Pitágoras 500 – volume 13, 2017 – chamada de trabalhos

 

A Pitágoras 500 – revista de estudos teatrais do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp, abre chamada para o volume 13 de 2017.
​A revista recebe artigos de temáticas ligadas ao Teatro em todas as variantes, teóricas e práticas.

 

CHAMADA DE ARTIGOS VOLUME 13
DOSSIÊ TEMÁTICO: POÉTICAS DA VOZ
Recebimento de artigos até 30/08/2017

 

 

Podemos pensar a voz como elemento expressivo poético no teatro que vai além de dar vida sonora a um texto, podemos pensar a voz como criação, voz-ação, a voz que faz da sua sonoridade poesia e comunicação. Ao longo do tempo seu uso tem variado e tem se pesquisado suas diversas possibilidades expressivo-poéticas, trazendo junto as pedagogias da voz. A voz como componente cênico, como ambiente sonoro e como vocalidade e oralidade faz parte desse percurso seguido ao longo dos anos do teatro. Assim, encontramos propostas estéticas que buscam uma exploração dela muito além da palavra. E claro, temos a voz como encontro que parte da escuta, que nasce do silêncio, que se transforma em relação com o outro.

Receberemos artigos sobre o tema da voz para o ator, performer, ou artista da cena em geral, sejam análises de experiências, estudos de caso, pesquisas teóricas ou práticas, sempre que se relacionem de alguma forma com o tema da voz em cena como resultado, processo, história ou mesmo pedagogia no âmbito atual ou histórico.

Recebemos também artigos que abordem outros temas relacionados as Artes da Cena e que poderão ser publicados em outras seções da revista, desde que aprovados pelos pareceristas.

Para mais informações, ver Foco e Escopo: http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/pit500/about/editorialPolicies#focusAndScope

Os textos devem estar adequados às diretrizes para autores constante na página: http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/pit500/about/submissions#authorGuidelines

Aceitamos apenas artigos inéditos de doutores. Doutorandos, mestrandos e mestres são aceitos desde que em coautoria com um doutor.

Os artigos deverão ser encaminhados ao email: pitagoras500 (arroba) iar (ponto) unicamp (ponto) br