A PALAVRA NA DRAMATURGIA DO CORPO

Doutorado em Artes da Cena
Orientando
Sandra Parra Furlanete
Orientador
Holly Elizabeth Cavrell
Data
Seg, 12 de dez de 2022 às 13:30hs
Local
Resumo

Esta tese tem como tema a palavra na dramaturgia do corpo, e tem como objetivo compreender como a dramaturgia do corpo se constitui como campo criativo, com ênfase para os paradigmas que envolvem a produção de palavra cênica. Nesta tese, palavra cênica será entendida como a palavra falada em cena, com intencionalidade estética, ou seja, trabalhada tecnicamente, de maneira deliberada, com vistas a diferenciar-se da palavra quotidiana. Parte da premissa que a palavra faz parte da corporeidade e é expressão dela tanto quanto a voz e o movimento corporal.

O objetivo desta pesquisa é compreender os parâmetros e paradigmas que constituem a dramaturgia do corpo como campo criativo, nas artes da cena brasileiras, com ênfase para os paradigmas que envolvem a produção de palavra cênica. Utiliza como metodologia a embodied research, proposta por Ben Spatz, que se propõe desenvolver uma epistemologia da prática, estruturando o saber conceitual com base no saber do corpo (embodied knowledge), a partir da relação entre prática e técnica cênicas.

Ao longo de seu texto, a tese procura compreender o que é a dramaturgia, quando ela se constitui separadamente do texto escrito; para tanto, apoia-se na definição de Ana Pais de dramaturgia como estruturação do sentido do espetáculo. A partir dessa definição, procura especificar o que o qualificador “do corpo” determina ou pressupõe na construção de uma dramaturgia, e apontar quais os paradigmas e premissas que compõem a dramaturgia do corpo, tomando como principais referências a produção acadêmica nacional sobre o assunto e artigos publicados pelos artistas ligados ao movimento new dramaturgy. A tese se dedica então a discutir práticas e técnicas ligadas à produção da palavra cênica no âmbito da dramaturgia do corpo, a partir da experiência prática da pesquisadora, tanto pedagógica quanto artística.

O recorte proposto para as práticas analisadas nesta tese abarca o trabalho sobre a respiração como campo criativo (e não como suporte técnico) e sua importância para o entendimento da produção de voz no contexto da produção global do movimento pelo corpo; a relação entre encadeamento de tensões musculares para criação de apoios (internos e externos) do corpo e o trabalho de articulação, intenção e entonação da voz, embasando uma discussão sobre as noções de jogo, estado de jogo e brincadeira; trabalho sobre a palavra, a partir de improvisações baseadas na leitura de imagens mentais visuais e somatossensoriais, e na exploração da articulação de fonemas no contexto da produção global do movimento.

Interpoladas aos capítulos, encontram-se também reflexões sobre a natureza da pesquisa acadêmica em artes, como um corte transversal ao longo do corpo da tese.