Programa de Pós-Graduação em Multimeios

  CPG/IA |  Docentes |  Disciplinas |  Seleção |  Publicações |  Área Docente |  Área Discente |  Contatos | 

 

Resultado de Bolsas de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES)
Veja aqui o resultado da Seleção das Bolsas do Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES junto aos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Artes / UNICAMP.
Maiores informações no email atd.cpgia@iar.unicamp.br ou fone (19) 3521-6588 com Vivien.

SELEÇÃO PÓS-DOUTORADO JUNTO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MULTIMEIOS
Abertas inscrições para seleção para 1(um) bolsista de Pós-Doutorado, conforme Programa Nacional de Pós-Doutorado / CAPES, junto ao PPG Multimeios - UNICAMP. Conheça aqui o conteúdo do edital.

 

Proposta do Programa

Dentro do universo dos meios sobre o qual se debruça a Área de Comunicação, o Programa de Pós-Graduação em Multimeios desenvolve ações de pesquisa e ensino e extensão em Cinema e Fotografia. Com sua Linha de Pesquisa denominada História, Estética e Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia, o Programa recebe e desenvolve projetos de pesquisa, buscando explorar a história do Cinema e da Fotografia, como também sua reflexão teórica, com o objetivo de investigar a produção nacional e internacional, bem como suas dimensões autorais. Exploramos também as possibilidades cognitivas das imagens fixas e animadas em processos de investigação nas Ciências Humanas. O território acadêmico do Programa, se estende portanto, do cinema documentário ao cinema de ficção passando pela videoarte, incluindo igualmente o campo da fotografia documentária até as experiências abstratas.
 
Cinema e Fotografia, neste sentido, não podem ser analisados apenas como meios e sim, como conteúdos diversos e singulares que podem ser gerados, veiculados e divulgados através de mídia e suportes também diversos e singulares (35 mm, 16 mm, televisão, mídia digital, sala de cinema, papel, internet etc). Os campos cinematográfico e fotográfico são portanto trabalhados em suas respectivas trajetórias históricas exploradas, através dos movimentos estéticos e dos autores que pontuam suas existências centenárias. São também trabalhados os aspectos técnicos, heurísticos e artísticos de sua feitura, envolvendo atividade de pesquisa e realização, pertinentes à comunicação, às artes e às humanidades.

Avaliação e Reconhecimento

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Multimeios receberam nota 4 na avaliação CAPES referente ao triênio 2004/2006, homologados pelo CTC na reunião de 1º a 5 de outubro de 2007.

Linha de Pesquisa


História, Estética e Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia


Concentra projetos de pesquisa que buscam a reflexão teórica sobre a história do cinema e da fotografia, explorando a produção nacional e internacional, e dando destaque a seus procedimentos criativos e metodológicos, bem como a suas dimensões autorais. Explora também as possibilidades cognitivas das imagens fixas e animadas nos processos de investigação das ciências humanas. O território acadêmico se estende, portanto, do cinema documentário ao cinema de ficção, passando pelo vídeo-arte, incluindo igualmente os campos da fotografia documentária e contemporânea e das poéticas experimentais.

Integralização do Curso


As durações mínima e máxima para o curso de Mestrado são de 12 e 30 meses, respectivamente.

MESTRADO EM MULTIMEIOS

Para obter o título de Mestre em Multimeios todo aluno regular deverá:

  1. Cursar 05 disciplinas sendo que duas delas podem ser substituídas por equivalentes, oferecidas por outros programas de pós-graduação da Unicamp ou de outras instituições de ensino superior. Em ambos os casos, o aluno deve consultar previamente o seu orientador.
  2. Realizar duas Atividades Orientadas correspondendo a 03 créditos cada. Contarão como crédito:
    • leituras e trabalhos em Multimeios (Fotografia, vídeo, cinema, infografia);
    • participação em projeto do orientador (estágio e pesquisa de campo);
    • publicação em geral e participação em congressos e seminários.
  3. Estar regularmente matriculado na disciplina "DE 401 Elaboração de Projeto de Pesquisa", no semestre programado para a defesa da dissertação de Mestrado.
  4. Submeter-se ao exame de qualificação até o terceiro semestre letivo e fazer a defesa da dissertação de Mestrado.
Atividade Obrigatória
Disciplina Obrigatória
Disciplinas

O aluno deve obter 15 créditos dentre as disciplinas a seguir:

O aluno deve obter 06 créditos cursando as disciplinas abaixo relacionadas, em comum acordo com o seu orientador:

DOUTORADO EM MULTIMEIOS

Integralização

As durações mínima e máxima para o curso de Doutorado são de 24 e 54 meses, respectivamente.

Para obter o título de Doutor em Multimeios o aluno regular deverá:

  1. Cursar 03 disciplinas perfazendo 09 créditos, sendo que duas delas podem ser substituídas por equivalentes, oferecidas por outros programas de pós-graduação da Unicamp ou de outras instituições de ensino superior. Em ambos os casos, o aluno deve consultar previamente o seu orientador.
  2. Contar com a somatória de 03 Atividades Orientadas de 03 créditos, cada uma. Contarão como créditos:
    • leituras e trabalhos em Multimeios (Fotografia, vídeo, cinema, infografia);
    • participação em projeto do orientador (estágio e pesquisa de campo);
    • publicação em geral e participação em congressos e seminários.
  3. Estar regularmente matriculado na disciplina "DE 401 Elaboração de Projeto de Pesquisa", no semestre programado para a defesa da tese de Doutorado.
  4. Submeter-se ao exame de qualificação até o quinto semestre letivo e fazer a defesa da tese de Doutorado.
Atividade Obrigatória
Disciplina Obrigatória
Disciplinas Eletivas

O aluno deve obter 09 créditos dentre as disciplinas relacionadas a seguir

O aluno deve obter 09 créditos cursando as Atividades Orientadas a seguir: