Jornada de Pós-Doutorandos do PPG Multimeios


Dia 19/12/2022 acontecerá a Jornada de Pós-Doutorandos do PPG Multimeios de forma online. Acompanhe para saber mais e confira abaixo a programção completa:

 

PROGRAMAÇÃO



9h: ABERTURA
O corpo-imagem, entre vestígios e aparições. Dr. João Vitor Leal

Supervisão: Prof. Dr. Pedro Guimarães

A partir de uma leitura do filme experimental Paul Swan (Andy Warhol, 1965), a comunicação busca refletir sobre as passagens entre performance e cinema, corpo e imagem, gesto e representação. Por meio dessa reflexão, esperamos avançar com o entendimento dos “efeitos de presença” no meio audiovisual.

João Vitor Leal é professor e pesquisador em estágio pós-doutoral (PPGMM-IA- Unicamp/Fapesp). Graduado em Comunicação (UFMG), com mestrado (Paris-3) e doutorado (Eca-Usp) em Cinema.
 



9h25: Diálogos e intercâmbios entre cinema moderno brasileiro e underground norte-americano. Dr. Theo Costa Duarte
Supervisão: Prof. Dr. Fernão Ramos

Pretende-se discutir os efetivos encontros, intercâmbios e divergências entre cineastas brasileiros e cineastas do underground estadunidense em mostras de cinema e debates públicos nos anos 1960, assim como a recepção na imprensa especializada destes eventos. 

Theo Costa Duarte esteve em estágio pós-doutoral no PPG Multimeios da Unicamp de 2019 a 2022. Doutor em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP (2017) e Mestre em Estudos de Cinema e Audiovisual pela UFF (2012) com pesquisas sobre as relações entre cinema experimental e artes visuais no cinema brasileiro e norte-americano. Foi programador do Cine Humberto Mauro (Belo Horizonte / 2010-2011) e co-curador das mostras Cinema Estrutural (Caixa Cultural - RJ/2015) e Visões da Vanguarda (CCBB – SP/2016), dentre outras.
 



9h50: Corpo e experiência social no cinema brasileiro contemporâneo. Dr. Edson Costa
Supervisão: Prof. Dr. Alfredo Suppia

A pesquisa busca elaborar parâmetros de análise dedicados ao estudo do corpo em filmes brasileiros da década de 2010, com ênfase em produções protagonizadas ou realizadas por sujeitos históricos alvos de opressão de classe e raça.

Edson Costa é pesquisador de pós-doutorado (FAPESP 21/02448-5) e professor participante temporário no Instituto de Artes da Unicamp. Realizou estágio de pós- doutorado no Departamento de Artes Plásticas da USP. É doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP.
 



10h15 : Audioboard: uma ferramenta de suporte à criação de narrativas através da sonificação de storyboards. Dr. Fernando Figueira Filho
Supervisão: Prof. Dr. Alfredo Suppia

A presente pesquisa visa o desenvolvimento de uma ferramenta para auxiliar na criação de roteiros e storyboards que contam com a informação sonora (efeitos, foley, trilha e diálogos) de forma integrada e semi-automatizada.

Fernando Figueira é professor do Departamento de Informática e Matemática Aplicada da UFRN. Possui graduação e doutorado pelo Instituto de Computação da Unicamp, e pós-doutorado pela University of Victoria, Canadá. É músico e entusiasta do cinema.
 



10h40: A importância da imagem em pós-alta-definição no audiovisual. Dr. Aldrin Santana
Supervisão: Prof. Dr. Alfredo Suppia

O que é a pós-alta-definição, caracterização da pós-alta-definição, a importância e evolução da pós-alta-definição para o audiovisual.

Aldrin Santana é pós-doutor em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp, doutor em Arte e Cultura Visual pela UFG, mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ e professor adjunto da UNIFAP
 



11h05 – 12h: DISCUSSÃO