Sipex

A) O que é o Sipex?

“O SIPEX é um sistema para gestão de dados sobre Pesquisa, Ensino e Extensão, através da captação e disponibilização de informações relativas a pesquisadores, produção intelectual, pesquisas e atividades de extensão da universidade.”

 

B) Como acessar e atualizar o Sipex:

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR UM TUTORIAL SOBRE INSERÇÃO DE PRODUÇÃO INTELECTUAL NO SIPEX.

1) Seu cadastro é efetuado pela Seção de Apoio a Projetos e Pesquisas do I.A, logo do seu ingresso ao curso. Informações a respeito da liberação de acesso e suporte ao Sipex devem ser feitas através do e-mail cadastrosipex (arroba) iar (ponto) unicamp (ponto) br

2) Acessar www.unicamp.br/sipex;

3) No menu, clique em “Acesso ao Sistema” e em “Manutenção de Dados”;

4) Digite seu login (R.A), a senha (a mesma que utiliza no sistema da DAC) e o código de verificação conforme consta na página;

5) Após acessar o sistema, é importante lembrar que os campos acessíveis no Sipex no seu caso seria apenas os de “Produção” e de “Participações” (no topo da tela);

6) Acesse uma dessas opções e siga preenchendo os campos para o tipo de produção que deseja inserir;

7) caso necessite inserir algum outro dado, vinculado a projetos, grupo de pesquisa, atuação acadêmica, etc.. ou mesmo enviar os dados de produção para inserção via e-mail, enviar tais dados para o endereço eletrônico: cadastrosipex (arroba) iar (ponto) unicamp (ponto) br

7.1) IMPORTANTE: Apenas serão inseridas via e-mail as produções do ano corrente.

 

C) Como Imprimir o Sipex:

1. Acessar www.unicamp.br/sipex;

2. Clique em “Consultas” – “Informações Curriculares do Pesquisador na Unicamp”;

3. Entre com seus Dados (nome ou r.a, cpf, etc);

4. Ao aparecer seu nome, clique na setinha preta;

5. Digite o período da Consulta e efetue a busca;

6. Abrirá a página com o resumo de seu sipex;

7. Aperte as teclas “Ctrl”+”P” em seu teclado (atalho de impressão).

 

D) O Que devo inserir no Sipex?

Todos os dados relativos à sua vida acadêmica no período em que está vinculado com a Unicamp, como aluno ou docente, tais como os diversos tipos de produções:

1) bibliográficas: artigos, livros, capítulos de livros, anais de eventos; etc.

2) técnicas: apresentação de trabalhos, organização de eventos, ministrar ou organizar cursos de curta duração, editoria, etc.

3) artísticas: espetáculos, obras de artes visuais (incluindo filmes); composições, arranjos musicais; apresentações musicais, etc.

Também podem ser inseridas as participações que não caracterizam uma produção, tais como: participação em eventos sem apresentação de trabalho, participação em cursos de curta duração, etc.

 

E) Qual a finalidade de atualizar o Sipex?

A universidade utiliza o Sipex como uma maneira de organizar os dados de produção da comunidade acadêmica.

É através do Sipex que é elaborado o Anuário de Pesquisa da Universidade e o Data Capes (relatório utilizado pela CAPES para avaliar os cursos de pós-graduação do país).

 

F) Por que é importante relatar meus dados de produção acadêmica?

1) Esta é uma das formas pelas quais a Unicamp presta contas à sociedade do investimento público que é feito em nossa instituição, além de ser um importante indicador para as ações institucionais e orçamentárias da Universidade, em particular o programa de qualificação orçamentária, o que causa impacto também nas verbas dos institutos, destinadas a melhoria da infra-estrutura dos mesmos.

2) O Data Capes é obrigatório a todos os Programas de Pós-Graduação das universidades no país. Através dele são atribuídas as avaliações dos programas que resultam em um conceito em escala de 1 a 7.

O Sipex nesse conceito é utilizado como ferramenta de elaboração dos relatórios do Data Capes.

Para entenderem melhor os conceitos atribuídos nas avaliações dos cursos de pós-graduação:

Conceitos:

1 e 2: Um programa de pós-graduação avaliado com essas notas é basicamente descredenciado da Capes, perdendo assim a sua validade.

3: Possibilita um programa de pós-graduação oferecer o curso de Mestrado. Se um programa que já possui o curso de doutorado é rebaixado a nota 3, o curso de doutorado será descredenciado da Capes.

4 e 5: Possibilita um programa de pós-graduação oferecer os cursos de Mestrado e Doutorado. Apresenta uma verba mais limitada.

6 e 7: São as melhores avaliações possíveis, o que causa melhor impacto orçamentário da CAPES concedido ao programa, o que diretamente influência nas melhorias da infra-estrutura do programa, e no número de bolsas oferecidas.

 G) Devo inserir toda a minha produção acadêmica no Sipex, assim como o Lattes?

Não. Considere que o Lattes é uma base de dados pessoais sua, que geralmente é consultado por toda a comunidade acadêmica.

O Sipex é para inclusão dos dados pertinentes ao período em que estão vinculados à Unicamp.

 

H) Em que período devo efetuar a atualização de meu Sipex?

Tanto o anuário de pesquisa quanto o Data Capes são realizados anualmente. Portanto é de grande importância que vocês relatem esses dados durante o ano corrente da produção, ou seja, por exemplo: Publicou um trabalho em 2014? relate em 2014 e sua produção será aproveitada. Se relatar após isso, não será aproveitada.

Além disso, na pós-graduação estarão em constante avaliação, com os relatórios semestrais, exames de qualificação, solicitações de bolsas, etc. Esses são procedimentos que exigem um Sipex atualizado.

 

Mais informações e suporte ao Sipex no INSTITUTO DE ARTES
Seção de Apoio a Projetos e Pesquisas:
Falar com: Rodolfo Marini Teixeira
E-mail: 
cadastrosipex (arroba) iar (ponto) unicamp (ponto) br
Fone: (19) 3521-7911