RETORNA à lista de Docentes e menu principal

 

 

 

Área de Interesse 
Pesquisas
Publicações
Atividades Docentes
Informações Pessoais
Links

Prof. Dr. Cacá Machado  

Pós-doutorado em: História Social/Etnomusicologia
Universidade/ano: FFLCH-USP/Columbia University (EUA) - 2014

Doutorado em: Literatura Brasileira
Universidade/ano: FFLCH-USP - 2005

Graduação em: História
Universidade/ano: FFLCH-USP - 1995
 

Endereço postal na Unicamp:
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Rua Elis Regina, 50
Cidade Universitária
13083-970 - Campinas, SP - Brasil
Telefone : (55) (19) 3521-6553
Fax :(55) (19) 3521-7827


Página pessoal

Currículo Lattes

 

Áreas de Interesse

Música, história e memória
Musicologia/etnomusicologia
Música e tecnologia


Projetos  de Pesquisa

Entre a memória e a história da música (IA-Unicamp/FFLCH-USP/FAPESP/CNPq)

Música popular: história, produção e linguagem (IA-Unicamp)


Publicações

Livros

MACHADO, Cacá. O enigma do homem célebre: ambição e vocação de Ernesto Nazareth. São Paulo, Instituto Moreira Salles, 2007.

____. Tom Jobim. Coleção Folha Explica, São Paulo, Publifolha, 2008.

MACHADO, Cacá e CURY, Thiago (org.). Todo Nazareth - obras completas. São Paulo, Água-Forte, 2011. 6 volumes.

Artigos/capítulos

MACHADO, Cacá. Entre o passado e o futuro das coleções e acervos de música no Brasil. Revista de História. São Paulo, USP, No. 172, 2o. semestre de 2015.

MACHADO, Cacá e MOARES, José Geraldo Vinci de. Escutando o Brasil. In: CARVALHO, Fábio de Almeida e EUGÊNIO, João Kennedy. (org.) Interpretações do Brasil. Rio de Janeiro, e-papers, 2014. PP. 587-612.

_____. Musica en conserva. Memoria e historia de la musica en Brasil. In: BRESCIANO, Juan Andrés. La memória histórica y sus configuraciones temáticas - una aproximación interdisciplinária. Montevideo, Ediciones Cruz del Sur, 2013. PP. 277-304.

MACHADO, Cacá. Milhaud, Gershwin e Poulanc. In: Revista Osesp. São Paulo, Fundação Osesp, Abril de 2015.

____. Dança, ritmo e silêncio - um som não tem pernas para ficar de pé. In: BOGÉA, Inês. (Org.). Passado-futuro: textos e fotos sobre a São Paulo Companhia de dança. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014. PP. 77-87.

_____. Stravinsky. In: Revista Osesp. São Paulo, Fundação Osesp, Abril de 2014.

_____. André Mehmari: canção polifônica. In: Revista Osesp. São Paulo, Fundação Osesp, Março de 2013.

_____. Gilberto Mendes In: Gilberto Mendes 90: alegres trópicos. Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp Digital, 2013).

_____. Suíte Popular Brasileira - Edu Lobo. In: Revista Osesp. São Paulo, Fundação Osesp, Setembro de 2011.

_____. Danças Brasileiras In: CD Danças Brasileiras. Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Naxos, 2011).

_____. Abri todas as portas do coração. In: Rivista di Studi Portoghesi e Brasiliani. Roma, Fabrizio Serra Editore, No. XI, 2009.

_____. Batuque: mediadores culturais no final do século XIX. In: MORAES, José Geraldo Vinci de (org.). História e música no Brasil. São Paulo, Editora Alameda/FAPESP, 2010.

_____. Inventar o cotidiano. Revista Continuum. São Paulo, Itaú Cultural, Setembro de 2007 (versão eletrônica www.itaucultural.org.br)

_____. Ressonancias de la samba: notas sobre su formación. IN: Catálogo da Exposição Ressonancias de Brasil. Fundación Santillana, Madrid, 2002.

_____. Acervos vivos, memória precária. IN: Revista Reportagem, Ano IV, N. 38, Novembro de 2002.

_____. Desde que o samba é samba. IN: Revista Reportagem, Ano III, N. 24, Setembro de 2001.


Atividades Docentes

Graduação: música e tecnologia I, II, II, IV;
Pós-Graduação: Linguagem musical e narrativa histórica: questões interdisciplinares.


Informações Pessoais

Cacá Machado, compositor e historiador, é professor doutor do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA-UNICAMP), professor colaborador do Programa de Pós-Graduação do Departamento de História da FFLCH-USP e, atualmente, Diretor-Presidente da Associação Amigos do Centro Cultural São Paulo (SP, biênio 2015/2017).

Doutor em Literatura Brasileira (FFLCH-USP, 2005) e Pós-Doutor em História Social (FFLCH-USP, 2013). Foi pesquisador visitante no Centro de Etnomusicologia da Columbia University (New York, NY, USA, 2014).

Foi Diretor do Auditório Ibirapuera (SP, 2011) e Diretor do Centro de Música da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE, RJ/DF) do Ministério de Cultura do Brasil (2009/2010).

Como compositor, lançou o CD autoral eslavosamba (YB Music, 2013) e compõe música para televisão (série O Valor do amanhã para o Fantástico/Globo, 2007, entre outros), cinema (O Risco Lúcio Costa e a utopia moderna, documentário longa-metragem, 2002, entre outros) e teatro (Um bonde chamado desejo, dir. Cibele Forjaz, 2001, entre outras). Foi curador da exposição "Machado de Assis, mas este capítulo não é sério", (Museu da Língua Portuguesa, SP, 2008), entre outras. Foi produtor musical da exposição permanente da "Praça da língua" (Museu da Língua Portuguesa, SP, 2006) e do CD Jobim Violão (Biscoito Fino/Gaia Discos) de Arthur Nestrovski, entre outros.


Links


Esta página não é uma publicação oficial da UNICAMP, seu conteúdo não foi examinado e/ou editado por esta instituição. 
A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor. 

A Resolução GR Nº 052/2012 de 21/12/2012, artigos 74 e 75, orienta sobre disponibilização de páginas pessoais na Unicamp. 


Instituto de Artes  Unicamp