BIG BAND UNICAMP

Paulo Tiné & Leandro Barsalini

O projeto BIG BAND UNICAMP tem a proposta de envolver discentes do curso de música da Universidade Estadual de Campinas em torno de uma proposta que envolva a interpretação de um repertório didático-musical, bem como integrar a pesquisa, musicológica ou histórica, dentre desse organismo característico da música popular. A Big Band possui as seguintes propriedades:

  • É um grupo padrão com 18 músicos e, eventualmente, com participações de solistas, a saber: 5 saxofones (2 altos, 2 tenores, 1 barítono), 4 trompetes, 4 trombones, guitarra elétrica, piano, baixo (acústico ou elétrico) e bateria.

  • Realiza ensaios semanais de 3 horas em salas que comportem o instrumental com validação da atividade nas disciplinas Prática Instrumental ou Tópicos Especiais oferecidas pelo docente responsável.

  • Participação em Projeto de Pesquisa dos Coordenadores1 e/ou orientandos.

  • Produção musical envolvendo adaptações e execução de gêneros da música popular do Brasil como os arranjos de Pixinguinha editados pelo Instituto Moreira Salles, Frevos como os de Capiba e Edgard Moraes editados pelo Estado de Pernambuco, as composições de Moacir Santos etc.

  • Produção musical envolvendo arranjos jazzísticos antológicos que deem suporte para o desenvolvimento da execução e improvisação idiomática do gênero, sendo esse um espaço propício para o intercâmbio junto a professores de universidades estrangeiras.

  • Execução e interpretação de peças para a formação escrita por compositores da linhagem da música escrita ocidental como o “Ebony Concerto” de I. Stravinsky, “Prelude Fugue and Riffs” de Leonard Berstein e de brasileiros da mesma linha como o “Salmo No 147” de Almeida Prado e “Ponteio pra Savana” de Edmundo Vilani-Cortes.

  • Fomentar e realizar a produção de arranjos e composições inéditas entre os discentes e docentes da instituição.

  • Registro regular em áudio, eventualmente em vídeo, da produção.

Paulo Tiné é Doutor em Artes pela ECA-USP. Foi guitarrista e arranjador da Big Band do maestro Roberto Sion entre 1993 e 1998. Possui quatro CDs gravados, um deles institucional com a Big Band da Santa (ANO 10 – FASM), grupo que dirigiu entre 2001 e 2014. É autor do livro “Harmonia: Fundamentos de Arranjo e Improvisação” pela editora Rondó com apoio da FAPESP, lançado em 2011. É docente do curso de música do Instituto de Artes da UNICAMP.

1 Atualmente o projeto “Processos Criativos em Arranjos e Composições para Jazz Band/Orquestra Típica” está em andamento pela FAPESP.