-
TESE: E tudo verdade?: a exploração e o documentário de exploração.
Tipo: TESENível: DoutoradoTítulo: E tudo verdade? : a exploração e o documentário de exploração’Autor (es): Piedade, Lucio de Franciscis dos ReisOrientador: Marcius, Freire. Resumo: O trabalho parte da ideia de que desde os primeiros registros com imagens até o estabelecimento do filme como instrumento de pesquisa no campo da antropologia, uma busca pelo incomum, pelo…
-
TESE: A vida animada: (re) construções do mundo histórico através do documentário animado’
Tipo: TESE DIGITALNível: DoutoradoTítulo: A vida animada: (re) construções do mundo histórico através do documentário animado’.Autor (es): Serra, Jennifer Jane.Orientador: Marcius, Freire. Resumo: Através de uma análise crítica e reflexiva da produção contemporânea de documentários animados no Brasil e no mundo, este trabalho apresenta um entendimento sobre as potencialidades do uso de animação em narrativas…
-
TESE: Cinema militante, videoativismo e vídeo popular : a luta no campo do visível e as imagens dialéticas da história’
Tipo: TESENível: DoutoradoTítulo: Cinema militante, videoativismo e vídeo popular : a luta no campo do visível e as imagens dialéticas da história’.Autor (es): Sotomaior, Gabriel de BarcelosOrientador: Marcius, Freire. Resumo: O presente trabalho tem como tema o audiovisual produzido no contexto das lutas sociais, especialmente os documentários realizados por sujeitos coletivos (movimentos sociais, comunidades, grupos…
-
TESE: Conceitos, estilos e procedimentos audiovisuais em documentários de arquivo antinazistas’.
Tipo: TESENível: DoutoradoTítulo: Conceitos, estilos e procedimentos audiovisuais em documentários de arquivo antinazistas’.Autor (es): Silva, Isabel Anderson Ferreira daOrientador: Marcius, Freire. Resumo: Este trabalho se dedica a explorar os diferentes conceitos, estilos e procedimentos audiovisuais envolvidos na realização de documentários que se constroem a partir de material de arquivo. Para tanto, são apresentadas sete obras…
-
TESE: O cinema de Trinh T. Minh-ha – intervalos entre antropologia, cinema e artes
Tipo: TESE DIGITALNível: DoutoradoTítulo: O cinema de Trinh T. Minh-ha = intervalos entre antropologia, cinema e artes’Autor(es): Gonçalves, Gustavo Soranz.Orientador: Marcius, Freire. Resumo: Trinh T. Minh-ha é uma cineasta e intelectual vietnamita radicada nos Estados Unidos desde os anos 1970. Possui formação acadêmica multidisciplinar, com estudos na área de composição musical, de etnomusicologia e de…
-
TESE: Dos “naturais” ao documentário: o cinema educativo e a educação do cinema entre os anos 1920 1930′
Tipo: TESENível: DoutoradoTítulo: Dos “naturais” ao documentário: o cinema educativo e a educação do cinema entre os anos 1920 1930′Autor (ES): Catelli, Rosana ElisaOrientador: Fernão, Ramos. Resumo: Esta pesquisa teve por finalidade avaliar as propostas de cinema educativo, entre os anos de 1920 e 1930, no Brasil. Teve por objetivo refletir a respeito das concepções…
-
O cinema documentário na integração Latino-Americana : o ABC do inicio
Tipo: TESENível: DoutoradoTítulo: O cinema documentário na integração Latino-Americana: o ABC do início’Autor: Riquelme, Diego Ivan CarocaOrientador: Fernão, Ramos. Resumo: A historiografia da sociedade da América Latina dá um especial destaque às coincidências das políticas de movimentos sociais e culturais através do cinema, entre as décadas dos anos 1960/70, em que surgem novas formas de…
-
TESE: O cibe – documentário prefigurai-vos dos anos 2000′
Tipo: TESENível: DoutoradoTítulo: O cibe – documentário prefigurai-vos dos anos 2000′.Autor(es): Neves, Bráulio de BrittoOrientador: Fernão, Ramos. Resumo: Esta tese propõe novos critérios para a definição de cinema documentário, tomando-o como uma classe natural da retórica da esfera pública contemporânea, a partir da extrapolação dos traços recorrentes do documentário político feito a partir, através e…
-
TESE: A asserção no cinema documentário musical brasileiro’
Tipo: TESE DIGITALNível: DoutoradoTítulo: A asserção no cinema documentário musical brasileiroAutor (es): Schneider, Cynthia Leticia.Orientador: Fernão, Ramos. Resumo: O objetivo geral desta tese é o estudo da asserção nos documentários musicais brasileiros de longa-metragem com duração superior a 70 minutos. A seleção de filmes intenta responder ao seguinte problema de pesquisa: como organizar em categorias…
-
TESE: Webdocumentário – uma nova proposição narrativa e seus modos de montagem
Tipo: TESE DIGITALNível: DoutoradoTítulo: Webdocumentário – uma nova proposição narrativa e seus modos de montagem’Autor (es): Cantori, Wagner Roberto Lopes.Orientador: Fernão, Ramos. Resumo: O objetivo principal desta tese é mostrar a estruturação dos web documentários o que são, como são veiculados, seu funcionamento, principais autores e gêneros e como de fato se constituem. Parte-se da…
-
TESE: O documentário autobiográfico: o cinema de Cambridge e a obra de Ross McElwee
Tipo: TESE DIGITALNível: DoutoradoTítulo: O documentário autobiográfico: o cinema de Cambridge e a obra de Ross McElwee’Autor (es): Tonelo, Gabriel Kitofi.Orientador: Fernão, Ramos. Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo acerca da noção de “documentário autobiográfico”, tomando como principal objeto a obra do cineasta estadunidense Ross McElwee. A obra do diretor será abordada…
-
Pierre Perrault: A voz Humana.
Autor: Mattos, Alberto Carlos. Pierre Perrault começou a fazer documentários no rádio, nos anos 1950. Colhia as falas de trabalhadores e gente comum para seu programa na Rádio – Canadá. Deixou-se seduzir especialmente pelas histórias dos pescadores, marinheiros e caçadores que viviam às margens do rio St. Laurent. Alguns desses personagens seriam levados ao cinema…
-
História e Memoria no Documentário Cinemateca do Terceiro Mundo de Lucia Jacob.
Autor (a): Villaça, Martins Mariana. Por meio do documentário uruguaio Cinemateca del Tercer Mundo (62’, 2011), Lucia Jacob, filha de um dos integrantes desse coletivo de cineastas, se propôs a contar a história dessa peculiar Cinemateca e a homenagear todos os que de alguma forma participaram dessa experiência de breve duração, interrompida pelo acirramento da…
-
Ouvir para ver melhor – Eduardo Coutinho e o Cinema de Pessoa a Pessoa.
Autor: Mattos, Alberto Carlos. O cinema documental no Brasil só começou a construir uma tradição a partir de fins dos anos 1950, com o advento do som direto e a descoberta dos temas populares, especialmente da região Nordeste. Até então, o filme de não ficção restringia-se ao simples registro de atualidades, produtos institucionais ou cívicos,…
-
Cinema e Religião em Santo Forte, de Eduardo Coutinho.
Autor(a): Scareli, Giovana. O objetivo principal do artigo é mostrar como o filme Santo Forte aborda a questão da religião frequentada por seus personagens, como o diretor construiu este filme e suas possibilidades interpretativas. Para a realização deste artigo foi executada uma decupagem total do filme, que compreende a descrição das imagens e a transcrição…
-
David N. Rodowick
Autor (a): Pimenta, Joana. N. Rodowick é um filósofo americano que se dedica exclusivamente aos estudos do cinema, abordando as relações entre a teoria do cinema, a cultura visual e os estudos sobre os media. Apesar de esta descrição parecer colocá-lo num impasse, Rodowick nunca abdica do título de filósofo – afirma que a sua…
-
Cinema Documentário Brasileiro Evolução da Linguagem.
Autor: Altafini, Thiago O filme documentário, no sentido literal do termo, nasceu juntamente com os primórdios do cinema no final do século passado. Dentro do gênero documentário pode-se separar diversas categorias entre elas reportagens, cine jornais, filmes de natureza, filmes institucionais, etc. Neste trabalho o termo documentário foi assumido para conceituar os filmes que utilizam-se…
-
Da Intuição à Realização: os filmes e as ideias de Sergio Muniz.
Autor: Sobrinho, Alexandre Gilberto. Em outubro de 2010, entrevistei o cineasta Sérgio Muniz, em seu apartamento, na cidade de São Paulo. Compartilho aqui algumas de suas ideias, principalmente, sobre sua experiência documentária, na conhecida Caravana Farkas. Sérgio Muniz esteve na linha de frente de um momento singular da produção documentária brasileira, e, juntamente, com nomes…
-
Aimless Roam: The Worker as a Permanent Intruder in Braziliam Cinema
Autor: Suppia, Alfredo. The aim of this brief overview is to investigate representations of the worker and the working class inBrazilian cinema. Three feature-length fiction films in particular will emerge as key texts in this analysis:Luís Sérgio Person’s São Paulo S.A. (1965), Leon Hirszman’s They Don’t Wear Black-Tie (Eles NãoUsam Black-Tie, 1981), and Beto Brant’s…
-
O cinema documentário na Integração Latino – Americana: o abc do início.
Autor: Riquelme, Caroca Diego Ivan A historiografia da sociedade Latino-Americana dá um especial destaque às coincidências das políticas de movimentos sociais e culturais através do cinema. Entre as décadas de 1960/1970 surgem novas formas de realizar cinema na América Latina. O nosso objeto de pesquisa são os procedimentos retóricos e ideológicos utilizados pelos autores dos…
-
Documentary Film and the Modernist Avant Garde
Autor : Nichols, Bill How is it that the most formal and, often, the most abstract of films and the most political, and sometimes, didactic of films arise, fruitfully intermingle, and then separate in a common historical moment? What motivated this separation and to what extent did it both succeed and fail? Our understanding of…
-
A Nouvelle Vogue – Michel Marie
Autor: Marie, Michel Nestas considerações acerca da Nouvelle Vague, o autor mostra que este fenômeno cinematográfico surgiu meio ao acaso, entre 1959/1960, no bojo de uma reação mais ampla ao tradicional cinema francês. Particularmente vinculado à escola crítica dos Cahiers du Cinéma, o movimento consolidou-se nos anos 60, tendo desencadeado uma prática cinematográfica complexa e…
-
Coleção de Imagens: o cinema documentário na perspectiva da Escola Nova, entre 1920 e 1930 – Rosana Elisa Catelli
Autor (a): Catelli, Rosana Elisa. Entre os anos de 1920 e 1930, propostas foram formuladas por parte dos educadores da Escola Nova, com o objetivo de implantar um cinema educativo no Brasil. Atentos aos problemas sociais presentes naquele momento, elegeram a educação como um dispositivo de transformação da sociedade brasileira. Para isso, os mais diversos…
-
Vanguarda Jean-Paul Belmondo e Jean Seberg contracenam em Acossado, de Godard: inovações permeiam o “filme – manifesto” – Michel Marie
O historiador de cinema Michel Marie, professor emérito da Universidade Paris III (Sorbonne Nouvelle), esteve na Unicamp durante o primeiro semestre como professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Multimeios, ministrando o curso “Cinema Documentário Francês e Canadense – alguns tópicos na contemporaneidade”. Em abril, lançou o livro: A Nouvelle Vague e Godard, (Papirus Editora),…
-
O Documentarismo do cinema: uma reflexão sobre o filme documentário – Manuela Penafria
Documentarismo do cinema: uma reflexão sobre o filme documentário Revista Eletrônica BOCC – Biblioteca OnLine de Ciências da Comunicação/ Universidade Beira Interior
-
O filme documentário em debate: John Grierson e o movimento documentarista britânico – Manuela Penafria
O Filme documentário em debate: John Grierson e o movimento documentarista britânico. Autor (a): Penafria, Manuela. Este texto foi construído tendo em conta a nossa experiência pessoal enquanto espectadores de cinema. Corremos o risco de esta ser apenas uma abordagem limitada. Mas, este risco pode, também, ser uma vantagem, pois tratando-se de uma experiência pessoal…
-
O que é documentário? – Fernão Pessoa Ramos
O que é Documentário? Autor: Ramos Pessoa Fernão. A questão com a qual iniciamos, de modo um pouco provocativo, nosso artigo, constitui-se da seguinte forma: existe a especificidade do campo não-ficcional, seja na tradição documentária que remonta aos anos 30, seja no contato da imagem não ficcional com o cinema de vanguarda construtivista, seja nas…
-
Sobre televisão experimental: Teodorico, O Imperador do Sertão, de Eduardo Coutinho, e o Globo Repórter – Gilberto Alexandre Sobrinho
Sobre Televisão Experimental: Teodorico, O Imperador do Sertão, de Eduardo Coutinho, e o Globo Repórter. Autor: Sobrinho, Alexandre Gilberto. Neste texto, chamo a atenção para o incipiente domínio do experimental na televisão e sua manifestação num documentário realizado pela Rede Globo, no conjunto de produções feitas para o programa semanal Globo Repor ter. “Documentário intitulado…
-
A verdade está lá fora: sobre a retórica documentária no cinema fantástico ou de ficção científica – Alfredo Suppia
A verdade está lá fora: sobre a retórica documentária no cinema fantástico ou de ficção científica Autor: Suppia, Alfredo O objetivo deste estudo é investigar possíveis relações entre o cinema fantástico ou de ficção científica (FC) e o cinema documentário, por meio da análise de filmes de FC que recorrem a modos de enunciação e…
-
A mise-en-scène do Documentário: Eduardo Coutinho e João Salles
Autor: Ramos, Pessoa Fernão. Neste ensaio abordaremos dois documentários recentes dos diretores brasileiros João Salles (Santiago) e Eduardo Coutinho (Jogo de Cena). Para analisá-los, buscamos desenvolver análise, com inspiração de metodologia fenomenológica, colocando ênfase na relação entre o sujeito que sustenta a câmera na tomada e o mundo que a ele se oferece, abrindo-se pelo…