Programa e Linhas de Pesquisa

Dentro do universo dos meios sobre o qual se debruça a Área de Comunicação, o Programa de Pós-graduação em Multimeios desenvolve ações de pesquisa e ensino e extensão em Cinema e Fotografia. Com sua Linha de Pesquisa denominada História, Estética e Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia, o Programa recebe e desenvolve projetos de pesquisa, buscando explorar a história do Cinema e da Fotografia, como também sua reflexão teórica, com o objetivo de investigar a produção nacional e internacional, bem como suas dimensões autorais. Exploramos também as possibilidades cognitivas das imagens fixas e animadas em processos de investigação nas Ciências Humanas. O território acadêmico do Programa, se estende portanto, do cinema documentário ao cinema de ficção passando pela videoarte, incluindo igualmente o campo da fotografia documentária até as experiências abstratas.

Cinema e Fotografia, neste sentido, não podem ser analisados apenas como meios e sim, como conteúdos diversos e singulares que podem ser gerados, veiculados e divulgados através de mídia e suportes também diversos e singulares (35 mm, 16 mm, televisão, mídia digital, sala de cinema, papel, internet etc). Os campos cinematográfico e fotográfico são portanto trabalhados em suas respectivas trajetórias históricas exploradas, através dos movimentos estéticos e dos autores que pontuam suas existências centenárias. São também trabalhados os aspectos técnicos, heurísticos e artísticos de sua feitura, envolvendo atividade de pesquisa e realização, pertinentes à comunicação, às artes e às humanidades.

Avaliação e Reconhecimento

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Multimeios receberam nota 4 na avaliação CAPES referente ao triênio 2004/2006, homologados pelo CTC na reunião de 1º a 5 de outubro de 2007.

Linha de Pesquisa

História, Estética e Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia

Concentra projetos de pesquisa que buscam a reflexão teórica sobre a história do cinema e da fotografia, explorando a produção nacional e internacional, e dando destaque a seus procedimentos criativos e metodológicos, bem como a suas dimensões autorais. Explora também as possibilidades cognitivas das imagens fixas e animadas nos processos de investigação das ciências humanas. O território acadêmico se estende, portanto, do cinema documentário ao cinema de ficção, passando pelo vídeo-arte, incluindo igualmente os campos da fotografia documentária e contemporânea e das poéticas experimentais.