Programa Pesquisador de Pós-Doutorado

PROCEDIMENTOS PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO

 

Legislação – Deliberação CONSU-A-12, de 07/08/2012

 

Entregar os seguintes documentos na secretaria da Comissão de Pós-Graduação:

1 – Carta manifestação do Candidato no Programa de Pós-Doutorado (via impressa, assinada e original)

2 – Carta anuência do supervisor explicitando anuência em supervisionar o pós-doutorado durante o desenvolvimento do projeto (via impressa, assinada e original).

3 – Projeto de Pós-Doutorado, contendo o projeto de pesquisa e plano de atividades (preferencialmente imprimir frente e verso).

4 – Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/) ou equivalente, resumido, com identificação da formação e atuação profissional.

5 Comprovação de financiamento, nos termos do §§ 3º e 4º do Artigo 3º da Deliberação CONSU-A-12/2012 (TERMO DE OUTORGA DA BOLSA/FINANCIAMENTO).

6 – Título de Doutor (documento oficial da Instituição em que o candidato obteve o título de Doutor):

  • Se emitido por instituição estrangeira, trazer cópia consularizada e autenticada. Cópia autenticada ou original da tradução do diploma, conforme determinação da Resolução GR 043/2003 .
  • Se emitido pela Unicamp entregar cópia simples.
  • Se emitido por outra instituição entregar cópia autenticada.

7 – 01 cópia autenticada do RG (cópia simples se for ex-aluno da Unicamp)

8 – 01 cópia simples do Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso conste o número do CPF no RG, não é necessário apresentar cópia do documento.

9 – Termo de Adesão em 03 vias impressas, originais e assinadas – a assinatura do Diretor será coletada pela CPG após verificação de todos os documentos apresentados.

IMPORTANTE – A data da vigência do Termo de Adesão deve ser exatamente igual à data da vigência do financiamento ou data de afastamento de universidades.

O formato da data deve ser dd/mm/aaaa

As assinaturas das testemunhas deverão ser identificadas (escrever ao lado da assinatura o nome completo da pessoa que assinou em letra de forma)

 

O Processo de ingresso no Programa de Pós-Doutorado deverá ser homologado nas reuniões da Comissão de Programa de Pós-Graduação (CPPG), Comissão de Pós-Graduação (CPG) e Congregação do Instituto de Artes. Após será encaminhado para Diretoria Acadêmica para inserção no sistema. Este trâmite demora em torno de 3 meses.

 

PESQUISADORES ESTRANGEIROS

Para pesquisadores de pós-doutorado estrangeiros, além dos documentos acima exigidos, deverão apresentar as seguintes cópias:

  1. a) página de rosto do passaporte, onde consta sua identificação;
  2. b) página onde foi aposto o visto;
  3. c) página onde foi aposto o carimbo de entrada;
  4. d) página onde foi aposto o carimbo de registro;
  5. e) protocolo de registro, frente e verso, ou agendamento para registro na Polícia Federal.

Obs (1): Para o portador de visto permanente, será suficiente a apresentação de registro nacional de estrangeiro (RNE) válido e cópia deste.

Obs (2): O pesquisador de pós-doutorado, ainda que tenha atendido todas as exigências estabelecidas na Deliberação CONSU-012/2012, não poderá iniciar suas atividades sem o registro ou agendamento para o registro na Polícia Federal. O agendamento para o registro terá a validade até a data nele especificada.

Além das cópias citadas acima, o pesquisador deverá comparecer ao Setor de Atendimento ao Aluno Estrangeiro, na DAC, para tratar da legalidade de sua estada no país e emissão da Declaração de Aptidão para Matrícula, que deve ser apresentada juntamente com os demais documentos.

 

PRORROGAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DO PESQUISADOR NO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO

Havendo prorrogação do vínculo no Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado, a Unidade de Ensino encaminhará o processo à DAC, com os seguintes documentos:

  1. Relatório de Atividades desenvolvidas pelo pesquisador de Pós-Doutorado, no período anterior;
  2. Novo Plano de Atividades para o novo período do financiamento;
  3. Carta anuência do supervisor explicitando anuência em supervisionar o pós-doutorado durante o novo período do projeto;
  4. Comprovação de novo financiamento ou prorrogação do financiamento inicial – caso o projeto desenvolvido seja diferente do projeto inicial, deve ser encaminhada uma cópia do novo Projeto de Pesquisa também;
  5. Novo Termo de Adesão, em 03 vias originais e assinadas.

 

PROCEDIMENTOS PARA ENCERRAMENTO DE VÍNCULO NO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO

  1. Relatório de Atividades desenvolvidas pelo pesquisador de Pós-Doutorado, no período da vigência do financiamento;
  2. Carta de aprovação do Relatório de Atividades  emitida pelo supervisor, aprovando o envio do relatório final do pesquisador.

* não existe modelo para o Relatório de Atividades, sugerimos que ele contemple os resultados alcançados, produção vinculada e atuação acadêmica no período do financiamento.

A documentação deverá ser entregue na secretaria da CPG, para finalização do vínculo e posterior emissão pela Diretoria Acadêmica da Declaração de Atividades de Pós-Doutorado, que poderá ser retirada no atendimento da DAC.

 

Dúvidas deverão ser esclarecidas através do e-mail: atd (ponto) cpgia (arroba) iar (ponto) unicamp (ponto) br