Sérgio Niculitcheff, docente do Instituto de Artes, expõe pinturas no Instituto Pavão Cultural

Sérgio Niculitcheff, doutor em poéticas visuais pelo Instituto de Artes (IA) da Unicamp, expõe 17 pinturas em grande escala, algumas delas inéditas, na mostra Etérea Concretude. A vernissage ocorreu no dia 2 de maio, no instituto Pavão Cultural, em Barão Geraldo. As telas foram produzidas nos últimos 15 anos e retratam formas a princípio desconexas, um recorte da produção de Niculitcheff que, apesar do período extenso e da disparidade temática que caracterizam o conjunto, é costurado pelo tratamento particular dado às pinturas, segundo o artista. Etérea Concretude fica em cartaz até 6 de julho e pode ser conferida de quarta à sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 11h às 17h.

O artista  – Sergio Niculitcheff (1960) tem mais de 40 anos de atuação no circuito das artes plásticas. Iniciou sua carreira na década de 1970, tendo desde então exibido suas obras individualmente ou em importantes mostras coletivas no Brasil e no exterior. Possui pinturas no acervo de diversos museus brasileiros e em significativas coleções particulares. Na década de 1980 viajou para a Europa, principalmente França e Espanha, onde participou de exposições e manteve contato com Leonilson (1957-1993) e Luiz Zerbini (1959). Em Paris, foi auxiliar de Arthur Luiz Piza (1928-2017) na Galeria Bellechase.

É licenciado em Educação Artística com especialização em Artes Plásticas pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (Febasp), mestre em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e doutor em Poéticas Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente leciona disciplinas de pintura no Instituto de Artes da Unicamp.

Exposição: Etérea Concretude
Instituto Pavão Cultural – Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708, Cidade Universitária, Barão Geraldo. Campinas, SP
Contato: (19) 3397-0040 (atendimento das 10h às 18h)
Facebook e Instagram: @pavão cultural