiais poéticos deve trazer no âmago de seus projetos estéticos a inquietação que, a priori, tenha aproximado o pesquisador do campo pretendido.Os projetos têm em comum abordar um conceito de teatralidade que emerge da vida em fricção com a arte, produzindo poéticas no corpo e desde o corpo.

Graziela Estela Fonseca Rodrigues Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Novas proposições no método BPI: os laboratórios permanentes e as interações das personagens na verticalização de processos psicofísicos

Resumo: Este projeto está centrado na pesquisa de desenvolvimento de novos procedimentos dentro do método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) com o objetivo de dinamizar e instaurar estados corporais no intérprete além daqueles trabalhados até o momento, buscando uma verticalização de processos psicofísicos, de modo a atuar em campos fundamentais das investigações em artes da cena, como: presença, interações interpessoais e relações interculturais. Existe atualmente um grupo de artistas da cena que trabalha com o método BPI de forma continuada há no mínimo cinco anos, havendo aqueles que estão nesse percurso há mais de 20 anos, tornando-se possível a concepção de novas experiências dentro desse método.

 

O Brasil dos esquecidos: corporalidades da resiliência

Resumo: A pesquisa em Artes da Cena se enraíza em pesquisas de campo realizadas desde 1980 em determinados segmentos sociais, comunidades e festividades à margem brasileira, destacando-se aquelas em que a resistência cultural se fazia mais presente, mostrando uma diversidade cultural com fronteiras flexíveis e portadoras de uma complexidade simbólica. O método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) nasceu neste contexto e incorporou esta experiência de alteridade e identificação. Neste projeto se propõe um avanço ao método BPI através da personagem emanada do processo, no sentido de que ela, incorporada ao intérprete, seja a mensageira da pesquisa de campo, isto é, aquela que recebe corporalidades a serem reveladas. Nesse método, a personagem é uma síntese do processo que traz consigo um mito regenerador porque foi ativado pela experiência do campo, a qual possibilitou ao intérprete revivê-lo. É através deste estado como mensageira que ocorrerá o estudo das corporalidades presentes nas pesquisas de campo. Criam-se os Laboratórios Permanentes em que se potencializa o diálogo do diretor com o intérprete no cerne do processo de criação. Busca-se o desenvolvimento do intérprete através de uma escritura no corpo que proponha uma contínua descoberta em estranhar-se com o movimento do outro para, assim, descobrir-se nele, possibilitando-lhe viver uma experiência de alteridade e afeto. Estética de corpo tecida pela força da resiliência que propõe o encontro com um corpo existencial mais escavado e pronto para novas expressões de uma dança contemporânea. Criação artística aliada à reflexão critica.

Holly Elizabeth Cavrell Poéticas e Linguagens da Cena Revisitando o ato de coreografar: reflexões sobre metodologias coreográficas, passado e presente

Resumo: Estudar e levantar questões sobre como a coreografia mudou; variações de metodologia, estéticas e razões para coreografar, assim como o papel histórico do coreógrafo; estudar os papéis e funções de criadores e intérpretes, assim como onde, quando e por que eles começam a se fundir; questionar o significado de dançar na arte contemporânea – discurso crítico e performatividade; estudar a dança em sua compreensão como sequência de movimentos ou estratégias.

Isa Etel Kopelman Poéticas e Linguagens da Cena Dramaturgias clássicas/estratégias da performação

Resumo: Trata de mapear as formas matriciais da dramaturgia clássica, seus temas e as intensas imagens poéticas que desafiam as leituras contemporâneas com novas perspectivas de encenação e recepção. Nessa direção, examinamos os desdobramentos metafóricos – textuais e cênicos – da performação da poética clássica e as celebrações das múltiplas vozes do coro no diálogo com seus protagonistas.

Jorge Luiz Schroeder Arte e Contexto Diálogos difíceis entre música e dança: o trabalho do músico em aulas de dança

Resumo: Este projeto pretende investigar a posição fronteiriça que ocupam as atividades dos músicos em aulas de dança. Utilizando os procedimentos da observação participante e das entrevistas, pretende-se desenlear o jogo intrincado de forças sociais, educacionais, artísticas e das relações de trabalho que se superpõem e se atritam no trabalho cotidiano do músico de dança. A partir da observação e explicitação do complexo confronto de interesses, valores, concepções e discursos sobre o qual trafega o músico que trabalha na área da dança, consideramos possível verificar como conhecimentos e habilidades específicas musicais vão sendo constituídos nessa zona instável de fronteira entre linguagens e práticas artísticas, tanto no aspecto profissional quanto educativo.

Júlia Ziviani Vitiello Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Interfaces entre interpretação e criação em dança a partir de um corpo eclético

Resumo: O caráter efêmero da dança, sua natureza de ser uma das artes do momento presente, lhe confere diferentes nuances a cada apresentação cênica. O registro dos processos de criação e de seu produto final (as apresentações cênicas) é importante para artistas, pesquisadores, acadêmicos, pois ele poderá trazer importantes subsídios à crítica e a pesquisa em dança, já que se torna possível preservar o trabalho, as questões e soluções envolvidas em sua criação para sua posterior análise crítica. Não menos importante é oferecer à sociedade a oportunidade de conhecer um espetáculo não visto, ou então de ser tocada em suas memórias subjetivas a respeito dele. Assim, entre os objetivos deste projeto está analisar, documentar e registrar em audiovisual os aspectos envolvidos na dança como uma disciplina de pesquisa. Neste projeto pretende-se explorar uma articulação de conteúdos, ao qual vincula-se o ato de criar, descrever e realizar as ideias propostas, até a apresentação cênica de seus resultados. Tendo realizado esse recorte, do que o envolve e o delimita, serão articulados os conteúdos de uma tríade: a técnica (habilidades do interprete), a poética (literatura e artes visuais) e a criação (procedimentos e apresentação cênica), com a finalidade de investigar e aprofundar como a integração das práticas somáticas na preparação dos intérpretes e criadores pode contribuir para a criação em dança.

Larissa de Oliveira Neves Catalão Arte e Contexto O Teatro Brasileiro e a Cultura Popular: séculos XIX, XX e XXI

Resumo: O projeto visa a investigar a apropriação de elementos da cultura popular pelo teatro brasileiro. Trata-se de um exame de como o diálogo com a cultura popular propiciou não somente o surgimento de um teatro especificamente nacional, no século XIX, como também configurou-se em uma importante tradição que, desde então, manteve-se sempre presente em nossos palcos. Por meio da utilização da cultura popular, de diversas instâncias, tais como linguagens, músicas, danças, perfomances, festas, teatralidades, o teatro brasileiro ganhou originalidade, em muitos momentos inovando e recriando, afastando-se de modelos eruditos estrangeiros ou dialogando com eles. O projeto pretende abarcar principalmente a dramaturgia, mas não deixará de lado as encenações.

Larissa Sato Turtelli Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena A dança em ato: investigação dos fluxos e contextos das relações espectadores-obra artística a partir das apresentações do espetáculo de dança Fina Flor Divino Amor

Resumo: Esse projeto propõe uma pesquisa sistemática das relações entre espectadores e obra artística de dança tendo como foco as apresentações do espetáculo de dança Fina Flor Divino Amor. Esse espetáculo foi desenvolvido a partir de pesquisa de campo em terreiros de Umbanda, enfocando as entidades Pombas Giras. A obra mantém-se nas fronteiras entre dança e teatro, valendo-se tanto da linguagem corporal, quanto de textos falados e do trabalho de personagem. As relações entre obra e espectador nesse espetáculo trazem um diferencial por este tratar da Umbanda, religião marginal e estigmatizada, fator a ser considerado na pesquisa proposta.

Marcelo Ramos Lazzaratto Poéticas e Linguagens da Cena O campo de visão: exercícios e linguagem cênica

Resumo: A pesquisa pretende ampliar a investigação do “campo de visão”, exercício de improvisação teatral coral criado pelo docente no qual os participantes só podem movimentar-se quando algum movimento gerado por qualquer ator estiver ou entrar em seu campo de visão. Os atores não podem olhar olho no olho. Devem ampliar sua percepção visual periférica e, através dos movimentos, de suas intenções e pulsações, conquistar naturalmente uma sintonia coletiva para dar corpo a impulsos sensoriais estimulados pelos próprios movimentos, por algum som ou música, por algum texto ou situação dramática. Os achados desta pesquisa serão elaborados tanto em criações de espetáculos quanto em discussões teóricas sobre esses processos de criação.

Maria Claudia Alves Guimarães Arte e Contexto A brasilidade na dança cênica: uma profusão de olhares ao longo da história da dança no brasil

Resumo: A partir do tema da Brasilidade, o projeto de pesquisa tem o intuito de verificar como este tem sido abordado em diversos momentos da história da dança no Brasil, desde o século XIX até os dias atuais, a partir das mais distintas concepções e visões do que seria nossa cultura e nossa identidade, e também dos mais diversos métodos de criação e pesquisa coreográfica, focando-se em questões como etnocentrismo, nação e folclore, dança e nação, as questões do nacional-popular; mundialização e regionalização.

Mariana Baruco Machado Andraus Poéticas e Linguagens da Cena Artes da cena e teorias de conhecimento: poética como lugar de pesquisa e formação do artista da cena

Resumo: Neste projeto pretende-se refletir sobre o lugar da criação e do exercício poético na formação do artista da cena e na construção epistêmica em artes da cena. Enuncia-se como problema a questão da produção de conhecimento em artes da cena, bem como sua difusão. Busca-se um compromisso com o estudo de saberes práticos já produzidos no campo das artes da cena e o envolvimento com a produção de conhecimento a partir da prática artística, que demanda tempo em laboratórios de criação e treinamento extensivo. Parte-se do pressuposto de que a obra artística é, em si, conhecimento, e que livros e artigos publicados por artistas-pesquisadores problematizam sempre, de alguma forma, a questão do conhecimento que se produz e que é legado de forma transgeracional, à luz do que propõe Thomas Kuhn em seu olhar pela perspectiva social das ciências e do conhecimento.

Marília Vieira Soares Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Dashavatar: releitura e construção de espetáculo de dança-teatro baseado na mitologia indiana

Resumo: Investigação de formas de transpor a pesquisa de gestualidade e o embasamento mitológico presentes na coreografia Dashavatar, constante de repertórios de dança clássica indiana, para uma releitura brasileira e contemporânea à luz de mitos afro-brasileiros.

Marisa Martins Lambert Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Expressividade cênica na dança: a plasticidade corporal do artista contemporâneo

Resumo: Pesquisa artística que enfoca o aprofundamento nos componentes do discurso corporal que alicerçam a expressividade cênica, em conjunto com a aplicação do Sistema Laban/Bartenieff para criação e formação de profissionais em dança.

 

Dança e seu ensino: investigações e proposições sobre a formação do artista-sujeito-pesquisador

Resumo: Este projeto se dedica a investigar questões ligadas à licenciatura em dança – estudo de parâmetros filosóficos contemporâneos para a educação da arte, reflexão sobre práticas de ensino, aprimoramento de atividades intra e transdisciplinares, pesquisa sobre os fundamentos legais da educação superior e ensino da arte, entre outros temas. No contexto dessa pesquisa, vêm sendo desenvolvidas ações como: contribuição com a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Dança (2012-2015); criação e coordenação do Subprojeto PIBID Dança/Unicamp (2013-atual); organização da I Semana Dança e seu Ensino DACO/Unicamp (2014) e da I Semana PIBID Dança na Escola (2015), além de estudos teórico-práticos com exposição de resultados em congressos e encontros. Essas ações, bem como suas repercussões, são objeto de análise da docente, enfocando-se especialmente o intercâmbio entre escolas de formação técnica em dança e a universidade, assim também como o trânsito universidade escola pública, através de atividades de troca de conhecimento e ensino-aprendizagem, em interlocução com a pesquisa.

Matteo Bonfitto Júnior Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Os processos criativos como campo ampliado nas artes da cena

Resumo: Trata-se de uma pesquisa recém-iniciada, que tem como objetivo investigar diferentes processos criativos relacionados com as artes da cena a fim de percebê-los como componentes de um campo ampliado, que funciona como um catalisador de saberes, práticas e competências.

Paula Caruso Teixeira Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Pesquisando Nanã no terreiro de Mãe Mirian

Resumo: Esse projeto tem como objetivo inicial investigar os processos corporais do candomblé, sobretudo, as danças dos orixás e, em especial, a dança de Nanã através da realização de uma pesquisa de campo no terreiro de Mãe Mirian, em Maceió-AL. Pretende-se a partir dela desenvolver uma criação artística, uma edição das imagens fotográficas e de vídeo mais expressivas do campo e um artigo científico sobre todo o seu processo. Além disso, todo o material coletado e depois decodificado será trabalhado nas aulas das disciplinas em Dança do Brasil no curso de graduação em Dança da UNICAMP, bem como numa disciplina da pós—graduação em Artes da Cena desta universidade. Pretende-se também oferecer oficinas de Dança do Brasil em Maceió-AL, no Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), aos alunos do curso de licenciatura em Dança, bem como aos do curso técnico em Dança da Escola Técnica de Artes (ETA) desta universidade. Portanto, esse projeto integrará atividades de pesquisa, criação, ensino e extensão no qual a referência metodológica é do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI).

Raquel Scotti Hirson Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Mímesis Corpórea – Mímesis da Palavra: construção de presença a partir da observação

Resumo: A pesquisa sobre a mímesis da palavra – um braço da mímesis corpórea – foi iniciada nos últimos anos em decorrência da suspeita de que a dança pessoal possa dar suporte vibracional para que o ator sustente um estado de presença enquanto dança uma recriação de ações advindas da observação de algo externo a ele.

Renato Ferracini Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Presença e vida: sobrevoos prático-conceituais

Resumo: Por meio da metodologia cartográfica e da tensão gerada entre a filosofia e o teatro, mais especificamente entre a filosofia da diferença e a arte presencial tendo como foco o corpo do atuador (ator, dançarino, performador), esse projeto temático visa à problematização, investigação e conceituação da construção de efeitos de presença a partir de quatro territórios de ações: 1) Ações de Processos Criativos: cenários de investigação que terão como resultante o processo criativo de experimentos cênicos e demonstrações de práticas-processos de trabalho com foco nos efeitos de presença enquanto matéria prima de criação espetacular a partir dos procedimentos de Mímesis Corpórea criado pelo LUME e do hibridismo de linguagens entre teatro/dança e teatro/performance; 2) Ações de Processos Formativos: cenários formativos que acontecerão no formato de oficinas de curta duração de práticas de intensificação de efeitos de presença ministradas pelos atores-pesquisadores do LUME na sede acadêmica do núcleo e também vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, com  sistematização desses processos formativos experimentais; 3) Ações de Investigação Conceitual: cenário de investigação que se coaduna e é co-criado junto às duas primeiras ações; 4) Ações de Experimentação de Narrativas de Pesquisa: provocar e explorar a problemática proposta pelo método cartográfico que demanda uma mudança nas práticas habituais de narrativa de uma pesquisa, num esforço para uma análise expressiva do discurso, em busca de uma “política da narratividade” – ou seja, modos de dizer que expressem maneiras possíveis e outras de relação discursiva com os processos criativos e formativos desse projeto. Entendemos, de acordo com os procedimentos da cartografia, que as práticas de uma pesquisa artística podem ser exploradas a partir de uma escrita performativa que se coadune diretamente com a pesquisa prática/conceitual tal como apresentada nas ações anteriores.

Rodrigo Spina de Oliveira Castro Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena Encontro Vocal: alteridade e percepção

Resumo: Este estudo tem como meta primeira compreender como a escuta sensível do ator repercute em sua expressividade vocal para comprovarmos a ideia de que este sentido é um dos maiores potencializadores da tríade expressiva corpo-voz-pensamento. Estudamos a qualidade auditiva de maneira fisiológica, psíquica e poética, pois entendemos que pela audição, o ator deixa de focar exclusivamente em seu próprio fazer para então, encontrar-se com um outro, de forma genuína. Esse encontro, que chamamos aqui de ENCONTRO VOCAL tem como alicerce a mistura entre a porosidade criativa do intérprete, todos seus materiais íntimos e expressivos, estímulos acústicos que são compreendidos por sua própria fisiologia integrando-se ao que acontece além de si na cena, através de suas vocalidades. Ou seja, o ator, ao encontrar-se vocalmente com um outro, além de agir – definição primeira de seu trabalho – recebe novos materiais, dilata suas percepções e é levado a redescobrir sua própria ação porque o outro engrandeceu e redimensionou sua poética através de uma conexão sensível e ao mesmo tempo concreta que se dá pelos estímulos sonoros percebidos e trocados entre suas fisiologias em estado de criação ficcional.

 

Sílvia Maria Geraldi Poéticas e Linguagens da Cena Poéticas e Políticas da Corporeidade: gesto e produção de discurso em dança

Resumo: O projeto de pesquisa trata de investigar os fenômenos da corporeidade e do gesto dançante e(m) suas formas de manifestação na cena coreográfica contemporânea. Partindo do pressuposto de que é no comportamento cinético do dançarino/performer – em sua corporeidade, gestos e ações – que a produção de discursos e sentidos se organiza, busca compreender como os atos intensivos do corpo, em suas tensões com a linguagem coreográfica, podem se converter em expressão cênica. Indaga sobre as condições de emergência poética subjacentes à corporeidade e à gestualidade do dançarino contemporâneo na invenção de seu projeto coreográfico. Para tanto, um dos vetores do projeto abrange os estudos somáticos e suas formas de conhecimento prático-conceitual na relação com o campo cênico/coreográfico. Nesse viés, o corpo e a experiência corporal se tornam lugares privilegiados para se investigar processos de elaboração, composição e escrita coreográfica – os treinamentos, os procedimentos e filosofias de invenção, as formas de organização, os recursos poéticos de escrita, o fenômeno da percepção em dança, tanto do ponto de vista do artista quanto do espectador (recepção). Outra dimensão enfoca a “consciência somática” numa perspectiva crítica, investigando de que maneira o corpo que dança pode pensar-se como projeto político e ético, mobilizando dinâmicas renovadas tanto de produção cênica, como de hábitos, afetos, comportamentos e modos de vida.

Suzi Frankl Sperber Arte e Contexto Jogo, mito, rito e representação

Resumo: O olhar que abrangerá o projeto ‘Jogo, mito, rito e representação’ ajudará a esclarecer jogos criativos, isto é, estratégias de renovação da estruturação de obras literárias, a permeação de mitos e ritos na contemporaneidade e as suas relações com a representação entendida tanto como mimesis, quanto como cena – e ambas como jogo. Envolverá a noção de sagrado e como os mitos, e mesmo os ritos, tiveram também papel estigmatizador. A abordagem se preocupará com uma dimensão social e antropológica. O corpus será o das brincadeiras do Cavalo Marinho, pesquisa já realizada e registrada com muito mais que 200 páginas de transcrição das cantorias, relação de personagens etc., feita por Alício Amaral e Juliana Pardo (financiada, então, pela Fundação Vitae). O levantamento se concentrou na região da Zona da Mata Norte de Pernambuco, localizada entre Recife-PE e João Pessoa-PB, regiões que vivem da extração de cana e da produção açucareira.

Veronica Fabrini Machado de Almeida Poéticas e Linguagens da Cena Encenação: dinâmicas possíveis entre estrutura e acontecimento

Resumo: Este Projeto tem como característica fundamental a transdisciplinaridade, operando nas interfaces entre o teatro (partindo dos hibridismos colocados pelas vanguardas até suas derivações no teatro contemporâneo), a filosofia ( a partir da dinâmica apolíneo-dionisíaco em Nietzsche, a técnica como “cuidado de si”, em Foucault, e devir em Deleuze) e as ciências do imaginário (Bachelard e G.Durand), buscando conjugar práxis, campo conceitual e instrumental de análise. O Objeto de estudo é a encenação teatral, esta entendida enquanto resultado material e dialético das relações possíveis entre “texto” (estrutura) e “cena”(acontecimento). Partindo do pressuposto de que o tipo de relação entre esses dois termos, determina uma tipologia de teatro, nosso objetivo principal será a análise dessa relação, em especial nos hibridismos da cena contemporânea.

 

Saberes marginais: feminismo, decolonialismo e surrealismo

Resumo: Este projeto dedica-se à investigação de saberes não hegemônicos em seu diálogo com as artes da cena, quer seja no campo da exploração teórica, quer seja no campo da criação artística. Apoia-se na tríade feminismo/decolonialismo/surrealismo, buscando diálogos transversais entre a antropologia, a sociologia, a psicologia arquetípica e as artes, tendo como ponto de partida a metáfora geográfica e imaginária do Sul (Sousa Santos/ James Hillman), o Pensamento do Coração (Hillman), as epistemologias feministas e indígenas. O projeto busca construir uma “perspectiva em anima”, definida a partir da exploração do pensamento de alguns pontos da obra de Lou Salomé, Bachelard, Hillman e Hélène Cixous. Irá investigar o sonho como método – presente tanto no pensamento ameríndio quanto no surrealismo. Já o devaneio e a imaginação ativa (Bachelard e Jung) serão investigados enquanto procedimentos criativos. O surrelismo será analisado não enquanto escola estética, mas enquanto uma atitude frente o mundo (Otávio Paz). A ideia de Arte e Ativismo (Ileana Diéguez) pauta-se em uma exploração de fundo do feminismo decolonial e feminismo comunitário.

 

 

DOCENTE LINHA DE PESQUISA PROJETOS
Anna Paula Silva Gouveia Poéticas Visuais e Processos de Criação Ensino-aprendizagem da cor em artes visuais, arquitetura e design

Resumo: Esta pesquisa, decorrente da prática docente nos últimos 18 anos, trata da problemática do ensino-aprendizagem da cor em artes visuais, arquitetura e design, baseando-se na interdisciplinaridade da Teoria da Cor com a Física, Biologia, Antropologia visual e Cultura. Compreende como objeto de estudo a experiência pedagógica de disciplinas oferecidas em várias universidades e cursos diversos, e em especial nos últimos anos, na graduação e pós-graduação em Artes Visuais e na graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. Esta pesquisa pretende contribuir para direcionamentos didáticos propedêuticos no ensino da cor visando principalmente a formação de professores e pesquisadores. É parte das pesquisas realizadas pelo Grupo Mantis – Cor, Cariz e Sintaxe Visual – dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6758085787767645. O grupo é formado por pesquisadores – arquitetos, designers, artistas visuais, profissionais da área de comunicação – professores universitários, alunos de graduação e pós-graduação que tem a cor como foco principal de suas pesquisas.

Cláudia de Mattos Avolese História, Teoria e Crítica Arte, Ecologia e Engajamento Político no Brasil (1964-1985) 

Resumo: O projeto visa investigar o envolvimento e atuação de artistas em questões ecológicas durante o período da ditadura militar no Brasil. A principal hipótese do projeto é a de que o engajamento de artistas em causas ecológicas constituiu, no período, ao lado do engajamento político-partidário, um campo importante de oposição e resistência ao governo militar, especialmente no que diz respeito às suas políticas desenvolvimentistas. A pesquisa tem por objetivo recuperar uma parte significativa da história da arte do período, que se relaciona também com desenvolvimentos importantes no âmbito internacional, de forma a tornar a compreensão do período ainda mais complexa.

Expandindo as fronteiras da história da arte: por uma história da arte inclusiva
Resumo: O projeto visa estudar, propor e desenvolver novas abordagens para o campo da história da arte que favoreçam a inclusão de outras tradições, além da tradição da arte ocidental no escopo da disciplina. A pesquisa parte da percepção dos limites teóricos e metodológicos da disciplina para lidar com a cultura visual de zonas inteiras do planeta, inclusive a do Brasil. O projeto visa estudar a obra de historiadores da arte que ao longo da história se preocuparam com essa mesma questão,  porém permaneceram às margens da disciplina. O projeto também se interessa por abordagens transdisciplinares que envolvem colaboração entre história da arte, antropologia, e outras áreas das humanidades, na busca de uma história da arte mais inclusiva. Por último, o projeta visa examinar de um ponto de vista crítico e participar dos debates contemporâneos da área sobre o tema. No âmbito desse projeto serão contemplados  diferentes períodos da história da arte internacional e no Brasil, assim como diversos espaços geográficos.
Edson do Prado História, Teoria e Crítica Processos criativos: Imagem, Arte, design

Resumo: Tem por objetivo investigar a arte, entendida como linguagem que se coloca em relações complexas com outras formas de linguagem, destacando as interações entre as linguagens da arte e do design e o questionamento acerca da definição de seus limites. Além da produção de reflexões teórico-críticas, os trabalhos do grupo podem envolver produções artísticas articuladas com aquelas reflexões. Em ambos casos a maneira de lidar com estes temas utiliza a abordagem dos estudos de processos criativos e a especificidade da metodologia de pesquisa em arte e design, incorporando uma fundamentação ampla que perpassa por diversos teóricos, havendo tendência para estudos que trabalhem a semiótica peirceana.

Ernesto Giovanni Boccara Poéticas Visuais e Processos de Criação ANÁLISE E DECODIFICAÇÃO DOS PROCESSOS CRIATIVOS A PARTIR DAS DIMENSÕES SIGNIFICANTES E DE SIGNIFICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM NAS ARTES VISUAIS CONTEMPORÂNEAS: Uma abordagem Psicoanalítica e Semiótica

Resumo: Pesquisa de caráter teórico, correlacionando linguagens expressivas e processos criativos em Artes, explorando a natureza da materialidade dos significantes e a dinâmica da significação da IMAGEM nas Artes Visuais mediadas por tecnologias da comunicação focando os seus novos desdobramentos percepto-cognitivos na contemporaneidade. Metodologicamente tem um caráter operacional multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar correlacionando prioritariamente as teorias da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung com a Teoria dos Signos de Charles Sanders Peirce aplicadas à complexidade de sua natureza na redefinição do conceito de IMAGEM na relação de fruição da obra de arte.

Fernando Cury de Tacca História, Teoria e Crítica Fotografia: hibridismos e intertextualidades

Resumo: O projeto investiga as intertextualidades da fotografia com o cinema, a literatura, artes plásticas e internet. Busca-se organizar o pensamento fotográfico a partir de suas relações e hibridismos com outras artes e meios de comunicação. Analisaremos os aspectos intertextuais da fotografia em vários momentos de sua história, focando principalmente a produção contemporânea, o que implica em percebermos sua intercessão da fotografia com as ciências, as artes e os meios de comunicação.

Fotografia e Literatura. Intertextualidades nas coleções espanholas: “Palabra e imagen” e “lo mínimo”. [Bolsa Produtividade CNPq]

 Resumo: O projeto de investigação centra-se em duas coleções espanholas publicadas respectivamente no início dos anos sessenta, e depois, a segunda, na última década do século passado. A primeira coleção, Palabra e imagen, tornou-se uma referência na construção de um campo chamado de fotolivro, com obras conceituais envolvendo escritores já reconhecidos e jovens artistas/fotógrafos. A segunda coleção, “lo mínimo”, aporta uma proposta diferenciada de pequenos livros, como livros de bolso, com economia de palavras e imagens, ou seja, uma proposta de síntese, com presença de alguns artistas reconhecidos e outros em início de carreira.
Filipe Mattos de Salles História, Teoria e Crítica  Fotografia como Expressão Artística : Estudo sobre as potencialidades estéticas da Fotografia e suas diversas ramificações na produção visual contemporânea

Resumo: A pesquisa tem por objetivo entender como as imagens são criadas do ponto de vista psíquico, ou antes, ontológico, uma vez que a fotografia tem sido discutida enquanto forma, após sua realização, e, portanto, apenas no que diz respeito à sua significação como referente. Uma instância anterior, ou seja, a do pensamento como gênese criativa, que, longe de ser uma abordagem comum, constitui ao mesmo tempo a origem e o fim da razão psíquica da criação visual estética, com o objetivo de realizar uma experiência comunicativa visual, artística ou não. Esta pesquisa será embasada na filosofia platônica, que considera as imagens como decorrentes de uma ideia prévia, e da psicologia de C.G.Jung, por tratar nitidamente das instâncias psíquicas imagéticas que governam nossas escolhas, inclusive estéticas.

Gilberto Alexandre Sobrinho Poéticas Visuais e Processos de Criação Imagem em movimento político e social: vídeo, documentário e as construções identitárias no Brasil

Resumo:  Essa pesquisa busca refletir sobre a produção documentária realizada nos domínios do vídeo, em que imperam, de forma plural, as construções identitárias de gênero e sexualidade, dos afro-brasileiros, dos habitantes de comunidades e/ou regiões periféricas e marginalizadas, das populações indígenas e outras culturas e histórias que foram subjugadas pelas crenças dominantes e que não tiveram grande visibilidade na história do audiovisual brasileiro, principalmente, na mídia televisiva.

Haroldo Galo História, Teoria e Crítica Restauro, projeto & criação: diálogos de permanência e inovação

Resumo: Esta pesquisa investigará procedimentos e fundamentos do restauro e de seu projeto das diversas modalidades de artefatos, destacando no processo sua dimensão artística. Considerará a crescente expansão e reconhecimento das atividades de preservação e restauro no mundo e no Brasil para a formação de memória e identidade, bem como a inserção dessa área e atividade no âmbito das artes visuais e da arquitetura e em suas relações.  Investigará tanto essas relações quanto os diálogos entre a permanência e a inovação nas intervenções na pré-existência dos artefatos artísticos e arquitetônicos. Será desenvolvida por duas linhas distintas – 1. Criação e restauro: permanência e inovação; 2. Restauro e projeto: procedimentos e fundamentos.

Hermes Renato Hildebrand Poéticas Visuais e Processos de Criação Instalações e sistemas interativos com desenvolvimento de interfaces e aplicativos computacionais para processos de mediação em redes.

Resumo: O objetivo da pesquisa é tratar de questões estéticas, sociais e políticas a partir de ambientes colaborativos e móveis de desenvolvimento em rede e de conteúdo aberto. Utilizaremos ferramentas computacionais para a construção de mapas conceituais, gráficos de visualização, jogos eletrônicos, artísticos e educacionais para construção de ações e narrativas através dos sistemas digitais.

O potencial educativo da cognição lúdica em mídias locativas e games 

Resumo: Este projeto visa enfrentar as transformações tecnológicas que incidem sobre a educação e os novos modos de aprender. Aliás, este é um dos problemas brasileiros mais nevrálgicos, problema que agora ganha contornos inusitados reclamando por estratégias corajosas e originais. O uso eficaz das TIC na educação envolve bem mais do que meramente fornecer dispositivos computacionais e conexões à rede. Muitas questões e recursos adicionais estão implicados, especialmente questões de conteúdo, de transmissão, de treinamento que envolvem também estruturas comunitárias e institucionais.Tirando proveito do papel que o lúdico desempenha na cognição e na aquisição de conhecimento, este projeto pretende criar conteúdos educativos em mídias locativas e games, integrando-os devidamente nas atividades regulares de ensino em escolas da rede pública estadual.

Iara Lis Franco Schiavinatto História, Teoria e Crítica Entre a imagem e a escrita. Entre o arquivo e a exposição. Sobre Hercule Florence.

 

Resumo: Trata-se de projeto PQ que estudo: a constituição de Hercule Florence como objeto de estudo; sua experiência da escrita de si e sua condição de homem de ofício; sua produção imagética em debate com a cultura visual da época; a noção de arquivo e coleção na constituição de Hercule Florence como objeto de estudo; a história intelectual da emergência do fotográfico.

Cultura Visual e História Intelectual: protocolos da escrita de uma história da imagem
Resumo: Este projeto atenta de forma transversal a vários estudos interessados em apontar critérios de análise da imagem e/ou dos objetos do campo da arte. Neste sentido, tenta nomear, distinguir e debater protocolos de escrita da história da imagem e categorias explicativas ali operadas. Para tanto, esboça uma história intelectual de categorias vigentes do âmbito da cultura visual, notando suas eficácias, ambivalências, contradições, potencialidades, afetos envolvidos. Cabe dizer que tal interesse implica em entender as intenções, os agenciamentos, as sociabilidades implicadas nestas categorias e nestes protocolos estudados, indicando certos compromissos de conduta presumidos.
Ivanir Cozeniosque Silva Poéticas Visuais e Processos de Criação Memórias Gráficas

Resumo: Como o olhar da experiência da xilogravura e as pesquisas de mestrado sobre a obra de Oswaldo Goeldi interagem com o meu momento presente na formulação da construção da imagem fotográfica e na seleção da captura da imagem no momento do registro em campo. Observação da natureza e a memória de um aprendizado gráfico.

Projetos e Pesquisas entre livros de artistas, gravura, fotografia e memória

Resumo: Organização e participação em exposições relacionadas ao campo da gravura e produção de livros de artista e livros-objetos aberto ao público.
José Eduardo Ribeiro de Paiva Poéticas Visuais e Processos de Criação Multimeios e Arte

Resumo: Tem como campo o estudo e a realização de pesquisas relacionadas com as poéticas das mídias analógicas e digitais, considerando seus processos de ocorrência e desenvolvimento. Trata da relação entre a arte e as tecnologias, propondo -se a refletir sobre as interfaces entre os ambientes visuais e sonoros presentes nos sistemas constituídos por indicialidade ou por simulação, tratando também das narrativas fotográficas, fílmicas, videográficas, dos suportes imersivos e das experiências em rede. Objetiva-se, ainda, elaborar reflexões sobre as conseqüências oferecidas por essas novas tecnologias no âmbito da cultura audiovisual, considerando a ampliação e a hibridação dos campos expressivos, tratando dos processos de articulação e construção de sentido numa convergência aplicada aos modos do fazer contemporâneo.

Lúcia Eustáchio Fonseca Ribeiro Poéticas Visuais e Processos de Criação MODOS DE HABITAR: A PRÁXIS DO DESENHO NA CONTEMPORANEIDADE

Resumo: Este projeto tem como objetivo investigar espaço/narrativa/memória/processo de criação por meio de ações da ordem do desenho/pintura/instalação/matéria desenvolvidas nos planos bi e tridimensionais. Prioriza o estudo do desenho na história da arte e na contemporaneidade, voltado, principalmente, aos processos de criação dos artistas, conceitos e poéticas. Os resultados esperados incluem produção de desenhos, desenhos/objetos, instalações e organização de exposições, acompanhados de reflexão teórica (textos ensaios e artigos).

Lúcia Helena Reily História, Teoria e Crítica Arte e deficiência

Resumo: Os objetivos deste projeto guarda-chuva envolvem o estudo da arte considerando a representação da deficiência na arte, produções em artes visuais para e por pessoas com deficiência, a identificação de ações museológicas para grupos especiais. O projeto visa à produção de conhecimento neste campo temático.

Arte e Coleções vulneráveis

Resumo: Este projeto visa compreender como instituições de relevância internacional têm mantido suas coleções de arte de valor histórico íntegras e atuantes, como espaços de acervo, pesquisa, exposição e centros de divulgação presentes e vivos na comunidade onde se encontram. Entende-se a vulnerabilidade em dois eixos: 1) coleções de produção artística criada por pessoas que realizaram produções nas várias linguagens artísticas em guetos e campos de concentração, campos de refugiados, hospitais e clínicas, manicômios, prisões, e também em escolas; e 2) acervos que, não sendo reconhecidos como eruditos ou centrais, batalham por instalações apropriadas, funcionários qualificados, espaços de exposição, e divulgação. Assim, o foco não é apenas as pessoas representadas nos acervos como autoras, cuja produção nem sempre é entendida como valiosa ou artisticamente digna de cuidado; também focaliza os acervos que podem ser depositários sem subvenção que vivenciam dificuldades para mobilizar interesse público e com isso verbas para cuidar do e expor o acervo. A relevância do projeto está bem colocada, emblematicamente exposta ao mundo com a perda quase absoluta do Museu Nacional em agosto do presente ano, que não teria sido considerado um museu de valor periférico, e sim um importante museu do mainstream. O objetivo do projeto é conhecer como acervos internacionais que cuidam de coleções vulneráveis têm historicamente conseguido manter sua coleção bem cuidada, aberta a visitação e pesquisa, e viva, em diálogo com o mundo da Arte. Subsidia-se teoricamente nos textos de Aby Warburg e Howard S. Becker (“Art Worlds”). Como inovação, o projeto pretende discutir diretrizes de revisão de sistemas de arquivamento e catalogação e meios de pesquisa e divulgação de ações dos acervos a partir de experiências inovadoras de acervos vulneráveis internacionais.

Luise Weiss Poéticas Visuais e Processos de Criação Entre rastros, Marcas e impressões: questões da memória e do apagamento na produção gráfica contemporâneas

Resumo: Ao se observar o panorama da gravura contemporânea, percebe-se a coexistência entre as novas tecnologias e as técnicas ditas tradicionais, como a xilogravura, calcogravura, litografia e serigrafia. Na realidade, esses novos meios de gravação e impressão mesclam-se a essas técnicas históricas, tal característica também se pode observar na hibridação que ocorre entre as impressões gráficas e outros suportes e/ou linguagens expressivas, como, por exemplo, a relação da gravura com a fotografia, a escultura, a pintura e os livros de artista. Observa-se, sem distinção, a utilização de técnicas híbridas, como a monotipia, o extensil, carimbos, transferências de imagens fotográficas e outros. Na realidade, o projeto poético induz à pesquisa de linguagens expressivas, buscando nas experimentações dos materiais e dos suportes, como igualmente a utilização de impressões simples e diretas o melhor resultado.

Projetos Gráficos: pesquisas em Gravura

Resumo: Aprofundar questões relativas ao universo da produção gráfica em diálogo com a criação de livros de artista; Leituras e discussões sobre bibliografias da linguagem gráfica e sobre livro de artista; Pesquisas em ateliê; Retomar no Instituto de Artes a publicação de ensaios de textos e imagens, buscando o diálogo entre a criação de livros de artista, ilustração e gravura; Estudar questões relativas às narrativas visuais, imagens sequenciais e o conceito de memória; Discussões sobre os limites da ilustração e sua relação com o texto literário.

Márcio Donato Périgo Poéticas Visuais e Processos de Criação Sinais Gráficos

Resumo: A arte pela obliquidade da técnica. Este projeto tem como objetivo investigar uma passagem do fazer no objeto artístico, o sinal gráfico. Em todos os períodos da história o homem mostrou conhecimento e tirou proveito dos elementos fogo, água, e ar para mover máquinas e criar possibilidades de dissolver substâncias sólidas, fundir metais e secar líquidos. Não existe praticamente nenhum produto artístico que em determinado momento não tenha sofrido a ação de uma ferramenta. Fender, talhar, gravar, polir, dividir a matéria para recompor, são finalidades que absorvem o melhor da inteligência técnica. Em todas estas finalidades um único meio está disponível: a percussão. Esse gesto, de percutir, deixa uma marca, uma identidade como a digital que aproxima quem a fez e que será o objeto de análise desta pesquisa seguindo critérios objetivos, enquanto poética visual, com relação ao ponto, à linha e à mancha gráfica. Acerca-se o desenho e a matriz da gravura como continentes desta ação.

Maria de Fátima Morethy Couto História, Teoria e Crítica O trauma do moderno : arte e crítica de arte na América do sul (1950-1970). Texto, obras e exposições [Bolsa Produtividade CNPq]

Resumo: O projeto tem como objetivo maior investigar as conexões existentes, no continente sul-americano, entre o campo da história da arte e da crítica de arte aqui produzidas, evidenciando as tensões e contradições que marcaram o debate artístico-cultural do período. Visa ainda refletir sobre as formas específicas de reação e de integração aos discursos hegemônicos de autoridade e de legitimação simbólica que ocorrem em nosso contexto. Além disso, procura estabelecer novas relações entre obras, textos e eventos aqui produzidos e/ou realizados e que marcaram nosso debate crítico e historiográfico, sem contudo ambicionar constituir uma ideia homogênea da arte produzida na região nem tampouco preocupar-se em mapear os diferentes estilos que aqui se sucederam.

Vanguarda e modernidade nas artes no Brasil e no exterior

Resumo: Trata-se de projeto abrangente, que tem por objetivo refletir sobre as noções de vanguarda e modernidade empregadas no campo das artes visuais, bem como sobre suas adequações a contextos locais. Visa ainda estudar o debate instaurado ou provocado pelas ações e práticas das vanguardas artísticas, tanto no Brasil como no exterior, e seus desdobramentos e resultados imediatos. Abarca também estudos pontuais, desenvolvidos no âmbito da linha de pesquisa História, Teoria e Crítica (anteriormente denominada Fundamentos Teóricos), do PPGAV/Unicamp, sobre produções artísticas contemporâneas.

Maria José de Azevedo Marcondes História, Teoria e Crítica Modernismo na América Latina : entre os dois lados dao Atlântico : Brasil, México, Argentina

Resumo: O projeto trata das transferências culturais entre Europa e América Latina nas obras de arquitetos, paisagistas e artistas no Brasil (São Paulo), México (cidade do México) e Argentina (Buenos Aires) nas décadas de 20 e 30 do século XX.

Projeto Arte e Cidade

Resumo:  Discutir o tema Arte e Cidade focando a questão das artes visuais e questões urbanas nas metrópoles contemporâneas a partir de intervenções artísticas que buscam a interferência no espaço urbano , com a criação de esferas ou de espaços públicos , criando uma nova cartografia simbólica nas artes. E, em outra vertente, analisar grandes projetos urbanos que incorporam equipamentos culturas e museus engendrando novas formas de poder e gestão das cidades.

Marta Luiza Strambi Poéticas Visuais e Processos de Criação Arte como experiência intermodal em poéticas contemporâneas.

Resumo: Esse projeto constitui-se de experimentações e proposições em modalidades como o desenho, a instalação, o vídeo, a fotografia, a performance, a infografia e as animações digitais, acompanhadas de seus referenciais teóricos, partilhados entre a história da arte e suas poéticas hermenêuticas. Para isso consideramos pesquisar sobre certos eixos imanentes da contemporaneidade, a partir dos quadros distópicos relacionados aos diversos ambientes, onde as imersões subjetivas dos sujeitos, em seu cotidiano, permitem conexões com um imaginário específico, num território historicamente atribuído à arte.

Mauricius Martins Farina História, Teoria e Crítica Processos de intersecção da fotografia com a pintura e o cinema na arte contemporânea [Bolsa Produtividade CNPq]

Resumo: Pretende-se demonstrar nesta pesquisa, partindo de inventários iconográficos e de estudos de caso que os relacionamentos da fotografia com a pintura e o cinema estão permeados por um hibridismo recíproco na cena contemporânea, e que este relacionamento se demonstra também numa relação de anacronismo em relação ao ser contemporâneo que, na sua origem, se apresenta a partir de um sentido de ser eminentemente pictórico no âmbito da imagem planar.

Estudos sobre a imagem e suas relações com a arte

 Resumo: Os estudos sobre a imagem de um ponto de partida relacional estão configurados a partir dos estudos visuais na sua correlação com as teorias da imagem e da cultura em seus processos de desvio às aplicações funcionais. O projeto tem um caráter aberto às práticas do texto crítico e inclui as experiências com a materialidade dos objetos desde a sua fatura até os seus processos de produção de sentido e produção de textos e imagens sobre a fotografia, a pinturas e as novas mídias.
Paulo César da Silva Teles Poéticas Visuais e Processos de Criação “HI-TECH +LOW TECH”: RESSIGNIFICAÇÕES ESTÉTICAS E SENSIBILIZAÇÕES INTERCULTURAIS EM TENDÊNCIAS PÓS‐DIGITAIS

Resumo: Este projeto tem como meta identificar, mapear, discutir e comparar aspectos contemporâneos da arte tecnológica interativa recente, procedentes de integrações inter e tansculturais como ações de embates hi-tech x low-tech; agenciamentos; co-autorias; colaborativismos; coletivos multiplataformas por meio de análise de obras selecionadas, resultantes destas intersecções a ocorrer durante o período desta pesquisa em diferentes países, culturas e eventos. Tais eventos deverão circunscrever: a) ambientes eletrônicos multimídia (raves artísticas) conectados com “tribalismos” que ocorrem em ambientes abertos e ermos; b) movimentos, encontros e eventos artísticos coletivos e/ou comunitários que integram diferentes nichos e procedências étnicas e socioculturais; e c) atividades de formação e inclusão em diferentes ambientes arte-educativos transdisciplinares.
Dada a natureza interativa e/ou participativa de tais peças e eventos, sua trajetória conceitual deverá ancorar-se se nortear à luz de um olhar “endo-estético” multi-matricial que considera, no âmbito artístico, autores; objetos e informações materializadas e/ou realizadas; ambientes e estruturas de suporte e audiência, como parte de uma obra artística como um todo (GIANETTI, 2016), efetivamente “cartografados” (DELEUZE, 1986) no campo das relações “humano-máquina-informação-afeto”.

Sérgio Niculitcheff Poéticas Visuais e Processos de Criação Linguagem pictórica na contemporaneidade

Resumo: A investigação deste projeto de pesquisa tem como objetivo refletir sobre o papel da linguagem pictórica e seu lugar de representatividade no fazer artístico da atualidade, tendo como foco a Arte Contemporânea Brasileira. Almeja identificar de maneira esquemática e organizada as tendências, vertentes, artistas significativos, procedimentos técnicos e materiais utilizados. Pretende ainda realizar um levantamento pontual de propostas plásticas fazendo um mapeamento iconográfico a partir de núcleos comuns e afinidades por agrupamentos distintos, bem como analisar e discutir a fragmentação do olhar contemporâneo e em como isto repercute no processo artístico da atualidade.

Sylvia Helena Furegati Poéticas Visuais e Processos de Criação Propostas Artísticas Contemporâneas

Resumo: Este projeto dedica-se à concepção e organização de trabalhos artísticos dentre intervenções, exposições artísticas e seminários que possibilitem o trânsito de experiências dentre os artistas docentes do Instituto de Artes da Unicamp, alunos do curso de Artes Visuais (preferencialmente os formandos) e alunos do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais junto de artistas atuantes no circuito local, nacional e internacional. Alinhado às atividades de um grupo de pesquisas CNPq de mesmo nome, o Projeto propõe-se à produção prática e estudos derivados das questões que cercam o agente da arte contemporânea e seu circuito. Deste modo, constitui-se numa investigação de carater híbrido, dentro do campo das visualidades contemporaneas, voltado tanto para a construção e discussão aprofundada sobre os elementos de tensão da arte produzida na escola, por meio da escola e para o espaço cultural museal quanto valoriza a atuação experimentadora do artista frente às renovações da instituição que deixa sua referência mais fixa e passa a demandar de seus representantes que revisem suas práticas e estratégias de atuação.

Arte Extramuros.

Resumo: Estudo sobre os tensionamentos conceituais e espaciais presentes na produção artística contemporânea compreendida a partir do binômio Arte e Meio Urbano e suas múltiplas configurações alinhadas por terminologias tais como: 1 – Arte Pública; 2 – Arte Urbana e 3- Ações ou Intervenções Artísticas no meio urbano contemporâneo. Os tensionamentos constitutivos do projeto artístico contemporâneo, principalmente no caso brasileiro, são aqui analisados a partir da percepção de novas métricas aplicadas ao espaço de criação/proposição e exposição/implantação do objeto da arte na paisagem e no circuito artístico atual. Esta configuração que é processual e criativa acaba por redimensionar as bases e os fluxos estabelecidos dentre artista, projeto e urbanidade conduzindo-nos a condição intitulada de Extramuros, na qual a criação artística é compreendida por meio da revisão dos encontros e confrontos dados pelo espaço aberto, externo e urbano onde se redefinem contextos, habilidades, formas de subjetividade e sociabilidade da arte de hoje. Assim, o Projeto busca produzir investigações de carater teórico-prático sobre os contextos formuladores dos lugares-da-arte-de-hoje, a revisar a condução mais usual até então aplicada ao problema; lido pela noção de lugares-para-a-arte-de hoje.

 

DOCENTE LINHA DE PESQUISA PROJETOS
Antonio Fernando da Conceicao Passos História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia A Visão Sincrética No Cinema
Antonio Fernando da Conceicao Passos História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia Processo de Criação em Cinema e Vídeo
Ernesto Giovanni Boccara História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia
Claudiney Rodrigues Carrasco História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia Os Modos de Insercao e as Relacoes Dramatico-Narrativas da Cancao No Cinema e na Televisao Brasileira no Exemplo de Daniel Filho
Etienne Ghislain Samain História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia O Quê (Como) Pensam as Imagens? De Gregory Bateson A Aby Warburg E De Hans Belting A Georges Didi-Huberman
Fabio Nauras Akhras História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia O Cinema de Aprendizado Como Meio Para a Conscientização e Inclusão Social
Fernao Vitor Pessoa Almeida Ramos História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia Fundamentos do Documentário: Ética, Fronteiras, Narratividade, Presença
Francisco Elinaldo Teixeira História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia Documentário Brasileiro Contemporâneo: Entre Descoberta e Invenção
História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia O Experimental no Cinema Brasileiro
Gilberto Alexandre Sobrinho História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia Sob Os Signos da Transição: A Caravana Farkas e o Moderno Documentário Brasileiro
História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia Vídeo e Televisão Independentes no Brasil (1984-1992): Idéias, Formas e Representações Populares nos Domínios do Documentário
Miriam Viviana Garate História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia Cinema Latino-Americano dos Anos Noventa: Tendências, Linhas ee Força e Principais Representantes
Marcius Cesar Soares Freire História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia Documentação e Experimentação em Sistemas Audiovisuais
Roberto Berton De Angelo História, Estética a Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia A Fotografia e as Novas Correntes da Arte Contemporânea
DOCENTE LINHA DE PESQUISA PROJETOS
Adolfo Maia Junior Música, Linguagem e Sonologia Sonorização Dinâmica: Geração e Controle de Texturas Sonoras Granulares através de Microsequenciamento de Imagens de Vídeo
Bolsa Produtividade em Pesquisa (Pq2- CNPq)
Adriana Mendes Música, Cultura e Sociedade Educação Musical: Teoria e Prática
Projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
Adriana Giarola Kayama Estudos Instrumentais e Performance CANTO: ASPECTOS INTERPRETATIVOS
A Música vocal luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX
Angelo José Fernandes Música, cultura e sociedade Estilo e Intepretação na obra vocal de inspiração afro-brasileira de Carlos Alberto Pinto Fonseca
Antônio Rafael Carvalho dos Santos Música, Cultura e Sociedade Música popular: história produção e linguagens
Beatriz Senoi Ilari Música, Cultura e Sociedade Identidades Musicais de Crianças e Adolescentes Brasileiros
Carlos Fernando Fiorini Estudos Instrumentais e Performance Aberturas, concertos e sinfonias de Ludwig van Beethoven: preparação e execução completa das obras.
Regência – Arte e Técnica
Claudiney Rodrigues Carrasco Música, Cultura e Sociedade Música Aplicada à Dramaturgia e ao Audiovisual
MÚSICA EXPERIMENTAL E SOUND DESIGN NO CINEMA: A EMERGÊNCIA DE UM NOVO CONCEITO DE TRILHA SONORA
Denise Hortência Lopes Garcia Música, Linguagem e Sonologia Faces da Musica Eletroacustica Brasileira: compositores do Rio de Janeiro nos anos 80 e 90
Grupo de pesquisa em criação musical: Música contemporânea: criação e análise
Eduardo Augusto Ostergren Estudos Instrumentais e Performance Regência – Arte e Técnica
Emerson Luiz de Biaggi Estudos Instrumentais e Performance Instrumentos de cordas: aspectos técnicos, estilísticos e pedagógicos
Érica Giesbrecht Música, Cultura e Sociedade Música e músicos do Brasil
Esdras Rodrigues Silva Estudos Instrumentais e Performance Instrumentos de Arco no Brasil: da rabeca ao violino, a trajetória dos instrumetos de arco na música erudita e popular brasileira.
Fábio Scarduelli Estudos Instrumentais e Performance Meios e técnicas para a construção da performance ao violão e seu diálogo com o ensino do instrumento
Fernando Augusto de Almeida Hashimoto Estudos Instrumentais e Performance Percussão Brasileira: Histórico, estudo interpretativo e seu repertório
Helena Jank Estudos Instrumentais e Performance Pesquisa e performance na interpretação historicamente orientada
Retórica Musical do Período Barroco – SUB-PROJETO
Hermilson Garcia do Nascimento Música, Cultura e Sociedade Música popular: história produção e linguagem
Jonatas Manzolli Música, Linguagem e Sonologia Estudo de Modelos Computacionais do Gesto Musical Aplicados à Composição e Interpretação Mediada
Interfaces e sistemas computacionais para análise,síntese, composição e interpretação musical
Jorge Luiz Schroeder Música, Cultura e Sociedade Música, Educação e Artes da Cena: processos de estabelecimento, circulação e apropriação de sentidos musicais
José Augusto Mannis ENVIADO E-MAIL Grupo de pesquisa em criação musical: Música contemporânea: criação e análise
José Eduardo Fornari Novo Junior Música, Linguagem e Sonologia Música, mente e tecnologia
José Eduardo Ribeiro de Paiva Música, Linguagem e Sonologia Tecnologia, Mídia e Criação Sonora
José Roberto Zan Música, Cultura e Sociedade Música popular: história produção e linguagem
Lenita Waldige Mendes Nogueira Música, Cultura e Sociedade Música e músicos do Brasil
Marcelo Gimenes Música, Linguagem e Sonologia Auto-organização e cognição nos processos musicais
Marcelo Wanderley Música, Linguagem e Sonologia Métodos formais aplicados à composição musical
Maria José Dias Carrasqueira de Moraes Estudos Instrumentais e Performance O PIANO BRASILEIRO
Mauricy Matos Martin Estudos Instrumentais e Performance Piano: pedagogia e performance
Paulo Adriano Ronqui Estudos Instrumentais e Performance PANORAMA MUSICAL PAULISTA PARA TROMPETE: OBRAS SOLO, MÚSICA DE CÂMARA E TRECHOS ORQUESTRAIS
PANORAMA PAULISTA DE OBRAS PARA GRUPOS DE INSTRUMENTOS DE METAL E PERCUSSÃO: LEVANTAMENTO, SUGESTÕES INTERPRETATIVAS E REGISTRO AUDIO-VISUAL
Paulo José de Siqueira Tiné Música, Cultura e Sociedade Produção Popular Instrumental
Paulo Mugayar Kühl Música, Cultura e Sociedade Poética da ópera
Regina Machado Música, Cultura e Sociedade CANTO e CANÇÃO POPULAR: Investigações sobre o sentido
Ricardo Goldemberg Música, Linguagem e Sonologia Tópicos Especiais em Acústica Musical
Tópicos Especiais em Percepção Musical
Silvio Ferraz de Mello Filho Música, Linguagem e Sonologia Reescritas: a composição como campo de diálogo
Grupo de pesquisa em criação musical: Música contemporânea: criação e análise
Vilson Zattera Música, Cultura e Sociedade Acessibilidade em Música para Deficientes Visuais