retorna à Lista de Docentes e ao Menu Principal
Área de Interesse 
Pesquisas
Publicações
Atividades Docentes
Informações Pessoais 
Links

 

Prof. Dr. Edmundo Pacheco Hora

Doutorado em Música
UNICAMP, 2004

Mestrado em Cravo
HOGESCHOOL STICHTING SWEELINCK CONSERVATORIUM AMSTERDAM, 1991

Licenciatura em Educação Artística
UNIMEP, 1984

Endereço :
Departamento de Música

Instituto de Artes - Caixa Postal 6159
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
CEP 13083-970, Campinas, SP, Brasil

Telefone : (0xx19)   3521-6551 e 3521-7485

Fax : (0xx19) 3521-7827

siteweb: http://www.angelfire.com/ma3/armonico

 

Áreas de Interesse

Retórica Musical; Afinação e Temperamentos Musicais; Música Antiga para instrumentos de teclado em geral (séculos XVII, XVIII e XIX) e em especial no Brasil Antigo. Cravo, Órgão, Clavicórdio, Fortepianos. Viola da Gamba, Orquestra Barroca com instrumentos de época em geral. Coro dos séculos XVII e XVIII.


Projetos  de Pesquisa

Retórica Musical GT com Helena Jank; Resgate de obras Antigas para instrumentos de Teclado no Brasil Colonial; Laboratório de Afinação e Temperamentos Antigos.


Publicações

Um manuscrito anônimo sobre afinação na Bahia, ANAIS, I Simpósio de Musicologia Latino-Americano, 1997. Curitiba, PR.
Sobre os quatro temperamentos musicais do manuscrito anônimo da Bahia. ANAIS, II Simpósio de Musicologia Latino-Americano, 1998. Curitiba, PR.
O que podemos compreender a partir da ornamentação do Adagio da Sonatá "Sabará". ANAIS, V Encontro de Musicologia Histórica, 2002. Juiz de Fora, MG.


Atividades Docentes

CRAVO, Música de Câmara Barroca.



Informações Pessoais

Especialista em Música Barroca diplomado em Cravo pelo Amsterdamnse Hogeschool voor de Kunsten de Amsterdam-Holanda, pelo Conservatorium Sweelinck de Amsterdam. Tem atuado como professor nos principais Festivais de Música do Brasil: Londrina, Oficina de Curitiba no Paraná; Atuou por 10 anos nos Festivais de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora Minas Gerais. Em diversos Festivais especializados para a Música colonial Brasileira, SESC, ITAÚ e Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro e São Paulo.Seminário Internacional de Música da UFBa. como também na UFMG.

Já tocou nas principais salas de concertos do Brasil: Teatro Municipal de São Paulo e Rio de Janeiro, MASP, Sala Cecília Meireles (Rio) Sala São Paulo, Teatro Guaira - Curitiba PR, Teatro Clovis Salgado - Belo Horizonte MG, entre outros.

É reponsável pela formação de inúmeros especilistas para a Música do século XVIII. Tem registrado seu trabalho em diversos CD's: Terceiro Sinal com Edson Cordeiro; América Portuguesa - Música Colonial Brasileira com "Armonico Tributo" Coro e Orquestra Barroca; Tríplo Contínuo; Pous passer la Melancholie - Obras de Froberger para Cravo solo. "Estes nosso Brasis" - Música para Fortepiano no Brasil dos sécs. XVIII e XIX.


Links

veja foto do Armonico Tributo Coro e Orquestra Barroca
Esta página não é uma publicação oficial da UNICAMP, seu conteúdo não foi examinado e/ou editado por esta instituição. 
A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor. 

A Resolução GR Nº 5 de 17/01/2005, artigo 74 orienta sobre disponibilização de páginas pessoais na Unicamp.