UNICAMP perde o Prof. Mario Alberto de Santana

Mario Alberto de Santana, professor do Departamento de Artes Cênicas, do Instituto de Artes da Unicamp, faleceu na terça-feira (2), na praia da Bombaça em Barra Grande, na Península de Maraú, na Bahia. Santana morreu afogado, quando tentava salvar um filho de 9 anos. O filho salvou-se. O corpo de Mario Santana foi velado no ginásio esportivo de Vila de Maraú e sepultado no Cemitério de Mangue Verde, também em Maraú, no dia 3.

O professor do IA tinha graduação em Ciências Sociais, mestrado em Letras, ambos pela UFRJ e doutorado em Artes Cênicas pela USP. No Departamento de Artes Cênicas trabalhava com  teatro contemporâneo, dramaturgia das ações cênicas, ator-criador, gramáticas da cena: o tempo e o espaço, o vazio e o silêncio como matrizes do discurso cênico. Mario Santana era o coordenador da seleção em artes cênicas do Vestibular da Unicamp. Em janeiro do ano passado o Portal Unicamp acompanhou a prova de habilidades do Vestibular 2017. Confira a matéria: Candidatos sobem ao palco na prova de habilidades específicas em Artes Cênicas.

Santana participava da seleção para o curso de Artes Cênicas há cerca de 15 anos e ajudou a definir, a partir das provas específicas, o perfil de aluno. Em depoimento no vídeo a seguir, produzido pela TV Unicamp, Mário Santana ressaltou a importância de estar sempre repensando essas provas, no sentido de aprimorar a seleção. Para ele, “há 15 anos percebíamos que muitos estudantes chegavam ao curso sem conhecer o universo que escolheram para sua formação. A partir dessa percepção, reelaboramos a prova, de maneira a indicar aos candidatos que, sim, é preciso um conhecimento prévio sobre o universo das Artes Cênicas”.

Fonte: www.unicamp.br/unicamp/noticias/2018/01/03/unicamp-perde-o-professor-mario-alberto-de-santana