Aproveitamento de Estudos

É o aproveitamento de disciplinas de cursos de Pós-Graduação, nas quais o aluno já tenha sido aprovado.
O Aproveitamento de Estudos pode ser concedido pela Comissão de Pós-Graduação (CPG) do curso, mediante solicitação do aluno, com aprovação do orientador.
Deve-se respeitar os limites de créditos estabelecidos no regulamento do respectivo Programa de Pós-Graduação. Poderão ser aproveitadas até duas disciplinas e somente serão consideradas disciplinas cursadas há, no máximo, cinco anos.

Procedimentos

Aproveitamento de disciplinas cursadas como estudante especial nos programas de Pós-Graduação do Instituto de Artes:
  1. Preencha e imprima o formulário de Aproveitamento de Estudos – Parecer;
  2. Assine e colha a assinatura do seu orientador;
  3. Providencie junto à Diretoria Acadêmica (DAC) histórico escolar que comprove o semestre e o ano em que a disciplina foi cursada;
  4. Entregue o formulário preenchido e assinado por você e pelo orientador juntamente com o histórico escolar na Secretaria da CPG/IA;
  5. Acompanhe a efetivação da convalidação consultando seu histórico escolar.
Aproveitamento de disciplinas cursadas nos Programas de Pós-Graduação do IA em cursos anteriores ao atual (estudantes regulares):
  1. Preencha e imprima o formulário de Aproveitamento de Estudos – Parecer;
  2. Assine e colha a assinatura do seu orientador;
  3. Providencie junto à Diretoria Acadêmica (DAC) histórico escolar que comprove o semestre e o ano em que a disciplina foi cursada;
  4. Parecer circunstanciado do orientador justificando o aproveitamento (deve relacionar o conteúdo da(s) disciplina(s) com sua pesquisa em andamento).
  5. Entregue o formulário preenchido e assinado por você e pelo orientador, o histórico escolar e o parecer na Secretaria da CPG/IA;
  6. Acompanhe a efetivação da convalidação consultando o histórico escolar.
Aproveitamento de disciplinas cursadas em outra Instituição de Ensino Superior:
  1. Preencha o formulário de Aproveitamento de Estudos – Parecer.
  2. Assine e colha a assinatura do seu orientador;
  3. Junte histórico escolar com créditos, conceitos de aprovação e carga horária total, discriminando as horas com assistência docente e as de estudo individual ou em grupo sem assistência docente;
  4. Junte os programas das disciplinas cursadas, com autenticação da instituição de origem;
  5. Os programas das disciplinas apresentados deverão ter oferecimentos compatíveis com aqueles registrados no histórico escolar;
  6. Junte atestado de reconhecimento do curso pela CAPES;
  7. Entregue na Secretaria da CPG/IA;
  8. Acompanhe a efetivação da convalidação consultando o histórico escolar.

 

Atenção: Para o preenchimento do formulário você precisará das seguintes informações:

Coordenadora Geral da CPG

306290 – Profa. Dra. Mariana Baruco Machado Andraus

Coordenadora da Comissão do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena

302476 – Profa. Dra. Silvia Maria Geraldi

Coordenadora da Comissão do Programa de Pós-graduação em  Artes Visuais

285535 – Profa. Dra. Maria de Fátima Morethy Couto

Coordenador da Comissão do Programa de Pós-graduação em Multimeios

305727 – Prof. Dr. Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia

Coordenador da Comissão do Programa de Pós-graduação em Música

305922 – Prof. Dr. Alexandre Zamith Almeida

 

Regulamentações a respeito:
CONSU-A-010/2015 de 11/08/2015 – Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação da Unicamp – artigos 44, 45 e 46

Dúvidas relacionadas a estes assuntos, falar com Neuza (19) 3521-7196