Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena

Resultado de Bolsas de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES)
Veja aqui o resultado da Seleção das Bolsas do Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES junto aos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Artes / UNICAMP.
Maiores informações no email atd.cpgia@iar.unicamp.br ou fone (19) 3521-6588 com Vivien.

SELEÇÃO PÓS-DOUTORADO JUNTO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES DA CENA
Abertas inscrições para seleção para 1(um) bolsista de Pós-Doutorado, conforme Programa Nacional de Pós-Doutorado / CAPES, junto ao PPG Artes da Cena - UNICAMP. Conheça aqui o conteúdo do edital.

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Áreas de Concentração: Teatro, Dança e Performance

As linhas de pesquisa deste programa operam transversalmente, estabelecendo um diálogo entre suas três áreas de concentração - dança, performance e teatro. Em estrutura radial, o sujeito - corpo em cena- ocupa a posição central, constituindo e sendo constituído pela linguagem que dele irradia e que o circunscreve nas “poéticas da cena”. Ambos - poéticas e sujeito- engendram e são engendrados no tecido vasto das culturas, encaradas como “contextos”.

O escopo do projeto ancora-se em questões da cena do nosso tempo. Ele parte de uma concepção de “contemporâneo” enquanto perspectiva crítica do presente, que impulsiona um enfrentamento criativo dos dilemas e questões que lidamos como professores, pesquisadores e artistas. Para tanto é necessário que o “atual” seja investigado também à luz de múltiplas perspectivas - experiências históricas, regionais e topológicas alimentando a produção de um pensamento teórico sintonizado com questões basais e emergentes e estimulando o conhecimento gerado em processos de criação artística, também articulada de maneira reflexiva.

No programa, a inclusão da área “performance” parte do reconhecimento da importância do tema e de sua presença crescente na cena contemporânea, seja como linguagem específica produtora de processos e conceitos próprios, seja como dispositivo radicalizador de experimentos no campo da dança e do teatro.

A proposta é que interfaces, fusões, justaposições e tensões venham a se estabelecer entre as três áreas, partindo-se da afirmação de suas especificidades, visto que cada uma delas carrega questões, procedimentos e ações que devem ser reconhecidas e abordadas em profundidade.
A transversalidade composta por três eixos que perpassam estas áreas – “eixo do sujeito”, estruturador do escopo da LINHA DE PESQUISA: TÉCNICAS E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DO ARTISTA DA CENA; “eixo da cena”, estruturador do escopo da LINHA DE PESQUISA: POÉTICAS E LINGUAGENS DA CENA; e, finalmente, o “eixo do mundo”, estruturador do escopo da LINHA DE PESQUISA: ARTE E CONTEXTO - deve proporcionar uma articulação de territorialidades entre conhecimento e pesquisa, abrindo espaços para que a interdisciplinaridade possa ser conjugada a partir do “coração da matéria” de cada área.

A articulação dos eixos radiais com as áreas de concentração resulta em uma dialética pela qual se estabelece uma dinâmica triádica de trabalho, opção de base para evitar o embate binário entre dois pólos específicos, comuns aos debates filosóficos, estéticos e artísticos mais tradicionais, mas presente em algumas teorias estéticas, epistemes e modos de fazer contemporâneos.

Eleita a estrutura triádica, operacionaliza-se um fluxo contínuo em que cada investigação se concretizará na emergência de uma das linhas de pesquisa, transversais em relação às três áreas de concentração, evitando binariedades pouco operantes entre prática e teoria.

Mediante esta operacionalização estabelece-se uma dialética constante de embates aonde o binário não venha paralisar ou ralentar a discussão. A estrutura triádica passa assim a ser a ferramenta utilizada para discussões e ações em fluxo contínuo entre áreas, linhas de pesquisas e pesquisas.

Linha de Pesquisa - Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena

Abriga a investigação teórica ou teórico-prática dos processos de formação, técnicas, sistemas, métodos, treinamentos, exercícios, propostas de formação/aprendizagem e pesquisa dos artistas da cena, que se constituem enquanto saberes e práticas produzidos na própria área, no constante diálogo com outros campos de conhecimento, que alimentam e são reelaborados na ação e pensamento artísticos. Os estudos de procedimentos formativos, técnicos e experimentais do ator, bailarino e performer podem implicar também no questionamento das visões de mundo que lhe são subjacentes, assim como das transformações históricas do próprio sentido da atividade artística.

Linha de Pesquisa - Poéticas e Linguagens da Cena

Abriga investigações voltadas aos processos de construção de linguagens que se configuram em espetáculos, obras, intervenções, ações performáticas, experimentos. Abrange estudos e análises de obras e procedimentos de artistas, através dos quais se parte para a discussão e proposição de linguagens cênicas e performáticas. Inclui tanto a investigação de matrizes tradicionais e suas transformações no tempo e espaço como a pesquisa de procedimentos de ruptura com modelos estéticos estabelecidos, em abordagens teóricas e teórico-práticas.

Linha de Pesquisa- Arte e Contexto

Aborda principalmente questões teóricas relativas aos processos artísticos e suas inserções contextuais mais abrangentes, articulando o fenômeno cênico em suas várias dimensões. Volta-se à investigação de conexões entre a atividade artística e configurações culturais, sociais, políticas, históricas, antropológicas e filosóficas, mediante o mapeamento e análise de suas tensões, transformações, desenvolvimentos, contaminações recíprocas. Procura detectar sentidos emergentes da criação cênica em novos contextos, mobilizando e articulando recursos teóricos que possam dar conta de outras configurações e modos de atuação da arte na sociedade.

Objetivos do curso/perfil do profissional a ser formado

Doutorado

Objetivos: investigar a cena contemporânea em seus processos criativos, investigativos e teóricos, bem como a inserção destes no campo das artes e da cultura, nas áreas do teatro, da dança e da performance. Investigar as produções artísticas, tanto em suas raízes e manifestações regionais e topológicas, quanto na amplitude dos campos gerais em que se inserem, ancorados no entrecruzamento de culturas, trajetórias históricas, epistemes e procedimentos artísticos, a partir de técnicas, sistemas e métodos de pensamento e ação.

Perfil profissional a ser formado: O doutorado tem como finalidade dirigir, ampliar e comprovar a capacidade do aluno para desenvolver investigações em dança, performance e teatro, contemplando, ao mesmo tempo, a prática da arte e a reflexão sobre esta prática, mediante arcabouços teóricos compatíveis a cada projeto, inseridos nas linhas de pesquisa que estruturam o programa. Esta capacidade deve ser demonstrada pela criação de um novo conhecimento através do desenvolvimento de projeto de pesquisa original, que venha a contribuir significativamente para as artes da cena. O perfil do doutorando é o de um profissional das artes da cena que adquire autonomia como pesquisador, a partir da qual poderá atuar no magistério superior, na amplitude de suas funções de pesquisa (consolidação de prática/reflexão e orientação de pesquisadores), docência e extensão. Além disto, nas interrelações contemporâneas entre o campo das artes na universidade e sociedade civil, amplia sua capacidade de atuação crítica como profissional, inserindo-se em nichos de trabalho consolidados e propondo a ampliação das estruturas de um mercado em expansão ao atuar diretamente na modificação do mundo do trabalho.

Mestrado Acadêmico

Objetivos: investigar a cena contemporânea em seus processos criativos, investigativos e teóricos, bem como a inserção destes no campo das artes e da cultura, nas áreas do teatro, da dança e da performance. Investigar as produções artísticas, tanto em suas raízes e manifestações regionais e topológicas, quanto na amplitude dos campos gerais em que se inserem, ancorados no entrecruzamento de culturas, trajetórias históricas, epistemes e procedimentos artísticos, a partir de técnicas, sistemas e métodos de pensamento e ação.

Perfil profissional a ser formado: O mestrado tem por objetivo propiciar ao aluno o início de sua trajetória acadêmica em estudos pós-graduados, mediante propostas que, duplamente, contemplem a prática da arte e a reflexão sobre esta prática. Para tanto, o mestrando lança mão de arcabouços teóricos compatíveis com seu objeto de pesquisa, devendo estar apto para realizar uma investigação que resultará em uma dissertação sobre determinado tema com metodologia adequada ao seu desenvolvimento. O perfil do mestrando é o de um profissional das artes da cena que poderá atuar em campos inseridos em amplo espectro: pesquisa, ensino, atuação cênica e ação social, a partir de uma atitude crítica em relação aos processos em curso no mundo do trabalho.

Ingresso

O ingresso ao curso de mestrado ou doutorado do programa em Artes da Cena se dará por meio de aprovação em processo seletivo. A seleção será estruturada de forma que o candidato encaminhe, além da ficha de inscrição e dos documentos comprobatórios de conclusão de graduação, os seguintes arquivos:

O Projeto de pesquisa deverá conter não apenas uma descrição do objeto que será investigado, foco central gerador da pesquisa, mas também uma reflexão sobre o estado atual de conhecimento sobre o tema abordado, com revisão da bibliografia fundamental.

Solicita-se do candidato uma estruturação do problema de forma a justificar a relevância da pesquisa no âmbito da universidade, principalmente quando se tratar de projeto em que as questões da prática da arte se configurem de maneira emergente, bem como sua inserção no âmbito das pesquisas realizadas na linha escolhida.

Exige-se ainda que o projeto proposto apresente: hipóteses (item optativo para mestrado, obrigatório para doutorado); objetivos que descrevam de forma clara o que se pretende alcançar com a pesquisa; procedimentos metodológicos que explicitem os métodos e técnicas de investigação a serem adotados; cronograma e referências bibliográficas de acordo com as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Nos projetos de mestrado, o aluno deverá apontar para um mapeamento das teorias relativas ao tema de sua pesquisa, cotejando com elas o assunto de sua investigação, com vistas também, de maneira inicial, a projetar a reflexão e pensamento que subjazem ao tema eleito, no imbricamento de teoria e prática.

Será exigido para o projeto de Doutorado uma elaboração teórica e  metodológica mais aprofundada do que para o de Mestrado, bem como maior complexidade do objeto de pesquisa.

Nos projetos de doutorado, a proposta de pesquisa deverá apontar para uma contribuição significativa no desenvolvimento de cada área. Sendo assim, espera-se que o candidato não se limite a contextualizar o objeto de estudo em relação à literatura já produzida sobre o assunto, mas que proponha um aprofundamento desta análise, de modo a ampliar o conhecimento já existente sobre ele e possíveis temas que o caracterizam.

Estrutura Curricular

As disciplinas que compõem o programa em Artes da Cena equivalem a 3 créditos cada. As siglas das disciplinas serão estabelecidas de acordo com as normas e instruções técnicas fornecidas pela Diretoria Acadêmica (DAC).
Estão abaixo discriminadas por curso - Mestrado (ME) e Doutorado (DO), e por categoria – Obrigatória (O) e Eletiva (E).

Disciplinas comuns a todas as Linhas de Pesquisa

Disciplina Ementa Categoria / curso
Pesquisa em Artes Teorias e metodologias de pesquisa para a abordagem e análise dos fenômenos cênicos. A materialidade do discurso artístico. Avaliação das trajetórias das pesquisas e discussão do conceito de criação como investigação. Especificidades do registro acadêmico das pesquisas em artes. Troca de experiências artísticas entre os alunos do curso através de apresentação e discussão das pesquisas em andamento. Participação de outros artistas e/ou participação em eventos artísticos com vistas a ampliar os horizontes constitutivos de uma abordagem reflexiva das Artes. O - ME
O - DO
Seminário de Pesquisa em Artes Seminário organizado a partir de um foco temático ou a partir dos assuntos/temas de investigação dos alunos inscritos, proposto e conduzido por docentes - de preferência mais de um - e, organizado em conjunto com os alunos, aos quais caberá, sob supervisão dos professores, desde a organização logística do evento, proposição de temas, formato e apresentação dos trabalhos. E - ME
O - DO
Laboratório de Criação O Laboratório de Criação é parte do núcleo experimental de criação cênica. Trata-se de um projeto de criação cênica proposto pelo docente responsável, em consonância com seu projeto de pesquisa, englobando as etapas de pesquisa de materiais, experimentação, composição cênica, abrangendo uma ou mais modalidades: dramaturgia, coreografia, interpretação, performance e direção cênica/encenação. Os resultados poderão ser apresentados publicamente, com avaliação da recepção, ou apresentados parcialmente na disciplina “Seminários de Pesquisa em Artes”. E - ME
E - DO
Zona de Contágio Disciplina que tem por objetivo o oferecimento de cursos ou mini-cursos teóricos de professores visitantes e/ou convidados ou oficinas práticas em artes da cena – dança, performance e teatro - coordenados por artistas visitantes e/ou convidados, com supervisão de um ou mais docentes do programa. Tem como objetivo promover o intercâmbio com outras IES e com artistas. E - ME
E - DO
Disciplinas – Elencadas por Linha de Pesquisa

Linha de pesquisa - Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena


Disciplina Ementa Categoria / curso
Movimento, Ação e Gesto Exame e aprofundamento de três eixos básicos da atuação do ator/bailarino/performer: o movimento, a ação e o gesto. O objetivo nesse caso é inter-relacionar tais eixos e ao mesmo tempo esclarecer suas especificidades. E - ME
E - DO
Expressão, Sons e Sentido Reflexões sobre a presença poética do corpo cênico em relação à sua produção sonora; estudos sobre os elementos sensíveis que concorrem para a percepção e fundamentam a elaboração material da produção sonora na organização do repertório técnico- poético do intérprete e na proposição da cena. E - ME
E - DO
Tópicos Especiais em Atuação Disciplina que abrange programas específicos que comportem prática e reflexão sobre vertentes do campo das artes da cena dentro da linha de pesquisa “Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena”. Visando um aprofundamento verticalizado de temas e territórios de atuação do artista da cena, estrutura-se a partir dos projetos de pesquisa dos docentes, visando à articulação de assuntos oferecidos em outras disciplinas e a complementação de abordagens essenciais a áreas do conhecimento não contempladas pelas mesmas, a partir da singularidade da abordagem de cada projeto. E - DO

Linha de pesquisa - Poéticas e Linguagens da Cena


Disciplina Ementa Categoria / curso
Dramaturgias Discussão dos conceitos de ação-transformação, personagem e conflito, coesão e ritmo, coerência e tema. Dramaturgias do corpo, coreografia e dramaturgias das palavras e da performance. Os seres ficcionais nas palavras e nos corpos. O dramático e seus limites. A questão da palavra. E - ME
E - DO
Escritas da Cena Estudos teóricos e práticos que visam oferecer parâmetros que auxiliem na estruturação e análise da escritura cênica, tendo como pressuposto o jogo entre os elementos sensíveis e inteligíveis próprios da materialidade cênica. Abordagem da encenação a partir das relações possíveis entre as matrizes sonoras, visuais e discursivas. E - ME
E - DO
Tópicos Especiais em Encenação Disciplina que abrange programas específicos que comportem prática e reflexão sobre vertentes do campo das artes da cena dentro da linha de pesquisa “Poéticas e Linguagens da Cena”. Visando um aprofundamento verticalizado da abordagem de temas, estrutura-se a partir dos projetos de pesquisa dos docentes, visando à articulação de assuntos oferecidos em outras disciplinas e a complementação de abordagens essenciais a áreas do conhecimento não contempladas pelas mesmas, a partir da singularidade da abordagem de cada projeto. Neste sentido, a bibliografia deverá ser consolidada a partir de cada programa que se apresentar para esta ementa de disciplina a ser oferecida aos alunos do doutorado. E - DO

Linha de pesquisa - Arte e Contexto


Disciplina Ementa Categoria / curso
Estudos em Artes da Cena Estudo, análise, crítica e reflexão em torno de teorias, sistemas e metodologias em artes da cena: dança, performance, teatro, entre outras, a partir de estudos pré-existentes, novas epistemes e estruturas teóricas em formação, podendo-se abranger singularidades assim como a interdisciplinariedade entre linguagens e áreas distintas do conhecimento, apontando-se para a contextualização de abordagens de artes da cena no mundo contemporâneo. E - ME
E - DO
Tópicos Especiais em Arte e Contexto Disciplina que abrange programas específicos que comportem prática e reflexão sobre vertentes do campo das artes da cena dentro da linha de pesquisa “Arte e Contexto”. Visando um aprofundamento verticalizado da abordagem de temas, estrutura-se a partir dos projetos de pesquisa dos docentes, visando à articulação de assuntos oferecidos em outras disciplinas e a complementação de abordagens essenciais a áreas do conhecimento não contempladas pelas mesmas, a partir da singularidade da abordagem de cada projeto. E - DO

Disciplinas de Atividades Orientadas

Estas disciplinas valem 3 créditos cada.
As Atividade Orientada I é exclusiva do Mestrado.
As Atividades Orientadas II e III são exclusivas do Doutorado.

Ementa: Atividades especialmente estabelecidas pelo orientador a cada semestre para cumprimento individual do aluno, vinculadas à elaboração da dissertação ou da tese, mas desvinculadas das disciplinas.

REQUISITOS PARA A OBTENÇÃO DO TÍTULO

Estrutura Curricular/Mestrado Acadêmico

Para obter o grau de “Mestre em Artes da Cena” o aluno deverá cursar um total de dezoito créditos, a saber: três créditos na disciplina obrigatória Pesquisa em Artes, três créditos mediante Plano de Estudo (disciplinas: Laboratório de Criação, Seminário de Pesquisa, Zona de Contágio), três créditos de Atividade Orientada, além de nove créditos a serem cumpridos mediante escolha dentre as disciplinas eletivas agrupadas nas linhas de pesquisa.


Assim, temos:
Ao final do percurso o mestrando terá cumprido dezoito créditos, qualificado seu trabalho no terceiro semestre do curso, recebendo o título de “Mestre em Artes da Cena”, a partir de defesa pública de sua dissertação, o que deverá ocorrer em intervalo que vai de três a cinco semestres.

Estrutura Curricular/Doutorado

Para obter o grau de “Doutor em Artes da Cena” o aluno deverá cursar um total de vinte e quatro créditos, a saber: três créditos obrigatórios em Pesquisa em Artes, seis créditos relativos ao Plano de Estudo (sendo obrigatoriamente- três créditos em Seminário de Pesquisa e mais três créditos dentre as demais disciplinas: Laboratório de Criação, Seminário de Pesquisa, Zona de Contágio), seis créditos em Atividades Orientadas, além de nove créditos a serem cumpridos mediante escolha dentre as disciplinas eletivas agrupadas nas linhas de pesquisa.

Assim, temos:

Ao final do percurso o doutorando terá cumprido vinte e quarto créditos, qualificado seu trabalho no quinto semestre do curso, recebendo o título de “Doutor em Artes da Cena”, a partir de defesa pública de sua tese, o que deverá ocorrer em intervalo que vai de cinco a oito semestres.