Programa e Linhas de Pesquisa

Redefinindo sua área de concentração em 2012, o curso de Mestrado e Doutorado em música foca seus estudos em uma única área de concentração espelhando a prática artística em que performance, criação e estudo crítico estão presentes em todas modalidades de pesquisa. Esta única área de concentração é denominada:

Música: Teoria, Criação e Prática

Linhas de Pesquisa

Estudos instrumentais e Performance musical

Estudo da música privilegiando a prática interpretativa em instrumento musical, em relação a repertórios de épocas diversas, implicando ferramentas de análise com objetivos performativos (considerações históricas e técnicas) e ensino.

Música, Cultura e Sociedade

Estudo da música, tendo como objeto privilegiado as relações música-sociedade, música-história, música-cultura (musicologia, etnomusicologia, sociologia da música, estudos da música popular e música aplicada à dramaturgia, audiovisual e mídia), processos de ensino e suas relações com os meios de comunicação e produção.

Música, Linguagem e Sonologia

Estudo da música, tendo como objeto privilegiado os processos de criação, desenvolvimento e reflexão em suas implicações no domínio da análise, produção, cognição, recepção e difusão musical, afins aos estudos de sonologia e composição musical.