Renovação de Bolsas

As bolsas Demanda Social CAPES e CNPq gerenciadas pela CPG/IA, poderão ser renovadas semestralmente, a partir de análise dos Programas de Pós-Graduação ao qual o bolsista está vinculado.

Tal analise ocorre através do Relatório de Pesquisa encaminhado pelo(a) bolsista, conforme instruções constantes no link  Renovação de Matrícula.

Atenção: anualmente os bolsistas deverão entregar a documentação de cadastramento da CAPES no período de 02 a 25 de janeiro, a entrega é obrigatória para a bolsa ser renovada. A participação na seleção é obrigatória aos estudantes que recebem bolsa emergencial, para reafirmar interesse.


1º semestre de 2017

O período de entrega do Relatório de Pesquisa Semestral ocorrerá em novembro de 2016.

O período de entrega de documentação de Renovação de Bolsas CAPES será no início de 2017.


Para efeito de renovação, é necessário entregar na secretaria da CPG-IA os documentos abaixo relacionados (não serão aceitos documentos enviados via e-mail ou escaneados). Tal entrega pode ser feita até 25 de janeiro de 2017.

Documentos a serem entregues na CPG/IA:
– Cópia de RG;
– Cópia de CPF;
– Comprovante de conta bancária do Banco do Brasil (cópia da frente do cartão bancária ou cabeçalho de extrato);
– DS – Formulário de Cadastramento da CAPES;
– DS/PROEX – Termo de Compromisso  – com reconhecimento de firma de sua assinatura em cartório;
– Se possuir vínculo empregatício deve enviar também a Declaração do Orientador com o “de acordo” referente ao vínculo empregatício; caso encontre-se afastado das atividades profissionais, encaminhar declaração do afastamento (empresa privada) ou publicação em Diário Oficial (empresa pública).


  • Não serão aceitas renovações por e-mail,  os documentos devem ser entregues na Secretaria da CPG/IA no período divulgado;
  • Não serão aceitas renovações cujos formulário e/ou termo estiverem sem a respectiva assinatura do bolsista;
  • A secretaria apenas recolherá assinaturas referentes ao campo de coordenadores;
  • A secretaria não aceitará renovações que cheguem após o prazo estipulado; caso o envio seja feito via correio verifique se a documentação chegará a tempo em nossa unidade, garantindo a postagem com pelo menos 3 dias de antecedência;
  • A Renovação da Bolsa só ocorrerá mediante este procedimento, estando impedido de renovar a bolsa o(a) aluno(a) que não respeitar as orientações acima;
  • As bolsas emergenciais não tem renovação automática; para garantir a renovação, o(a) bolsista deve participar da seleção de bolsas semestralmente.

Caso tenha alguma outra dúvida, entre em contato com Giovanna, através do telefone (19) 3521-7196 ou e-mail sec (ponto) cpg-giovanna (arroba) iar (ponto) unicamp (ponto) br