Pitágoras 500 – volume 12 e 13, 2017 – chamada de trabalhos

 

Chamada de Trabalhos
A Pitágoras 500 – revista de estudos teatrais do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp, abre chamada para os volumes de 2017.

​Além dos dossiês, recebemos artigos em fluxo contínuo, sobre quaisquer temáticas ligadas ao teatro.​

Vol. 12 – Dossiê temático – Teatro e Oriente.
Enviar textos até 30/04/2017

Os diálogos interculturais entre Ocidente e Oriente têm tido um grande peso na história do teatro Ocidental, pelo menos desde o final do século XIX. O interesse por tradições artísticas como o Noh, Kabuki, Kathakali, teatro Balinês e Ópera Chinesa, marcaram as propostas de encenadores e artistas como Meyerhold, Craig, Artaud, Grotowski, Brook, Kantor e Eugenio Barba. Mais recentemente, a intensificação das relações globais possibilitou um maior intercâmbio com culturas orientais diversas, estimulando o interesse dos artistas por práticas que potencializam a formação do ator. No Brasil, a presença de imigrantes orientais e abertura de alguns diretores às experiências de vanguarda têm enriquecido as pesquisas cênicas, como mostram os trabalhos de Antunes Filho e o Grupo de Arte Ponkã, entre outros mais recentes.
Receberemos artigos sobre o tema teatro e Oriente, seja trabalhos sobre o teatro oriental per se, seja sobre as relações entre teatro ocidental e teatro oriental. Os textos podem versar sobre quaisquer aspectos da cena, como encenação, prática atoral, dramaturgia, indumentária e iluminação. Podem, também, abarcar estudos de diversas origens e/ou linguagens do oriente.

Vol. 13– Dossiê temático – Poéticas da voz
Enviar textos até 30/08/2017

Podemos pensar a voz como elemento expressivo poético no teatro que vai além de dar vida sonora a um texto, podemos pensar a voz como criação, voz-ação, a voz que faz da sua sonoridade poesia e comunicação. Ao longo do tempo seu uso tem variado e tem se pesquisado suas diversas possibilidades expressivo-poéticas, trazendo junto as pedagogias da voz. A voz como componente cênico, como ambiente sonoro e como vocalidade e oralidade faz parte desse percurso seguido ao longo dos anos do teatro. Assim, encontramos propostas estéticas que buscam uma exploração dela muito além da palavra. E claro, temos a voz como encontro que parte da escuta, que nasce do silêncio, que se transforma em relação com o outro.
Receberemos artigos sobre o tema da voz para o ator, performer, ou artista da cena em geral, sejam análises de experiências, estudos de caso, pesquisas teóricas ou práticas, sempre que se relacionem de alguma forma com o tema da voz em cena como resultado, processo, história ou mesmo pedagogia no âmbito atual ou histórico.
Recebemos somente artigos de doutores e doutorandos. Mestrandos desde que em coautoria com o orientador.

Artigos que estejam fora das diretrizes para autores não serão aceitos. Verificar as normas em:
http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/pit500/about/submissions#authorGuidelines

Clique e veja um arquivo em PDF