Revalidação Diploma

É o processo pelo qual os diplomas e certificados de cursos de Pós-Graduação, emitidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior, são declarados equivalentes aos títulos constantes no Brasil, devendo os mesmos serem registrados para que tenham validade nacional.

Somente podem ser revalidados diplomas e certificados de cursos regulares oferecidos pela Unicamp e que estejam reconhecidos.

Caso o curso não conste entre aqueles oferecidos pela Unicamp, deve-se verificar se não existe outro equivalente.

Procedimentos

O interessado deve preencher o formulário de revalidação de diploma e entregá-lo pessoalmente no atendimento da DAC, no horário das 9:00h às 14:00h, juntamente com os seguintes documentos, em cópias autenticadas ou acompanhadas dos originais:

  • exemplar da dissertação ou tese;
  • diploma ou certificado a ser revalidado;
  • histórico escolar do candidato (currículo cumprido);
  • certidão de nascimento ou casamento;
  • carteira de identidade (RG, RNE, Carteira de Órgão de Classe, CNH);
  • comprovante do recolhimento da taxa de inscrição, a ser recolhida, somente após a verificação dos documentos pela DAC.

 

Para estrangeiros, na ausência de carteira de identidade brasileira, apresentar passaporte e respectivo visto válido.
A comissão de revalidação das Unidades de Ensino, durante a análise do processo, pode solicitar outros documentos e/ou traduções.
A documentação de origem estrangeira deve ser autenticada pela autoridade consular brasileira, exceto documentos provenientes de países que possuem acordo com o Brasil:

  • França;
  • Argentina, necessário apenas autorização de sua Chancelaria.

Efetuada a inscrição, a Unidade de Ensino responsável pelo curso nomeia uma comissão para a análise da solicitação, cuja manifestação deve ser aprovada pela congregação da Unidade e encaminhada à Comissão Central de Pós-Graduação (CCPG), para deliberação.

Se aprovada a revalidação, a DAC convoca o interessado para apresentar o diploma original, acompanhado do comprovante do recolhimento da taxa relativa ao registro, efetua o apostilamento e encaminha para assinatura do Reitor e posterior registro, ficando este a disposição do interessado, no atendimento da DAC.

Em caso de reprovação, o processo deve ser encaminhado à DAC, para ciência do interessado e arquivo.

Informações sobre taxas podem ser obtidas no site da Secretaria Geral em Taxas sobre serviços administrativos.

Para saber sobre Diplomas Revalidados Disponíveis para Retirada acesse a página da Diretoria Acadêmica da Unicamp.