volta para a Lista de Docentes e ao Menu Principal
 
 
Área de Interesse 
Pesquisas
Publicações
Atividades Docentes
Informações Pessoais 
Links

Profa. Dra.  Marília Vieira Soares

Doutorado em Educação 
UNICAMP, 2000 
Mestrado em : Artes 
ECA/USP, 1996
Graduação em Dança
UFBA
, 1985

Endereço : 
Departamento de Artes Corporais
Instituto de Artes - Caixa Postal 6159
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
CEP 13083-970, Campinas, SP, Brasil

Fone : (55 )  (19)  3521-2440 
Fax :  (55)  (19) 3521-7827

Currículo Lattes
 

 

Áreas de Interesse

Dança, Dança Indiana, Direção, História da Dança.
Interpretação: desenvolvo a Técnica Energética que é uma proposta de recursos corporais para intérpretes. O trabalho envolve também um método de Direção Teatral, assim como os aspectos educacionais que estão baseados no estudo do corpo.


Projetos  de Pesquisa

Técnica Energética: Estudo da Voz e do Gesto. FAEP.
Dirijo o Grupo Ar Cênico, que pesquisa a aplicação da Técnica Energética na cena da dança-teatro, e as relações da voz e do gesto.


Publicações

A Sobrevivência do Ballet Romântico na URSS. Revista Trilhas - IA - Unicamp.
Ballet ou Dança Moderna? Uma Questão de Gênero - São Paulo na Década de 30. Clioedel - UFJF
A FESTA COMO MANIFESTAÇÃO DO POVO– www.idance.com.br
Colaboração com Carolina Romano de Andrade

O BARROCO MINEIRO E O GESTUAL DE FRANÇOIS DESLSARTE - anais do V EAPM-ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ARTES E MULTIMEIOS maio 2004 – Colaboração com Carolina Romano de Andrade

FRANÇOIS DELSARTE E A DANÇA MODERNA!– www.conexaodanca.art.br/artigos.html set. 2004 Colaboração com Carolina Romano de Andrade

TÉCNICA ENERGÉTICA: FUNDAMENTOS CORPORAIS DE EXPRESSÃO E MOVIMENTO CRIATIVO www.iar.unicamp.br/ar-cenico out. 2004

BALLET OU DANÇA MODERNA? UMA QUESTÃO DE GÊNERO
EDITORA CLIOEDEL – EDIÇÕES ELETRÔNICAS DA UFJF
2002: clioedel@ichl.ufjf.br

BALLET OU DANÇA MODERNA? UMA QUESTÃO DE GÊNERO
ARTIGO NA REVISTA AUTOR
N° 14 – 2002: revistaautor@revistaautor.com.br


Atividades Docentes

Pós-Graduação:
AT-312 LABORATÓRIO DE ARTES CÊNICAS: INTRODUÇÃO AO MÉTODO ENERGÉTICO DE DIREÇÃO TEATRAL – 1º SEM. 2004
AT-132 MOVIMENTO E EXPRESSÃO II – TÉCNICA ENERGÉTICA: ELEMENTOS DE INTERPRETAÇÃO 2º SEM. 2003
AT-273 ATIVIDADES PROGRAMADAS II 2º SEM. 2003
AT-274 ATIVIDADES PROGRAMADAS III 1º SEM. 2003
AT-272 ATIVIDADES PROGRAMADAS I 1ºSEM. 2003
AT-274 ATIVIDADES PRGARAMADAS III 2º SEM. 2002
AT-273 ATIVIDADES PROGRAMADAS II 2º SEM. 2002
AT-131 MOVIMENTO E EXPRESSÃO I – TÉCNICA ENERGÉTICA 1º SEM. 2002
AT-272 ATIVIDADES PROGRAMADAS I 1º SEM. 2002
AT-273 ATIVIDADES PROGRAMADAS II 1º SEM. 2002
AT-302 TÓPICOS ESPECIAIS: DANÇAS DO ORIENTE – 2º SEM. 2001
MOVIMENTO E EXPRESSÃO I – TÉCNICA ENERGÉTICA –1º SEM. 2001
Graduação:
DACO – DEPTO. DE ARTES CORPORAIS
CURSO: GRADUAÇÃO EM DANÇA (BACHARELADO E LICENCIATURA):

AD-800 TGI II – TRABALHO DE GRADUAÇÃO INTEGRADO II – 2º sem. 2004

AD-700 TGI I – TRABALHO DE GRADUAÇÃO INTEGRADO I – 1º sem. 2004

AD-442 TÓPICOS ESPECIAIS : TÉCNICA KLAUSS VIANNA 1º sem, 2003
TÓPICOS ESPECIAIS: TÉCNICA KLAUSS VIANNA 2ª sem. 2003

AD-713 EXPRESSÃO DRAMÁTICA NA DANÇA – 2° sem. 2002

AD-901 ESTÁGIO EM ARTES CÊNICAS - 2º sem. 2003

AD-101 CONSCIÊNCIA CORPORAL I – 1º sem. 2002
CONSCIÊNCIA CORPORAL I – 1º sem. 2001

AD-201 CONSCIÊNCIA CORPORAL II – 2º sem. 2001
CONSCIÊNCIA CORPORAL II – 1º sem. 2000

AD-301 CONSCIÊNCIA CORPORAL III – 2º sem. 2001
CONSCIÊNCIA CORPORAL III – 1º sem. 2001


AD-111 EXPRESSÃO E MOVIMENTO I – 1º sem. 2004
EXPRESSÃO E MOVIMENTO I – 1º sem. 2003
EXPRESSÃO E MOVIMENTO I – 2º sem. 2001
EXPRESSÃO E MOVIMENTO I – 2º sem. 1997


AD-104 EXERCÍCIOS TÉCNICOS DE DANÇA I 1º sem. 2001
EXERCÍCIOS TÉCNICOS DE DANÇA I 1º sem. 1998
EXERCÍCIOS TÉCNICOS DE DANÇA I 1º sem. 1997
EXERCÍCIOS TÉCNICOS DE DANÇA I 1º sem. 1996
EXERCÍCIOS TÉCNICOS DE DANÇA I 1º sem. 1995
EXERCÍCIOS TÉCNICOS DE DANÇA I 1º sem. 1994
EXERCÍCIOS TÉCNICOS DE DANÇA I 1º sem. 1993
EXERCÍCIOS TÉCNICOS DE DANÇA I 1º sem. 1992
EXERCÍCIOS TÉCNICOS DE DANÇA I 1º sem. 1991

AD-204 EXERCÍCIOS TÉCNICOS DE DANÇA II 2º sem. 1998
EXERCÍCIOS TÉCNICOS DE DANÇA II 2º sem. 1997
EXERCÍCIOS TÉCNICOS DE DANÇA II 2º sem. 1996
EXERCÍCIOS TÉCNICOS DE DANÇA II 2º sem. 1995
EXERCÍCIOS TÉCNICOS DE DANÇA II 2º sem. 1994
EXERCÍCIOS TÉCNICOS DE DANÇA II 2º sem. 1993
EXERCÍCIOS TÉCNICOS DE DANÇA II 2º sem. 1992
EXERCÍCIOS TÉCNICOS DE DANÇA II 2º sem. 1991

AD-244 DANÇA: PERCEPÇÃO E ANÁLISE II 2º sem. 2003

AD-404 EXERCÍCIOS TÉCNICOS DE DANÇA IV 2º sem. 2002

AD-601 HISTÓRIA DA DANÇA NO BRASIL - 1º sem. 2004
HISTÓRIA DA DANÇA NO BRASIL 2º sem. 2003
HISTÓRIA DA DANÇA NO BRASIL 1º sem. 2003

AD-421 HISTÓRIA DA DANÇA I – 1º sem. 2004
HISTÓRIA DA DANÇA I – 1º sem. 2003
HISTÓRIA DA DANÇA I – 2°sem. 2002
HISTÓRIA DA DANÇA I – 1º sem. 2001
HISTÓRIA DA DANÇA I – 1º sem. 1998
HISTÓRIA DA DANÇA I – 1ºsem. 1993
HISTÓRIA DA DANÇA I – 1º sem. 1992
HISTÓRIA DA DANÇA I – 1º sem. 1991
HISTÓRIA DA DANÇA I – 1º sem. 1990
HISTÓRIA DA DANÇA I – 1º sem. 1989
HISTÓRIA DA DANÇA I – 1º sem. 1988
HISTÓRIA DA DANÇA I – 1º sem. 1987


AD-521 HISTÓRIA DA DANÇA II – 1º sem. 2004
HISTÓRIA DA DANÇA II - 2º sem. 1998
HISTÓRIA DA DANÇA II - 2º sem. 1994
HISTÓRIA DA DANÇA II - 2º sem. 1993
HISTÓRIA DA DANÇA II - 2º sem. 1992
HISTÓRIA DA DANÇA II - 2º sem. 1991
HISTÓRIA DA DANÇA II - 2º sem. 1990
HISTORIA DA DANÇA II - 2º sem. 1989
HISTÓRIA DA DANÇA II - 2º sem. 1988
HISTÓRIA DA DANÇA II - 2º sem. 1987

DAP (Depto de Artes Plásticas)
CURSO: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
AP-208 CONSCIÊNCIA CORPORAL, VOZ E DANÇA – 2º sem. 2000

DAC-(Depto. de Artes Cênicas)
CURSO: BACHARELADO EM ARTES CÊNICAS
AC- 719- DIREÇÃO: LABORATORIO DE MONTAGEM CÊNICA I –1º sem. 2003
AC- 819- LABORATÓRIO DE MONTAGEM CÊNICA II – 2º sem. 2003
AC-207 IMPROVISAÇÃO II - 2º sem. 1998
AC-141TÉC. CORPÓREAS: INTRODUÇÃO I 1º sem. 1999
AC-106 DANÇA, MÚSICA E RITMO – 1º sem. 1991
AC-206 DANÇA, MÚSICA E RÍTMO II – 2º sem. 1991

DMU (Depto. Música)
CURSOS DE GRADUAÇÃO
MU-055 TÓPICOS ESPECIAIS I 2º sem. 1997


Informações Pessoais

Licenciada em Dança pela UFBA.
Curso de Direção Teatral I e II na ECA-USP, com Prof. Dr. Miroel Silveira.
Mestrado na ECA-USP:
Dissertação: Ballet ou Dança Moderna? São Paulo na Década de 30.
Doutorado na FE-Unicamp:
Tese: Técnica Energética: Fundamentos Corporais de Expresssão e Movimento Criativo.
Curso de História na Pucc.
Diretora do Grupo Ar Cênico:
Espetáculos: "C.Q.D.", 2000
"Sursis - Liberdade Condicional", 2000

Links
para maiores informações consultar Currículo Lattes


Esta página não é uma publicação oficial da UNICAMP, seu conteúdo não foi examinado e/ou editado por esta instituição. 
A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor. 

A A Resolução GR Nº 5 de 17/01/2005, artigo 74 orienta sobre disponibilização de páginas pessoais na Unicamp.
 


Instituto de Artes  Unicamp