Ingresso

O ingresso ao curso de mestrado ou doutorado do programa em Artes Visuais se dará por meio de aprovação em processo seletivo. A inscrição para o processo seletivo será realizada somente pela internet e está estruturada de forma que o candidato encaminhe obrigatoriamente, além da ficha de inscrição e Proposta de Pesquisa (preenchimento on-line), documentos comprobatórios de conclusão de graduação, histórico escolar da graduação no caso de mestrado, histórico escolar da pós-graduação no caso de doutorado, Projeto de pesquisa, currículo, certificado(s) de proficiência em idioma estrangeiro (obrigatórios, 1 para mestrado, 2 para doutorado). O candidato também pode postar, em caráter opcional, os seguintes arquivos (em Material de suporte): portfólio, vídeo, artigos ou outros textos e links para trabalhos na internet.

O Projeto de pesquisa deverá conter não apenas uma descrição do objeto que será investigado, foco central gerador da pesquisa, mas também uma reflexão sobre o estado atual de conhecimento sobre o tema abordado, com revisão da bibliografia fundamental. Solicita-se do candidato uma estruturação do problema de forma a justificar a relevância da pesquisa no âmbito da universidade, principalmente quando se tratar de projeto prático, bem como sua inserção no âmbito das pesquisas realizadas na linha escolhida. Exige-se ainda que o projeto proposto apresente: hipóteses (item optativo para mestrado, obrigatório para doutorado); objetivos que descrevam de forma clara o que se pretende alcançar com a pesquisa; procedimentos metodológicos que explicitem os métodos e técnicas de investigação a serem adotados; cronograma e referências bibliográficas de acordo com as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Para os programas de pós-graduação do Instituto de Artes é pré-requisito a comprovação de proficiência em uma língua estrangeira para o mestrado e duas para o Doutorado.

São aceitos, para o Programa em Artes certificados emitidos:

  • pelo CEL-UNICAMP e pelas Universidades Públicas (Estaduais e Federais);
  • por Instituições reconhecidas pelas Agências de Fomento, como a FAPESP.
  • nos idiomas:
    • Inglês
    • Francês
    • Italiano
    • Espanhol
    • Alemão

Também serão analisados documentos que certifiquem a participação do candidato em cursos regulares em países de idioma estrangeiro.

Caso o documento não seja considerado, o candidato deverá apresentar certificado de proficiência nos termos do presente item.