Bibliografia
Alguns títulos que serão considerados no curso (a bibliografia final será dada no primeiro dia de aula)
BRUNO, Giuliana. Atlas of Emotion: Journeys in Art, Architecture, and Film. New York: Verso, 2002.
BRUNO, Giuliana. Surface: Matters of Aesthetics, Materiality, and Media. Chicago: University of Chicago Press, 2014.
BRUZZI, Stella. Performance. In: New documentary: a critical introduction. Londres, Nova Iorque: Routledge, 2006.
COOKE, Paul. A importância de um S: o Leeds Centre For World Cinemas, transnacionalismo, policentrismo e o desafio de Hollywood; e ANDREW, Dudley, Além e abaixo do mapa do cinema mundial. In: DENNISON, Stephanie (Org.) World Cinema. As novas cartografias do cinema mundial. Campinas: PAPIRS, 2020.
DIAWARA, Manthia. The “I” Narrator in Black Diaspora Documentary. In: KLOTMAN, Phyllis., CUTLER, Janet. Struggles for representation: African American Documentary Film and Video. Bloomington, Indiana University Press, 1999.
GILLESPIE, Michael Boyce. Film Blackness. American Cinema and the idea of Black Film. Duham, Londres: Duke University Press, 2016.
GILROY, Paul. O Atlântico negro como contracultura da modernidade In: Gilroy, Paul, O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Ed. 34; Rio de janeiro: Universidade Candido Mendes, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: PUC/RIO, 2016
HALL, Stuart. Cultural identity and cinematic representation. Framework, London, n. 36, p. 68-82, 1989
HALL, Stuart. Da diáspora. In: HALL, Stuart. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Organização de Liv Sovik. Belo Horizonte, MG: Editora da UFMG, 2009.
HALL, Stuart. Que “negro” é esse na cultura negra? In: HALL, Stuart. Da diáspora : identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.
HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 103-133.
hooks, bell. O olhar opositor: mulheres negras espectadoras. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Editora Elefante, 2019.
In: Catálogo AFRICA(S) – Cinema e revolução - http://buenaondaproducoes.com.br/pdfs/CATALOGO_AFRICAS.pdf
KNEE, Adam, MUSSER, Charles. William Greaves, Documentary Film-making, and the African-American Experience. Film Quarterly , Spring, 1992, Vol. 45, No. 3 (Spring, 1992), pp. 13-25 Published by: University of California Press, Stable URL: https://www.jstor.org/stable/1213220
Manthia. DIAKHATÉ, Lydie. Cinema Africano: Novas Formas Estéticas e Políticas, Lisboa, 2009.
MARKS, Laura U. The skin of the film: intercultural cinema, embodiment, and the senses. Durham [Inglaterra]: Duke University Press, 2000.
NASCIMENTO, Abdias. O quilombismo: Documentos de uma militância Pan-Africanista. Rio de Janeiro e São Paulo: IPEAFRO e Perspectiva, 2019.
NASCIMENTO, Abdias. Quilombismo: um conceito emergente do processo histórico-cultural da população afro-brasileira. In: AFROCENTRICIDADE - UMA ABORDAGEM EPISTEMÓLÓGICA INOVADORA. Coleção Sankofa, vol. 4. Elisa Larkin Nascimento (Org)
NASCIMENTO, Beatriz. Beatriz Nascimento, Quilombola e Intelectual: Possibilidade nos dias da destruição. Diáspora Africana, Editora Filhos da África, 2018.
NICHOLS, Bill. Como os documentários têm tratado as questões sociais e políticas? In: NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.
NICHOLS, Bill. Performing documentary. In: Blurred Boundaries: questions of meaning in contemporary culture. Bloomington: Indiana University Press, 1994.
NICHOLS, Bill. The question of evidence, the power of rhetoric and documentary film. Speaking Truths with Film: Evidence, Ethics, Politics in Documentary. Berkeley: University of California Press, 2016.
PIÇARRA, Maria do Carmo. Imaginar Angola: o nascimento de uma nação no cinema. Observatorio (OBS*) Journal, (2020), 065-078
RANCIÈRE, Jacques. O dissenso. In: A crise da razão.Organizador: Adauto Novaes (Org.). São Paulo: Companhia das Letras,1996. Tradução de Paulo Neves.
RENOV, Michael. Filmes em primeira pessoa (Tradução Gabriel Tonelo). In: The Subject of Documentary. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2004.
SOBRINHO, Gilberto Alexandre. O Afroperspectivismo de A Trilogia da Bicha Preta, de Juan Rodrigues: construindo as estéticas das resistências. LOGOS 52 VOL 27 N 01 PPGCOM UERJ | DOSSIÊ INSTABILIDADE E CONFLITO DAS/NAS IMAGENS
SODRÉ, Muniz. O terreiro e a cidade. A forma social negro-brasileira. Rio de Janeiro: Mauad, 2019.
TAYLOR, Clyde. Paths of Enlightnment. Heroes, rebels and thinkers In: KLOTMAN, Phyllis R. e CUTLER, Janet K. Struggles for representation. African American Documentary Film and Video. Bloomington e Indianapolis: Indiana University Press, 1999.
TAYLOR, Clyde. Paths of Enlightnment. Heroes, rebels and thinkers In: KLOTMAN, Phyllis R. e CUTLER, Janet K. Struggles for representation. African American Documentary Film and Video. Bloomington e Indianapolis: Indiana University Press.
BARROS, LAAN MENDES DE; FREITAS, KÊNIA. Experiência estética, alteridade e fabulação no cinema negro. REVISTA ECO-PÓS (ONLINE), v. 21, p. 97-121, 2018.
BRUNO, Giuliana. Atlas of Emotion: Journeys in Art, Architecture, and Film. New York: Verso, 2002.
BRUNO, Giuliana. Surface: Matters of Aesthetics, Materiality, and Media. Chicago: University of Chicago Press, 2014.
BRUZZI, Stella. Performance. In: New documentary: a critical introduction. Londres, Nova Iorque: Routledge, 2006.
COOKE, Paul. A importância de um S: o Leeds Centre For World Cinemas, transnacionalismo, policentrismo e o desafio de Hollywood; e ANDREW, Dudley, Além e abaixo do mapa do cinema mundial. In: DENNISON, Stephanie (Org.) World Cinema. As novas cartografias do cinema mundial. Campinas: PAPIRS, 2020.
DIAWARA, Manthia. The “I” Narrator in Black Diaspora Documentary. In: KLOTMAN, Phyllis., CUTLER, Janet. Struggles for representation: African American Documentary Film and Video. Bloomington, Indiana University Press, 1999.
GILLESPIE, Michael Boyce. Film Blackness. American Cinema and the idea of Black Film. Duham, Londres: Duke University Press, 2016.
GILROY, Paul. O Atlântico negro como contracultura da modernidade In: Gilroy, Paul, O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Ed. 34; Rio de janeiro: Universidade Candido Mendes, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: PUC/RIO, 2016
HALL, Stuart. Cultural identity and cinematic representation. Framework, London, n. 36, p. 68-82, 1989
HALL, Stuart. Da diáspora. In: HALL, Stuart. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Organização de Liv Sovik. Belo Horizonte, MG: Editora da UFMG, 2009.
HALL, Stuart. Que “negro” é esse na cultura negra? In: HALL, Stuart. Da diáspora : identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.
HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 103-133.
hooks, bell. O olhar opositor: mulheres negras espectadoras. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Editora Elefante, 2019.
In: Catálogo AFRICA(S) – Cinema e revolução - http://buenaondaproducoes.com.br/pdfs/CATALOGO_AFRICAS.pdf
KNEE, Adam, MUSSER, Charles. William Greaves, Documentary Film-making, and the African-American Experience. Film Quarterly , Spring, 1992, Vol. 45, No. 3 (Spring, 1992), pp. 13-25 Published by: University of California Press, Stable URL: https://www.jstor.org/stable/1213220
Manthia. DIAKHATÉ, Lydie. Cinema Africano: Novas Formas Estéticas e Políticas, Lisboa, 2009.
MARKS, Laura U. The skin of the film: intercultural cinema, embodiment, and the senses. Durham [Inglaterra]: Duke University Press, 2000.
NASCIMENTO, Abdias. O quilombismo: Documentos de uma militância Pan-Africanista. Rio de Janeiro e São Paulo: IPEAFRO e Perspectiva, 2019.
NASCIMENTO, Abdias. Quilombismo: um conceito emergente do processo histórico-cultural da população afro-brasileira. In: AFROCENTRICIDADE - UMA ABORDAGEM EPISTEMÓLÓGICA INOVADORA. Coleção Sankofa, vol. 4. Elisa Larkin Nascimento (Org)
NASCIMENTO, Beatriz. Beatriz Nascimento, Quilombola e Intelectual: Possibilidade nos dias da destruição. Diáspora Africana, Editora Filhos da África, 2018.
NICHOLS, Bill. Como os documentários têm tratado as questões sociais e políticas? In: NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.
NICHOLS, Bill. Performing documentary. In: Blurred Boundaries: questions of meaning in contemporary culture. Bloomington: Indiana University Press, 1994.
NICHOLS, Bill. The question of evidence, the power of rhetoric and documentary film. Speaking Truths with Film: Evidence, Ethics, Politics in Documentary. Berkeley: University of California Press, 2016.
PIÇARRA, Maria do Carmo. Imaginar Angola: o nascimento de uma nação no cinema. Observatorio (OBS*) Journal, (2020), 065-078
RENOV, Michael. Filmes em primeira pessoa (Tradução Gabriel Tonelo). In: The Subject of Documentary. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2004.
SOBRINHO, Gilberto Alexandre. O Afroperspectivismo de A Trilogia da Bicha Preta, de Juan Rodrigues: construindo as estéticas das resistências. LOGOS 52 VOL 27 N 01 PPGCOM UERJ | DOSSIÊ INSTABILIDADE E CONFLITO DAS/NAS IMAGENS
TAYLOR, Clyde. Paths of Enlightnment. Heroes, rebels and thinkers In: KLOTMAN, Phyllis R. e CUTLER, Janet K. Struggles for representation. African American Documentary Film and Video. Bloomington e Indianapolis: Indiana University Press, 1999.
TAYLOR, Clyde. Paths of Enlightnment. Heroes, rebels and thinkers In: KLOTMAN, Phyllis R. e CUTLER, Janet K. Struggles for representation. African American Documentary Film and Video. Bloomington e Indianapolis: Indiana University Press.