Seleção PDSE

PDSE- PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR

 

O PDSE é um programa de bolsas instituído pela CAPES, cuja seleção é feita pelas coordenações dos programas de doutorado de cada Instituição. O novo modelo de seleção foi publicado em julho de 2016 no site da CAPES. Consulte os editais e atente-se às regras e aos detalhes:

EDITAL DO PDSE 2016 CAPES: Edital 19 PDSE-CAPES 2016.pdf
EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PDSE CPG-IA: PDSE 2016 PROG. DE PÓS GRADUAÇÃO IA

ALTERAÇÃO DO EDITAL 19/2016 PDSE, PUBLICADA EM 21/12/2016, ADIA INÍCIO DO ESTÁGIO NO EXTERIOR PARA ABRIL DE 2017, CONSULTE AQUI.


Para participar, o(a) orientador(a) deverá encaminhar os documentos informados no edital, em arquivos PDF separados, via e-mail para o(a) respectivo(a) Coordenador de Programa de Pós Graduação, em cópia a sec (ponto) cpg-giovanna (arroba) iar (ponto) unicamp (ponto) br impreterivelmente até 31 de agosto de 2016.

 

  1. Plano de estudos, em português, com, no máximo, 15 páginas, com cronograma do plano de atividades, incluindo a infraestrutura experimental ou laboratorial específica. Deve seguir as normas da ABNT e conter obrigatoriamente os itens abaixo:
    i. título;
    ii. introdução e justificativa, apresentando a atualidade e relevância do tema;
    iii. objetivos, com definição e delimitação clara do objeto de estudo;
    iv. metodologia a ser empregada;
    v. cronograma de atividades organizado por mês das atividades a serem realizadas no exterior;
    vi. referências bibliográficas;
    vii. a contribuição do plano de estudos para a promoção do ensino, formação e aprendizagem;
    viii. o potencial para o aumento da rede de pesquisa e educação, com novas técnicas e parcerias, além de ampla divulgação de resultados;
    ix. a relevância para o desenvolvimento econômico e de bem-estar social do Brasil no médio e longo prazos, quando o caso;
    x. se o plano de estudos prevê/atende às normativas éticas nacionais e internacionais, quando relevante.

  2. Currículo Lattes atualizado do(a) doutorando(a);

  3. Termo de aprovação e Responsabilidade pelo acompanhamento do(a) doutorando(a) durante a realização das atividades propostas para o estágio no exterior (modelo disponível na página eletrônica da CAPES/PDSE e em anexo)

  4. Manifestação de interesse do(a) coorientador(a) no exterior (aceita-se, na seleção interna da CPG, um e-mail do mesmo);

  5. Currículo resumido do(a) coorientador(a) no exterior, o qual deve ter produção científica e/ou tecnológica compatível à titulação mínima de doutorado.


Em caso de dúvidas, entrar em contato por telefone 3521-7196 ou pelo e-mail sec (ponto) cpg-giovanna (arroba) iar (ponto) unicamp (ponto) br